Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Não confiem no TimeMachine


NicholasPufal

Posts Recomendados

Eu hospedo fora. Tenho hospedagem com a Kinghost atualmente, um plano bem básico, só para rodar PHP, MySQL, Apache em 2 sites que tenho.

Boa a tua colocação. Eu também gostaria de saber como faria se não tivesse a hospedagem, uma vez que precisa alterar as entradas MX do domínio, e acrescentar algumas CNAME para ter URLs como webmail.dominio.com.br, etc.

No Registro.BR não teria como fazer isso... Não existe jeito sem ter um plano em alguma hospedagem? Eu sempre achei que bastaria ter um domínio, e que poderia fazer essas alterações nele, afinal, as mensagens ficam todas nos servidores do Google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 38
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Pessoal,

Às vezes até fugindo um pouco do assunto, mas recomendo o Carbon Copy Cloner, ele faz backups incrementais e funciona muito bem. O único inconveniente é que ele só trabalha com o disco de destino formatado em HFS.

Aqui uso ele pra fazer o backup pra um hd externo formatado em HFS e o SyncTwoFolders pra fazer a cópia de segurança pra um outro hd formatado em exfat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim links simbolicos? como se faz isso?

Links simbólicos funcionam como se fizesse uma cópia da pasta completa para outra localidade, mas continuam sendo um link. É como criar um "alias".

Ao contrário de um simples atalho, que nada mais faz que é te direcionar para a pasta de fato, links simbólicos te permitem trabalhar a partir do novo path que você tem.

Vamos supor que você tenha ~/seuusuario/Documents/Pasta1/PastaQueVoceQuer. Aí vc cria um link simbólico que irá ser apontado por ~/seuusuario/Desktop/NovaPasta.

Vc vai poder trabalhar diretamente no novo caminho, sem problemas (coisa que seria impossível via atalho).

Se vc colocasse um atalho no Dropbox, na hora de fazer sync, ia ir o atalho apenas para o servidor deles. Agora, se vc cria um link simbólico, vc está criando um ponteiro para pasta atual (se vc entende de programação em C isso fica mais claro), ou seja, é como se vc tivesse copiado e colado a pasta lá dentro, entendeu? Isso é animal, pois vc não está ocupando mais espaço no HD, e tem a funcionalidade como se fosse uma cópia :)

Vai no terminal e digital man ln, a flag para criar um link simbólico é -s, ficando:

ln -s source target

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o Time Machine aqui com o Time Capsule e já restaurei o sistema inteiro algumas vezes, especialmente do Macbook e nunca tive problemas.

O ideal é antes de formatar, dar uma verificada no tima machine se está tudo ok (percorrendo seu backup no tempo) e nunca tive problemas.

Algumas coisas podem fazer o Time Machine se perder:

- Link simbolicos (galera do dropbox tome cuidado. Tenho alguns links assim e nunca tive problemas, mas depois de criar o link sempre experimento fazer um backup e restaurar a pasra pra ver...)

- HD Externo com problemas (bad sector e tal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Dando um up no tópico.

Resolvi testar novamente o nosso (não) companheiro TimeMachine.

De fato, ele pula alguns itens.

Hoje fiz só pra teste mesmo:

O que ele pegou:

post-11496-0-19326700-1301324672_thumb.p

O que ele deveria ter pego:

post-11496-0-85944100-1301324688_thumb.p

O que ele pegou:

post-11496-0-48806600-1301324697_thumb.p

O que ele deveria ter pego:

post-11496-0-89901800-1301324704_thumb.p

Meu HD externo tá perfeito (fiz cópia manualmente depois de tudo, e bateu com o HD do Mac), e eu retiro a pasta do Dropbox nas configs do Time Machine (assim como máquinas virtuais, etc, pois ocupam espaço desnecessário).

Fiz isso pq tinha insistido nele. Agora, de vez mesmo, acho que o TM não é uma ferramenta confiável.

Tendo em vista que é um fato recorrente, não existe sentido de por esperança alguma nele - pois se uma vez eu precisar, é bem provável que aquele arquivo em especial que eu precise, ele não pos no backup incremental.

Eu até fiz outro teste: mexi nas configs do TM depois de ele ter atualizado o backup do HD, e adivinhem? Milagrosamente o Time Machine achou novos itens (dentre eles uma das pastas das screenshots acima). A única coisa que eu fiz foi entrar nas configs e em seguida fechar a janela. Nada mais...

Mas mesmo assim, faltaram arquivos no backup - como o álbum que mostro nas últimas 2 screenshots.

Ou seja, o bicho é realmente instável. O que ele achar do gosto dele, ele coloca.

Se alguém tiver algum software que faça backups incrementais confiáveis, eu tô aceitando, pois é uma mão na roda.

Deixar tudo na nuvem (Dropbox) não me apetece em nada. É um backup emergencial MESMO. Imagina dar um pau no HD do Mac e ter que baixar tudo da nuvem? 130GB? Impossível em tempo hábil.

E copiar manual para o HD externo tudo, toma muito tempo.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês estão confundindo as coisas...

O TM só vai fazer backup de arquivos e pastas que tiveram alguma modificação....

Exemplo, no dia 01 você tem as pastas

a

b

c

No dia ele faz um backup ele não vai gravar essas pastas no dia 01 pois no dia 31 elas já estão gravadas.

No dia 02 você altera um arquivo da pasta "a". Ele vai fazer o backup somente desta pasta.

Senão não tem lógica ele ficar gravando toda vez um arquivo que já está no disco....

Já usei muitas vezes meu TC e nunca tive problema algum com arquivo (tenho a 2 anos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês estão confundindo as coisas...

O TM só vai fazer backup de arquivos e pastas que tiveram alguma modificação....

Exemplo, no dia 01 você tem as pastas

a

b

c

No dia ele faz um backup ele não vai gravar essas pastas no dia 01 pois no dia 31 elas já estão gravadas.

No dia 02 você altera um arquivo da pasta "a". Ele vai fazer o backup somente desta pasta.

Senão não tem lógica ele ficar gravando toda vez um arquivo que já está no disco....

Já usei muitas vezes meu TC e nunca tive problema algum com arquivo (tenho a 2 anos).

Claro que é assim que funciona.

Mas o que eu estou dizendo é que as pastas não foram adicioandas ao estado FULL (latest) do TimeMachine.

No TimeMachine você tanto pode mostrar o estado por uma data específica, como o estado atual (completo) do teu backup.

O que eu estou colocando aqui é que no estado completo (que seria o utilizado no caso de um restore, por exemplo) os arquivos não estão lá. Entendeu?

Se eu for na data de hoje, as novas pastas também não estão lá.

O TimeMachine nada mais é que um controle de versão, muito usado na programação. Se você acessar fisicamente os arquivos (não via o software do TM, mas sim pelo HD externo) vai ver exatamente os arquivos no estado full do backup. E eles não estão lá.

Eu já tinha passado por isso antes. Perdi uma série de documentos. E agora vi que novamente ele pula.

Ele se perde nas datas de modificação de arquivos/pastas, e aí ignora elas. Então se eu tenho uma nova subpasta criada dentro da pasta a, por exemplo, ele vai ignorar e não vai agregá-la ao backup.

Isso é parte de um backup incremental, caso contrário, não seria incremental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o inverso é mais verdade :P

Veja só: http://www.google.com.br/search?hl=en&q=time+machine+missing+files&aq=f&aqi=&aql=&oq=

Talvez muita gente não perceba a falta de alguns arquivos, isso sim. O que não isenta em nada o fato de que eles estão faltando.

O fato é que no passado (como já coloquei neste tópico) eu perdi uns 3 ou 4 dias de trabalho por confiar no Time Machine e seus supostos backups incrementais.

Vai de cada um. Mas diante de todos os fatos, eu acho meio insanidade/utopia confiar no Time Machine. Só pq até agora foi legal, não quer dizer nada. O sistema é falho, e em 3min pelo Google dá para ler várias histórias tristes.

A propósito: eu andei vendo como opção o CCC (http://www.bombich.com/), que faz backups incrementais e gera uma cópia fiel do disco. Nunca usei ele antes, mas todo mundo comenta muito bem.

A finalidade é diferente do TM - pelo que pude ler não dá para ficar navegando como se faz no TimeMachine - mas para o caso de que algo deu errado (HD foi pro saco, quer fazer upgrade de HD, precisa de um HD bootável com tudo o que vc tem agora), ele é muito superior - e gratuito.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô agora to preocupado.

Eu to esperando meu HD externo chegar e ia apostar mesmo no Time Machine.

O backup que fiz antes de vender meu Mac foi com um programa chamado Super Duper mas ainda não usei a recuperação para ver se vai dar tudo certo.

E agora josé?

Muito provavelmente vai dar.

O Super Duper é MUITO elogiado. Na verdade o CCC que eu citei, é uma versão alternativa gratuita para o Super Duper.

Fica zen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom pessoal, atualizando para ver se é de utilidade de alguém uns testes que fiz.

Resolvi testar hoje o Carbon Copy Cloner (FREE)

O aplicativo é fácil de usar, e bem completo. O ponto forte dele é que ele faz backups bootáveis E incrementais. Ou seja: ele é um TimeMachine mais foda.

Muita gente comenta que ele serve como um complemento ao TM (assim como o Super Duper). O fato é que a única diferença entre os dois é que o TM permite recuperar um backup de X dia/hora, e esse não. Ele não volta no tempo. Só isso. Aliás, o TM perde por não ser bootável.

Eu nunca precisei de um backup de X dia, então pra mim não fazia diferença isso. O lance é se der pau, quero ter os meus arquivos do último backup de volta, só. E isso ele faz.

Testei por 2 vezes o boot pelo HD externo e consegui trabalhar numa boa, com (aparentemente) todos os arquivos do momento q fiz backup.

Tive um problema na primeira vez, pois mostrava que o meu backup estava ocupando 418GB dos meus 500GB de HD externo (sendo que meu Macintosh HD ocupa 133GB!). Acredito que isso ocorreu porque antes de iniciar o processo eu já tinha outros arquivos lá dentro, e mesmo tendo deletado esses arquivos depois, o HD "se perdeu" em recalcular o espaço livre. Na segunda tentativa (formatado o HD externo), ficou certinho mostrando apenas o tamanho do backup como ocupado (em torno de 140GB).

Não coloco minha mão no fogo ainda, mas vale a pena testar. Não tem risco.

Vocês podem configurar tasks nele, para fazer backups de X em X dia, hora, semana... ou então (a opção que eu uso) de fazer um backup cada vez que o HD externo for conectado. Aí sempre que conecto ele aparece um alerta, perguntando se quero executar a task que está programada.

2 SSs que demonstram o processo de configuração - selecionar quais pastas/arquivos quero que ele pegue para o backup incremental e com qual freqüência deve fazer backup:

post-11496-0-52573900-1302293546_thumb.p

post-11496-0-29871700-1302293564_thumb.p

Demorou exatamente o mesmo tempo que o TM leva para fazer o primeiro backup.

Nos demais backups, demorou mais que o TM. O TM levava 1min para verificar alterações, no máximo. Esse leva uns 5min. Nada que atrapalhe.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...