Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HD Externo + Macbook


Posts Recomendados

E ai pessoal, beleza?

Voltei de viagem agora, felizmente, com vários brinquedinhos novos. Um combo que comprei foi um HD externo de 1TB da Western Digital (My Passport) para agregar ao novo Airport Extreme. Agora estou com uma dúvida e gostaria de ajuda.

O HD externo vem com um bando de software da Western Digital e eu não gostaria de usar nada disso, assim como NÃO quero usar o Airport + HD externo como Time Machine. Quero apenar plugar o meu HD externo e poder jogar tudo nele via Wi-Fi. Até ai beleza, consegui configurar isso tudo na boa. Agora a minha dúvida é em relação à formatação do meu HD externo.

Gostaria que este novo HD fosse compatível tanto com Macs e PCs (apesar de só usar Macs em casa) e que ele suportasse arquivos maiores que 4GB. Tenho um outro HD externo formatado de tal forma que ele só suporta arquivos até 3GB e pouco. Alguém pode me ajudar nesta formatação?

Como faço para o meu HD ser compatível com Macs e PCs e suportar arquivos de qualquer tamanho (acima de 4GB?)

Agradeço desde já!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Faz o seguinte, reparte teu HD em duas partes, ai uma delas vc formata em NTFS (arquivos maiores que 4gb) e na outra tu formata em FAT, dessa forma tu pode acessar essa segunda partição tanto no Windows quanto no Mac. Para os arquivos menores isso é ótimo, tipo trabalhos e tals. Ja arquivos grandes, mais de 4gb, geralmente são jogos zipados ou arquivos que exijam "extrat" ou alguma coisa assim, e esse tu joga no NTFS, mas ai apenas Windows vai reconhecer.

Eu fiz isso com o HD da assinatura, fiz uma partição em NTFS de 100gb apenas para jogos e outra de 400gb em exFAT (Windows XP não lê) para arquivos do Mac/Windows.

Não sei se resolve tua vida, mas fiz esse esquema ^^

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz o seguinte, reparte teu HD em duas partes, ai uma delas vc formata em NTFS (arquivos maiores que 4gb) e na outra tu formata em FAT, dessa forma tu pode acessar essa segunda partição tanto no Windows quanto no Mac. Para os arquivos menores isso é ótimo, tipo trabalhos e tals. Ja arquivos grandes, mais de 4gb, geralmente são jogos zipados ou arquivos que exijam "extrat" ou alguma coisa assim, e esse tu joga no NTFS, mas ai apenas Windows vai reconhecer.

Eu fiz isso com o HD da assinatura, fiz uma partição em NTFS de 100gb apenas para jogos e outra de 400gb em exFAT (Windows XP não lê) para arquivos do Mac/Windows.

Não sei se resolve tua vida, mas fiz esse esquema ^^

falou <o.

xD

Valeu pela força, cara!

Eu formatei ele no Mac OS Expandido Journaled... como comentei. Primeira opção do Disk Utility. Sabe me dizer se dessa maneira eu consigo arquivar arquivos maiores que 4GB?

To levemente começando a desconsiderar esse lance de PC e Mac... como só tenho Mac em casa, acho que nem vou esquentar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço esse formato não, mas se tratando da primeira opção no Disk Utility provavelmente é a mais recomendada mesmo...

Se só tem Mac fica tranqüilo então, eu fiz isso que te falei por casa do boot camp, gosto de dar uma jogada de vez em quando e pego games com meus amigos Windows users, ai tem que ter um HD em NFTS mesmo, senão já era...

falou <O.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mac OS Expanded Journaled é o formato normal de arquivos de um HD do Mac OS X.

O Windows nem enxerga um HD assim, muito menos edita arquivos nele.

NFTS é o formato atual do Windows.

O Mac OS lê mas não o edita nesse formato.

Fat32 era o formato antigo do Windows.

Nesse o Mac OS lê e edita. Mas apenas uma quantidade máxima de 32 GB pode conter o volume q tenha esse sistema, e tamanho máximo de arquivo tb é limitado em 2 ou 3 GB, não lembro bem.

Se vc tem seus Macs ligados no HD mencionado não irá querer nenhuma partiram NTFS, suas máquinas não iriam gravar nada neles. E o Fat32 é um sistema antigo e limitado.

Talvez vc queira assim testar alguns aplicativos q permitem ao Mac OS o editar em NTFS. Tem o Tuxera NTFS, q é pago, e o NTFS-3G, ambos for Mac, logicamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mac OS Expanded Journaled é o formato normal de arquivos de um HD do Mac OS X.

O Windows nem enxerga um HD assim, muito menos edita arquivos nele.

NFTS é o formato atual do Windows.

O Mac OS lê mas não o edita nesse formato.

Fat32 era o formato antigo do Windows.

Nesse o Mac OS lê e edita. Mas apenas uma quantidade máxima de 32 GB pode conter o volume q tenha esse sistema, e tamanho máximo de arquivo tb é limitado em 2 ou 3 GB, não lembro bem.

Se vc tem seus Macs ligados no HD mencionado não irá querer nenhuma partiram NTFS, suas máquinas não iriam gravar nada neles. E o Fat32 é um sistema antigo e limitado.

Talvez vc queira assim testar alguns aplicativos q permitem ao Mac OS o editar em NTFS. Tem o Tuxera NTFS, q é pago, e o NTFS-3G, ambos for Mac, logicamente.

Valeu pela explicação, Abaeda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se os PCs forem acessar o HD via rede, então deixa formatado em Mac osx expanded journaled, que o PC provavelmente vai ler. É a experiência que tenho aqui na minha rede, com um macbook e dois notebooks com windows.

Talvez o airport com o HD funcione de forma diferente, faça o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você poderia usar também o NTFS-3G para fazer o Mac reconhecer formatos NTFS (Gravar inclusive), Eu uso ele para poder ter acesso aos demais discos da minha rede caseira e na empresa.

Aqui em tenho 2 macs (Um Pro 13 Alum e um Air novo) ambos tem seus discos externos (LaCie) próprios para TM, sendo a rede WiFi montada um Airport Extreme conjugado com um Linksys WRT-E3000. para dar

suporte as duas casas conjugadas da familia. meus cunhados somam a isso 4 notebooks e 2 desktops, Sendo que todos acessam um NAS Linksys (2x500gb) e 3 cases Akasa ETH (1x1,5/2x2tb) onde estão fotos da

família, videos, musicas e backups de documentos gerados por todos. 2 impressoras WiFi (HP/Epson) dão suporte a essa tralha toda. Como os Windows dominam a "rede" fui obrigado a achar uma solução para usar

os HD`s Externos nos macs e o NTFS-3G resolveu essa parada.

Para quem tiver duvida, uso GVT 15 mega para suprir todo esse povo, sendo que o pessoal desta foi muito bom na configuração e ajuste da rede, inclusive um deles usava um Mac branco 2008 com bootcamp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você poderia usar também o NTFS-3G para fazer o Mac reconhecer formatos NTFS (Gravar inclusive), Eu uso ele para poder ter acesso aos demais discos da minha rede caseira e na empresa.

Aqui em tenho 2 macs (Um Pro 13 Alum e um Air novo) ambos tem seus discos externos (LaCie) próprios para TM, sendo a rede WiFi montada um Airport Extreme conjugado com um Linksys WRT-E3000. para dar

suporte as duas casas conjugadas da familia. meus cunhados somam a isso 4 notebooks e 2 desktops, Sendo que todos acessam um NAS Linksys (2x500gb) e 3 cases Akasa ETH (1x1,5/2x2tb) onde estão fotos da

família, videos, musicas e backups de documentos gerados por todos. 2 impressoras WiFi (HP/Epson) dão suporte a essa tralha toda. Como os Windows dominam a "rede" fui obrigado a achar uma solução para usar

os HD`s Externos nos macs e o NTFS-3G resolveu essa parada.

Para quem tiver duvida, uso GVT 15 mega para suprir todo esse povo, sendo que o pessoal desta foi muito bom na configuração e ajuste da rede, inclusive um deles usava um Mac branco 2008 com bootcamp.

Tu usa a internet, em vez da rede local?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Mac OS Extended o Windows não vai ler. Em NTFS o Mac PODE ler (eu uso o Paragon, por exemplo, mas existem outros apps que fazem o Mac ler/escrever NTFS, como já comentaram).

Uma opção é usar a nova inclusão de formato que o Snow Leopard trouxe: ExFAT (que suporta arquivos com tamanho maior que 4GB e é um formato que Windows lê/escreve).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mas Maddo, se o Fábio puser o sistema de arquivos do HD dele em formato Mac OS, ele não vai conseguir gravar ali com o Windows. Acho até q nem a pau.

Se o HD estiver conectado diretamente, nem a pau mesmo, só com programas como o MacDrive. Contudo, se for via rede, vai ler e vai escrever, tanto o mac em NTFS quanto o windows no mac.

Não dou 100% de certeza porque nunca usei um Airport Extreme, mas até no meu DLink 2640B é possível fazer isso. Tenho um HD externo ligado no meu mac, uso para armazenamento e backup por TM, e os dois notebooks com windows da rede podem ler e escrever sem problemas. O inverso também, posso ler e escrever em algumas pastas compartilhadas desses notebooks. Basta configurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...