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NicholasPufal

Garantia iPhone 4 pela operadora e loja Commcenter Shopping Iguatemi Porto Alegre

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Já vou começar descendo a lenha aqui. Se necessário vou criar um domínio na internet para acabar com essa papagaiada.

Seguinte: como alguns já sabem aqui, eu estou com problemas no meu botão de Sleep/Wake do iPhone 4, que foi comprado no dia 27/11/2010, pela loja Commcenter do Shopping Iguatemi de Porto Alegre.

Não preciso dizer que já foi uma coisa sem noção a venda, pois eu vi claramente o gerente incitando os funcionários a fazerem VENDA CASADA. Enquanto estava lá, ele falava "vocês tem que fazer é isso aí mesmo, empurrar serviços, uma adesão, conseguir alcançar as vendas de vocês." - eu ouvi isso claramente no dia da compra.

Fiquei quieto na época, não abri processo, não chiei, pois acabei vendo pelo lado das vantagens que PRA MIM teria ter uma linha nova. Uni o útil ao agradável, e comprei o iPhone.

(sim, eu fiz uma nova habilitação, condição do vendedor LEANDRO para que eu fosse comprar o telefone - se não, mesmo tendo na loja, eu não poderia comprar)

Hoje fui lá para trocar o meu iPhone 4 por um novinho, na caixa. Fui lá preparado, pois já havia ligado tanto para a Apple, como ido numa iPlace e ainda ligado pra assistência de smartphones da VIVO (*474663). TODOS me deram a mesma posição: que pelo meu problema, que era algo claro, algo físico e que estava na garantia, bastava ir até a loja onde comprei o aparelho e solicitar a troca por um novo. Simples assim. Inclusive o cara da iPlace me disse que eu poderia ir em qualquer VIVO. Já pela VIVO, a posição foi de que devia ser na loja onde comprei, com o aparelho + Nota Fiscal. Preferi ir direto na loja onde comprei, pois estamos no Brasil.

O cara da iPlace inclusive me deu um dado legal: que 10% das unidades que são enviadas para as lojas são para fins de GARANTIA. Para que o cliente possa chegar, e já receber o seu iPhone 4 novinho, enquanto entrega à eles o antigo, na caixa, para ser enviado para a Apple (e a Apple paga o custo do frete, a loja n arca com NADA).

Fui atendido hoje pela vendedora Ingrid lá, que de pronto começou com "como podemos fazer...". Nada contra a pessoa dela, mas os gerentes criam uma cultura podre dentro dessas revendas. Ela disse que precisaria deixar o iPhone lá, para "avaliar" o problema - inclusive já estava pegando ele - quando eu comentei que esse não era o procedimento que nem mesmo a VIVO, operadora, me comentou. Além do que, até ela mesma viu o problema: o botão de sleep tranca, tá duro, horrível de apertar. Comentei que fiquei quieto no dia da venda casada, que deixei passar batido, e que justamente por isso pediria maior interesse nela em agilizar isso, pois não estavam com a postura que tanto a Apple quanto VIVO disseram que deveria existir. No final das contas, eu levei o iPhone de volta pra casa, e ela só ficou com meu número para ligar pela tarde, após falar com o gerente.

O que me deixou muito p da cara afora toda essa enrolação, é que ela disse "é, mas isso que ele fez não é bem venda casada. Não é bem assim que funciona.". Sério, venda casada tem novo nome então, pois o vendedor, claramente, me disse ao telefone "mas esse iPhone que vc está comprando é para uma nova habilitação né? Pois só posso vender se for assim". E o gerente então? Mandando os funcionários seguirem o exemplo do colega??

Se eles estão com ausência de iPhones, até nem vou criar caso. Mas a postura então seria: "estamos com ausência nos estoques, mas como está na garantia iremos entrar em contato com a fabricante, para o envio de uma unidade.". Pronto. Ou então mostrar algum interesse sério. Será que na Commcenter eles treinam os vendedores só para sair empurrando goela abaixo e fazendo picaretagem? Pq não ensinam como funciona a garantia? E esses 10% que a Apple manda? Eles vendem também?

Brasil é uma piada, mas eu não vou sossegar enquanto não fizerem valer meu direito. Eles sabem das maracutaias que fazem, e ainda tentam confundir o consumidor.

Posto aqui o desenrolar da história.

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Muita gente comprou em autorizada. E outra, o próprio nome "Autorizada", fazendo menção à VIVO, já caracteriza responsabilidade da VIVO também.

Mas eu vou esperar mesmo. Se pela tarde não me ligarem, vou ao PROCON. Não tem pq ficar esperando.

Mas aí eles vão se ferrar. Pois junto com o PROCON eu não vou deixar outros irem de gaiato naquela loja. Vou fazer algum trabalho em SEO para minar o nome da empresa na internet, com certeza.

Já criei um blog e o próximo passo é criar um domínio se precisar, e disseminar ele.

Editado por NicholasPufal

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É uma pena que ainda existam casos como esse, que tem uma resolução simples mas acabam virando uma grande dor de cabeça.

O que custa trocar logo o aparelho?

Mas é isso aí amigo, vá atrás dos seus direitos, pois ficar assim é que não dá.

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Acabei de criar um blog com o mesmo conteúdo, levemente modificado: http://garantiaiphone4brasil.wordpress.com/

Criei um tweet também:

Um pouco + de atenção com seus clientes e suas revendas, por favor @vivoemrede - http://t.co/VI7vWDO RT pls. #soudev #iphone4 #garantia

Para quem quiser divulgar...

Eu acho que isso é do interesse de qualquer proprietário de iPhone 4 comprado em solo brasileiro, para tentar evitar estresses futuros, mostrar que o consumidor não é desligado.

Eu já tinha lido casos assim mesmo de pessoas que compraram via qualquer loja da VIVO, e por isso me preparei.

Seja autorizada ou não, elas tem culpa sim.

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Me ligou agora a Ingrid lá da loja.

Fico feliz que ao menos me deram retorno como prometido, e de parte da vendedora (Ingrid) eu não posso reclamar.

Porém, eu torço pra que vcs não tenham problemas com o iPhone. Sinceramente, já bateram tanto na mesma tecla que eu n sei mais se a culpa é da Apple ou das operadoras.

A posição dela foi a seguinte: a Apple não está mandando mais unidades nem mesmo para venda, está realmente difícil. Segundo ela, essa posição da Apple dos "10% que entram na loja são para garantida" não é o que ocorre na prática, pois nem mesmo para venda eles estão conseguindo muitas unidades. Simplesmente não vêm. Hoje mesmo estavam sem nenhuma (e isso eu pude ver quando fui lá).

Aí eu insisti, dizendo que uma vez que a garantia quando eles me venderam o iPhone, era de responsabilidade deles, deveriam ter pelo menos umzinho que fosse para esses fins, em estoque. E de novo ela bateu no mesmo ponto, dizendo que realmente eles não estão recebendo, independente do fim. A Apple está demorando para mandar pra VIVO.

Não foi gerado nenhum protocolo (eu pedi), e nenhuma garantia concreta, apenas ela me disse para confiar na palavra dela - independente do vendedor que me fez venda casada, e afins - de que ela mesmo, assim que chegar uma unidade de 32GB, vai me ligar para mim ir lá pegar. Disse que eu sou prioridade mesmo, e a primeira que chegar é minha.

Pode parecer meio imbecil o que vou comentar, mas pelo tom de voz dela eu n achei que fosse mentira. Talvez sim, o gerente possa não ter aberto o jogo, e falou para ela que é assim que se faz... mas sei lá, sinceramente, eu não quero me estressar. Chegando para mim em menos de 15 dias, beleza.

No final das contas, eu fico sem ter o que fazer. Não posso acusar a menina que me atendeu, que de nada tem a ver com isso tudo, e ao mesmo tempo a Apple também pode ter uma parcela de culpa nisso tudo - não sei como eles vendem o iPhone, quais condições para as operadoras, e se realmente eles "ensinam" desse lance dos 10% para garantia...

O fato é que é FODA depender de operadora para garantia. Quem é culpado não me interessa, mas é FODA.

Pelo menos os Macs é só ir num autorizada e pronto.

Fico agora aqui, na espera, sem protocolo nem previsão.

Atualizo com o final feliz - em breve eu espero.

Editado por NicholasPufal

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Ironia para tentar descontrair: antes de ir para lá, pela manhã, havia deletado todo o conteúdo do iPhone. Aí fui nas configurações e vi que o Facetime tava ativado... (detalhe: desde que comprei tentava ativar).

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Bah!

Lamento muito por todo esse estresse, que chato isso.

Epero que essa situação se resolva da melhor maneira, ou troca do aparelho ou devolução do valor.

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Meu FaceTime também nunca tinha ativado desde o dia da compra, e só há algumas semanas atrás eu consegui ativar. Ou você também foi "vítima" desse milagre inesperado ou foi a versão 9.1 que a Vivo acabou de lançar que corrigiu isso.

Bom, pense pelo lado bom, um problema a menos hehe.

Espero que toda essa situação se resolva, boa sorte.

Abraços.

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Só para me garantir, mandei e-mail para a Ouvidoria da VIVO.

E final da semana vou pedir para alguém ligar para a loja, perguntando se tem iPhones e afins.

Se responderem que SIM, cabeças vão rolar...

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Nicolas, vc não está errado, pode pensar isso mesmo, o nosso Código de Defesa do Consumidor é tranquilo neste ponto: não importa de quem é a culpa na relação até a venda do produto, TODOS são responsáveis. Se eles convencionam que é a lojinha que te vendeu e tal, isso é um problema deles... vc pode acionar qualquer um (desde a apple até loja). Por isso, modifico um pouco a sua fala de "Quem é culpado não me interessa, mas é FODA" para "foda-** de quem é a culpa, isso não me interessa"... insista nisso. Dê 30 dias para resolverem o assunto, e depois, zoe a cabeça de quem quiser. No Brasil, é assim que as coisas se resolvem judicialmente.

Mas, como vc, acredito muito nas palavras sinceras de alguém. Então, dê um voto de confiança a moça. De repente, isso se revolve tranquilamente... e isso sempre é melhor.

Boa sorte e abs

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Só para me garantir, mandei e-mail para a Ouvidoria da VIVO.

E final da semana vou pedir para alguém ligar para a loja, perguntando se tem iPhones e afins.

Se responderem que SIM, cabeças vão rolar...

Boa ideia de mandar alguém ligar! Mas acho que o iPhone 4, por incrível que pareça, ainda tá em falta. Uma amiga minha tá esperando desde o dia 01/12/2010 na TIM!

Nicolas, vc não está errado, pode pensar isso mesmo, o nosso Código de Defesa do Consumidor é tranquilo neste ponto: não importa de quem é a culpa na relação até a venda do produto, TODOS são responsáveis. Se eles convencionam que é a lojinha que te vendeu e tal, isso é um problema deles... vc pode acionar qualquer um (desde a apple até loja). Por isso, modifico um pouco a sua fala de "Quem é culpado não me interessa, mas é FODA" para "foda-** de quem é a culpa, isso não me interessa"... insista nisso. Dê 30 dias para resolverem o assunto, e depois, zoe a cabeça de quem quiser. No Brasil, é assim que as coisas se resolvem judicialmente.

Mas, como vc, acredito muito nas palavras sinceras de alguém. Então, dê um voto de confiança a moça. De repente, isso se revolve tranquilamente... e isso sempre é melhor.

Boa sorte e abs

Hummm... não sabia que é possível acionar todos os responsáveis. Boa dica!

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Sem querer estava caçando aqui na net algo sobre a garantia do iphone 4 e achei este post, que por incrível que pareça, estou no mesmo empasse.

Possuo um iphone 4 16g desde novembro passado. Por algum motivo, à uns dez dias atrás, ele congela a tela e vai desligando suavemente até não se ver mais nada. O aparelho continua funcionando mas não se vê nada. Restaurei e na mesma.

Procurei a loja da vivo de onde comprei para gerar a garantia do aparelho. Eles analisaram, viram o perfeito estado e disseram: "sem chance, tem que trocar". Pois bem, anotaram meu número e ficaram de ligar! Como o nosso colega descreveu, eles não tem em estoque e esse blá blá blá todo dessas lojas pilantras de operadoras. Estou aguardando desde 09.01.11 uma ligação e nada. Absolutamente nem um sinal de vida da loja dando um parecer sobre o aparelho.

A vivo de onde adquiri o aparelho é de Sorocaba, só pra constar aqui. Vou aguardar um mês e, caso não resolva, irei pedir minha grana de volta! Creio em socar um processinho por danos, pois dependo do meu número para trabalho. E para não ficar gerando gastos na conta de uma coisa que nem estou usando, pedi pra bloquear. Só que eles não dão a opção de bloquear e mandar transferir a ligação. Ou você bloquei e deixa inútil a linha ou você a coloca pra transferir. Mas você vai pagar a continha cheia dele sem utilizar. É uma bosta, pois o chip é menor que outros aparelhos, não tem o que fazer.

Ei Nicolas, continue postando suas ações, pois quero ver até onde, comparado a minha chegamos a uma conclusão...

Abracetas, Fellipe.

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Fellipe,

cara, faz uma coisa. No teu caso, já passou mais de uma semana. Eles querem ser malandros com a gente, né? Pois bem, dá de malandro.

Pede para alguma conhecida tua ligar, perguntando se eles já tem disponíveis unidades do iPhone <modelo que vc quer> para ativação de uma nova linha. Diz para ela dizer que está migrando de operadora, falar o nome de alguma concorrente.

Se der gol, não perde tempo e vai lá. O iPhone que tiver à disposição é para ser teu, pois a prioridade somos nós.

As operadoras DEVEM arcar com a garantia pois eles são os responsáveis por isso aqui no Brasil. Então não tem choro, nem vela. Imagina o seguinte: te venderam o iPhone na má fé, pois se sabiam que n iam ter condições de arcar com a garantia (visto a falta de unidades até mesmo venda) é um absurdo terem te vendido o aparelho. Isso é implícito, pois as operadoras DEVEM fornecer a garantia no Brasil. Agora vc fica aí, lesado - como eu - por conta de um problema que é deles. E outra: se não tem na sua loja, eles que se virem para trazer de outra...

Então faz isso aí mesmo. Liga para lá, pede para uma amiga ligar (voz feminina para n ter erro), e se tiver, quando ela estiver no balcão para ir pegar, vc aparece e dá o bote. Reivindica o teu iPhone.

É a melhor maneira para a gente descobrir de uma vez por todas se tem malandragem de fato ou não.

Faz isso.

Tá na hora da gente fazer teatro também.

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Nicholas, boa noite!

Até gostei da sua idéia, mas tenho dois poréns...

O primeiro é que tanto a operadora vivo (via telefone) e a loja vivo Sorocaba (pessoalmente), informaram que os aparelhos da garantia são exclusivos da mesma e que se tiver aparelho sobrando lá pra venda eles não podem substituir. Até imagino você dizendo pra ir lá e fazer a malandragem, mas já sei a resposta que vou tomar, pois no dia que fui requerer a garantia eles tinham pra venda.

O outro porém é mais simples, mas mesmo assim é de dar no saco. Moro em outra cidade à 30 min. de Sorocaba e ficar indo lá a todo momento discutir é que está chato.

A única coisa que incomoda nisso tudo é a dificuldade destas lojas de telefonia de fazer uma coisa tão simples, mas tão simples, que qualquer outro produto da própria apple que você esteja tendo problemas eles trocam na hora e sem pedir a nota fiscal. Tão fácil isso, o cara pega o serial do aparelho, confere as informações e já era.

Não sei o porque desta política chata das operadoras...

O que acha?

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Cara, cada uma diz uma coisa mesmo.

Tipo, aqui a posição que me deram (via Apple), é de que 10% das unidades que chegam são para garantia. Aí meio que fecha com o que vc tá me dizendo - que tem aparelhos exclusivos para garantia.

Porém, hoje quando me ligaram da loja onde comprei, a atendente deixou claro que assim que chegarem unidades do iPhone 4 32GB, eu sou o primeiro a ser avisado, estou na prioridade.

O que eu penso é o seguinte: pra gente (consumidor) não interessa se são para garantia ou não. Garantia é prioridade, pois conosco já foi firmado um acerto, uma proposta comercial. Então se eles estão recebendo poucas unidades, problema é deles, não nosso.

A gente comprou e tá sendo lesado. No momento que eles continuam vendendo unidades com gente que já comprou esperando garantia, é um ciclo sem fim, e aí realmente, a garantia vai ser (e já é) um caos.

O ponto que tu levantou agora foi muito bom... eu tenho que dar uma olhada na lei do consumidor.

Mas pela simples postura tipicamente malandra que eles tem, afirmo com quase convicção que a prioridade somos nós, que já compramos, e não temos como receber o nosso direito de garantia por conta dos estoques deles.

Sinceramente, isso que te disseram tá me cheirando a enrolation... foi a mesma coisa que eu comentei com a Ingrid, ao telefone:

"O que me garante que ao chegar uma unidade do de 32GB, vcs não vão pegar e usar pra venda? Até pq é muito mais negócio para vcs, obviamente, vender essa unidade, do que providenciar o meu direito de garantia. E eu, sem protocolos, sem nada, fico na base da confiança na tua palavra."

É uma put.... isso sim.

Não faz sentido esse comportamento cara. Mesmo que a resposta fosse essa, eu iria bater boca na loja, pois isso é mais uma deslizada que eles dão... E assim vai indo, vão nos levando, levando... Até que daqui a pouco vai ter chego 1 mês, vc vai estar sem iPhone ainda, e eles na maior cara de pau vão te fizer "a culpa é da Apple".

Se não me ligarem essa semana, final de semana eu tô fazendo isso que te sugeri. E se tiver aparelho na loja, eu vou entrar FILMANDO com o meu iPhone (que ainda funciona para isso) e vou capturar todo o momento.

Aí não tem choro mesmo. Abro uma ação e anexo o vídeo.

Editado por NicholasPufal

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Um adendo:

tem algo bem claro nisso tudo, e que dá para resumir o nosso direito.

Nós não estamos mais no período de aquisição, e sim estamos mais além, no período de garantia. Garantia essa que quem deve fornecer é a operadora, durante 1 ano a partir da data de compra.

Logo, não, eles não podem reter aparelhos afirmando que "esses são da loja, para venda". Pois isso varia da política de cada loja - o que é um absurdo - e de nada interessa a nós, consumidores.

O fato é que a garantia é um direito, previsto no momento da compra. E estamos sendo lesados, perdendo dinheiro, pois usamos o iPhone para fins comerciais, e mesmo que ele dê pau por 10 min e volte, isso gera prejuízo. É uma ferramenta de trabalho, que conforme contato com Apple e VIVO, deveria ser prontamente trocada dado os defeitos evidentes, sem questionamentos.

Acho que se a gente ficar com o pensamento de "será", sempre nos passarão a perna.

Direito é direito, e neste caso a gente tá com a razão.

Imagina vc vender um produto, e depois na hora que o teu cliente precisa de garantia, vc distorce, faz e acontece. Desde quando garantia tem que ser implorada? Garantia é direito, não é favor.

Tão te colocando como se fosse favor isso aí.

Eu teria uma postura mais agressiva.

Editado por NicholasPufal

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Quem tiver problemas, leia esse post aqui: http://appleaddicted.com.br/blog/2010/09/17/problemas-com-a-garantia-do-iphone-parte-1/

O usuário relata o mesmo problema que nós passamos (e qualquer outro usuário de iPhone comprado no Brasil e que precisa de garantia)

Nos comentários do post, um cara foi informado para esperar 3 dias por um retorno, e o dono do post comentou:

Tenho amigos que tiveram o mesmo problema, mas porque não tinham o aparelho no estoque. Eles solicitaram e entraram em contato quando o aparelho chegou. Acho que pediram esses 3 dias pra chegada de reposição.

Foi essa a posição que me deram também (só que sem prazo, o que é absurdo). O jeito é esperar um pouco mesmo, e confiar na atendente...

Mas leiam o post e os comentários. Tem mais de uma parte. Vale a pena.

Editado por NicholasPufal

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Realmente, pensamos como consumidor e não interessa se são para garantia ou não. Mas tem o PROCON pra defender neste caso, e lhe garanto, os caras vão pagar cada centavo gasto e se bobear mais um pouco se eles estiverem andando fora da linha. Jamais precisei do PROCON e nem me imagino dando entrada num processo deste.

Mas enfim, na curiosidade estive olhando minha nota fiscal aqui e a moça da loja escreveu à caneta num campo vazio "SOLICITAR TROCA + DATA". Não sou advogado nem nada, mas acho que ela jogou um monte de m...... no ventilador com isso. É uma prova datada de um problema que eles tem que resolver.

Acho, apenas acho que eles tem um prazo pra resolver, que deve ser de 30 dias, preciso pesquisar isso! Mas caso a pessoa se sinta lesionada, ela pode requerer a devolução da grana. Confere isso???

Sei que é uma bosta pensar desta maneira, mas acho que a apple está dando uma mancada imensa. Pra mim, que sou admirador como qualquer um deste fórum, sem fanatismo, dos produtos, este iphone 4 está me cheirando o maior fiasco. É duro reconhecer isso, mas é a mais pura verdade! A palavra dos caras andam sendo tão valiosas que eu, sem mais, comprei o aparelho sabendo que havia problema de antena e que ele estava na mão das operadoras. Já começou errado, lembro bem, naquela keynote que o wifi falhou na mão de Jobs. Uns vão dizer aqui que a sala estava toda cheia de aparelhos usando a rede e outros vão falar que era problema da antena.... balela! Começou errado e está dando errado por "N" motivos. Por sorte muitos estão de boa por aí usando e curtindo seus aparelhos, mas tenho certeza que muitos também estão tendo problemas.

Tenho um macbook e um teclado da apple já passados quase 5 anos, nunca me deram problema. Zerei a máquina, levei em viagens, carreguei a bateria tantas "zilhões" de vezes

e nunca aconteceu nada. Absolutamente nada! Está aqui firme e forte agüentando meus trabalhos pesados de design. É sorte? Sei lá. Acho que foi um produto mais pensado, mais planejado, sem as idéias de socar tudo no consumidor de qualquer jeito e vamos que vamos. Mas tenho certeza que se procurar aqui neste fórum terão outras tantas pessoas com um mac igual ao meu que tiveram problemas que o meu não teve.

Desculpe se joguei um balde de água fria na conversa, mas acho que devemos pontuar os erros, esperar os prazos estabelecidos e assim usa-los com sabedoria. Registre no site da vivo no "fale conosco", protocole no atendimento via telefone, sei lá. Mas registre tudo. Aí depois, ninguém vai dizer que você não avisou! Depois disso, meu caro, entre com os dois pés no peito da loja, da vivo, da apple, do papa..., sei lá, quem entrar no meio e brigue pelos seus direitos! Pois é o que vou fazer se essa palhaçada, se é assim que posso chamar, continuar.

Abraço, Fellipe.

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Cara, eu tb tenho essa visão dos produtos Apple. Adorei ter migrado para Mac, por exemplo, era algo que eu queria muito, e não me arrependo. Mas existe muito fanboysismo por parte de muita gente mesmo. Macs trancam, dão pau, dão estresse... O que é excelente, é que oferecem mil coisas a mais que PCs, e tem uma lógica diferenciada. A fora os processos de engenharia que eu acho bem melhores. Mas isso é outro assunto.

Quanto ao iPhone 4, ele é bom sim. Mas se vc mora nos EUA, simplesmente leva até uma assistência e troca. Aliás, nos EUA é simples assim para trocar qualquer produto. Não tem mto o que falar não.

O problema é que a Apple deixou a garantia com as operadoras, e largou o seu da reta. E nós sabemos como são as operadoras no Brasil. A Apple, por sua vez, que seria o nosso resguardo, não nos ajuda nesse quesito pela posição que foi tomada com relação à garantia dos iPhones - é de obrigação das operadoras. O problema maior não é nem a malandragem de terem feito vendas casadas para muita gente, e coisas que nossas operadoras adoram fazer... O problema se chama falta de informação. Esse é o verdadeiro complicador.

A guria lá da loja, que me atendeu, não adianta eu xingar ela. E digo mais: apesar de meio absurdo, mas não sei se adianta xingar o gerente da revenda. O pessoal realmente não sabe o que faz (por vezes, nao sempre), e fica por conta disso enrolando. Ao invés de dizerem que n sabem, eles mantém uma postura defensiva e te falam um monte de baboseira. Eles não sabem de política nenhuma de Apple. Provavelmente a VIVO mal e porcamente instrui essas revendas.

Tem um problema mto sério de cultura aqui no nosso país. E isso se aplica muito para as empresas.

Eu vou esperar um pouco sim também, mas o fato é que pela informação proveniente da Apple, não deveria ser assim. E aí entra na velha história de "o problema não é meu, e não interessa quem é culpado. Sou consumidor e só quero os meus direitos".

Editado por NicholasPufal

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