Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trocando o HD do Macbook em casa...


Fábio Dias

Posts Recomendados

Galera,

Comprei um HD Western Digital Scorpio Blue de 750GB para o meu Macbook Pro e quero trocá-lo em casa. No entanto tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar.

1. Pretendo instalar uma nova versão do Mac OS Snow Leopard. Quero ter um Mac zeradão. No entanto gostaria de fazer backup de todos os meus Apps e minhas músicas que constam no iTunes. Se eu fizer um backup da minha pasta inteira de iTunes e posteriormente substituí-la no OS zerado, eu terei tudo recuperado bonitinho? Como posso fazer pra garantir que não perderei nenhum app e não terei aborrecimento com perda de dados e etc ao sincar com o meu iPhone?

2. Quero usar o meu HD externo para ter uma cópia PERFEITA do meu atual sistema, caso eu queira restaurá-lo ao invés de usar um OS novo, zerado. Sei que existem programas para clonar HDs. Quais são os melhores e como posso fazer isso? Preciso de recomendações de programas gratuitos.

3. Como faço para instalar o HD novo e a partir daí instalar o OS nele? Imagino que deva existir bons tutoriais sobre isso no Youtube.

4. Se eu trocar o HD do meu Mac ele perde a garantia? No caso, a garantia acabou, mas o meu AppleCare ainda está válido.

6. Eu uso o Airport Extreme como meu roteador wifi e tenho ele conectado à um HD externo. Ao formatar minha máquina terei que reconfigurar minha rede wifi?

5. Alguma outra preocupação ou cuidado que eu deveria ter?

Vale lembrar que tenho um HD externo de 250GB que pretendo usar para clonar o meu atual HD do Macbook Pro (que é de 160GB). E ainda tenho um outro HD externo de 1TB que estou deixando sossegado no canto, como backup master de tudo.

Obrigado pela ajuda :)

PS. Já comprei um kitzinho de chaves de precisão (incluindo as Torx) no Mercado Livre. Estou com tudo pronto para meter a mão na massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

1 - Sim. Fiz isso diversas vezes, e continuo fazendo (copio a pasta iTunes do iMac pro MBP, e vice-versa). Só aconselho checar que todos arquivos foram copiados depois do bkp, só por via das dúvidas.

2 - Time Machine. Vc configura e faz um bkp geral. Se quiser restaurar, basta colocar o dvd do Mac OS X e seguir as instruções ( http://docs.info.apple.com/article.html?path=Mac/10.5/pt/15638.html ).

3 - Tem um manual sobre isso no próprio site da Apple. ( http://manuals.info.apple.com/en_US/MBPRO_13inch_Mid2009_Hard_Drive_DIY.pdf ).

4 - Acredito que não. Não custa nada olhar nos documentos da Apple ou pesquisar pelo google. Aparentemente não há problema, pois há um manual no site da Apple explicando como realizar a troca.

5 - Não. O Airport funciona independente de qualquer computador.

6 - Recomendo tomar precauções com energia estática (se você estiver num ambiente úmido, melhor); e postar os resultados aqui.

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Pretendo instalar uma nova versão do Mac OS Snow Leopard. Quero ter um Mac zeradão. No entanto gostaria de fazer backup de todos os meus Apps e minhas músicas que constam no iTunes. Se eu fizer um backup da minha pasta inteira de iTunes e posteriormente substituí-la no OS zerado, eu terei tudo recuperado bonitinho? Como posso fazer pra garantir que não perderei nenhum app e não terei aborrecimento com perda de dados e etc ao sincar com o meu iPhone?

Quando eu fui formatar aqui eu também fiquei com medo da biblioteca do iTunes zicar quando eu fosse voltar o backup. Eu copiei as pastas /Library/Application Support/MobileSync/Backup e /Users/Endy/Music e quando voltei o backup funcionou tudo perfeitamente, exatamente como era antes, sem problema algum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um MacBook pro modelo 2007 de 120 GB HD queria saber se o 750HD WD Scorpion blue e compativel ?

O HD que vc citou é esse?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167131929-hd-note-book-western-digital-scorpio-blue-750gb-5200rpm-_JM

Se for, eu creio que é compatível pois, de acordo com o suporte da apple, o HD do MBP 2007 é sata e de 2,5''. Só não consegui identificar se é Sata I ou Sata II:

http://support.apple.com/kb/sp13

Mas, de acordo com esse fórum, não há problema em usar um HD Sata II em uma placa-mãe que trabalha com Sata I:

http://www.mac-forums.com/forums/apple-notebooks/172273-best-replacement-hard-drive-2007-macbookpro.html

E se o HD for esse que indiquei, eu vejo que tem outros melhores, com maior buffer e rpm e preço mais em conta. Já pesquisou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu fui formatar aqui eu também fiquei com medo da biblioteca do iTunes zicar quando eu fosse voltar o backup. Eu copiei as pastas /Library/Application Support/MobileSync/Backup e /Users/Endy/Music e quando voltei o backup funcionou tudo perfeitamente, exatamente como era antes, sem problema algum!

Eu copio só a Music e vai de boa, iTunes exatamente do jeito que era antes de uma formatação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...