Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Migração de contas de e-mail


Posts Recomendados

Pessoal,

eu lembro de já ter lido algo similar aqui no fórum, mas buscando n encontrei (se alguém souber, por favor, me encaminhem o link para não haver duplicidade).

O barato é o seguinte: tenho algumas contas de e-mail em um servidor X (de uma hospedagem), mas preciso mudar tudo para outro servidor de e-mails (Google Apps).

Na verdade a conta de e-mail (os usuários) serão os mesmos, vai manter o mesmo endereço (usuario@meudominio.com.br), porém em outro servidor, o que ocasionará perda dos e-mails atuais.

Qual a maneira mais indolor para passar todos os e-mails já recebidos na conta atual?

Vou ter que criar uma conta temporária, mandar para ela, e depois mandar tudo para nova? (visto que o endereço de e-mail permanecerá o mesmo) E como mandar todos, de forma rápida, para a temporária?

São MUITOS e-mails, então aceito sugestões para tornar isso algo relativamente fácil.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Deixa ver se eu entendi...vc fala em mandar tudo que tem hoje para o email on-line do google Apps?

Se for isso, usamos google Apps aqui na empresa e todos usuários utilizavam o outlook...existe um aplicativo que ele manda tudo que está no seu outlook para o e-mail do google Apps.

Segue links para windows e mac:

http://code.google.com/p/google-email-uploader-mac/

http://tools.google.com/dlpage/outlookmigration

Editado por Fernando Galvão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os emails ainda estão no servidor ou foram baixados com Mail/Outlook/Thunderbird/etc?

Se ainda estiverem no servidor, você pode setar uma conta temporária no Gmail, por exemplo, e mandar ele pegar todo o conteúdo da conta antiga via Pop3. Basta que todos na conta antiga estejam marcados como não-lidos.

No Gmail (ou Google Apps), vá no Settings -> Accounts -> Get mail from other accounts - e configure lá o pop da conta original. Ele vai levar um tempo pra baixar tudo, mas ocasionalmente estará tudo lá. Depois você pode repetir o processo na conta nova, puxando da conta temporária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baita recurso esse.

Andei lendo que ele n rola no Google Apps:

Note: This functionality is not available to Google Apps customers. For mail migration options for Google Apps click here.

Fonte: http://mail.google.com/support/bin/static.py?page=guide.cs&guide=25413&topic=25415

Para Google Apps, pelo que vi, as alternativas são:

http://www.google.com/support/a/bin/answer.py?hl=en&answer=57920

Basicamente as que o Fernando postou.

Crap. Eu precisava de algo exatamente como isso, pois estão todos no servidor.

Edit: Agora vi que no Google Apps tem algo similar. Accounts -> Add a mail account you own, vou tentar abrir uma conta falsa e fazer o teste.

Valeu ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baita recurso esse.

Andei lendo que ele n rola no Google Apps:

Fonte: http://mail.google.com/support/bin/static.py?page=guide.cs&guide=25413&topic=25415

Para Google Apps, pelo que vi, as alternativas são:

http://www.google.com/support/a/bin/answer.py?hl=en&answer=57920

Basicamente as que o Fernando postou.

Crap. Eu precisava de algo exatamente como isso, pois estão todos no servidor.

Edit: Agora vi que no Google Apps tem algo similar. Accounts -> Add a mail account you own, vou tentar abrir uma conta falsa e fazer o teste.

Valeu ;)

Esse que eu falei não é o mesmo que você leu a respeito. O que você leu importa a conta toda, o que eu falei baixa a conta "analogicamente" a partir de conexão pop3.

Minha conta é Google Apps também e já usei esse recurso de importar tudo via pop3. Basta que tudo esteja unread que ele baixa.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm não seria isso aqui mesmo?

post-11496-0-32962300-1295897038_thumb.p

Era desse que eu tava falando. Aliás, n achei mais nada similar no Google Apps em Settings. Apenas essa opção aí.

---

Uma dúvida complementar:

Quando eu mudar as entradas MX para apontar para o Google Apps, tem o tempo de propagação. Beleza. Deixo tudo pronto ANTES no Google Apps, mesmas contas, e fica tudo certo.

Mas aí bateu uma dúvida: vamos supor que eu importei todos os e-mails via POP3 da conta antiga, e depois importei no Google Apps. Se algum e-mail for recebido na conta antiga, depois dessa importação, e coincidentemente propagou a informação na internet (apontando para o Google Apps agora) aqueles e-mails que foram recebidos nesse meio tempo, já eram, certo?

Não sei se deu para entender...

Importei para a conta temporária e logo em seguida para a conta do Google Apps = não mexo mais na conta antiga.

Espero propagar.

Após propagação, obviamente q n tenho mais acesso ao e-mail antigo, logo... as mensagens que chegaram lá depois do import, e n foram pra temporária, já eram.

É na base da loteria mesmo? Pq e-mails podem ser enviados até de madrugada, então n adiantaria fazer tudo isso de noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse aí mesmo, Nicholas.

é que o artigo do help do Gmail que você linkou falava de um outro botão, "Import mail and contacts".

A sua outra dúvida: o negócio é que o transporte via pop3 não é "one time only". Ele vai continuar redirecionando tudo pra temporária, inclusive tudo que chegar depois que você fez a primeira importação. Você pode setar um forward na conta antiga se quiser se sentir duplamente seguro.

Quando a propagação for feita, tudo já vai pra conta nova. Você não deverá ter perdido nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu rott, ajudou muito.

Eu acabei errando aqui, e criando os e-mails com os usernames "finais" que eu queria, no Google Apps.

Ex: ao invés de criar usuario1temp@dominio.com.br eu criei usuario1@dominio.com.br

Percebendo que, fazendo dessa maneira não teria como pegar os e-mails antigos (pois daria o mesmo nome), resolvi deletar eles. Péssima decisão. Fui descobrir com isso que eu não posso re-criar as tais contas no período de 5 dias. (info. retirada da doc do Google Apps)

Não sei qual a razão disso... Mas é isso aí. Eles sugerem criar um grupo com aquele e-mail desejado, mas aí o envio fica comprometido. Então vou ter que esperar mesmo.

Com esse quadro, também descobri uma limitação (proposital ou não) do Google Apps: as contas temporárias que criei por lá - depois da mancada citada - simplesmente não logavam.

Eu tinha que entrar nessa página: https://www.google.com/accounts/DisplayUnlockCaptcha e desbloquear via captcha as contas.

Resumindo: se transformou em um trabalho do cão.

Vou esperar os 5 dias.

Fica o alerta: não façam cagada com o Google Apps, ou vão ter que ter paciência.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei desistindo da idéia de migração c/ e-mail temporário, pois na prática não é bem assim como na teoria.

Talvez no Gmail seja mais simples, mas no Google Apps - uma vez que estou lidando com um domínio - existe o problema de conflito do e-mail criado dentro do Google Apps, com o e-mail atual (fora do Google Apps) com a mesma estrutura no nome/domínio. Isso é uma droga na hora de fazer essa estratégia.

Achei melhor pegar tudo via Thunderbird, e depois arrastar os e-mails para a nova conta criada.

Assim, quando propagar vai direto pro novo, e os antigos já foram baixados localmente.

O ideal para aquele troca-troca seria criar um e-mail neutro via GMAIL e daí sim passar para o Google Apps - e não tudo dentro do Google Apps. Porém, o GMAIL agora possui validação por SMS/telefone, e tá bem mais cri-cri para sair criando contas aleatoriamente em larga escala.

Fica a recomendação: se já tem e-mails em um domínio e querem migrar eles para o Google Apps, criem as contas no Google Apps, baixem localmente (caso esteja tudo on-line na antiga hospedagem), alterem as entradas MX do domínio e esperem a propagação para mandar tudo local -> conta IMAP ref. ao Google Apps. Se errarem a criação de um e-mail no Google Apps e deletarem, realmente tem que esperar 5 dias para re-criar a mesma conta. Um saco.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...