Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o gadget ideal para se levar em um mochilão pela Europa?


Guilherme

Posts Recomendados

Estou programando meu primeiro mochilão pela Europa. Devo partir na metade de março e permanecer no velho continente por 80 e poucos dias.

Bom, tenho pouca experiência em viagens internacionais. Pela primeira vez serei um "viajante" ao invés de "turista".

Como vou sozinho estou buscando o máximo de informação possível a fim de evitar (ou minimizar) imprevistos.

Assim, não há como não se preocupar com qual igadget me acompanhará durante a viagem.

Tenho um MBP 15" de 2006. Acredito que se levá-lo se tornará um fardo, pois vou de mochila!

Ele é grosso, pesado e a bateria não já não tem grande durabilidade. Por esses motivos estou cogitando comprar um novo brinquedinho quando chegar na Europa. Eis a minha dúvida: (i) um iPhone, (ii) um iPod Touch, (iii) um iPad ou (iv) um MacBook Air?

Gostaria de ouvir a opinião de outros apple-users/viajantes, especialmente porque nunca tive nenhum dos itens listados.

O MacBook Air, logicamente, é a solução mais completa. É fino, leve e possuir portas usb para descarregar fotos/videos. Por outro lado, como vou ficar em Hostels que possuem internet e computadores, talvez um Air perca o seu objetivo.

As outras três opções são muito mais portáteis, mas dependem de um computador pra carregar conteúdo/bateria. iPhone e iPad possuem GPS.

Ou seja, ao pensar em todos esses pontos está explicada minha dúvida. O que vocês recomendam? Se puderem dar sua opinião e listar pontos positivos e negativos para cada um eu agradeço!

Ainda tenho dúvidas funcionalidades dos gadgets:

1) Se comprar um iPhone na Europa, posso usá-lo aqui no Brasil quando voltar?

2) O GPS dos gadgets depende de conexão 3G?

2.1) Na Europa é possível contratar com uma operadora um plano de dados por período limitado? Algo como o nosso sistema pré-pago?

2.1.1) Ou é melhor (e possível!) contratar um plano de dados de uma operadora brasileira e levar o chip daqui para usar lá? Isso é muito caro?

3) Somente a conexão wi-fi (que todos os gadgets oferecem) pode suprir as necessidades de um viajante?

Agradeço antecipadamente a ajuda de vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 18
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Estou programando meu primeiro mochilão pela Europa. Devo partir na metade de março e permanecer no velho continente por 80 e poucos dias.

Bom, tenho pouca experiência em viagens internacionais. Pela primeira vez serei um "viajante" ao invés de "turista".

Como vou sozinho estou buscando o máximo de informação possível a fim de evitar (ou minimizar) imprevistos.

Assim, não há como não se preocupar com qual igadget me acompanhará durante a viagem.

Tenho um MBP 15" de 2006. Acredito que se levá-lo se tornará um fardo, pois vou de mochila!

Ele é grosso, pesado e a bateria não já não tem grande durabilidade. Por esses motivos estou cogitando comprar um novo brinquedinho quando chegar na Europa. Eis a minha dúvida: (i) um iPhone, (ii) um iPod Touch, (iii) um iPad ou (iv) um MacBook Air?

Gostaria de ouvir a opinião de outros apple-users/viajantes, especialmente porque nunca tive nenhum dos itens listados.

O MacBook Air, logicamente, é a solução mais completa. É fino, leve e possuir portas usb para descarregar fotos/videos. Por outro lado, como vou ficar em Hostels que possuem internet e computadores, talvez um Air perca o seu objetivo.

As outras três opções são muito mais portáteis, mas dependem de um computador pra carregar conteúdo/bateria. iPhone e iPad possuem GPS.

Ou seja, ao pensar em todos esses pontos está explicada minha dúvida. O que vocês recomendam? Se puderem dar sua opinião e listar pontos positivos e negativos para cada um eu agradeço!

Ainda tenho dúvidas funcionalidades dos gadgets:

1) Se comprar um iPhone na Europa, posso usá-lo aqui no Brasil quando voltar?

2) O GPS dos gadgets depende de conexão 3G?

2.1) Na Europa é possível contratar com uma operadora um plano de dados por período limitado? Algo como o nosso sistema pré-pago?

2.1.1) Ou é melhor (e possível!) contratar um plano de dados de uma operadora brasileira e levar o chip daqui para usar lá? Isso é muito caro?

3) Somente a conexão wi-fi (que todos os gadgets oferecem) pode suprir as necessidades de um viajante?

Agradeço antecipadamente a ajuda de vocês!

1. sim

2. não

2.1. sim

2.1.1 péssima idéia

3. dificilmente, pois nem todos os lugares tem wifi. tudo depende de como é a sua atividade online.

A melhor opção é sem dúvida comprar um MacBook Air quando chegar.

A máquina é tão leve que vc coloca numa bolsa e leva para qualquer lugar sem sentir que está carregando um laptop completo. Além do óbvio: o preço aqui é muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesando vantagens e desvantagens, se fosse pra adquirir um produto somente para isso, ficaria com o iPhone. Mesmo sabendo que ele depende de uma máquina, já cheguei a ficar mais de 1 mês sem sincronizá-lo.

Respondendo suas dúvidas:

1) Depende de onde você comprar. Se for em algum país que venda DESBLOQUEADO (unlocked), vai poder usar sim.

2) Somente o iPhone possui GPS (a não ser que o iPad tenha tb, desconheço). E o GPS em si não precisa de conexão, mas os mapas precisam. Você pode comprar um aplicativo que use o GPS e já tenha os mapas como o TomTom ou outro sistema de navegação. Desconheço algum que seja gratuito e tenha mapas atualizados offline.

2.1) Depende do país.

2.1.1) Dá sim. E é MUUUUUUITO caro, rs.

3) Lá na Europa, provavelmente sim. Aqui no Brasil mesmo, em qualquer restaurante, café ou o que quer que seja já tem wi-fi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor escolha é entre o MacBook Air ou iPad, mas no final, ficaria com o Air. Ele esta muito leve e ágil e vai ser muito útil pra você.

Eu nao conseguiria usar por 80 e poucos dias uma tela de 3,5" por melhor que seja o aparelho. To viajando agora e escrevendo de um iPod Touch. Estou sentindo falta do teclado quase full-size do iPad e também de todas as funcionalidades do Mac OS X.

Como você disse, o MacBook Air é completo (tem tudo que você precisa, facilmente) então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Off: tche, tem muita gente de Porto Alegre aqui no fórum. Impressionante isso.

Já tem idéia dos hostels que vai ficar? Que site tu usa para buscar?

Ou vai ficar na casa de alguém nos países que passar?

Nossa, 80 dias dá pra conhecer a Europa de cabo a rabo. Fazer um programa muito bacana.

Na minha última viagem conheci muita gente via CouchSurfing - de última hora comecei a mandar msg para todo mundo que estava no país e eu achava, e obviamente que algumas pessoas responderam, e pude aproveitar bastante todo esse apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iPad 3G ou iPhone

  1. mais leve/menor
  2. pode puxar do bolso/mochila em qualquer hora, sem ter q sentar
  3. GPS
  4. ouvir musica :D

Para armazenar fotos tu compra um HD 2.5" com case daquelas simples e transfere no hostel. Ou ainda compra uns cartões de memória de 16/32Gb e não precisa de mais nada.

Não perca tempo mexendo no computador e curte a viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já disse que levaria o iPhone, vou explicar:

Entendi que você terá espaço reduzido, e não quer levar muito trambolho. Um iPhone 4 provavelmente vai servir como:

- Um aparelho de GPS, já que o telefone já possui um;

- Uma máquina fotográfica, a não ser que você queira algo mais profissional;

- Um computador para pequenas tarefas, a não ser que você queira digitar muito;

- Um telefone, caso você queira comprar um chip por lá.

O MacBook Air é sensacional, mas além dele você vai precisar de uma câmera fotográfica. O GPS não é tão fundamental assim, mas só de usar o Google Maps eu já me viro bastante por cidades às quais não estou acostumado. Com o MacBook, você vai parar, provavelmente vai querer sentar para abri-lo e depois usá-lo. No iPhone você simplesmente vai por a mão no bolso, conectar-se ao wi-fi e pronto.

Fica aí minha opinião, agora embasada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito no iPhone 4 E no Air também.

O iPhone 4 é ótimo e essencial pelos aspectos que fdmlub colocou acima. Eu, quando viajo, ainda mais por quase 3 meses, acho vital um GPS e mapas na palma da mão.

No entanto, o AIR entra no aspecto de conforto para digitar, para procurar com mais rapidez algo, dar uma tratada em alguma foto, fazer algum trabalho de escrita mais longo... enfim, tem muitas vantagens.

Acho que o melhor é ter os dois mesmo.

Nem que se compre o iPhone 4 aqui, em um plano pré, se desbloqueei e já vai com ele para lá.

Não sei quanto custa um iPhone 4 na Europa, nos lugares onde ele é bloqueado, então talvez ignore o comentário de comprar aqui. Só sei que comprar aqui X EUA, ainda vale mais a pena aqui, que tem como desbloquear e por qualquer chip, logo após a compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou bem inclinado a comprar o MB Air! Obrigado a todos pelas opiniões! Foram muito úteis.

Ainda tenho uma dúvida. Como ainda sou estudante, e vou levar a carteirinha internacional, posso comprar numa Apple Store física com um preço mais vantajoso como aqui no Brasil? E a carteirinha internacional de estudante é suficiente para comprovar a condição de estudante? Ou não há essa possibilidade?

Editado por Guilherme
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou bem inclinado a comprar o MB Air! Obrigado a todos pelas opiniões! Foram muito úteis.

Ainda tenho uma dúvida. Como ainda sou estudante, e vou levar a carteirinha internacional, posso comprar numa Apple Store física com um preço mais vantajoso como aqui no Brasil? E, mais uma, a carteirinha internacional de estudante é suficiente para comprovar a condição de estudante? Ou não há essa possibilidade?

Vou responder com o meu caso (não sei se se aplica a todas as Apple Stores). Eu estudei em Londres por 8 meses e quando fui comprar obviamente pedi o desconto e me pediram a carta da escola (algo parecido como comprovante de matricula). Eles nem deram bola pra carteirinha internacional de estudante que eu portava. Mas não custa nada você tentar. Eu tentaria :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A vantagem do AIR eh que depois dos 80 dias, vc tera um note otimo, a vida nao acaba depois da viagem! Entao pense no durante e no depois!

Mas pense que um AIR de 11 top custa 1.020 libras = R$ 2.856,00 e o de 13 top custa 1,378,00 libras = R$ 3.858,00, um Ipad (top) custa 714 libras = R$ 2.000,00

Entao pense tambem no que pode fazer com a diferenca.. Mais lugares ou mais bugigangas na bagagem!

A nao ser que vc tenha $$ sobraaando, ai va de AIR mesmo! Desencana!

EU iria de ipad 2 que sera lancado daqui 3 dias (vc estara la mesmo)... com o kit de conector para maquina digital e o case!

Coincidentemente farei uma viagem pela europa de 50 dias.. daqui uma semana!

Boa sorte!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou programando meu primeiro mochilão pela Europa. Devo partir na metade de março e permanecer no velho continente por 80 e poucos dias.

Bom, tenho pouca experiência em viagens internacionais. Pela primeira vez serei um "viajante" ao invés de "turista".

Como vou sozinho estou buscando o máximo de informação possível a fim de evitar (ou minimizar) imprevistos.

Assim, não há como não se preocupar com qual igadget me acompanhará durante a viagem.

Tenho um MBP 15" de 2006. Acredito que se levá-lo se tornará um fardo, pois vou de mochila!

Ele é grosso, pesado e a bateria não já não tem grande durabilidade. Por esses motivos estou cogitando comprar um novo brinquedinho quando chegar na Europa. Eis a minha dúvida: (i) um iPhone, (ii) um iPod Touch, (iii) um iPad ou (iv) um MacBook Air?

Gostaria de ouvir a opinião de outros apple-users/viajantes, especialmente porque nunca tive nenhum dos itens listados.

O MacBook Air, logicamente, é a solução mais completa. É fino, leve e possuir portas usb para descarregar fotos/videos. Por outro lado, como vou ficar em Hostels que possuem internet e computadores, talvez um Air perca o seu objetivo.

As outras três opções são muito mais portáteis, mas dependem de um computador pra carregar conteúdo/bateria. iPhone e iPad possuem GPS.

Ou seja, ao pensar em todos esses pontos está explicada minha dúvida. O que vocês recomendam? Se puderem dar sua opinião e listar pontos positivos e negativos para cada um eu agradeço!

Ainda tenho dúvidas funcionalidades dos gadgets:

1) Se comprar um iPhone na Europa, posso usá-lo aqui no Brasil quando voltar?

2) O GPS dos gadgets depende de conexão 3G?

2.1) Na Europa é possível contratar com uma operadora um plano de dados por período limitado? Algo como o nosso sistema pré-pago?

2.1.1) Ou é melhor (e possível!) contratar um plano de dados de uma operadora brasileira e levar o chip daqui para usar lá? Isso é muito caro?

3) Somente a conexão wi-fi (que todos os gadgets oferecem) pode suprir as necessidades de um viajante?

Agradeço antecipadamente a ajuda de vocês!

Guilherme,

Antes de tudo, boa viagem! :) Tenho certeza que você vai aproveitar muito seu mochilão. Minhas experiências similares foram fantásticas: conheci pessoas fantásticas dos mais diversos países e culturas que me ajudaram a amadurecer e quebrar os bobos preconceitos que tinha. Sou alberguista há muito tempo - e talvez valha a pena você fazer seu cartão de alberguista na Hostelling Internacional B) .

Minha escolha na verdade seria um combo: iPhone + MacBook Air.

Eu não sou muito fã do iPad. Ele é bom para usar em casa ou para fins específicos de trabalho/entretenimento. Em termos funcionais, um iPhone faz (quase) tudo que o iPad faz com as vantagens de mobilidade, comunicação e fotografia. O iPhone tem uma boa câmera com um HDR (apesar de meio fajuto) muito legal. Para tirar foto de dia vai ser de muito proveito pra você. A noite, ele é problemático pq deixa todo mundo com os olhos vermelhos. Além disso, é claro, ele filma em 720p e você vai poder registrar seu primeiro mochilão em HD. O GPS funciona independentemente da Internet, mas para isso você vai precisar comprar um App de navegação. O Google Maps, que é nativo, puxa seus mapas da nuvem e por isso usa a rede 3G pra carregá-los. Você também vai poder comprar Apps referentes a Hostels e Restaurantes na Europa, que serão de GRANDE utilidade!

Quanto ao MacBook Air, ele é um Mac de verdade! Eu dou muita prevalência à portabilidade, então optaria pelo de 11 polegadas. Digo logo que você nem vai usar tanto seu computador na viagem, só pra mandar e-mail pra casa, entrar no Skype e upar algumas fotos no Facebook. Mas, quando a viagem acabar, você já vai ter a "próxima geração dos MacBooks" na sua casa. Não se engane com a promessa de que os albergues têm computador. Normalmente eles são velhos, lentos, meio nojentos (alguém derrubou café neles), tem muita fila pra sua utilização e são cheios de vírus em seu Windows. Eu não colocaria minhas senhas em qualquer um deles!

Sobre suas perguntas:

1) Se comprar um iPhone na Europa, posso usá-lo aqui no Brasil quando voltar?

- Sim. Dê preferência aos desbloqueados de fábrica. Mas o preço dos iPhones são comparativamente mais caros no exterior do que o resto dos produtos da Apple.

2) O GPS dos gadgets depende de conexão 3G?

- Não. Mas o Google Maps sim. Você vai precisar comprar um App de navegação.

2.1) Na Europa é possível contratar com uma operadora um plano de dados por período limitado? Algo como o nosso sistema pré-pago?

- Depende do país. Mas a vantagem é que dentro da UE muitas operadoras não cobram roaming de dados!

2.1.1) Ou é melhor (e possível!) contratar um plano de dados de uma operadora brasileira e levar o chip daqui para usar lá? Isso é muito caro?

- É possível, mas os preços são absurdos. Algo como 30 reais/MB trafegado.

3) Somente a conexão wi-fi (que todos os gadgets oferecem) pode suprir as necessidades de um viajante?

- Para mim, sim. Você não vai querer perder tempo navegando com os pontos turísticos e as europeias solteiras te esperando. Mas, por outro lado, é legal você ter 3G no celular para poder tirar uma foto do alto da Torre Eiffel e poder postar no Facebook direto! =)

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...