Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Base com cooler, faz diferença?


Eduardo Toshio

Posts Recomendados

Olá Pessoal!

Apesar de ser meu primeiro post, visito este fórum há algum tempo sob indicação de um usuário daqui, e eu diria que o visitar este fórum me guiou bastante na aquisição do meu primeiro mac, que aliás está por vir. Assim, apesar de muita informação disponível(tanto aqui quanto no site da apple), é bem possível que nas próximas semanas eu poste algumas dúvidas que certamente surgirão.

Escolhi o mac pela constução, e pela qualidade do hardware uma vez que estou super satisfeito com o Debian (distribuição linux), muito estável, altamente configurável, muito robusto. E sem precisar me preocupar com anti-virus, firewall, anti-spyware, etc e todas outras tranqueiras que ocupam a RAM e consomem processamento. Fiquei contente em saber que o MacOS X também vai nessa direção.

Enfim, feita a apresentação inicial, vamos ao assunto do tópico, pois fiz uma busca e não encontrei nada específico (motivo deste cadastro).

Gostaria de saber se vcs utilizam o macbook/air sobre uma base com cooler ainda mais nesse tempo quente e se ele faz alguma diferença uma vez que pelas fotos que eu olhei no site da apple, ele não tem furos de ventilação na parte de baixo que fica em contato com a mesa por isso minha dúvida se faz alguma diferença.

Quantos de vcs usam a base com cooler? Faz diferença? Vcs recomendam? Se sim melhor daqueles de fan dupla ou daqueles de uma única fan gigante?

Abraços,

Eduardo Toshio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu MBP esquenta bastante sim, mas se desse problema já teria recall e conhecendo bem a Apple foram milhares de horas de testes nas mais diversas situações, pode ter certeza.

Agora se quiser usar assim mesmo, mal não vai fazer, porém é um acessório chato de levar pra lá e pra cá.

Enfim, vai do seu gosto! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os notebooks da Apple são bem desenvolvidos, portanto altas temperaturas não é problema para os componentes internos. Todos os MacBooks que já usei(ainda não tive contato com nenhum Air), esquentam bastante, mas a carcaça deles esquentar é parte do projeto de dissipação do calor produzido pelos componentes. Então não se preocupe, Mac não é Vaio nem HP. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MacBook foi projetado para vc usar no colo (true LAPTOP) SIM. É o único do mercado que não tem orifícios na parte de baixo para ventilação.

O que acontece é que o ar entra pelo teclado (gaps das teclas) e sai na parte traseira perto da dobradiça do display.

A Apple está ciente que o calor gerado na base é um fator desagradável tanto que os MacBooks brancos monobloco tem uma base de borracha que é um isolante térmico.

Na verdade o bicho esquenta dependendo o que está fazendo. Ex.:

- Vídeo no YouTube (flash payer 10.2.x.x não esquenta tanto)

- chat em vídeo no Skype ou iChat.

- convertendo vídeos no HandBrake.

- gerando DVD iMovie.

Não existe mágica, todos os notebooks esquentam só que o MacBook esquenta com CLASSE !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mateus MM, vinicius Schmidt, vlw pelas respostas, ao que parece ficar quente faz parte do projeto ou algo do tipo, e uns 60 graus ou algo do tipo parece ser bem aceitavável neh. [Mateus MM:off_topic=on] Ontem já fui várias vezes aí em São Lourenço, ontem mesmo estava lá. Legal saber que tem usuário MAC por aqui heheh[off_topic=off]

jgDreilich e Endy, sei lá se vcs e os demais não veem necessidade então não vou usar não. Talvez deixar ele alguns graus mais frio pra uso comum não vai aumentar vida útil ou alguma coisa do tipo pois uma coisa é ele trabalhar a 100 graus e esfriar alguns graus, aí sim faria diferença, mas outra coisa é estar a 60 graus e baixar alguns graus (que a meu ver nao muda em nada e não justificaria o gasto. É pra quem tem ou teve um hp daqueles mais antigos sabe que base com cooler é importante e faz diferença. O que fiquei pensando é se talvez trouxesse pelo menos uma tranquilidade psicológica, mas como no fundo não há furos, talvez nem isso.

VegBrasil, obrigado pelo seu post. É relatos de uso que estava procurando.

Willy,muito esclarecedor o que vc escreveu, realmente true laptop, muito bem feito, bem pensando, enfim.... bem legal.

Abraços,

Eduardo Toshio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mateus MM, vinicius Schmidt, vlw pelas respostas, ao que parece ficar quente faz parte do projeto ou algo do tipo, e uns 60 graus ou algo do tipo parece ser bem aceitavável neh. [Mateus MM:off_topic=on] Ontem já fui várias vezes aí em São Lourenço, ontem mesmo estava lá. Legal saber que tem usuário MAC por aqui heheh[off_topic=off]

jgDreilich e Endy, sei lá se vcs e os demais não veem necessidade então não vou usar não. Talvez deixar ele alguns graus mais frio pra uso comum não vai aumentar vida útil ou alguma coisa do tipo pois uma coisa é ele trabalhar a 100 graus e esfriar alguns graus, aí sim faria diferença, mas outra coisa é estar a 60 graus e baixar alguns graus (que a meu ver nao muda em nada e não justificaria o gasto. É pra quem tem ou teve um hp daqueles mais antigos sabe que base com cooler é importante e faz diferença. O que fiquei pensando é se talvez trouxesse pelo menos uma tranquilidade psicológica, mas como no fundo não há furos, talvez nem isso.

VegBrasil, obrigado pelo seu post. É relatos de uso que estava procurando.

Willy,muito esclarecedor o que vc escreveu, realmente true laptop, muito bem feito, bem pensando, enfim.... bem legal.

Abraços,

Eduardo Toshio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[Mateus MM:off_topic=on] Ontem já fui várias vezes aí em São Lourenço, ontem mesmo estava lá. Legal saber que tem usuário MAC por aqui heheh[off_topic=off]

Haha, nem tinha visto que você era de Itajubá! Costumo ir sempre aí também, aos finais de semana. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso! Nem precisa agradecer. Estamos aqui pra isso.

A engenharia dos MacBooks com certeza foi muito estudada pela Apple. Tanto é que não se vê saídas de ar na carcaça do computador. Se pegar os notes "comuns" nem em cima de almofada é aconselhado usar porque tapa a saída de ar do cooler, esquenta demais e aí já viu. Com MacBook não tem essas frescuradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, podem falar mil argumentos, mas eu n dispenso a minha base por nada.

Eu comprei uma base da Targus assim que adquiri o meu MBP.

Uma base não é cara... Uma coisa toscona vc acha por uns 15 USD na Amazon... Essa minha foi mais cara, mas eu gostei muito do projeto dela, onde existe um vão para circulação do calor - não é simplesmente um espaçador entre o MBP e o meu colo.

Posso afirmar com convicção que só faz mais diferenca na temperatura quando vc está jogando algo, renderizando um vídeo ou algo que exija realmente MUITO do processador. De resto, é irrelevante.

Não tanto pela temperatura, mas sim pelo conforto, eu recomendo.

Elas possuem (as decentes) uma inclinação que auxília quando o note tá no seu colo, fica mais legal de digitar, e tuas coxas vão agradecer que o calor infernal do alumínio não vai passar para elas. O MBP esquenta MUITO na estrutura de alumínio. É muito mesmo. O alumínio dissipa muito bem, e vc sente tudo.

Se vc deixa ele na cama, ou em superfícies mais irregulares - ex: um cobertor, roupas ou qualquer coisa do tipo - mais uma razão para usar uma.

Na cama o notebook afunda, e por mais que a ventilação não seja abaixo, ele literalmente torra.

Então se vc quer deixar em qualquer lugar ele ligado, e sem paranóia nenhuma, eu recomendo uma base dessas.

Na correria as vezes a gente deixa nos lugares mais bizarros possíveis, e base não faz peso algum na hora de se locomover com o note ;)

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc deixa ele na cama, ou em superfícies mais irregulares - ex: um cobertor, roupas ou qualquer coisa do tipo - mais uma razão para usar uma.

Na cama o notebook afunda, e por mais que a ventilação não seja abaixo, ele literalmente torra.

Eu uso direto na cama e não tenho uma base dessas.

Será que por causa do lençol seria aconselhável usar?

Sei lá! Tinha fé na dissipação de calor do MBP, mas parando pra pensar, qual engenheiro vai pensar que o retardado (eu) usará o notebook na cama?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso direto na cama e não tenho uma base dessas.

Será que por causa do lençol seria aconselhável usar?

Sei lá! Tinha fé na dissipação de calor do MBP, mas parando pra pensar, qual engenheiro vai pensar que o retardado (eu) usará o notebook na cama?!

Não acho que usar um notebook na cama seja coisa de "retardado". Um notebook é algo que te da mobilidade. Se eu fosse um engenheiro com toda a certeza eu pensaria nesse detalhe!

Entendi o que você quis dizer com retardado, só fiz uma observação. : D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma da marca MasterCooler que possui várias cores e como tenho um MBW comprei uma branca para fazer um conjunto. Quando não uso em cima da mesa levo para sala e não vejo incômodo algum, até parece que o MBW fica mais seguro e não tenho problema de sentir o calor que vem debaixo. Como postado no fórum vai de gosto de cada um. Existem umas em que o cooler puxa o ar e creio que seja para os notebooks que possuem furos onde é expelido o ar quente que vem de dentro do notebook e outras bases em que o cooler expele o vento; a minha é desse tipo, ou seja, o vento sai e com isso refrigera a base do MBW e não deixa ficar muito quente. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que eles pensam nisso tudo. Mas engenharia não faz milagres, apenas ajuda.

Os MBP não são mal projetados, mas é claro que superfícies que afundam - como um colchão - dificultam a dissipação do ar. Mesmo o melhor notebook do mundo sofreria com isso.

Você pode dirigir e andar com o giro do carro sempre alto, elevado, que ele vai funcionar normal. Afinal, o motor foi projetado para determinadas rotações altas. Porém, pode-se ter bons hábitos de manter o giro mais baixo quando em terreno plano, e com isso conservar melhor o motor, pois vai esquentar menos, as peças não serão tão exigidas, etc.

Boa engenharia existe, assim como boas práticas.

Não adianta ser rebelde e pensar "que se dane, comprei um MBP, um note foda, e agora devo poder usar até de cabeça para baixo". Poder vc pode tudo, mas o desgaste é evidentemente maior.

É o mesmo papo da calibração da bateria. Tem gente que acha baboseira. Outros deixam de usar só na bateria, por paranóia. Nem 8, nem 80. O meio termo é sempre melhor, e não dói cuidar UM POUCO.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...