Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de processador iMac 21"5


Andrey

Posts Recomendados

Boa tarde a todos!

Estou em um grande dilema aqui....

Já sei que os novos iMacs com processadores Core i são soqueteados, ou seja, tecnicamente um upgrade é possível.

Estive analizando e vi que existe um iMac 21"5 que usa Core i3 e possui a opcao de i5

Levando em consideração que a máquina é a mesma apenas disponibilizando um upgrade para o i5, penso que todos os 21"5 compartilham desta disponibilidade.

Investigando,nota se que o processador usado neste iMac é um Core i5 3.60GHz (Core i5 680), ele tem a mesma tecnologia de construção que o meu i3 3.06GHz (32nm), ou seja ambos são Clarkdale.

Alem disso, ambos dissipam 73 watts e possuem gráficos integrados...

Minha unica duvida seria quanto a alguma restrição de EFI e etc....

Alguém poderia me dar uma ajuda?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, boa pergunta...

Como vc descreveu, teoricamente seria só trocar um pelo outro, já q a tecnologia do i3 e do i5 q vc referenciou é a mesma, porém qto à EFI..., é uma incógnita!!

Porém, penso q a Apple não mexeria nesse "detalhe", dando mais trabalho no caso de uma customização (ou seja, a troca do i3 pelo i5 q ela mesmo faz...), por isso mesmo chego até a acreditar q é só tirar um e por o outro.

Com os C2D, eu tenho CERTEZA q funciona, pois eu mesmo já fiz isso, basta procurar o processador com a mesma tecnologia, mais potente e mandar bala, FUNCIONA! Já fiz upgrade em Mac Mini e em iMac, rola tranquilo. O sistema reconhece na hora, levando a crer q a EFI esteja customizada para uma gama de processadores, e não exclusivamente àquele q a máquina original vá receber.

Porém ainda é muito caro pra fazer um teste desses, os processadores dessa família ainda são bem carinhos pra ficar brincando...

Infelizmente não é possível dar muita ajuda, mas na minha opinião dá sim!!

ABS!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se entender inglês: link

O cara trocou por um i7 e disse que não pegou.

E pra desencorajar, aqui segue o guia do iFixit pra trocar o processador: CPU Replacement - iFixit

São 14 páginas de guia e MUITA coisa pra desconectar. Eu diria que sai mais barato vender esse iMac e comprar um novo.

Editado por Bruno Cardoso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, ate que o valor do upgrade na minha opinião nao é tão relevante.

Tenho a opcao de usar o core i5 680 3.60Ghz, que é o usado pela Apple. Achei por 800,00

E poderia tentar o próprio core i5 650 3.20Ghz que apesar de nao ser usado pela Apple em nenhum iMac ele possui as mesmas specs do que o 680, (32nm, Clarkdale e 73watts) que encontro facilmente por 400,00

É um valor muito pequeno se considerar o belo upgrade para o próprio iMac

O foda é pagar um processador e pagar uma A.T para fazer esse upgrade, já que o meu iMac ainda esta na garantia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se entender inglês: link

O cara trocou por um i7 e disse que não pegou.

E pra desencorajar, aqui segue o guia do iFixit pra trocar o processador: CPU Replacement - iFixit

São 14 páginas de guia e MUITA coisa pra desconectar. Eu diria que sai mais barato vender esse iMac e comprar um novo.

Valeu pela colaboração, vou ler com cuidado..

Esse i7 era obvio que nao funcionaria, o cara viajou legal, o i7 é 45nm, não é Clarkdale e sim Lynnfield. Nao possui gráfico integrado e alem disso possui um Tdp de 95watts o que pode forcar a fonte do iMac.

Nao sei, isso tudo me da mais esperanças!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se entender inglês: link

O cara trocou por um i7 e disse que não pegou.

E pra desencorajar, aqui segue o guia do iFixit pra trocar o processador: CPU Replacement - iFixit

São 14 páginas de guia e MUITA coisa pra desconectar. Eu diria que sai mais barato vender esse iMac e comprar um novo.

O problema da troca pro i7 é outro, o iMac de 21 não suporta a tecnologia do i7, somente até o i5..., bem burrinho o cara q se propos a fazer isso.

Ao contrário do q o Andrey está propondo q é a troca por um processador q é da "família"...

No próprio link o cara tira suas conclusões do pq não teria funcionado, e a mais gritante é a energia (95W do i7 contra 74W do i5), só aí eu já teria parado..., ou melhor, nem aberto!!

Ainda acredito q do i3 pro i5 é perfeitamente possível, mas...., só testando... :D

ABS!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, com tantas diferenças eu nao entendi nem o pq do cara tentar, é tanto trabalho por uma coisa absurda.

É a mesma coisa que querer colocar um i7 hexa core gulftown de 130 watts de Tdp.

Eu acredito muito nesse up, queria só saber se existe alguém que teve coragem para fazê-lo.

Ate pq pelo trabalho que da fazer essa troca a a.t nao vai cobrar barato por essa brincadeira,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda assim você cai num ponto: iMacs, iPhones, iPads e iPods não foram feitos para serem abertos. Às vezes, acho que nem pelas AT.

Se você ver o guia do iFixit, é muito detalhe e muito cuidado.

Por isso falei que talvez o preço não valha a pena. Porque existe um grande risco de você fazer besteira, sejamos honestos. E eu digo isso sem querer ofender, acredite. Eu não confiaria nem na própria AT.

Mas, se decidir fazer - agora ou quando acabar a garantia:

1. Que dê tudo certo.

2. Conta pra gente o sucesso.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você mesmo poderia fazer. Espera acabar a garantia, e manda ver! Disponha de um fim de semana pra acertar isso. Vai ser gratificante caso funcione, que é quase fato que vai ocorrer.

Eu até estava animado para fazer esse up eu mesmo.

Nunca mandei um pc/mac meu para autorizadas, eu inclusive já conversei com um amigo que trabalha na revenda e assistencia apple daqui sobre isso e contei a ele minha idéia, mais sempre afirmando que EXIJO minha presença durante todo o processo de upgrade.

O foda é esperar mais 11 meses para a garantia acabar... Ahdsauidhaiuhduisa

Ainda assim você cai num ponto: iMacs, iPhones, iPads e iPods não foram feitos para serem abertos. Às vezes, acho que nem pelas AT.

Se você ver o guia do iFixit, é muito detalhe e muito cuidado.

Por isso falei que talvez o preço não valha a pena. Porque existe um grande risco de você fazer besteira, sejamos honestos. E eu digo isso sem querer ofender, acredite. Eu não confiaria nem na própria AT.

Mas, se decidir fazer - agora ou quando acabar a garantia:

1. Que dê tudo certo.

2. Conta pra gente o sucesso.

:D

Realmente são muitos os detalhes, por isso estou analizando muito bem antes de fazer...

A compra do processador em sí é o mais fácil, se não servir, vendo no mercadolivre...

Meu maior dilema é achar alguem competente/corajoso suficiente para abrir um iMac em minha cidade.

Eu, mesmo tendo ANOS de experiência em montagem de PC's não me considero apto nem a trocar o HDD do meu imac (Estou com um SSD Corsair 240Gb aqui), quanto menos a fazer um processo tão complexo como foi demonstrado no iFixit.

Mais vamos lá.. Quem sabe aparece alguém que já fez esse up para ajudar...

Enquanto isso procuro o corajoso para mecher nesta criança!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara uma coisa eu digo, só vai saber se tentar...

Como tu mesmo disse os processadores possuem arquiteturas muito parecidas, não tem como não dar certo, vai funcionar sim.

Agora, tu vai precisar de ajuda, desmontar um iMac com apenas 2 braços é impossível, tenha certeza disso. Nem que seja um "pau mandado" daqueles que tu tem que mandar até "respirar", mas tu precisará de alguem pra te dar suporte (força bruta): "Segura isso", "puxa aquele fio", e por ai vai (...)

Outro coisa, abre o iMac e tira uma foto e depois que fizer a alteração certifique que está tudo ligado da forma certa - ahuahuauha - não é todo dia que vemos um iMac aberto neh?

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sichieri, vou tentar sim, isso eu já decidi.

Agora só falta achar alguem com mais peito que eu para abrir essa criança.

E com toda certeza, vou fazer toda uma produção Audio/Visual desse upgrade, e postarei aqui no Forum Mac Magazine!

O foda é só achar o corajoso!

hdasuidhadisuauids

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara sou assim também.

Prefirou fazer ups aos poucos do que comprar aquela versão top direto...

é muito bom ver a diferença que uma peça trocada faz na máquina.

Esse fim de semana vou na autorizada apple daqui da cidade tentar falar com um dos 'tecnicos"pra ver se alguem se habilita a fazer esse up....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius, o 2.8 não é por vários motivos...

Ele é um Lynnfield ou seja, 45nm, TDP de 95Watts, sem contar que é um Quad core real...

Acredito que seja impossível colocar esse.

Achei o i5 660 por 290,00 e o i5 680 por 700,00

Já estão reservados com esse amigo meu, só falta arrumar alguem para desmontar esse imac, pq eu mesmo não peito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...