Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor jeito de fazer uma cópia entre HD Externos


MarcosJr

Posts Recomendados

Bom dia. Vou tentar explicar o meu caso e minha dúvida.

Possuo um macbook pro i7 com um hd interno de 500gb e 8gb de ram. Trabalho muito com edição de vídeos, motion graphics e design.

Comprei o G-DRIVE (hd externo) de 2TB e possuo um Samsumg de 500gb (externo também).

No HD INTERNO eu uso apenas para deixar as mp3s que ouço e todos programas/apps. Já no EXTERNO (g-drive) uso para os arquivos, renderizações...

Gostaria de saber um jeito fácil e viável, ou se tiverem outras idéias, para eu meio que criar um backup. Algum programa talvez (o time machine não sei usar e me falaram que ja falhou feio), para apenas arquivos .jpg / .pdf / .keynote / .ai / .eps / .aep / .fcp / .mov / .avi / .mp4, que eu salvar no G-DRIVE quando terminar um job, ele salvar uma cópia no outro HD samsumg. Me falaram de um RAID só que eles são separados. O G-DRIVE é por firewire800 e o Samsumg pela USB normal. Era mais para eu ter uma segurança e até levar este samsumg direto comigo, já que o hd externo da g-drive é de mesa e grande/'pesado' para ficar carregando.

Espero que tenham entendido.

Aguardo um auxilio e ideia para isso, talvez de alguem que trabalhe com as mesmas coisas que eu e enfim, aguardo e agradeço a atenção desde já.

Espero que seja o fórum certo.

Abs.

MARCOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Marcos,

Vou te dar duas dicas que tenho usado pra mesma finalidade que você. Tente o Carbon Copy, eu uso pra clonar o meu HD externo, mas você pode ajustar para clonar apenas os arquivos que deseja para outro HD. Outra sugestão que não tem nada a ver com a sua pergunta é usar o seu MBP como scratch disk, assim alivia a transmissão de dados pelo Firewire e, caso venha a perder os arquivos scratch, você pode recompor ao renderizar o projeto novamente. O mais importante mesmo é ter backup do projeto e dos filmes que tiver usando. Pra mim funciona melhor.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se queres abrir teus jobs (sou leigo no assunto) no HD da Samsung, talvez seja melhor tu mesmo fazer o backup, de forma manual. Assim tu cria as pastas com nomes que achares melhor pra distinguir teus trabalhos e facilitar o processo.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os corações falham feio, as vezes param do nada. Tudo está sujeito a falhas amigo.

Agora, use o Time Machine ! Manda ele fazer o Backup de um HD externo no outro ;)

Ou ainda, você pode criar algo no Automator ;)

Fala Matheus blz? me tira uma dúvida...onde faço no time machine com que ele pegue os dados de um HD externo e jogue para o outro? só achei a opção aqui de copiar os dados do Hd do meu mac para 2 Hds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou muito leigo nessas coisas. Não sem fazer isso e muito menos usar este Automator haha :/

Alguem poderia me auxiliar melhor em um jeito de fazer? Tem como fazer com que todos .jpg/.aep/.fcp/.psd/.ai/e outras formatos, quando forem salvos em um HD ele ser copiado automaticamente para o outro? Como? Tem algum tutorial ou podem me passar uns passos?

O que indicam?

Abraços e obrigado pela atenção até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meiomaluco,

Você tem certeza que o Carbon Clone Copy automatiza o backup? até ele não roda como serviço...onde fica isso ?? sempre usei para clonar ou fazer backups de Hds mas não vi a opção de automatizar que o criador do post precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, preciso que passe os arquivos que disse em jpg, aep, avi, mov, psd, ai. Direto. Assim que eu colocar algum arquivo em alguma pasta do HD EXTERNO 1, ele fazer uma cópia automatica para o HD EXTERNO 2, só dessas extensões. Alguem poderia me explicar como fazer isso usando algum programa ou o Automator?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meiomaluco,

Você tem certeza que o Carbon Clone Copy automatiza o backup? até ele não roda como serviço...onde fica isso ?? sempre usei para clonar ou fazer backups de Hds mas não vi a opção de automatizar que o criador do post precisa.

Nas preferências do CCC tem a sessão SCHEDULER, q serve justamente pra vc agendar os backups. Vc seleciona de onde pra onde quer fazer o bkp e qdo.

Toda sexta feira eu fazia bkp com ele, automaticamente...

Pode procurar...

ABS!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, preciso que passe os arquivos que disse em jpg, aep, avi, mov, psd, ai. Direto. Assim que eu colocar algum arquivo em alguma pasta do HD EXTERNO 1, ele fazer uma cópia automatica para o HD EXTERNO 2, só dessas extensões. Alguem poderia me explicar como fazer isso usando algum programa ou o Automator?

Abs

Vamos lá...

Vou dar o passo a passo do CCC, q é o q eu uso e confio pros meus bkps..., o programa é simples demais...

Na tela inicial vc vai selecionar SOURCE DISK (origem) e TARGET DISK (destino). Feito isso na sessão TARGET tem um menu drop down CLONING OPTIONS, selecione "Incremental backup of selected items" (as opções abaixo ficam a seu critério). No meu caso eu deixo "Backup everything" pq faço um clone do meu HD do iMac, e ele vai ser bootável, caso algo aconteça com meu HD interno, é só mudar o boot para o externo e continuar trabalhando...

Automaticamente em baixo da metade esquerda da janela onde está escrito "itens to be copied" aparecerá a lista dos arquivos do HD q vc selecionou, e todos os arquivos estarão selecionados. Só deixe marcado os arquivos q vc quer copiar.

Pronto! Faça um teste antes..., deixe selecionado somente alguns arquivos, altere eles e repita a operação do backup..., vc vai ver ele funcionando blz!

Não sei seu nível de inglês, mas na internet tem um monte de passo a passo do CCC.

Espero ter ajudado, se mais alguém tiver alguma manha pro CCC coloquem aí, pois vai me ajudar tbém... :P

ABS!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, nunca fiz isso, mas acredito q dá sim, pq vc pode ir abrindo as pastas (qdo vc está na opção de incremental backup...), e chega ao nível dos arquivos...

Como te disse, como nunca fiz, não custa vc fazer um teste com poucos arquivos pra ver se é isso q vc quer...

Depois conta pra gente.

ABS!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fala Matheus blz? me tira uma dúvida...onde faço no time machine com que ele pegue os dados de um HD externo e jogue para o outro? só achei a opção aqui de copiar os dados do Hd do meu mac para 2 Hds.

Olá Fernando! Cara, achei seu post, pois estou procurando justamente fazer o que você encontrou. Eu explico... Possuo um Time Capsule e recentemente comprei um iomega minimax de 2Tb. Gostaria que o Time Machine fizesse backup tanto no Time Capsule e no HD externo (minimax 2Tb) de forma redundante. Pelo que você disse no seu post e já li em um outro site isso seria possível. Entretanto, depois que configurei o HD externo como o disco de backup, Time Capsule não é mais utilizado. Você ou outra pessoa aqui no forum podem me ajudar?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.econtechnologies.com/pages/cs/chrono_overview.html

Esse programa faz uma espécie de raid 1, usando ele seu HD de 500 GB pode ficar sincronizado com o outro. Tem versão demo e sempre tem opção torrent da vida para testar mais a fundo e comprar depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...