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Problema com Apple / Assistência / Revenda


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No dia 26/01 levei meu Mac Book Pro 13´´, ainda na garantia, para assistência técnica da My Store, pois o mesmo apresentou defeito. Fui atendido pelo técnico que diagnosticou, inicialmente, problemas com a placa lógica e as memórias. Dias depois fui comunicado pela loja que a placa lógica havia chegado com defeito e uma nova seria novamente solicitada. Dias depois fui comunicado que o problema, agora, seria com o display e que um novo já teria sido solicitado. Quando este novo display chegou também apresentou defeito segundo a loja. Sendo assim, o prazo legal de 30 dias para reparo chegou ao fim.

Durante este período tentei vários contatos via e-mail e telefone com a Apple Brasil (Protocolo 206004050) e USA sem sucesso em NENHUM deles, as promessas de retorno nunca foram cumpridas, existe apenas um jogo de culpados. Mesmo estando dentro do período legal de 30 dias para manutenção, queria uma resposta da Apple que justificasse o motivo de uma demora tão grande, pois não estava aceitando um nível de serviço tão baixo, precário e ineficiente de uma empresa como a Apple. Como não obtive resposta, o mesmo e-mail encaminhado a Apple foi enviado a revistas especializadas e publicado em diversos fóruns.

Cópia dos e-mails enviados a Apple:

a) Apple Brasil

Indignação com o serviço precário da Apple Brasil

Tenho vários produtos da Apple: MacBook, Mac Book Pro, IPad e estou comprando um IPhone.

Deixei no dia 26/01 um MacBook Pro na assistência técnica, pois o mesmo parou totalmente de funcionar. No mesmo dia já foi dado o diagnóstico (Placa lógica e memória) e fui informado que o prazo seria de aproximadamente 10 dias. Já achei um total absurdo este prazo, pois geralmente quem compra um Mac Pro é para uso profissional.

Apesar de completamente descontente, aceitei esperar. Nesta sexta-feira (04/01) recebi a noticia de que a máquina ficaria pronta até domingo. Quando ligo para saber se poderia buscá-la, recebo a noticia de que a placa veio com defeito e teria que esperar mais uma semana aproximadamente. Indignado com o fato de uma empresa como a Apple ser tão ineficiente para entregar uma peça, liguei para o suporte para saber o telefone de contato da ouvidoria ou coisa parecida e fui informado que isso NÃO EXISTE no Brasil, teria que ligar para os EUA. (Será que o mau serviço e o descaso com o consumidor é uma cultura das empresas que desembarcam no Brasil?) Não posso acreditar que marcas nacionais e populares de notebooks tenham um nível de serviço mais ágil e eficiente do que a Apple Brasil.

Minha avaliação final é a seguinte: Apesar dos produtos Apple terem uma excelente qualidade, torça para que eles não quebrem, pois se isso acontecer você fatalmente irá ficar sem seu computador por muito tempo, se depender dele para trabalho, sua situação pode ser crítica, como a minha esta sendo. É INACREDITÁVEL E INTOLERÁVEL QUE UMA EMPRESA COMO A APPLE TENHA UM NÍVEL DE SERVIÇO TÃO INEFICIENTE QUE DEMORE 2 SEMANAS OU MAIS PARA SUBSTITUIR UMA SIMPLES PEÇA.

b)Apple USA

I have been a loyal customer to the Apple brand for more than 3 years, however, my satisfaction and loyalty are being jeopardized due to the inability of the post-sale to solve the problem on my MacBook Pro which has been at the maintenance for over 25 days. I have already sent some e-mails to the Apple Brazil, without any response, so I decided to write to the specialized magazines on the segment, telling exactly what has been happening and how neglected I am feeling. I have already had the confirmation my complaint will be published in its next edition. I expect some contact can be made and explanations can be given and if not, I will be looking for my rights.

Looking forward to hearing from you

Depois de vencido os 30 dias e sem resposta alguma por parte da Apple, abri um chamado no PROCOM/SP baseado no Art. 18 do CDC solicitando a devolução do valor pago de R$ 3.799,00 (após os 30 dias o consumidor pode optar entre um máquina nova OU a devolução do valor pago de forma IMEDIATA). Segundo informações obtidas no PROCOM /SP a loja também seria acionada como co-responsável por ser uma representante autorizada e importadora. (OBS: Por este fato abortei temporariamente o envio do processo ao PROCOM, pois quero preservar a loja que tem prestado um ótimo serviço – Se tenho alguma segurança e informação é por conta da loja que me envia ate a copia dos pedidos de peça e NÃO da Apple).

Esta é minha ultima tentativa amigável de resolver esta situação que já avançou todos os prazos morais e legais. Deixo claro que meu descontentamento é com a Apple e não com a assistência técnica. Caso não obtenha uma solução satisfatória em 24h o processo correrá por vias legais, onde solicitarei reembolso mais indenizações cabíveis.

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Mauricio, como um usuário aqui do fórum fez eu acredito que você deva prosseguir sim colocando a loja como co-responsável. Entretanto, logo na primeira sessão a loja deverá comparecer e solicitar sua retirada do processo porque não é responsável. Basta você aceitar a retirada da loja do processo e manter apenas a Apple.

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No meu caso, foi feita uma oferta (no dia 28/02) de R$3799.

Falei que achava injusto isso, passei 2 meses reclamando e pedindo um computador novo, e nem deram atenção.

Comecei a pedir o dinheiro de volta; Incomodou um pouco, mas também não deram bola.

Ameacei um processo, e dei um prazo; Tentaram resolver porcamente. Paguei à vista quando comprei, por isso recebi um desconto; No final, a compensação por esses 4 meses sem computador seria de 100 reais? Alguem mais acha que isso é errado?

Ao falar isso para a pessoa que entrou em contado, ela disse que já estava bom, pois eu já ia "lucrar" 100 reais vendo pelo preço da nota fiscal.

Incrível!

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  • 3 semanas depois...

Só pra atualizar aqui a minha situação.

Hoje a AT me ligou informando a chegada do produto. Havia feito o pedido do dinheiro de volta (pra poder comprar com o MONACO), mas o envio do computador já tinha sido feito.

Pra um produto tão caro o suporte é muito ruim.

[um colega de trabalho comprou um CCE já tem um pouco mais de 1 ano e nunca deu defeito. Acho que eu fui um "premiado"]

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  • 1 mês depois...

Nossas vocês são zicados!

rsss...

Tenho meu MacBook e Time Capsule e muito tempo e nada de pau. (assim como o teclado sem fio e magic mouse).

Sobre as reclamações do procon, sempre que precisei fui bem atendido.

Mais de 30 dias na assistência técnica dá direito a um novo ou o dinheiro com correção.

Basta enviar uma carta com AR para Apple explicando o caso (com copia da NF e OS) e solicitando a devolução ou o novo em X dias.

Passado o prazo sem resposta pegue a carta que enviou junto com o AR e documentos e vá no procon.

Ai ELES vão fazer uma segunda carta com um intimato para a empresa se pronunciar e atender a sua solicitação. Se mesmo depois dessa carta não funcionar, eles vão te indicar para o pequenas causas.

Simples, já troquei varios celulares e TVs com esse procedimento.

Para algumas empresas o reclame aqui funciona muito bem também!

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Amigos, vejam essa!!!! Mandei um MAC na INBRASIL SÃO PAULO e sabe como eles resolveram meus problemas? Instalando WINDOWS 2007?! Isso só pode ser uma PIADA!

Windows 7 camarada, Windows 7. A não ser que tenham instalado o Vista, que este sim começou a ser vendido em 2007.

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  • 3 semanas depois...

Pessoal pecebi que AT no Brasil é uma droga. Comprei meu Macbook Air no dia 30/12/10 e apos 3 meses não carregava a bateria levei na mystore do shopping eldorado no dia 20/04/11 e informaram que em 2 semanas o mac estaria consertado. Não me ligaram até hoje para dar satisfação e quando liguei informaram que não tem a peça disponível para reparo.

Produtos apple são bons porem se der defeito é sentar e chorar!

Alguem mais com problema no macbook air?

Abs

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Pessoal pecebi que AT no Brasil é uma droga. Comprei meu Macbook Air no dia 30/12/10 e apos 3 meses não carregava a bateria levei na mystore do shopping eldorado no dia 20/04/11 e informaram que em 2 semanas o mac estaria consertado. Não me ligaram até hoje para dar satisfação e quando liguei informaram que não tem a peça disponível para reparo.

Produtos apple são bons porem se der defeito é sentar e chorar!

Alguem mais com problema no macbook air?

Abs

"Para a correção do defeito, o fornecedor tem o prazo de 30 dias.

Obs.: Depois desse prazo, o consumidor poderá exigir: a troca do produto ou o abatimento no preço ou a devolução do dinheiro, corrigido."

Primeiro, assim que atingir 30 dias vá na assistencia técnica com o direito do consumidor em mãos. Exija, no ato, um computador novo...

Caso eles se recusem entre com uma ação nas pequenas causas. Tenha em mãos a nota de serviço de entrada na autorizada e a nota fiscal do produto. Esse tipo de ação é rápida e, no seu caso, é ganho de causa na certa.

Além do computador novo você pode exigir

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Realmente o descaso com o consumidor reina no país. Precisamos brigar pra td!

Ano passado estive nos EUA e posso garantir q lá a Apple e demais lojas tratam o cliente muito bem.

Cheguei a comprar um fone bluetooth na Apple Store do Millenia Mall em Orlando e, após uma semana concluí q não atendia bem às minhas expectativas, fui à loja de Miami apenas com os manuais, carregador, o fone e a NF e informei q não gostei do produto. Na hora o estorno foi realizado no meu cartão. Não havia defeito e não precisavam trocar.

Nesta msm loja comprei um iPad e não quis q o ativassem. No hotel, vi q ele tinha um defeito na tela. De volta à loja, pediram desculpas, me deram um fone com fio como compensação e perguntaram se keria outro produto ou o $ de volta.

Minha prima teve problema parecido na Best Buy e tb trocaram um netbook com defeito na hora. Nada de acionar AT, nem nada.

No Brasil tem lojas q nem o prazo legal para troca kerem cumprir, empurram vc direto para a AT.

E a Apple, hein? Nem chegou no país direito e já adotou a cultura local? Sigam o manual da matriz, por favor!!!

Editado por Advanced23
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Nunca tive problemas com a Apple (e uso produtos dela há mais de 20 anos), mas se acontecesse algo assim comigo eu não perderia tempo com o Procon... Acionaria de vez a Justiça Especial (alguns chamam de Pequenas Causas). Tive um problemão com a Samsung, que não honrou a garantia de uma impressora laser colorida, e após 4 meses o caso estava resolvido com juros e correção monetária em minha conta e sem a necessidade de advogado (só tive que atentar para os prazos e andamento do processo).

Um detalhe: a Samsung é tão "atenciosa" com seus clientes que nem ao menos nomeou um advogado para defendê-la... O processo foi à revelia! Em resumo: SAMSUNG NUNCA MAIS!!! :-(

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No meu caso, foi feita uma oferta (no dia 28/02) de R$3799.

Falei que achava injusto isso, passei 2 meses reclamando e pedindo um computador novo, e nem deram atenção.

Comecei a pedir o dinheiro de volta; Incomodou um pouco, mas também não deram bola.

Ameacei um processo, e dei um prazo; Tentaram resolver porcamente. Paguei à vista quando comprei, por isso recebi um desconto; No final, a compensação por esses 4 meses sem computador seria de 100 reais? Alguem mais acha que isso é errado?

Ao falar isso para a pessoa que entrou em contado, ela disse que já estava bom, pois eu já ia "lucrar" 100 reais vendo pelo preço da nota fiscal.

Incrível!

Como ficou afinal o fim dessa novela? Porque até parece novela mexicana. Fico pensando se com a instalação da Foxxcomm aqui a coisa vai melhorar ou piorar;;; Mande o resultado final B)

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Eu não sei se o problema aqui é as AT ou a Apple Brasil, ou os dois, acho que as AT não fazem o seu papel, e a apple deixa por conta deles . As ATs tem um grande historico com esse tipo de problema. Até onde eu sei nos EUA nada disso acontece.

Editado por artmac32
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