Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Snow Leopard é o bixo, mas não se entusiasme!


gustavopi

Posts Recomendados

Instalando... 99% concluído. Porque será que aquele 1% dá tanto trabalho?

Fiz um "Carbon Copy" do meu antigo sistema e instalei um Snow Leopard do zero! Comprei na Apple Store em suaves prestações. Ninguém mais tem justificativa para instalar sistema pirata atualmente...

Mas vamos ao que interessa. A atualização é realmente recomendável, o sistema roda melhor e tem uma série de correções (na informática, como no automobilismo, quem paga o conserto é sempre o proprietário). Não vejo justificativa em aguardar o Lion porque ninguém sabe como ele será, o que exigirá da máquina, etc. Se você está na dúvida, compre logo o seu e mande ver que vale a pena. Alguns recursos do Leopard antigo eu tinha que desativar para não pesar, agora tá tudo rodando!

Porém, contudo, todavia, entretanto, para nós webdesigners e desenvolvedores web a coisa não podia ser assim tão fácil. Quem manja de Unix vai gostar porque vai ter que abrir o Terminal toda a hora. O Apache e php não vem completinho pronto para usar, e mySQL nem pensar. Apesar dos pkg que os anjos deixam para nós, sempre tem que configurar uma coisinha aqui e outra ali, coisas que o Finder não vê, então eu já aconselho a pegar um TextWrangler e um Fetch pra começo de conversa, e pegar aquele velho manual de Unix. Estou batendo cabeça para instalar uma biblioteca que falta chamada mcrypt e o mySQL não quer falar com ninguém, está de mal com o mundo!

O Mac OSX ainda tem defeitos semelhantes ao Windows. É feito para o usuário comum mesmo, qualquer demanda mais profissional exigirá horas (dias) de dedicação fora das ferramentas que o próprio sistema oferece (com exceção do Terminal). Evidente que eu podia pegar uma versão Server, mas é como comprar um caminhão para ir ao súper fazer as compras da casa. Espero que a Apple pense um pouco nos milhares de pequenos desenvolvedores que compram uma máquina com ares de profissional mas ainda deixa a desejar justamente quando exigida profissionalmente.

Mas não fique com uma impressão errada, ele ainda tem boas qualidades. A instalação é muito rápida e precisa, em 30min eu já estava acessando a web.

Editado por gustavopi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi qual foi o seu problema.

Eu sou desenvolvedor web e nunca tive problema algum. Para que vc quer o Server? Não entendi.

O Apache e PHP vem instalados por padrão. Se quer recursos mais avançados, é só editar o .htaccess ou o php.ini e tá funcionando na hora.

Se quer ter tudo rodando sem stress, é só instalar o MAMP que tem o MySQL pronto, e vc vai continuar tendo acesso ao .htaccess, php.ini, etc.

Configuro o meu Apache como bem preciso, ativando/desativando módulos em segundos.

Eu só aprendi a usar a linha de comando por opção, pois precisar mesmo nunca precisei, mas para trabalhar com repositórios eu prefiro por ele do que via interface.

Inclusive uso o GIT e não o SVN (que vem padrão instalado), e foi uma coisa absurdamente fácil de instalar (apenas um DMG).

O SL é muito mais amigo de um desenvolvedor do que qualquer outro SO. Já vem com muita coisa default, como python por exemplo.

O mcrypt vem padrão pelo que pude ver:

extension=mcrypt.so

Tá lá no meu php.ini e nunca usei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então aproveita bem o SL porque nada disso virá instalado no Lion !!!

Ao que parece o Lion não virá mais com o Apache, PHP, Rubi, Java etc. do Lion o que eu acho ótimo !!!

Eu prefiro baixar o componente e instalar conforme as minhas necessidades como é no Linux e Windows...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você tá ciente de que praticamente todo mundo aqui já usa ele desde 2009, né?

É mesmo? Não brinca! Sou sempre o último a saber...

Conforme postou o colega, tem muita gente usando ainda, você ficaria surpreso.

O que é diferente no meu relato é que eu uso desde 2008, e de lá pra cá a Apple fez muitos aprimoramentos no Leopard. Para você ter uma idéia, de 2009 para cá não havia nenhuma parada crítica do sistema - NENHUMA! É quase outro sistema...

Diante da facilidade em comprar um Snow e da proximidade do lançamento do Lion, é de parar para pensar, você não concorda? Por isso resolvi contar o meu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi qual foi o seu problema.

Eu sou desenvolvedor web e nunca tive problema algum. Para que vc quer o Server? Não entendi.

O Apache e PHP vem instalados por padrão. Se quer recursos mais avançados, é só editar o .htaccess ou o php.ini e tá funcionando na hora.

Se quer ter tudo rodando sem stress, é só instalar o MAMP que tem o MySQL pronto, e vc vai continuar tendo acesso ao .htaccess, php.ini, etc.

Configuro o meu Apache como bem preciso, ativando/desativando módulos em segundos.

Eu só aprendi a usar a linha de comando por opção, pois precisar mesmo nunca precisei, mas para trabalhar com repositórios eu prefiro por ele do que via interface.

Inclusive uso o GIT e não o SVN (que vem padrão instalado), e foi uma coisa absurdamente fácil de instalar (apenas um DMG).

O SL é muito mais amigo de um desenvolvedor do que qualquer outro SO. Já vem com muita coisa default, como python por exemplo.

O mcrypt vem padrão pelo que pude ver:

extension=mcrypt.so

Tá lá no meu php.ini e nunca usei...

Pois é, as coisas são misteriosas. A linha que você escreveu não tem no meu php.ini, apenas as definições mais abaixo só que sem nenhuma sugestão de configuração. Não chegei a mexer, primeiro fui verificar a versão mais recente do php disponível para download. É inferior a que já está e aí eu teria que fazer um downgrade o que não faz o meu estilo! Então está na hora de fuçar nos inis e confs...

Há controvérsia entre os desenvolvedores: uns dizem que o MAMP é o bixo e outros dizem para deixar a preguiça de lado e configurar o ambiente de trabalho na munheca!

Não é verdade que não precisa usar o Terminal porque para instalar o mySQL tem que mudar pelo menos o owner (está na documentação) e se você quiser instalar bibliotecas extras no php, também vai precisar. O que alguns fazem é abrir tudo, aí fica uma beleza de configurar, mas aí qualquer hackerzinho de meia pataca entra e faz a festa!

Mas concordo que se a necessidade for mais simples, só com o que vem instalado já dá para se divertir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o Lion tem o server junto. Ou seja, ele vem sim com Apache, PHP, etc ;)

O tempo dirá se vem ou não vem!

Eu tenho visto muita gente desenvolvendo para web em Mac. Acho que a Apple dará uma atenção cada vez maior para esta área (eu espero!).

Meu palpite é que o Apache, php e mySQL poderia estar nos extras, junto com o XCODE, Rosetta, etc.. O cara instala se quer e como quer. O problema é que a Oracle está cada vez mais em cima do mySQL, há dúvidas sobre o futuro gratuito da base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...