Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar um MBP 15'' mid 2010 por um MBP 13'' 2011


NicholasPufal

Posts Recomendados

Eu estou em um dilema aqui. Eu sempre fui a favor de notebooks de 15'', pois para mim até então o custo x benefício era excelente, visto que tinha uma workstation parruda, bem portátil e com boa resolução.

Acontece que mudei meu paradigma.

Hoje em dia, em função de alguns cursos que faço por aí, eu já dou mais valor à portabilidade.

Como eu sei que portabilidade significa ter algo menor para o dia-a-dia, o jeito vai ser ter um note com menos resolução e tamanho de tela, e comprar um monitor externo para atender minhas necessidades de resolução quando estiver trabalhando.

Com isso cogito vender o meu MBP 15'' mid 2010 (modelo inicial), por um desses MBP 13'' novos, que estou achando muito em conta pela máquina que são.

Eu pensei nos i7, mas vendo o pessoal em outro tópico, não acho que tenha sentido para mim pagar mais por um i7... E o HD 500GB eu rapidinho iria aposentar, pois quero investir em SSD em um futuro não tão distante.

Pretendo investir em RAM + SSD.

O único ponto muito negativo é a resolução desses MBP 13'' novos, é bem pequena para mim que trabalho com muitas janelas quando programo/desenvolvo interfaces/trabalho com produção musical. Ponto esse que o monitor externo resolve fácil, e aí fico com o benefício da portabilidade.

Minha maior dúvida é a seguinte:

- Atualmente tenho uma NVIDIA GeForce GT 330M 256MB nesse note. Eu adoro a placa. Lembro que a Intel já teve problemas no passado com compatibilidade de aplicativos (alguns davam pau com ela). Alguém sabe se é seguro usar essas novas placas da Intel que vem nos MBP? Eu não pretendo jogar praticamente nada - atualmente não jogo nada, mesmo com essa plaquinha que é bem boa. O uso do vídeo seria para talvez editar algum vídeo (via iMovie mesmo, básico) e rodar vídeos Full HD. Só.

Eu vou perder um pouco de clock do processador (o meu é um Core i5 2.4GHz), mas é irrelevante. As memórias do novo MBP são melhores, e ele é mais portátil.

Cogitei comprar um Air e ele, mas o custo seria muito alto para mim, e o Air não traria benefícios reais no meu caso.

MBP 13'' + monitor externo resolveriam 100% das minhas questões de uma workstation parruda.

Alguém aí tem um setup parecido?

A idéia é reduzir também custos de manutenção, pois o Apple Care para os MBP 13'' é um valor um tanto quanto mais legal.

Tenho que testar em uma iPlace para ver se o peso/dimensões realmente compensam também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Pretendo também pegar um MBP 13". Apesar dos comentários negativos sobre a Intel Graphics HD 3000, eu vi a performance em alguns casos que usarei e gostei. Tinha visto um gráfico comparativo falando que os MBP estão mais rápidos que os anteriores por causa do Sandy Bridge. Bom, na minha opinião, pegue e seja feliz. É o que eu vou fazer!

(mas se tiver grana pra investir num de 15", vale mais a pena... mas esse não é meu caso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu espaço de trabalho é formado pelo que está na assinatura (exceto o PC): macbook ligado a um monitor de 22", mais teclado, mouse e HD externo. A bem da verdade, esse "setup" já está me cansando. Andar pra lá e pra cá com a minha máquina principal não me agrada, assim como ter que ligar/desligar todos os cabos sempre. Uso esse esquema há dois anos, e hoje quero um desktop pleno.

Só uma coisa, portabilidade não é isso que disseste. No teu conceito, um mac mini tem mais portabilidade que um macbook pro 17".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cara eu pensava assim como você também, mas quem carrega 2,04Kg carrega 2,53, a diferença é muito pequena perante o ganho de performance.

Agora se analisar o uso que tu fará do notebook é muito mais vantagem vc pegar o modelo de 13.3" de entrada e colocar um SSD, com ctz ele será mais rapido que o PRO de 15" de entrada com HDD pra QUASE tudo que tu for fazer, só na hora de encodar os vídeos que tu for editar no iMovie que os 2 cores e 4 threads a mais do i7 2635QM farão diferença, mas nada muito grande, acho que o encode que tu fará no i5 2415M o i7 quad-core seria uns 35% mais rapido, e não sendo edições profissionais de vídeos com horas de duração isso representará poucos minutos e dependendo do caso, segundos, então fique mesmo com o PRO de 13.3" com i5 + SSD que é a melhor saída pra teu uso.

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara eu pensei muito tambem entre um air e um macbook pro, mas acabei comprando o pro com ssd, pois quero uma maquina robusta para programação ios, como comecei o curso de ciência da computação acho que o Macbook book pro 13" com SSD foi o que mais tem portabilidade e desempenho ao mesmo tempo, e tambem quando eu estiver em casa eu coloco ele no monitor externo e fecho ^^.

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara eu pensei muito tambem entre um air e um macbook pro, mas acabei comprando o pro com ssd, pois quero uma maquina robusta para programação ios, como comecei o curso de ciência da computação acho que o Macbook book pro 13" com SSD foi o que mais tem portabilidade e desempenho ao mesmo tempo, e tambem quando eu estiver em casa eu coloco ele no monitor externo e fecho ^^.

abraço!

Exato! Só não vou pegar um com SSD agora por causa de preço (SSD ainda é absurdamente caro!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que por portabilidade eu iria de Macbook Air.

Estive ontem mexendo em um AIR na Fnac, e cheguei a conclusão que ele cosegue ser mais rápido em tarefas corriqueiras (abrir itunes, imovie, safari) que o meu Macbook i7 quad-core.

Imagino que isso deva-se a SSD.

Entao, se eu fosse vc compraria sem medo um MBA 13" c/ 128 SSD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que por portabilidade eu iria de Macbook Air.

Estive ontem mexendo em um AIR na Fnac, e cheguei a conclusão que ele cosegue ser mais rápido em tarefas corriqueiras (abrir itunes, imovie, safari) que o meu Macbook i7 quad-core.

Imagino que isso deva-se a SSD.

Entao, se eu fosse vc compraria sem medo um MBA 13" c/ 128 SSD

"Cogitei comprar um Air e ele, mas o custo seria muito alto para mim, e o Air não traria benefícios reais no meu caso."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Mas isso que eu quis dizer.

Em custo é a mesma coisa.

E se o medo fosse desempenho, acho que isso pode mudar o conceito dele.

O custo definitivamente não é a mesma coisa.

Pelo preço de um Air se consegue um Macbook Pro com configuração muito superior.

Não é pq o Air tem a mesma quantidade de memória que um Pro, que isso quer dizer alguma coisa.

O processador de um Air é um Core 2 Duo. O Air vem com SSD, o que pela Apple é caríssimo e obviamente que ela agrega isso no valor do produto. Ou seja, o custo por GB de um SSD no Air, é muito superior ao custo por GB comprando um SSD por fora. Só que aí vem a questão de que: o Air não aceita upgrade de memória nem de SSD (não de maneira fácil, como um Pro, que qualquer SSD pode ser instalado sem complicações).

O Air é excelente como máquina, mas é um notebook de luxo, diferente de um Pro que é uma workstation.

Mesmo lá fora. Visto que igual com o que se paga no Air, daria pra pegar um Pro.

O que se perde é em resolução, caso se compare um Pro 13'' com um Air 13''. De resto, é só por SSD em um Pro que rodará melhor que o Air, pois leva vantagem no restante do hardware.

De qualquer forma, valeu pessoal :)

Eu vou segurar... Colocando um SSD nesse meu aqui já resolve grande parte pelo que vi em benchs.

E pelo preço que os monitores que estava de olho estão, sai caro investir em um setup que n vai me agregar tanto assim.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo completamente. Quem já viu um Air aberto sabe que é praticamente impossível trocar o SSD pq ele vem integrado a placa-mãe, não separado como um drive. Tudo isso pra deixá-lo o mais fino possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo completamente. Quem já viu um Air aberto sabe que é praticamente impossível trocar o SSD pq ele vem integrado a placa-mãe, não separado como um drive. Tudo isso pra deixá-lo o mais fino possível.

Não é impossível trocá-lo e ele não é integrado a placa mãe.

AAPL_MacBook_Air_SSD_350.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver em dúvida na compra entre um MBP 13" ou MBP 15" eu sem dúvidas escolheria o de 15" por fatores que pra mim contam muito:

1-) Resolução. Sempre bato nessa tecla porque acho que espaço é muito importante. Acabei comprando o White com seu 1280x800 e não aprovo. A resolução do de 15" é bem mais aceitável. Eu que usava um monitor 1440x900 senti muita perda. Não sou muito fã da solução com um monitor conectado via Mini Display Port Thunderbolt. Prefiro o monitor integrado mesmo. Chatice minha :P

2-) Quad-core. Se o Pro de 13" já está rápido com seu dual-core, o que esperar de um quad-core? Desempenho no de 15" é o que não falta. Acho um bom investimento num processador i7 quad-core.

3-) Slots pra cartão que facilitam muito na hora de descarregar fotos, vídeos, etc

4-) Gráficos que são bem melhores que a Intel HD Graphics 3000 dos de 13".

A única vantagem do MBP 13" seria o peso e tamanho que eu sinceramente não acho que seria motivo pra comprar esse ao invés do de 15" (que não podemos dizer que é pesado e enorme). O problema mesmo é o preço dos MBP 15"que são bem mais salgados do que dos menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Arthur. Difícil comprar mac oficialmente no Brasil. O MBP 15" é praticamente O DOBRO do preço do MBP 13". Eu não acho que a diferença valha tanto assim. Afinal, por melhorzinho que seja, nunca vai ser melhor e nunca poderia custar o mesmo que 2 computadores, com tudo duplicado (duas telas, duas carcaças, dois HDs, duas logic boards, dois drives DVD, dois tudo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Arthur. Difícil comprar mac oficialmente no Brasil. O MBP 15" é praticamente O DOBRO do preço do MBP 13". Eu não acho que a diferença valha tanto assim. Afinal, por melhorzinho que seja, nunca vai ser melhor e nunca poderia custar o mesmo que 2 computadores, com tudo duplicado (duas telas, duas carcaças, dois HDs, duas logic boards, dois drives DVD, dois tudo).

Mas é claro. Os preços no Brasil são um absurdo. E olha que de uns tempos pra cá, os preços dos produtos da Apple caíram pacas (mas continuam caros).

Eu não pagaria 9200 "dilmas" (como fala um colega aqui do Fórum hehe) por um MB 17" nunca por exemplo. O jeito é você comprar fora que, mesmo pagando todos os impostos, você faz um ótimo negócio. Ou até comprar de uns importadores que cobram um preço justo. Aqui, o MBP 13"de entrada: R$ 3.599,00. Você consegue um MBP de 15" por 4100 (preço Apple BR: R$ 6.699,00). Ai sim acho que vale muito a pena.

@Maddo Garan:

Abrir mão de vantagens pra comprar está diretamente ligado à pergunta de qual comprar.

Postei minhas opiniões dizendo que não vale a pena abrir mão das vantagens do MBP de 15" por causa dos motivos citados e dei o conselho de qual comprar. Melhorou pra você? ;)

Editado por Arthur L. C.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maddo Garan:

Abrir mão de vantagens pra comprar está diretamente ligado à pergunta de qual comprar.

Postei minhas opiniões dizendo que não vale a pena abrir mão das vantagens do MBP de 15" por causa dos motivos citados e dei o conselho de qual comprar. Melhorou pra você? ;)

Tu ainda não entendeu a dúvida do Nicholas, mas tudo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A velha questão: Nvidia x Intel HD

Mas o que falamos aqui não é só isso, mas também: i5 x i7

Apesar de tudo, eu gosto de telas grandes... Não tem coisa pior nesse mundo do que ter que fazer algum trabalho rápido e não ter onde por a janelinha :P

O seu de 15 é uma bela máquina, já pensou investir em, por exemplo, 256 ou 512 de SSD? Colocar 8GB de RAM?

Se pegar o que ia gastar a mais nesse novo MBP e fizer isso com ele, acho que resolve tudo :)

Pensa comigo:

1. Intel HD

Intel Core i7

HD 750GB 5200rpm

4GB de RAM

2. Nvidia

Intel Core i5

SSD 512GB

8GB de RAM

Escolheria qual? B)

Sério, não entendo esse pessoal que fica reclamando do peso da mochila, outro dia vi um post, não lembro de quem, que dizia: "Se você não for um marinheiro torado, que tá acostumado a levar 5Kg nas costas, isso faz muita diferença."

Pensei: Mano, cê é de açúcar?

Desde a escola sempre levei mochilas muito pesadas, pra lá de 5Kg (Lembro que na 8a série chegou a quase 10Kg) sempre fui franzino mas, pra mim, nunca foi problema levar grande peso nas costas! Existem muitas boas mochilas, acolchoadas e etc, que, ao meu ver, não há problema em se carregar por horas com um MBP de 15'' dentro.

Bem, essa é minha opinião ;)

Editado por Lucas Valença
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Lucas.

Acho que o de 13" é pra quem anda por aí d+ e precisa de alguma mobilidade. Mas pelo peso acho que não se justifica.

Tinha um toshiba de 17" que carregava pra cima e pra baixo, e adorava a tela pra programar e tal.

Agora tenho um macbook pro de 13", a tela encomoda um pouco, mas o preço do de 17" é proibitivo pra mim hauhauhua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...