Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HD's Externos


Posts Recomendados

Olá amigos,

em breve meu MBP 13.3" Early 2011 estará chegando pelas mãos do Mônaco e já antecipando estou comprando algumas outras coisas.

Gostaria de explicar um pouco o que estou procurando.

Nunca tive uma grande capacidade de armazenamento e agora quero ter. Quero poder armazenas 30Gb em vídeos de séries sem precisar ficar me preocupando quando vou ser obrigado a deletar. Então quero algo com, no mínimo, 1Gb.

Gostaria também de um HD que tivesse conexões mais rápidas que as USB 2.0 que acho uma grande frustração na cópia de grandes arquivos. Pelo que vi, vários modelos vem com USB 2.0 e também com FireWire. Nunca usei FireWire e não sei o quão mais rápido ela realmente é e, se nesse caso, valeria a pena uma dessas opções.

Não precisa ser ultra-portátil mas a preferência por modelos pequenos é grande mas se existir uma opção razoavelmente barata e com bom armazenamento e velocidade nos de 3,5", porque não?

O amigo Sichieri do Fórum me disse para ser paciente e esperar que, muito provavelmente, em breve teremos cases com USB 3.0 e Thunderbolt e eu poderia colocar um Hd Sata 3 e aproveitar da Thunderbolt. Mas, quanto será que terei que esperar?

Gostaria de saber as experiências de vocês,

um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 48
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Hoje: Firewire 800 e USB 2.0

Amanhã: Thunderbolt e USB 3.0

De qualquer forma, investir no amanhã implica em pagar um preço bem mais alto. Não sei a necessidade de espaço que você precisa, ou mesmo se você pode esperar, mas, eu acho que vale a pena investir no que temos hoje. Deixe o futuro para o futuro, e comprando algo hoje vai lhe servir por um bom tempo. E lembre-se, USB 3.0 é retrocompátivel com USB 2.0. É fácil encontrar HDs com 1TB por pouco (bem pouco mesmo) mais de 200 reais. S tu quiser um modelo portátil, acrescente mais ou menos uns 120 reais.

O que eu acho mais interessante é ter um NAS, disco em rede. Ter mais comodidade e menos fios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Chrono, acho que é mais negócio investir no que temos à mão, mais especificamente no USB 2.0. Hoje apenas uma empresa lançou um HD externo com conexão thunderbolt, e acho os preços dos modelos com firewire 800 caros demais se pensas em investir no thunderbolt daqui a pouco tempo. No Mercado Livre tu encontra HDs my passport de 1TB por volta de R$360-R$400, super portátil.

Quanto ao NAS, não recomendo no teu caso, principalmente se vai ser acessado via rede sem fio. Se já queres um thunderbolt por causa da alta taxa de transferência, um NAS acessado a uma velocidade muito menor que a do USB 2.0 não me parece uma boa solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um WD MyBook Studio 2TB com FireWire 800. Como já disseram, o dobro do USB 2.0 e muito mais estável.

Não acho que vale a pena esperar por mais HDs com Thunderbolt. Pense assim: o mercado pra esses HDs, por enquanto, se limita a MBPs de última geração. A produção vai ser mínima comparada ao USB 2.0 e FW 800. Então, calcule o preço dos HDs e o tempo que vai levar pra baixar. Economia é isso aí.

No momento, sua opção é FW800 ou, como disseram, é compartilhar pela rede. Mas isso implicaria em substituir os cabos por Cat-6 (compatíveis com maior velocidade) e, caso o seu roteador não suporte gigabit, trocar o roteador.

Se for pra usa cat-5, acho melhor um HD externo USB 2.0. E usar o Wi-Fi.. Bem, nem preciso falar nada.. :D

Por isso, acho o FW800 mais viável. Mais simples. Mas esse sou eu.,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui editar minha mensagem, vou ter que dar double post.

To vendo uns vídeos desse HD, achei ele maravilhoso.

Ele é muito grande? Ele precisa de alimentação externa né? Isso já deixa meio não prático dependendo do uso.

Dá pra usar sem a alimentação? E jogá-lo em rede no estilo do Airport extreme, será que rola ?

Fiquei surpreso com o preço dele na compubras.

Editado por Sarda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

- Cat-6 (ou gigabit ethernet) é um tipo de cabo ethernet que suporta velocidades mais altas de transmissão de dados. O mais comum em redes domésticas é o Cat-5, que não é tão veloz.

- Sim, ele precisa de alimentação externa. Sugeri como alternativa ao NAS (que também vai precisar).

- Sim, ele tem 2 entradas Firewire 800 (pra fazer ponte entre 2 HDs externos), 1 USB 2.0 e 1 Firewire 400.

- Infelizmente não dá pra compartilhar pela rede como o Airport Extreme, mas eu sei que a WD tem HDs com porta ethernet para isso (mas sem Firewire). Mas você poderia compartilhar esse HD pela rede. Eu não lembro como faz colocando o HD no Mac e compartilhando com o Windows, mas não deve ser complicado.

A WD tem HDs externos de 2.5" com Firewire 800 que não precisam de alimentação, é a linha My Passport Studio. São muito bons também. E bonitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou procurar um desses Passport porque alimentação externa deve ser um saco, ainda mais que pretendo levar pra lá e pra cá.

Valeu!

PS: Pelo jeito o MyPassport só chega a 640 Gb?

Tava querendo no mínimo 1tb. Será que tem alguma opção assim com firewire e sem alimentação externa ?

Editado por Sarda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo jeito então se eu quiser portabilidade e grande capacidade de armazenamento terei que sacrificar a velocidade de transferência, certo?

Vou ter que pegar um HD comum de 2tb estilo pen drive?

Aí tava pensando em fazer um particionamento dele deixando uma partição para o time machine e outras partições para cada sistema e uma outra partição coringa em fat32.

Comentários?

Recomendações de HD, alguém ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma partição coringa é altamente recomendável, só que tem o bendito limite de tamanho máximo de 4 GB por arquivo. Caso não lide com arquivos tão grandes, não há problema. Se lidar, você tem as seguintes opções:

.Usar NTFS. Suporte nativo no Windows, e depende de software no Mac para gravar (há opções tanto pagas como gratuitas). Vai funcionar, mas muito raramente o Mac pode fazer alguma bagunça.

.HFS+. Formato nativo do Mac. Depende de software no mundo Windows para ler e gravar.

.ExFat. A evolução do FAT32, e sem o limite de 4GB e seus problemas de segurança. Apenas o Windoes Vista e 7 tem suporte nativo, e no XP depende de programa da própria MS. No Mac há suporte desde o 10.6.5. É o formato do futuro, mas seu suporte atual é restrito como você pode deduzir.

Analise bem e veja quais são as suas necessidades de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo jeito então se eu quiser portabilidade e grande capacidade de armazenamento terei que sacrificar a velocidade de transferência, certo?

Vou ter que pegar um HD comum de 2tb estilo pen drive?

Aí tava pensando em fazer um particionamento dele deixando uma partição para o time machine e outras partições para cada sistema e uma outra partição coringa em fat32.

Comentários?

Recomendações de HD, alguém ?

Se quiser HD portátil, o máximo que se encontra hoje em dia é 1TB. O modelo que mencionei acima tem ótimas recomendações.

Se a tua idéia é usar esse HD pra transporte, não recomendo usá-lo para backups do Time Machine. Vais levar a máquina junto com o dispositivo de backup, e se acontecer algo, vais perder tudo e o backup não terá adiantado nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse conselho do Backup até que é uma boa.

Eu não pretendo expandir o HD do Mac.

Ia fazer assim: 320 GB vai vir nele. Vou separar 100 GB para BootCamp e vai sobrar 220. Desses 220 eu deixarei as coisas mais básicas e de arquivos grandes, só música. Quanto a vídeos, pretendo deixar no externo, a não ser vídeos que eu irei abrir constantemente como alguns tutoriais que vou baixar e a temporada da série que estou assistindo, as outras temporadas vão para o externo.

No externo, eu deixaria mais ou menos 180GB acho que para o Backup que acredito ser suficiente para uma partição de 220, talvez até menos.

Mas, se for assim, eu precisaria comprar um HD pequeno para o Backup e 1 de 1TB para o externo.

Acho que um formato legal seria o My Passport 1TB para externo e um samsung qualquer usb 2.0 para o time machine.

Deixo o Lap no stand sempre usando a USB do externo e a firewire do mypassport. Quando vou para a rua desplugo tudo e boa.

Acabei de ler que o MyPassport não suporta firewire. Ai ai ai, não dá pra conseguir tudo que a gente quer. Tô quase mandando ver num LaCie Quadra 2tb e mandando a portabilidade pras cucuias, mas isso não ia adiantar. To realmente confuso >D

Que acham?

PS.: Valeu muito pela ajuda galera!

Editado por Sarda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sarda, porque você não compra um externo FireWire de 500GB pra backup (esse "de mesa") e mais um externo de 320GB USB2.0? Assim você teria espaço suficiente pra backup e mobilidade com seus arquivos essenciais. Inclusive no HD FireWire você poderia colocar até suas músicas e vídeos se o particionar em 350GB pra backup e 150GB pra arquivos comuns. Acho que até mais se for MacBook Pro com HD de 250GB, 300GB penso eu que seriam mais que suficientes pra backup.

Assim você consegue juntar o útil ao agradável na medida do possível. Não vai perder a velocidade do FireWire pra backups e outros arquivos mais essenciais sem abarrotar o HD do Mac e terá mobilidade com outros arquivos a tira-colo.

Você consegue esses HDs bem barato com o monaco aqui do fórum mesmo!

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse conselho do Backup até que é uma boa.

Eu não pretendo expandir o HD do Mac.

Ia fazer assim: 320 GB vai vir nele. Vou separar 100 GB para BootCamp e vai sobrar 220. Desses 220 eu deixarei as coisas mais básicas e de arquivos grandes, só música. Quanto a vídeos, pretendo deixar no externo, a não ser vídeos que eu irei abrir constantemente como alguns tutoriais que vou baixar e a temporada da série que estou assistindo, as outras temporadas vão para o externo.

No externo, eu deixaria mais ou menos 180GB acho que para o Backup que acredito ser suficiente para uma partição de 220, talvez até menos.

Mas, se for assim, eu precisaria comprar um HD pequeno para o Backup e 1 de 1TB para o externo.

Acho que um formato legal seria o My Passport 1TB para externo e um samsung qualquer usb 2.0 para o time machine.

Deixo o Lap no stand sempre usando a USB do externo e a firewire do mypassport. Quando vou para a rua desplugo tudo e boa.

Acabei de ler que o MyPassport não suporta firewire. Ai ai ai, não dá pra conseguir tudo que a gente quer. Tô quase mandando ver num LaCie Quadra 2tb e mandando a portabilidade pras cucuias, mas isso não ia adiantar. To realmente confuso >D

Que acham?

PS.: Valeu muito pela ajuda galera!

Pô, é uma solução e tanto. 2TB e com firewire 800, se podes bancar, manda bala. Mesmo se fosse o de 1TB ainda acho um bom negócio, pois LaCie é super conhecida pela qualidade dos produtos. Não é HD de bolso, mas e daí? joga o cabo de energia pra parte de trás da mesa e esquece que ele existe B)

Tava olhando alguns modelos da LaCie com Thunderbolt: foram anunciados, mas ainda não lançados; usam dois SSD em RAID zero, o que já era de se esperar, assim diminui o gargalo da velocidade; essa marca é conhecida também pelos preços nada convidativos. Junta tudo isso e vais ter um produto com preço no mínimo astronômico.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...