Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
sobralense

Desabafo de um antigo amante de Macs.

Posts Recomendados

Possuo um Macbook Branco, modelo de policarbonato, C2D com placa de video ainda da intel (x3100), comprei este mac há cerca de 2 anos e 10 meses, há 15 dias , usar o trackpad ficou impossível, o botão ficou preso e o macbook um pouco curvo, quando percebi , removi a bateria e tudo voltou ao normal, ou seja, fui vítima das baterias estufadas dos macbooks (pensei que só acontecia com os macbooks Pro!), minha bateria tinha 186 ciclos de carga e 89% de vida de acordo com o iStats.

Liguei para Assistência da Apple e fui informado que minha bateria não seria trocada em garantia, já que meu modelo já estava com mais de 3 anos de vida. Ora bolas, comprei de uma loja revendedora, não direto da apple, aí já ganhei 3 meses de prejuízo, pois o modelo estava com 3 meses em estoque quando comprei. Ok, tudo bem, compro bateria nova...

Porém, para minha cura do "campo de distorção da realidade" criada pela Apple, percebi hoje que meu macbook começou a apresentar falha na resposta do teclado e trackpad, conversei com um técnico de autorizada Apple "próxima" (há 280km da minha cidade) e informou que, com sorte, custaria somente o Top Case + serviço (R$ 340,00), caso fosse placa lógica, cerca de R$ 1.900,00.

Fiz todos os resets possíveis, instalei MacOS 10.5, atualizei, 10.6, atualizei, resetei nvram, SMC e nada resolveu. Usei um teclado/mouse externo, fiz meus backups e atualizei meu PC. Como se não bastasse, o mesmo macbook, com 2 meses de uso após a compra, apresentou a famosa falha na webcam, que liga a webcam ao ligar o macbook, mesmo sem software. Foi pra autorizada e trocaram quando ainda em garantia.

Meus amigos, não quero falar para quem está com seu lindo macbook funcionando, jogar pela janela. Mas pera lá! Paguei R$ 3.000,00 nesta bomba para funcionar por quase 3 anos e depois me dar um prejuízo no mínimo de R$ 250,00 (bateria) + R$ 340,00(topcase, com "sorte") ?!

A inevitável comparação: O Compaq da minha namorada, custou menos da metade, com 4 anos de uso, bateria que dura somente 20 minutos (MAS NÃO ENTORTOU O NOTEBOOK, NEM EXPLODIU!!), nunca deu problema e ela nunca teve cuidado, até o cachorro já dormiu no teclado. Meu macbook ainda está lá, branquinho, nunca caiu líquido, até suor eu cuidava para não tocar no plástico, nunca levou queda, quase como NOVO, e me acontece uma merd* dessas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que aconteceu contigo foi uma fatalidade! O meu Macbook White tem a mesma idade do seu e tá aqui, de boa!

Sabe o problema? Essas "revendedoras autorizadas", o produto fica lá em estoque, porrada vai porrada vem e dá nisso!

Já estou no terceiro mac, sempre comprando pela Apple e pegando um AppleCare pra garantir e sabe do que mais? NUNCA tive nenhum problema sequer!

Sou cuidadoso, como você, e tão todos aqui, perfeitos.

Então assim.. Foi azar mesmo, mas isso não é motivo pra tanta revolta! (Tá, foi um baita vacilo e mac é muito caro, mas não precisa generalizar, foi só uma máquina defeituosa..)

Na verdade, a Apple em si tem fama por tratar bem o consumidor, dar suporte e ter qualidade em seus produtos! Li uma matéria uma vez, de um avião que caiu e um dos passageiros tinha um Macbook Air no colo, TODOS morreram e o MBA ficou todo amassado, mas ligava e funcionava totalmente! (Lógico que com monitor externo, mas o que digo é que a estrutura dele protegeu o hardware)

O fato é que o MBW é meio problemático mesmo (Justamente por não ser de alumínio) e esse problema das baterias dá principalmente neles, mas a Apple em geral e a maioria (Se não todos) os seus produtos são robustos, duradouros e de excelente qualidade! O negócio é que exceções existem, e infelizmente uma dessas exceções aconteceu contigo :(

Mas sabe, lembre-se desses 3 anos que passou com seu mac e lembre-se de 3 anos que passou usando um PC.. E aí? O que acha? :P

"Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi" B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É complicado... tenho uma MacBook White com pouco mais de 1 ano e a bateria esta com 77 cliclos 98% de Health....

Acho que existe o fator sorte tb quando vc compra um produto.... há dias atras eu vi um video de um chines destruindo uma lamborghini pq nao gostou... deu varios defeitos.... etc....

É complicado....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara isso não e nada!!!

Eu tinha um macbook pro 15" early 2008. Um belo dia (com uns 2 anos e meio de uso) fui ligar-lo e nada....

A placa lógica foi pro espaço.

Logo os US$ 2.500,00 que eu tinha pgo nele foram pro lixo. A assistência técnica me pediu R$ 3.000,00 na placa lógica nova.

Ganhei portanto o peso de papel mais caro que tenho notícia.

Realmente existe o lance do azar/sorte. MAS hoje os macs dão sim mais problemas do que antigamente. Talvez por serem mais populares hj em dia...

Abs!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser adquirido depois, contanto que dentro do prazo de 1 ano da garantia original. Se deixar vencer o 1º ano de garantia, não dá mais pra comprar o apple care.

Quanto ao tópico, apesar de a Apple ter um alto padrão de qualidade e cobrar por isso, pode acontecer sim, como com qualquer outro notebook.

É o exemplo que foi citado acima, lamborghini também quebra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o apple care pode ser adquirido depois da compra do mac? ou deve ser no ato?

Você pode comprar o AppleCare (que estende a garantia por mais dois anos) em até um ano após a compra. Ou seja, durante a garantia normal da Apple.

Eu tenho em meu iMac e nunca tive problemas, estou com ele há um ano (fez aniversário dia 11) ou seja, ainda tenho dois anos de tranquilidade.

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não acho que a apple tem esse TAL de padrão de qualidade e cobra mais por isso, eles cobram mais porque tem um design diferenciado, um software diferenciado,agora o hardware é tudo a mesma coisa que um hp ou um dell tem, é o padrão chines de fazer hardware, se deu pau acontece, qualquer eletronico esta sujeito a isso, temos que ter sorte disso acontecer durante a garantia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não acho que a apple tem esse TAL de padrão de qualidade e cobra mais por isso, eles cobram mais porque tem um design diferenciado, um software diferenciado,agora o hardware é tudo a mesma coisa que um hp ou um dell tem, é o padrão chines de fazer hardware, se deu pau acontece, qualquer eletronico esta sujeito a isso, temos que ter sorte disso acontecer durante a garantia.

ou demorar mais do que 3 anos para que o problema ocorra, ou melhor ainda, não ocorrer. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que apple criou um mito ao redor de si mesma, porque esse relato/desabafo é o mais comum entre os novos usuários. Maioria compra acreditando que o produto é indestrutível e a prova de falhas, mas não é. Mac dá tanto problema quanto qualquer outro eletrônico e SEMPRE foi assim. Comecei trabalhando num 8500 120Mhz e era o mais estável dos Macs. Os G3 e G4 viviam indo pra autorizada. O cube também deu muito problema. Eu já tive problemas com iMac e até Mac Pro.

sobralense, entendo sua revolta, mas seu computador cedo ou tarde ia dar problema. Fica a experiência de que computadores da apple não vieram de Hogwarts. São PCs comuns que rodam mac osx. Mas convenhamos, por 3 anos você usou o computador. Isso é uma eternidade no mundo dos PCs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não quero dizer que tenho direito ao reparo do teclado/trackpad, isso seria já abusar um pouco da sorte, mas o problema da bateria, que teve recall e tudo mais, é um problema CRÔNICO!! Todo mundo pode ter essa bateria estufando, coisa que é ridículo! Você não paga migalhas pra ter um Apple, você paga o valor de, no mínimo, 2 notebooks bons de outra marca! Para ter direito a um peso pra papel? Ou no meu caso, um macbook que preciso usar fios + teclado + mouse.<br><br>Ainda com o Apple Care, eu estaria ganhando sem, pois o prejuízo de  pagar 600 e poucos, ainda é menor que pagar R$ 590,00 por tudo. Vou continuar tentando convencer aos atendentes que meu problema ainda está no prazo, caso não consiga, não custa nada ir no quarto andar do fórum, levar meus documentos, nota fiscal, dados da Apple Brasil e reclamar meus direitos no Procon.<br>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma pena, principalmente porque não é um caso isolado. E também não acho que seja o caso de jogar a culpa pra revendedora.

Infelizmente o Apple Care tem sido cada vez mais obrigatório (se é que isso é possível, rs) pra quem compra o Macbook branco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho o preço do Apple Care caro demais, não sei se vale a pena. É sorte mesmo, você pode ter feito um grande negócio em pagar pelo Apple care ou não. Mas eu não compro não. Vou na sorte Tenho 1 ano de garantia assim como muitas outras coisas e pronto. Alguém estende a garantia de um carro???

Com o dinheiro que pagaria com o Apple Care, você pode comprar algo que você use mais ou que necessite mais naquele momento, como um AirPort Extreme (foi o que fiz). Enfim, isso é para o meu caso, mas sempre é bom ter uma garantia maior...

Bem que a Apple podia ser uma empresa diferenciada nesse aspecto também né... seria ótimo 2 anos de garantia de fábrica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A unica coisa que acho extranho é a reclamação de problema em equipamentos da Apple principalmente antigos e a frase "Que não são baratos", antes de comprar meu MacBook tinha um Sony Vaio que na época da compra foi tão caro ou mais caro que um MacBook após exato 1 ano e 2 meses a bateria faleceu (não durava 15 minutos fora da tomada) pouco tempo depois o teclado começou a parar (teclas 6,y,j e aí por diante) ao entrar em contato com a sony o orçamento ficou acima de R$1000,00 me forçando a procurar um novo equipamento, mas onde quero chegar é HP tem suas series defeituosas DV2000 DV6000 etc a Sony tem notebook extremamente caros, não tão bem acabados como um MacBook e um péssimo suporte (basta ligar e pedir o procedimento para troca de S.O. Ruindows 7 Pro para Ruindows 7 Ultimate e esperar a resposta) o problema é que sempre se espera da Apple que ele nunca apresente defeitos de Hardware (Para quem estudou controle sabe que em equipamentos eletrônicos isso é impossível!!) que o Mac Os X nunca trave (Mesmo instalando aplicações de terceiros) etc mas os outros casos só lembram dos que ainda funcionam não os milhares que estão encostados com problema mundo a fora.

mas de toda forma boa sorte na empreitada.

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer marca esta sujeita a falhas.

Eu tinha justamente um compaq, que com 1 ano de uso, foi para assistencia varias vezes, até que aquele famigerado problema da BGA resolveu aparecer e o notebook morreu de vez.

Resultado, a compaq queria simplesmente fazer o reparo, sendo que por ser um defeito de projeto, com certeza eu ficaria na mão uma hora ou outra. E não teve jeito, tive que ir no procon, e só assim consegui o dinheiro de volta.

Fora isso a bateria já tava bem ruim, com 10 meses de uso, durava no máximo meia hora. O leitor de disco já tinha sido substituido com 6 meses de uso, porque não conseguia ler mais nenhum disco.

Sem contar que a compaq só oferecia suporte se o notebook estive com o sistema operacional original, ou seja toda vez que eu tinha que mandar ele para assistencia tinha que tirar o windows e por de volta o linux que veio. O suporte por telefone então pode esquecer, atendentes extremamente mal preparados e ainda por cima mal educados. Cheguei a discutir com uma atendente e ela chegou a levantar a voz para mim e desligar na minha cara.

Liguei de volta, e dessa vez disse que não tinha mais conversa que ia no procon, e se duvidasse ainda processava a empresa.

No final, no dia da audiencia no procon, a representante da compaq nem teve o que falar. Já ofereceu o resarcimento do dinheiro pago com correção.

Editado por du_skn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso acontece com qualquer marca. Notebook por se locomover toda hora é mais propenso a falhas. Te falar a verdade meu primo trabalha com recuperação de Notebook, metade que vai para ela tem em média 2 anos de vida, para falar a verdade nunca vi um notebook com mais de 3 anos funcionando, 90% está inutilizado já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      48.240
    • Total de Posts
      413.608
×
×
  • Criar Novo...