Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Mini novo esquentando, travando, e as vezes não ligando.


rott

Posts Recomendados

Pessoal,

Comprei este Mac Mini para minha mãe há uns 2 meses. Comprei novo, da Apple Online Store mesmo. Estava ok até semana passada.

Agora, de repente, ele começou a esquentar demais (especialmente quando ela está nos joguinhos de flash dela (tipo esses de fazenda, heh - coisa de mãe)). O que ela me reportou é que ele começa a fazer barulho (suponho que seja a ventoinha acelerando) e um tempo depois congela. Congela tudo mesmo, mouse pára, etc. Aí, pra desligar, só tirando da tomada.

Ela disse também que em algumas das vezes em que isso acontece, ele nem volta a ligar depois. Ela liga, o led acende mas não faz nada - não vai pra tela cinza de boot, não faz o chime, nada. Fica lá parado, sem mandar sinal pro monitor. Tem que ficar desligando e ligando de novo algumas vezes até ele finalmente bootar.

Moro a 350km dela então não tenho como diagnosticar pessoalmente. Loguei lá por remote desktop e dei uma olhada nas temperaturas, estava tudo mais frio que meu iMac aqui. Vou passar o diagnóstico do TechTool hoje.

A instalação física dele lá está adequada, num móvel arejado e sem nada cobrindo as saídas de ar.

Alguém tem alguma idéia do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Tu verificou a temperatura enquanto o Mac estava sendo exigido, ou em uso normal? O ideal seria monitorar isso enquanto sua mãe joga, e ficar monitorando.

Meu palpite é aquecimento. Como disse que ele não liga logo em seguida, deve ser por estar quente ainda. Depois de um tempo parado, ele esfria um pouco e volta a ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu verificou a temperatura enquanto o Mac estava sendo exigido, ou em uso normal? O ideal seria monitorar isso enquanto sua mãe joga, e ficar monitorando.

Meu palpite é aquecimento. Como disse que ele não liga logo em seguida, deve ser por estar quente ainda. Depois de um tempo parado, ele esfria um pouco e volta a ligar.

É meu palpite também, mas por que ele estaria esquentando TANTO?

Eu sei que Flash no Mac é meio 'performance hog' e pode esquentar, mas esquentar o suficiente pra travar e não conseguir ligar? Imagino que seria algum problema com esse Mac que tá fazendo esquentar mais que o normal, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É meu palpite também, mas por que ele estaria esquentando TANTO?

Eu sei que Flash no Mac é meio 'performance hog' e pode esquentar, mas esquentar o suficiente pra travar e não conseguir ligar? Imagino que seria algum problema com esse Mac que tá fazendo esquentar mais que o normal, né?

Sem dúvida.

Talvez seja o caso de, se confirmado, levar numa AT o mais rápido possível e já garantir a troca (Ou então ligar pra Apple e pedir para que enviem um novo)

Meu palpite é algo ou no processador ou no HD.. Se for no processador, tem aquelas pastinhas pra passar né?

Mesmo assim, ainda acho melhor a troca..

Editado por Lucas Valença
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou com o Mac Mini testando antes de levar pra AT, pois como disse quero conseguir induzir o travamento pra poder mostrar pro técnico - por medo de chegar lá, não travar e eles falarem que está tudo bem e que não precisa trocar nada.

Pois bem, larguei ele ligado a noite toda, sem nada aberto. Só ligado. Acordei de manhã e chequei as temperaturas, a Northbridge estava em 95ºC e o fan estava em velocidade máxima. Achei estranho. Abri o browser pra pesquisar alguma coisa e pronto, travou. Creio que ao abrir o browser a temperatura chegou no limite e finalmente travou.

Estou perdido nisso :/ Com a qualidade das nossas assistências, temo que vão falar que não há nenhum problema pra consertar :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o Mac Mini testando antes de levar pra AT, pois como disse quero conseguir induzir o travamento pra poder mostrar pro técnico - por medo de chegar lá, não travar e eles falarem que está tudo bem e que não precisa trocar nada.

Pois bem, larguei ele ligado a noite toda, sem nada aberto. Só ligado. Acordei de manhã e chequei as temperaturas, a Northbridge estava em 95ºC e o fan estava em velocidade máxima. Achei estranho. Abri o browser pra pesquisar alguma coisa e pronto, travou. Creio que ao abrir o browser a temperatura chegou no limite e finalmente travou.

Estou perdido nisso :/ Com a qualidade das nossas assistências, temo que vão falar que não há nenhum problema pra consertar :/

Parece meio trabalhoso, mas você poderia filmar todo esse processo.

Acho que poderia mostrar na AT e ajudar a resolver o problema.

Mas de qualquer forma, é angustiante ter que se desdobrar para convencer o técnico que a sua máquina está com problema.

Passei por isso com um problema bem simples, e tive muita dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mandar pra AT, vou tentar fazer uma instalação limpa do sistema e trocar a RAM, pra já chegar lá armado com argumentos.

E agora tenho que achar uma assistência decente também. É meu quarto Mac, mas é a primeira vez que tenho problemas. Vejo cada relato assustador de AT aqui no fórum que dá até medo na hora de escolher uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser algum problema na CPU, ou a conexão dela com o sensor de temperatura. Isso aconteceu com um Dell meu uma vez, e o travar é normal, porque pra garantir que tuas peças não irão derreter, ele trava.

Se fosse um PC, falaria pra vc dar uma olhada na pasta térmica, porque pode ter endurecido e aí o efeito tb é esse mesmo. Mas como nunca abri um Mac Mini, não sei se tem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou pronto, fui buscar agora há pouco na Infoworks. Só vou poder testar de noite.

Na ordem de serviço, consta o seguinte:

"Após testes utilizando software de diagnóstico da Apple, foi detectado o erro "MCP Internal Die: Can't Read". Será necessária a troca da Logic Board."

Procurei alguma referência sobre isso no Google e não encontrei absolutamente nada. Alguém tem alguma idéia do que se trata?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca ouvi falar desse erro, mas por via das dúvidas eu rodaria o hardware test só pra ver se fizeram alguma coisa mesmo...

Na ordem de serviço tem o serial number da placa antiga e da nova, vou pesquisar se há alguma forma de checar o serial da placa (sem abrir o mac, heh). Sabe de alguma coisa a respeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...