Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar o HD original de um iMac 27" por um SSD


Devout

Posts Recomendados

Olá a todos! Tenho um iMac 27" modelo 2010 e queria mais pra frente trocar o HD dele(que considero um gargalo no sistema) por um SSD. Pesquisei no google e a expllicação mais detalhada que vi de como abri-lo foi do ifixt.

Alguém aqui já fez o processo? É muito difícil? Vi que meu modelo(que originalmente não tem SSD) não tem espaço do SSD que os modeos que tem SSD vem, será que dá pra fazer uma gambiarra e colocá-lo(SSD de 2,5") na baia do HD(3,5")?

Vi na internet que os ganhos de performance são enormes hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Olá Devout..

Cara, é um saco sim fazer isso.. mas já que voce quer, dá uma olhada NESTE POST do engadget que ele está fazendo o que voce quer fazer. Ele também utilizou o guia do iFixit pra abrir o iMac (rodando num ipad, no caso).

Obviamente, se voce quer fazer isso, é bom voce ter um HD externo (1TB por exemplo), porque o SSD nao vai ser suficiente pra armazenamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jullian

Valeu pela dica, vou ler com atenção :)

Então, eu faço manutenção de hardware de vez em quando então não sou leigo.eu maior medo é tirar o vidro que é fixado com imãs hehe...nem sei o nome daquela ferramenta que usa pra puxar o vidro.

Mas seeu conseguir vou tentar fazer um tutorial e postar aqui, acho que muito tem interesse no assunto como eu.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devout, tirar o vidro é o mais fácil. Basta usar uma ventosa. Complicado é mexer nas entranhas.

Exacto.. realmente tirar o vidro dá um pouco de medo.. mas se fizer tudo com cuidado, nao deve ser nenhuma experiencia traumatizante. :rolleyes:

Assisti o vídeo e realmente tirar o vidro pareceu simples(dá medo, claro) ele até levantou de novo pra limpar mais o LCD hehe...Pelo que entendi o que pega mesmo é tirar o LCD, os cabos são curtos! Deve ser mais ou menos como colocar aqueles malditos fios que vem nos gabinetes(HDD, Power, etc) na placa Mãe isso enquanto segura o LCD huahuahua temque ser com pinça mesmo.

Mas vamos ver, se der mês que vem coloco. O problema é achar um SSD 3.5", a maioria é 2.5"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assisti o vídeo e realmente tirar o vidro pareceu simples(dá medo, claro) ele até levantou de novo pra limpar mais o LCD hehe...Pelo que entendi o que pega mesmo é tirar o LCD, os cabos são curtos! Deve ser mais ou menos como colocar aqueles malditos fios que vem nos gabinetes(HDD, Power, etc) na placa Mãe isso enquanto segura o LCD huahuahua temque ser com pinça mesmo.

Acho que tirar nem é o mais complicado.. colocar de volta é que vai ser tenso. No vídeo eu notei que ele teve mais dificuldade pra colocar de volta do que pra tirá-los. Até porque, pra tirar os cabos, pelo menos voce ja ve onde eles estao, mas pra colocar de volta voce vai ter que adivinhar onde eles se encaixavam (porque nao é tao nitido quanto as entradas sata de um hd daqueles antigos).

Mas vamos ver, se der mês que vem coloco. O problema é achar um SSD 3.5", a maioria é 2.5"...

A OWC vende um "adaptador".. tipo uma gradezinha que faz ele "ocupar todo o espaço" de um 3.5". NESTE LINK há várias opcões.. seja com os SSDs, com HDDs ou apenas a peça pra simular o tamanho de 3.5".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jullian

Realmente colocar o vidro deve levar mais tempo mesmo, uma que tem que descer com cuidado e outra deve ser difícil alinhar certinho.

Interessante esses adaptadores, como nunca usei nem sabia que existiam. Vou procurar.

Caramba iniciar em 20 segundos! O meu leva mais de 1 min hehe...

Sobre mais um hd estava pensando em pegar o de 1 Tb que vem com o iMac, colocar em um case e usar como hd externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma opcao.. no meu caso como eu preciso de muito espaço eu uso todos os hds possiveis.. hehe.. uso 1TB do iMac, 1TB Externo, 500gb do mbp e mais um externo pequeno de 500 pra backups rapidos quando vou pra agencia.

Editado por Jullian P.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, conversei com um cara que trabalha em uma assistencia autorizada, pois estou indo para os eua e queria trazer um ssd para colocar no meu imac 27, ele me falou para ir na loja da apple compra o kit que vem o ssd, cabo e gradezinha para colocar no mac.

Isso procede? não achei na apple store america nenhum produto parecido.

fico no aguardo

agradeço desde ja

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma opcao.. no meu caso como eu preciso de muito espaço eu uso todos os hds possiveis.. hehe.. uso 1TB do iMac, 1TB Externo, 500gb do mbp e mais um externo pequeno de 500 pra backups rapidos quando vou pra agencia.

Eu ja tenho um HD externo de 2 TB, vou deixar esse de 1 TB pra backup do Time Machine :)

Galera, conversei com um cara que trabalha em uma assistencia autorizada, pois estou indo para os eua e queria trazer um ssd para colocar no meu imac 27, ele me falou para ir na loja da apple compra o kit que vem o ssd, cabo e gradezinha para colocar no mac.

Isso procede? não achei na apple store america nenhum produto parecido.

fico no aguardo

agradeço desde ja

vlw

Nao conheco esse kit mas se eh da Apple Store deve ser bem caro, pois os SSDs equipados nos iMac sao bem caros. Mas qualquer coisa da uma pesquisada, quem sabe...;)

Abri o iMac é muito fácil e fazer upgrades tb é. Tem pouco espaço mas com jeito vc pode desconectar tudo e ter acesso a toda máquina. Coloquei um HD de 2 TB e agora quero colocar um SSD no lugar o drive óptico. Alguém já fez isto?

Acho que o mais complicado seria achar um adaptador pro SSD caber no espaco do superdrive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o mais complicado seria achar um adaptador pro SSD caber no espaco do superdrive.

Isso já existe, inclusive tem um tópico parecido, só que falando de MBP, apesar disso, para iMac também tem como..

Não é a coisa mais fácil do mundo, mas também não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, é algo a se pensar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Bom pessoal depois de meses finalmente coloquei um SSD no meu iMac 27'!!!

Olha realmente impressiona a velocidade que ficou! Boot em uns 10 segundos, vc abre todos os aplicativos nativos em um instante! Até a reprodução de vídeos que estão em um HD externo ficou mais rápida. Como falaram antes, se vc tem 4 GB de memória e estiver na dúvida entre memória e SSD, fique com o segundo. Tenho 4GB e ele roda lisinho. Lógico que se vc joga ou trabalha com aplicativos pesados, imagem ou vídeos vai ser pouco mas pra usuarios comuns como eu 4GB aguenta normal.

Após ler vários relatos de gente que fez a troca, optei por trocar HD pelo SSD. Daria pra colocar junto com o HD mas pra isso pelo que vi precisa desmontar meio Mac, tb não queria tirar o superdrive. Então fiz o mais simples, troquei o HD pelo SSD e deixe o HD como HD externo.

Segui o tutorial do ifixt: http://www.ifixit.co...-27-Inch/1236/1 e vi esse vídeo: http://www.engadget....th-a-ssd-video/

Aqui vão alguns conselhos e observações:

-Se não tiver experiência com montagem de computadores é melhor pedir pra algum amigo que tenha, não é difícil mas pra iniciantes é meio arriscado acontecer alguma coisa.

-Deixe as ferramentas prontas. O ideal no caso das chaves torx é comprar aqueles estojos que contém vários tamanhos e tipos(phillips, de fenda, torx, etc) pra não ter problemas, são baratos e é uma coisa sempre boa de ter em casa. Pague um pouco a mais e prefira as bem imantadas porque pra tirar os parafusos que prendem o painel LCD vc tem que passar com ele(parafuso) perto dos imãs que prendem a tela, daí já viu né...podem cair dentro do iMac.

-Não faça com pressa, vá lendo o tutorial.

-Deixe animais de estimação e principalmente crianças longe, arrume um lugar seguro pra colocar o vidro e o painel LCD.

-O "vidro"me parece na verdade acrílico, posso estar enganado mas ele é fino e leve. Já o painel LCD é pesado! Pra tirá-lo(depois de soltar os parafusos) deixe preparado 2 ganchinhos feitos de clips de papel pra levantar o LCD porque não tem onde pegar pra puxá-lo, vc tem que usar esses ganchos e puxar o painel.

-NÃO PUXE A TELA DE UMA VEZ!!! Puxe um pouco e vc verá um minúsculo conector prendendo a parte de cima. Desconecte-o e tem mais 3(2 grandes e 1 pequeno) pra soltar. 4 no t total prendem o painel LCD ao iMac.

-Procure comprar um adaptador 2.5">3.5" pro SSD que seja grande e tenha vários buracos. O que veio com o meu(um Corsair Force 3 120GB) era pequeno e tinha poucos buracos. Resultado: tive que fazer uma gambiarra pra prendê-lo no iMac.

-Aproveite que o bichano está aberto e faça uma limpeza interna principalmente nos coolers. Idem para a tela e vidro(não usem alcool e produtos de limpeza). Na tela somente usem um pano seco e macio.

Alguma dúvida que tiverem podem perguntar.

O Mac OSX reconhece o SSD pelo nome inclusive, só instalar e correr pro abraço!

Editado por Devout
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia esquecendo! O Mac OSX suporta trim nos SSD mas somente para SSDs dela própria. Para ativar nos SSDs de terceiros(OCZ, Corsair, Intel) usem o aplicativo desse link(Mac OSX 10.6.8): http://www.groths.org/?p=387

Mas antes façam um backup por via das dúvidas... ;)

Editado por Devout
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...