Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

design, conceito, mockup...que "significa" tudo isso?


Posts Recomendados

Olá pessoal;

Quero fazer uma pergunta de leigo, e por favor nao quero que voces tomem como ofensa.

Gostaria de entender a importancia ou relevancia dos tais "mockups", "conceito de produto", do ponto de vista industrial e de producao.

Explicando o que quero dizer....

Como diz o velho ditado "o papel aceita tudo". Vira e mexe a gente ve por aí (aqui no MM mesmo sai bastante noticia sobre isso) designer criando ideias ou propostas para novos produtos ou novas versoes para produtos existentes. Quando elabora um desses projetos, o designer fornece detalhes da parte de "engenharia" da coisa? Como se vai construir aquilo que esta propondo? Ou nao, isso nao é papel do designer? Tenho essa dúvida, fico imaginando a relaçao entre um time de designers e de engenheiros em uma empresa. Colocar formas e cores num papel é muito fácil, construir aquilo é outra coisa completamente diferente. Ou existem diferentes grupos de designers? Um que só se preocupa em criar com imaginacao livre, outro que tenta trazer um pouco pro "mundo real" as coisas e outro que trabalha mais junto a engenheiros já preocupado com o processo de produçao?

Bom, nao sei se fui claro. Nao estou dizendo que se trata de algo inútil (muito pelo contrário) só quero entender melhor as relaçoes de "livre imaginacao e liberdade de criaçao" com "producao, dinheiro e capitalismo".

Abraços;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo designer profissional desenvolve já pensando na produção em escala. Isso se aprende na faculdade e é um dos princípios básicos do design. Inclusive, é o que o diferencia do conceito de "arte". Quem não sabe disso, ou não aplica no seu dia-a-dia, não passa de micreiro ou aventureiro. Portanto, respondendo uma de suas perguntas: SIM, em muitas empresas (inclusive a que eu trabalho) o designer não trabalha sozinho. Ele faz parte de uma equipe multidisciplinar: enquanto a equipe de engenharia pensa na parte funcional/operacional, a equipe de design pensa a parte estética e principalmente na questão da usabilidade. Ambos focados na produção em série. De maneira bem superficial, é isso...

Sobre mockups, a visão do Matheus é um pouco equivocada. Aliás, esse termo foi meio que generalizado. Minha formação é design gráfico, porém, sei que no design industrial o mockup, enquanto protótipo, é peça fundamental do processo. E sim, um mockup de verdade precisa necessariamente ter todas as informações técnicas, que nortearão a produção futura... eu mesmo já desenvolvi "mockups" que não são mockups.

Não sei se deu para entender. Mas que fique bem claro que "livre imaginação e liberdade de criação" são conceitos do estado de arte, não do design.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Matheus está pensando em 'mockups' feitos por terceiros, por hobby.

O tópico - creio - é sobre mockups feitos pelas equipes de design e engenharia das empresas.

São coisas diferentes. Esses que a gente vê às vezes aqui no MM não são feitos pelas empresas, são feitos 'de brincadeira' por designers com tempo livre (e geralmente sem muito bom gosto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rott, disse tudo. Se estivermos falando de mockups industriais, a coisa é 100% válida. Agora, se estivermos falando de mockups internéticos, a coisa é muito lixo – na minha opinião, salvo algumas exceções.

Editado por Matheus F.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...