Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Linux venceu o Windows?


Posts Recomendados

Li este artigo no iMasters que, de alguma forma, atinge a Apple também, já que o Mac OSX é um irmãozinho do Linux.

http://imasters.com.br/noticia/20386/mercado/linux-declara-vitoria-sobre-microsoft

Acho que o resultado de uma guerra não é tão simples como o de uma batalha (vencedor x perdedor). A Microsoft tem se reinventado com o distanciamento do Bill Gates que ergueu a empresa (na minha opinião) na picaretagem e golpes marqueteiros. Não dá mais para dizer que windows e word são porcarias pesadas e cheias de bugs, mas de fato o Linux se estabeleceu de tal forma em ambientes corporativos e acadêmicos que se tornou inatacável. A Apple pegou esta carona e se deu bem. Temos uma nova distribuição de forças no mercado e novos focos: os portáteis. Mas eu não faria puco da Microsoft, acho que eles ainda tem gás para disputar mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Bom, não acho nem que venceu nem que perdeu tb. Acho que o mercado simplesmente estabeleceu onde o Linux (livre) pode viver e onde Windows (proprietário) pode viver.

O interessante, na minha opinião, é observar onde o ‘livre’ existe e as razões para ele existir ali, assim como onde o ‘proprietário’ existe e as razões para ele existir ali. Não se trata de discutir se um SO venceu (no caso do ‘Linux’, até onde consigo perceber, o que conta mesmo é o seu núcleo e suas possibilidades de aplicação) ou se um SO é melhor, mas sim onde, como e por quê os conceitos ‘livre’ e ‘proprietário’ são aplicáveis de modo positivo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal.

Realmente, em desktops/notebooks o Windows vai longe. Fato. Mas no mercado de tablets e smartphones, a MS tá perdendo e perdendo. Com o Windows Phone 7 eles estão se amarrando e amarrando - li um artigo semana passada sobre isso, se achar posto aqui.

O Android e iOS tão disparados, e eles mancando muito.

Tem que ocorrer atrás do tempo perdido, e tão mosqueando.

A fora que a MS não é uma empresa que inova tanto ultimamente.

E o Linux - em distros como o caso do Ubuntu - vem ficando muito foda.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema fundamental da Microsoft é que a empresa não consegue tirar da cabeça que o modelo de computação que a consagrou é um modelo que, embora continue firme, se retrai cada vez mais. E por não conseguir se desvencilhar desse modelo, não consegue pensar fora dele e, portanto, não consegue inovar. A microsoft simplesmente não conseguiu compreender o que um aparelho de celular poderia vir a se tornar, por exemplo. Agora corre atrás... mas pro seu azar, a MS não dispõe de grande inventividade.

Isso me lembra o começo da web. A MS não tava nem aí pra novidade internet. Veio então o netscape... E veio então o ie. O problema é que matar um ipad, iphone, blackberry, outros tablets, não é tão simples como matar o netscape.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não acho nem que venceu nem que perdeu tb. Acho que o mercado simplesmente estabeleceu onde o Linux (livre) pode viver e onde Windows (proprietário) pode viver.

O interessante, na minha opinião, é observar onde o ‘livre’ existe e as razões para ele existir ali, assim como onde o ‘proprietário’ existe e as razões para ele existir ali. Não se trata de discutir se um SO venceu (no caso do ‘Linux’, até onde consigo perceber, o que conta mesmo é o seu núcleo e suas possibilidades de aplicação) ou se um SO é melhor, mas sim onde, como e por quê os conceitos ‘livre’ e ‘proprietário’ são aplicáveis de modo positivo.

Abraço!

Sou da mesma opinião. Existem aplicações que Linux bate o Windows em 10 a 0, e que Windows bate o Linux em 10 a 0. Vai do gosto, conhecimento e EXPERIÊNCIA de cada um, nem por se livre ou proprietário, mas por não ser obsoleto, pelo fato de sempre estar sendo inovado.

E depende o capital de investimento, por exemplo: Uma empresa que precisa de um servidor de banco de dados não vai pagar dezenas de milhares de reais pra conseguir uma licença Oracle enquanto uma licença de PostgreSQL é free e atende formidavelmente. Depois que tiver capital e quiser expandir, se não quiser manter o banco que está, pra migrar é uma teta (sendo que o Postgres foi feito com base no banco da Oracle).

Tudo gira em torno do capital de investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu uso e gosto do Linux (Ubuntu 10.10) mas o Windows ganha na facilidade em instalar programas,suporte á aplicações e outros pequenos aspectos.

São sistemas bastante diferentes ao meu ver.

No Windows eu tenho que botar driver de tudo,no Ubuntu já vieram pré-instalados.

No Ubuntu eu posso dar boot pelo CD pra corrigir bugs e fazer backups.No Windows eu formato logo.

Enfim,mas cada um tem suas vantagens e desvantagens,em casa sou o único que gosta do Tux por exemplo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em termos de vendas (e pirataria) ninguém bate o windows, quem sabe no próximo século.

Isso é relativo, amigo. Você conhece alguém que comprou o Windows Vista na caixinha? Na minha opinião, a Microsoft tem melhorado a qualidade dos produtos, principalmente dos OS, mas carrega fardos pesados do passado quando o Bill Gates só mexia os pausinhos para manter o Windows como dominante sem entrar em confronto direto, ou seja, só no Marketing rasteiro. Você já esqueceu do Windows Millenium? Do DOS que rodava tudo em 16bits mesmo com hardware em 32bits? A Microsoft só ergueu o império na base da venda casada e da assimilação de mercado. Ou você acha que o OS2 Warp não vendia porque era pior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...