Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apple espionando usuários?


Dotore

Posts Recomendados

Bom,ví a notícia hoje e achei no mínimo curioso.

Segundo pesquisadores, a apple estaria monitorando secretamente os passos de usuários

de ipad e iphone, que utilizam tecnologia 3g.

Vou colocar o link da notícia na íntegra e vamos discutir qual seria o possível motivo de fazer isso?

Se é que realmente é verdade né....

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/04/20/apple-monitora-secretamente-os-passos-dos-usuarios-de-iphone-ipad-afirmam-pesquisadores-924287610.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Pura verdade, infelizmente. Baixei o programa disponível e conferi as informações.

Muito triste isso...não que haja relevância (para mim) saber onde meu celular esteve desde o momento da compra, mas pela falta de transparência da empresa, de permitir indiscriminadamente o monitoramento da vida alheia. Pô....não podia avisar que a função existe (para finalidades a, b, c, etc) e possibilitar que o usuário desabilitasse, caso desejasse?

Ou seja, memo formatado, reinstalado, zerado, vendeu o iphone para outro, lá estará suas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Toda operadora garda sua localização quando você passa de uma torre para outra. Faz parte do sistema.
  • Não há evidência que a Apple recolha esta informação para ela.
  • O perigo é que, a menos que você use a opção de backup criptografado, virtualmente qualquer app pode ter acesso às suas informações.

Uma coisa a ser pensada, é que desde o firmware 3.2 a Apple não usa mais o skyhook e o Google para ter serviços de localização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...) Uma coisa a ser pensada, é que desde o firmware 3.2 a Apple não usa mais o skyhook e o Google para ter serviços de localização.

Isso parece ótimo!. Mas o quê que é esse skyhook mesmo? Eu gostaria de entender mais, nunca compreendi pq o serviço de localização nos vai posicionando no trânsito, por exemplo, mesmo sem haver conexão internet (sobre um mapa pré carregado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso parece ótimo!. Mas o quê que é esse skyhook mesmo? Eu gostaria de entender mais, nunca compreendi pq o serviço de localização nos vai posicionando no trânsito, por exemplo, mesmo sem haver conexão internet (sobre um mapa pré carregado).

Serviço que usa a localização da rede para serviços de localização. Apple, Google, e vários outros utilizam ou utilizavam a tecnologia deles para localizar posição. Bem útil para economizar bateria de ativar o GPS por mais tempo, e essencial para aparelhos como o iPod touch que não possuem sequer triangulação por torres de celular. Só ir no site da empresa e cadastrar. Demora umas 2 semanas para entrar na database deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Toda operadora garda sua localização quando você passa de uma torre para outra. Faz parte do sistema.
  • Não há evidência que a Apple recolha esta informação para ela.
  • O perigo é que, a menos que você use a opção de backup criptografado, virtualmente qualquer app no Mac ou eventual trojan no Mac ou iOS pode ter acesso às suas informações.

Uma coisa a ser pensada, é que desde o firmware 3.2 a Apple não usa mais o skyhook e o Google para ter serviços de localização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serviço (..) Bem útil para economizar bateria de ativar o GPS por mais tempo, e essencial para aparelhos como o iPod touch que não possuem sequer triangulação por torres de celular. Só ir no site da empresa e cadastrar. Demora umas 2 semanas para entrar na database deles.

Eu deixo sempre ligado o serviço de localização, e também o Bluetooth, e nunca precisei carregar regularmente à cada noite meu aparelho. O que eu concluí q puxa com força a força (!) é o 3G, e é a única coisa q mantenho desligada enquanto fora de uso.

Olha só, ainda não procurei o site do skyhook mas pretendo conhecer. O que a gente ganha se cadastrando lá? O serviço de localização do iPhone ou Google Earth já resolve tranquilo a parada, a meu ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu deixo sempre ligado o serviço de localização, e também o Bluetooth, e nunca precisei carregar regularmente à cada noite meu aparelho. O que eu concluí q puxa com força a força (!) é o 3G, e é a única coisa q mantenho desligada enquanto fora de uso.

Olha só, ainda não procurei o site do skyhook mas pretendo conhecer. O que a gente ganha se cadastrando lá? O serviço de localização do iPhone ou Google Earth já resolve tranquilo a parada, a meu ver.

Você não entendeu. O iPhone e praticamente todos os telefones com GPS usam na verdade A-GPS. Por este sistema, antes do GPS propriamente dito ser acionado há consultas a outras fontes que gastam menos energia e garantem uma localização mais rápida. No caso do iPhone a ordem é rede WiFI → triangulação da rede celular → GPS. Se por acaso uma das duas primeiras fontes for suficientemente apurada, o GPS nem chega a ser usada. No iPod touch, usar a rede WiFi é a única opção.

O que a rede Skyhook faz é manter a base de dados WiFi, garantindo uma localização mais rápida e poupando energia. A Apple desde o fimrware 3.2 usa uma base própria, aparentemente alimentada pelos próprios aparelhos. Todavia, muito aparelhos no mercado ainda usam a Skyhook. Cadastrando sua rede lá, você ajuda estes aparelhos a se localizarem mais rápido e a pouparem energia.

PS: O serviço de localização do iPhone só consome bateria efetivamente quando está utilizado. É como o standby das TVs. Se você não esta num app que requer tais serviços, então o consumo vai ser mínimo ou inexistente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu entender, então; a Apple estaria gravando as info das triangulações de cada iPhone, pela operadora, já q é só pelo 3G a "espionagem". E o simpático nome do Skyhook e seu banco de dados foi deixado de lado aí pelo iPad, com o que o pessoal de lá deve ter ficado meio triste. E agora a Apple tem seu próprio database. Ou algo assim, certo Chrono. Ou meio assim?

Mas aproveitando q vc entende do riscado, deixa te perguntar, se posso, a vc e aos colegas: esse database é o que, uma coleção de coordenadas? Desculpe a ignorância, mas o que a rede wifi - que ao final seria a internet - e que todo mundo entende muito bem como funciona, não é - o que a Apple e a Skyhook guardam de serviço de localiz.?

Meu limite é o conhecimento mediano da localização 3G (3 torres - o celular estaria no ponto médio ou a torre consegue medir a distancia? Se for pto médio é deveras limitado o serviço!) Quanto ao GPS é mais fácil, aquela coisa de pergunta/resposta dispositivo/satélite, mais fácil da gente saber, correto? Mas ainda nao entendo bem uma coisa, que tipo de comunicador é esse q cabe num celular, ou um aparelho bem pequeno, e vai a milhares de km? No iPhone ele ainda precisa do mapa acessado pela internet pra ter serventia, não é? O mapa ainda deveria ser acessado ou a real time ou a priori.

Mas é claro vc não precisa se dar o trabalho de responder tanta coisa, Chrono, são só dúvidas q eu resolvi organizar, obrigado de toda forma. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu entender, então; a Apple estaria gravando as info das triangulações de cada iPhone, pela operadora, já q é só pelo 3G a "espionagem". E o simpático nome do Skyhook e seu banco de dados foi deixado de lado aí pelo iPad, com o que o pessoal de lá deve ter ficado meio triste. E agora a Apple tem seu próprio database. Ou algo assim, certo Chrono. Ou meio assim?

Não sei se também coleta via rede WiFi. E a coleta é via qualquer rede celular, não apenas 3G.

Mas aproveitando q vc entende do riscado, deixa te perguntar, se posso, a vc e aos colegas: esse database é o que, uma coleção de coordenadas? Desculpe a ignorância, mas o que a rede wifi - que ao final seria a internet - e que todo mundo entende muito bem como funciona, não é - o que a Apple e a Skyhook guardam de serviço de localiz.?

Sim, é uma coleção de coordenadas. Não se sabe se a Apple também coleta via WiFi, mas é possível. O Google no Android faz a coleta tanto via rede celular

Meu limite é o conhecimento mediano da localização 3G (3 torres - o celular estaria no ponto médio ou a torre consegue medir a distancia? Se for pto médio é deveras limitado o serviço!) Quanto ao GPS é mais fácil, aquela coisa de pergunta/resposta dispositivo/satélite, mais fácil da gente saber, correto? Mas ainda nao entendo bem uma coisa, que tipo de comunicador é esse q cabe num celular, ou um aparelho bem pequeno, e vai a milhares de km? No iPhone ele ainda precisa do mapa acessado pela internet pra ter serventia, não é? O mapa ainda deveria ser acessado ou a real time ou a priori.

Mas é claro vc não precisa se dar o trabalho de responder tanta coisa, Chrono, são só dúvidas q eu resolvi organizar, obrigado de toda forma. Abraço!

Não sei exatamente como funciona a triangulação, mas acredito que deva ser parecido com o que você sugeriu. E não, não é necessário acesso a internet para que o sistema determine sua posição. Não se você tiver os mapas em cache, ou algum aplicativo que tenha mapas offline. Há vários deles na AppStore. Há vários inclusive com guia de voz (igual GPS veicular) de várias empresas famosas, como TomTom, Navigon, Sygic, iGo, etc...

Editado por Chrono
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela atenção, Chrono.

Parece q a notícia está repercutindo bastante, tá saindo até nas TVs.

(..)E não, não é necessário acesso a internet para que o sistema determine sua posição. Não se você tiver os mapas em cache, ou algum aplicativo que tenha mapas offline. Há vários deles na AppStore. Há vários inclusive com guia de voz (igual GPS veicular) de várias empresas famosas, como TomTom, Navigon, Sygic, iGo, etc...

Já conheço o TomTom, mas prefiro mil vezes o Google Maps e sua simplicidade. O TomTom é bem completo e a interface é caprichada, mas qdo iniciava a rota o aplicativo não permitia mudar de lugar manualmente (quero dizer, tipo dar uma conferida antes de ir). Eu ficava pensando "não pode ser". Não conheço os demais apps-GPS.

Seria bem interessante ter uma coleção de mapas em que o A-GPS possa trabalhar, identificando vc no lugar. Vou dar uma chegada no iGo. Gostei do nome. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...