Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como declarar algo para sair do pais?


eag

Posts Recomendados

Pessoal,

a pouco tempo eu entrei no pais com um macbook air após uma viagem para os EUA. Ele não foi declarado! Em breve estarei indo para Portugal e gostaria de levar o computador.

Pelo o que me informaram, no aeroporto, não é mais possível fazer aquele "registro"(declaração do bem) antes do embarque.

Existe alguma forma de declarar antes de sair? Se eu levar corro o risco de ser parado e ter que pagar imposto?

Se eu fizer isso com um Ipad2 é a mesma coisa?

Muito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

a pouco tempo eu entrei no pais com um macbook air após uma viagem para os EUA. Ele não foi declarado! Em breve estarei indo para Portugal e gostaria de levar o computador.

Pelo o que me informaram, no aeroporto, não é mais possível fazer aquele "registro"(declaração do bem) antes do embarque.

Existe alguma forma de declarar antes de sair? Se eu levar corro o risco de ser parado e ter que pagar imposto?

Se eu fizer isso com um Ipad2 é a mesma coisa?

Muito Obrigado

Você pode fazer sim no aeroporto, mas tambem, se não me engado, em alguns postos do correios e da receita você pega o formulario de saida temporária de bens ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao ha mais declaracao de saida temporaria desde outubro de 2010.

Ou seja, se vc deu sorte de entrar sem tributar, nao o leve para fora, pois no retorno se te pararem pagara pelo imposto

Essa é a forma do governo federal arrecadar um pouquinho mais!!!

Pessoal,

a pouco tempo eu entrei no pais com um macbook air após uma viagem para os EUA. Ele não foi declarado! Em breve estarei indo para Portugal e gostaria de levar o computador.

Pelo o que me informaram, no aeroporto, não é mais possível fazer aquele "registro"(declaração do bem) antes do embarque.

Existe alguma forma de declarar antes de sair? Se eu levar corro o risco de ser parado e ter que pagar imposto?

Se eu fizer isso com um Ipad2 é a mesma coisa?

Muito Obrigado

Editado por iHenrique
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é só você mostrar que ele tem um tempo de uso já; mostra os aplicativos que ele tem, os arquivos... Antes da viagem dá uma '' engordadinha '' no HD dele.

Será que desse jeito não dá pra você passar?

o iPad 2 quando viajei para os EUA tive a sorte de encontrá-lo (no dia que ele lançou!), e quando passamos pela pf a gente foi declará-lo mas ela disse que não precisava, pois ele custava 499.99 (ela não levou em consideração os impostos). Mas com os outros modelos talvez tenha que pagar imposto sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, declara sim! Mesmo se tu chegar na PF do aeroporto pra declarar e os caras disserem que nao precisa, insiste que quer declarar.

Isso é muito, mas muito relativo ao estado de humor do fiscal de aduana, PF, etc, que vai te receber na volta ao país. Por exemplo. Eu fui à europa duas vezes, sem declarar meu macbook, e nao tive nenhum problema na entrada. Nao declarei porque nao havia dado tempo, cheguei tarde no aeroporto, mas enfim, nao tive problema. Em 2009, eu morava aqui em Buenos Aires e minha esposa em Florianópolis. Ela entao veio passar uns dias aqui e trouxe o macbook dela (de 2007, mais velho que o meu) sem declarar na saída de floripa. Na volta, o voo que era direto a floripa teve que parar em Porto Alegre, nao me lembro bem porque. Entao tiveram que passar pela aduana aí em POA. que que aconteceu? Um filho da p* encrencou com o macbook dela, mesmo com marcas evidentes de uso, todos os arquivos dela no hd (ela ligou o micro pra mostrar pro animal) nao teve jeito! Foi obrigada a pagar uma multa de 250 dolares! Mesmo o meu irmao mandando por fax a nota fiscal (que tava em floripa)! O cara inventou uma desculpa, que na nota nao dizia o numero de serie, sei la, nao teve jeito. 250 doletas de multa!

Entao é como eu digo, pra nao depender desse bando de idiota semi-analfabeto de aduana, PF, etc, declara sim antes de sair!

A partir disso que ocorreu com a gente eu sempre declaro e viajo com a nota fiscal dos produtos.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, declara sim! Mesmo se tu chegar na PF do aeroporto pra declarar e os caras disserem que nao precisa, insiste que quer declarar.

Isso é muito, mas muito relativo ao estado de humor do fiscal de aduana, PF, etc, que vai te receber na volta ao país. Por exemplo. Eu fui à europa duas vezes, sem declarar meu macbook, e nao tive nenhum problema na entrada. Nao declarei porque nao havia dado tempo, cheguei tarde no aeroporto, mas enfim, nao tive problema. Em 2009, eu morava aqui em Buenos Aires e minha esposa em Florianópolis. Ela entao veio passar uns dias aqui e trouxe o macbook dela (de 2007, mais velho que o meu) sem declarar na saída de floripa. Na volta, o voo que era direto a floripa teve que parar em Porto Alegre, nao me lembro bem porque. Entao tiveram que passar pela aduana aí em POA. que que aconteceu? Um filho da p* encrencou com o macbook dela, mesmo com marcas evidentes de uso, todos os arquivos dela no hd (ela ligou o micro pra mostrar pro animal) nao teve jeito! Foi obrigada a pagar uma multa de 250 dolares! Mesmo o meu irmao mandando por fax a nota fiscal (que tava em floripa)! O cara inventou uma desculpa, que na nota nao dizia o numero de serie, sei la, nao teve jeito. 250 doletas de multa!

Entao é como eu digo, pra nao depender desse bando de idiota semi-analfabeto de aduana, PF, etc, declara sim antes de sair!

A partir disso que ocorreu com a gente eu sempre declaro e viajo com a nota fiscal dos produtos.

Abraço

Declarar como se não existe mais a declaração?

E essa desculpa dos arquivos todo mundo fala mas duvido que aceitem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Declarar como se não existe mais a declaração?

E essa desculpa dos arquivos todo mundo fala mas duvido que aceitem.

Bagagem Acompanhada – Procedimentos na saída do Brasil

A Receita Federal do Brasil não emite qualquer documento para comprovação da saída de bens ao exterior constantes de bagagem de viajante. Quando do retorno de bens ao país o viajante poderá comprovar sua procedência por qualquer meio idôneo, como por exemplo:

No caso dos bens estrangeiros adquiridos no Brasil, a comprovação poderá ser feita mediante a apresentação da Nota Fiscal, emitida por estabelecimento domiciliado no País;

No caso de bens adquiridos no exterior e trazidos para o País em outra viagem, a comprovação far-se-á mediante apresentação da DBA devidamente desembaraçada, contendo a descrição detalhada do bem;

O viajante que estiver saindo do Brasil portando valores em montante superior a R$10.000,00 (dez mil reais) ou o equivalente em outra moeda, em espécie, é obrigado a apresentar a Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV), por meio da internet, e se apresentar à fiscalização aduaneira do local de saída do País, para fins de conferência.

Atenção. Atendidas determinadas condições, o viajante pode levar para o exterior outros bens, excluídos do conceito de bagagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal muito obrigado por todas as dicas!

Parece que de qualquer jeito o sistema é bem enrolado.

Tenho mais uma dúvida! Se a nota fiscal for um invoice dos EUA por exemplo eles não vão solicitar o documento comprovando que o imposto foi pago? É o DBA?

Alguém que viaja bastante costuma fazer isso?

Se pegarem e não tiver jeito o que pode acontecer? É multa de quantos % acima da cota?

Muito Obrigado

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surgiu uma oportunidade de ir ao Paraguai em Agosto, e queria aproveitar a ocasião para comprar um MACBOOK PRO que lá está custando 1700 por aí, só tenho minhas dúvidas com relação ao imposto, pois este valor era o que eu iria comprar um notebook aqui e como surgiu a oportunidade de ir, gostaria de adquirir um macbook, porém, não teria condições de pagar 50% de U$770 que daria em torno 600 reias por aí ;s

Aí gostaria de saber de quem já foi para o Paraguai e conseguiu comprar um macbook sem pagar os 50% ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal muito obrigado por todas as dicas!

Parece que de qualquer jeito o sistema é bem enrolado.

Tenho mais uma dúvida! Se a nota fiscal for um invoice dos EUA por exemplo eles não vão solicitar o documento comprovando que o imposto foi pago? É o DBA?

Alguém que viaja bastante costuma fazer isso?

Se pegarem e não tiver jeito o que pode acontecer? É multa de quantos % acima da cota?

Muito Obrigado

Abc

Multa de 100% sobre o que passou da cota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia, pessoal.

Gostaria de aproveitar o tópico para tirar uma dúvida relacionada.

EM outubro, provavelmente, vou pra Nova Iorque com minha esposa por 4 dias e eu já queria aproveitar a oportunidade pra trazer alguns eletrônicos (para mim e algum eventual pedido que algum amigo faça). Tempos atrás ouvi falar que é permitido que cada pessoa traga determinados tipos de produto em quantidades limitadas sem pagar imposto, isso é verdade?

Vou dar uma pesquisada melhor sobre isso, mas gostaria de alguem que ja tenha experiência aqui do fórum para relatar.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...