Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro "UnderVolting"


Anderson Siqueira

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

Desculpe, mas tenho que expressar a minha revolta quanto a esse comportamento que se repete em diversos fóruns, com diversos temas.

A pergunta do cara foi "alguém sabe como fazer undervolting?" e só... Ele não perguntou se é a solução adequada, nem se o problema é por que ele usa o Lion. Acontece que no geral as pessoas não tem resposta e ficam tentando demover o cara da idéia. Acontece muito quando um programa pára de funcionar. Além do Mac, eu costumo usar Ubuntu. Meu vlc parou de funcionar e fui buscar resposta, a primeira que me deram foi "use o totem". Eu não queria usar o totem, queria consertar o vlc e pronto. Então vamos combinar, não sabe a resposta pra pergunta, não opine, isso afugenta as pessoas a procurarem ajuda para seus problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas tenho que expressar a minha revolta quanto a esse comportamento que se repete em diversos fóruns, com diversos temas.

A pergunta do cara foi "alguém sabe como fazer undervolting?" e só... Ele não perguntou se é a solução adequada, nem se o problema é por que ele usa o Lion. Acontece que no geral as pessoas não tem resposta e ficam tentando demover o cara da idéia. Acontece muito quando um programa pára de funcionar. Além do Mac, eu costumo usar Ubuntu. Meu vlc parou de funcionar e fui buscar resposta, a primeira que me deram foi "use o totem". Eu não queria usar o totem, queria consertar o vlc e pronto. Então vamos combinar, não sabe a resposta pra pergunta, não opine, isso afugenta as pessoas a procurarem ajuda para seus problemas.

Seu primeiro post e vc posta pra reclamar?

Valeu pela contribuição. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar uma deixa aki pro pessoal que nao sabe o que eh Undervolting assim como eu nao sabia ate agora (kkkkkk) e esta com preguiça de pesquisar:

O que é o Undervolting?

Como o próprio nome indica, undervolting é o método de reduzir a voltagem padrão de um certo dispositivo.

Qual é o objectivo de fazermos undervolting ao CPU?

O objectivo é reduzir a voltagem que passa nos circuitos internos do CPU, de maneira a que seja libertado menos calor (do CPU), que consequentemente irá gastar menos energia durante o seu funcionamento, aumentado desta maneira a autonomia da bateria do portátil. Além de aumentar drásticamente o tempo de vida do CPU, pois estamos a falar numa redução de +/- 15ºC em full load. Outra das vantagens é que o sistema irá funcionar mais estável.

Em certos casos a performance poderá mesmo aumentar. Casos em que as temperaturas em full load obriguem a que os sistema de protecção térmica do CPU façam throttling, ou seja, redução temporária da frequência de relógio do CPU e/ou salto nos cilcos de funcionamento da frequência de modo a abrandar o seu funcionamento e consequentemente reduzir a temperatura.

Ideia legal na minha opiniao para abaixar a temperatura do processador teria q diminuir o desempenho dele e nao aumentar =/

Abraço

Editado por XxGabripjxX
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mal chegou e já quer sentar na janela hein!?

:P

Amigao, eu posso ser novo nesse forum, mas tenho experiencia de anos em foruns das mais diversas areas. Posso te afirmar que esse comportamento praticado aqui e comum em muitos lugares. So acho revoltante as pessoas verem isso e acharem normal. Realmente, aqui e um forum de discussoes, mas com foco em suporte, logo, se nao sabe a resposta, nao tem por que opinar (assim como eu estou fazendo com esse off-topic)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigao, eu posso ser novo nesse forum, mas tenho experiencia de anos em foruns das mais diversas areas. Posso te afirmar que esse comportamento praticado aqui e comum em muitos lugares. So acho revoltante as pessoas verem isso e acharem normal. Realmente, aqui e um forum de discussoes, mas com foco em suporte, logo, se nao sabe a resposta, nao tem por que opinar (assim como eu estou fazendo com esse off-topic)

Pois é né amigo. Você chega, cai de para quedas e critica uma coisa que você mesmo está fazendo. Então tá bão né.

E quem disse isso de "não tem porque opinar" ?

Editado por Matheus F.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é né amigo. Você chega, cai de para quedas e critica uma coisa que você mesmo está fazendo. Então tá bão né.

E quem disse isso de "não tem porque opinar" ?

Prometo ser o ultimo off-topic. Nao estou criticando o que eu mesmo estou fazendo, estou criticando respostas que tentam demover o usuario de sua idea inicial

Ex.:

Como faco undervolting?

resposta: e estupidez fazer uma alteracao de hardware para resolver um problema de software que nem esta em sua versao final ainda.

Entenderam meu ponto?

============================

Voltando ao topico, XxGabripjxX voce sabe se e possivel fazer essa alteracao em mac?

Editado por Igor Belchior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já mexi com watercooling, chiller, peltier em pc e o escambau, mas não entendo como alguém tem vontade de fazer algo desse tipo num macbook ou mesmo num notebook onde uma equipe inteira passou meses/anos pra desenvolver ele da forma como é, com o menor consumo e a melhor performance possível...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prometo ser o ultimo off-topic. Nao estou criticando o que eu mesmo estou fazendo, estou criticando respostas que tentam demover o usuario de sua idea inicial

Ex.:

Como faco undervolting?

resposta: e estupidez fazer uma alteracao de hardware para resolver um problema de software que nem esta em sua versao final ainda.

Entenderam meu ponto?

Amigo, na boa.

Isso é um fórum de discussões, onde trocamos experiencias e conhecimento.

Se o cara quer queimar o Mac dele, voce diz como fazer? Se alguém te perguntar como se matar de forma rápida, você fala?

Se estamos falando para ele não fazer isso, é uma sugestão para que não seja prejudicado. Eu gostaria que as pessoas me desses essas dicas, caso fosse fazer algo que possa prejudicar meu Mac.

Ajudar também é dizer: Não faça isso!!!

--

E vamos parar com essas discussões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, na boa.

Isso é um fórum de discussões, onde trocamos experiencias e conhecimento.

Se o cara quer queimar o Mac dele, voce diz como fazer? Se alguém te perguntar como se matar de forma rápida, você fala?

Se estamos falando para ele não fazer isso, é uma sugestão para que não seja prejudicado. Eu gostaria que as pessoas me desses essas dicas, caso fosse fazer algo que possa prejudicar meu Mac.

Ajudar também é dizer: Não faça isso!!!

--

E vamos parar com essas discussões.

Amigo, eu entendo seu ponto, mas convenhamos o termo undervolting não é conhecido por muitos, se o cara tá perguntando como fazer, ele já tem no mínimo a noção do que é e o que pode acarretar. Sem contar que comparar a morte de um ser humano com a troca de um equipamento eletrônico é um pouco absurdo demais.

Agora eu também fiquei curioso: existe alguém aqui que já tenha feito undervolting num mac? Como foi o procedimento e quais os resultados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo man, eu nunca fiz isso no meu pc, nem no meu mac porque acho uma coisa que tem um risco muito alto e muita dificuldade para fazer tbm, porém se você quer se arriscar eu aconselho você procurar em foruns americanos que la sempre tem alguns tutoriais de como fazer certinho.

Boa sorte ai cara! e se der certo posta ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo o pq do preconceito com o UNDERVOLTING... Tão falando que é arriscado e que vou ferrar com meu MAC...

Já fiz UnderVolting em NotebooksPC... com sucesso e melhoraram muito... inclusive o resultado é contrário do que estão pregando, serve para äliviar" o sistema e aumentar a vida útil do mesmo... na pior hipótese, mantém-se o desempenho, mas diminui a temperatura e o consumo elétrico...

Infelizmente não conheço nenhum software para alterar as voltagens nos MACs (apenas para Windows)... por isso fiz a pergunta... Ninguém é obrigado a saber a resposta, mas se souber: CUSTA RESPONDER?!

Tem gente que compra um carro caro e chegando em casa já corre para rebaixar o mesmo e mudar suas características de fábrica... que foram tão planejadas e estudadas por centenas de engenheiros capacitados...

Tem "panaca" que ainda olha o carro "mexido" (todo descaracterizado) e fica babando.

Se um cara pode "tunar" seu carro, ou até mesmo "turbiná-lo"... pq não se pode fazer isso com o MacBook também?!

O "gozado" é que se eu perguntasse sobre JAILBRAKE, SO's BETA, etc... (esses sim são arriscados e de algumas maneiras, até ilegais)... todo mundo aqui me responderia de boa e não ficariam de chacota ou tirando onda com a minha cara.

Se o MAC fosse assim tão estudado e planejado como disseram, não haveria necessidade de lançarem PATCHS e UPDATES para o OS, muito menos terem programas de RECALL para baterias, topcases e chipsets danificados...

Quando eu troco o HDD original do MAC por um de maior capacidade e ou maior desempenho, estou buscando melhorar meu produto... mas pq faço isso? Afinal, a Apple não estudou e desenvolveu o produto junto a seus engenheiros para ser o melhor e mais perfeito possível?! AHH, PAREM COM ISSO... parece religião....

Mudei para MAC e não vejo mais volta para o Windows. Acho o MAC OSX sensacional e MUITO superior ao Win, mas ainda assim, não é perfeito.

Senti meu MacBook um pouco "esquentadinho" e resolvi perguntar sobre o UnderVolting, apenas para tentar "refrescar" ele um pouco... Minha intenção não foi ofender ninguém, muito menos gerar polêmica ou causar desconforto.

Vou pesquisar nos forums "gringos" então!

Apenas havia perguntado aqui no fórum pois tem até um tópico destinado a "DESENVOLVEDORES do LION", achei que aqui fosse o lugar certo, que alguém soubesse de alguma coisa. Tem muito cara Sabichão e metido a desenvolvedor aqui, mas infelizmente incapazes de responder uma pergunta...

Desculpem o desabafo! E obrigado aos que tentaram ajudar!

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson Siqueira, esse teu macbook é 2011? Eu tenho usado o meu intensamente e não tenho sentido aquecimento.

=======ATUALIZAÇÃO===========

Achei um tópico que talvez lhe seja interessante

http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=751657

Editado por Igor Belchior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...