Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas na compra de um MBAir ou MB


Todi

Posts Recomendados

Então, gostaria das opiniões de vocês sobre minha futura aquisição, visto que eu já tenho um PC para jogos, não preciso mais de configuração brutal de notebook apenas para o básico como aplicativos de programação (atualmente só utilizo Qt (c/c++), JAVA e linguagens para web como php/javascript), aplicativos de planilhas e editor de texto/apresentação e algo que seja leve e diminuto para que eu possa levar sem problemas para faculdade, trabalho, casa de amigos etc.

Outro porém é a minha vontade de trocar de SO, já fui usuário de Linux por 4 anos (sendo 2 anos sem dual-boot) e nunca tive a oportunidade de pegar um Mac. Vi o Macbook Air, que é leve, pequeno, já utiliza tecnologia flash disk e o MacBook White que é mais robusto, maior, porém mais pesado e utiliza o velho HDD. E quanto a espaço é a minha preocupação! Mesmo com a mobilidade do Air os 64gb que vem nele dão conta do recado? Se eu instalar coisas como iWork e meus programas para desenvolvimento será que seu espaço aí embora rápido?

Fiquei tentado em pegar o Air, mas essa falta de espaço me preocupa! Visto que não posso pegar o de 128gb que fica fora do meu orcamento!

Toda e qualquer ajuda é bem vinda e desde já agradeço a paciência e o tempo de vcs!

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre o White e o Air eu ficava com a segunda opção!

A questão é que você já tem um computador potente pra jogos e tal. O SSD sem dúvidas é o maior diferencial dele. Tudo é mais rápido. A portabilidade também é um grande ponto forte que pode facilitar no transporte.

Eu tenho o White, gosto bastante. Mas a estrutura em aluminio dos MBAs e MBPs é bem mais resistente, não suja fácil, além de, na minha opinião, ser a mais bonita estrutura de notebook que temos hoje! O que falta nos 2 é o teclado iluminado presente nos MBPs que ajuda, e muito! Hoje, eu não compraria mais o White por ser o fim de um ciclo: talvez o produto venha a ser descontinuado em breve. Já por outro lado, o Air é uma máquina para o futuro.

Sobre a capacidade de armazenamento, apenas você pode saber se 64GB vai te servir bem. Instalar os apps você consegue. O problema é além disso colocar fotos/vídeos/músicas/documentos que soma mais espaço. Se você puder, já invista em mais SSD. Se não, você pode usar um HD externo pra armazenar suas coisas e deixar seus apps no SSD.

Uma dica que dou quanto a compra de um MacBook Air é a memória RAM. Eu aconselho você comprar já com 4GB porque se não me engano você não vai poder fazer up pois ela é soldada na estrutura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre o White e o Air eu ficava com a segunda opção!

A questão é que você já tem um computador potente pra jogos e tal. O SSD sem dúvidas é o maior diferencial dele. Tudo é mais rápido. A portabilidade também é um grande ponto forte que pode facilitar no transporte.

Eu tenho o White, gosto bastante. Mas a estrutura em aluminio dos MBAs e MBPs é bem mais resistente, não suja fácil, além de, na minha opinião, ser a mais bonita estrutura de notebook que temos hoje! O que falta nos 2 é o teclado iluminado presente nos MBPs que ajuda, e muito! Hoje, eu não compraria mais o White por ser o fim de um ciclo: talvez o produto venha a ser descontinuado em breve. Já por outro lado, o Air é uma máquina para o futuro.

Sobre a capacidade de armazenamento, apenas você pode saber se 64GB vai te servir bem. Instalar os apps você consegue. O problema é além disso colocar fotos/vídeos/músicas/documentos que soma mais espaço. Se você puder, já invista em mais SSD. Se não, você pode usar um HD externo pra armazenar suas coisas e deixar seus apps no SSD.

Uma dica que dou quanto a compra de um MacBook Air é a memória RAM. Eu aconselho você comprar já com 4GB porque se não me engano você não vai poder fazer up pois ela é soldada na estrutura.

Muito obrigado por sua resposta!

Mas, caso eu não tenha grana por fugir muito do orçamento, o que vc acha da versão de 11.6" do MBAir? Estou realmente tentado a levar o MBAir por toda essa nova tecnologia e já está preparado para o futuro, já os 4Gb de memória é meio tenso, ai sim sai totalmente do orçamento, acho que levar o de 128Gb + 13.3" fica ainda mais em conta e me dá uma segurança a mais na expansão do armazenamento por ter uma entrada SD! De qualquer forma, 2Gb não é uma boa pedida? Vou ter muitos problemas? E de qualquer forma, segundo o site da Apple tem como expandir até 4Gb!

Prefiro um Pro com SSD.

Sem condições mesmo! Infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado por sua resposta!

Mas, caso eu não tenha grana por fugir muito do orçamento, o que vc acha da versão de 11.6" do MBAir? Estou realmente tentado a levar o MBAir por toda essa nova tecnologia e já está preparado para o futuro, já os 4Gb de memória é meio tenso, ai sim sai totalmente do orçamento, acho que levar o de 128Gb + 13.3" fica ainda mais em conta e me dá uma segurança a mais na expansão do armazenamento por ter uma entrada SD! De qualquer forma, 2Gb não é uma boa pedida? Vou ter muitos problemas? E de qualquer forma, segundo o site da Apple tem como expandir até 4Gb!

O site informa que tem como expandir. E como disse, ter como tem, mas é mais seguro que você compre já com 4GB porque a memória é soldada!!! Você conseguiria "tirar"a solda e colocar mais 2GB? Pois é...

Acho o MBA 11,6" muito legal! O único problema é se você vai se acostumar com o tamanho da tela. Mas é importante lembrar que a tela do Air de 11" tem resolução maior do que a do MBW...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O site informa que tem como expandir. E como disse, ter como tem, mas é mais seguro que você compre já com 4GB porque a memória é soldada!!! Você conseguiria "tirar"a solda e colocar mais 2GB? Pois é...

Acho o MBA 11,6" muito legal! O único problema é se você vai se acostumar com o tamanho da tela. Mas é importante lembrar que a tela do Air de 11" tem resolução maior do que a do MBW...

Pois é! Eu vi isso, o MBAir tem resolução superior mesmo! Eu estava planejando comprar um Netbook nessa mesma pegada, 11.3", esses da Acer ou HP. Mas é como você disse, se eu levar o MBAir 11.3" fico submisso a um HD externo ou pendrive. O backup que tenho em meu atual notebook é de 16Gb, fui numa loja hoje e vi o MBAir 11.3" com o pacote iWorks e só tinha livre 26Gb, isso procede? Visto que dos 64Gb, deve ter disponível 59Gb, sendo o MacOSX 5Gb ocupados eu to achando esse iWorks meio pesadinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HD externo não seria problema pra mim, não sei pra vc, existem HDs de bolso de 500GB ou mais de 7200rpm.

A minha preocupação é a seguinte: a medida que eu for instalando programas, como é que vai ser? Eu vi lá na loja da Apple que tem aqui em minha cidade o MBAir 11" apenas com o iWorks e só tinha livre 26gb! Isso corresponde mesmo? Achei demais, visto que o Mac OSX atualmente ocupa apenas 5gb e a quantidade de espaço livre para o HD de 64gb deve ser uns 59gb por ai, então deveria ter pelo menos 54gb livre e o iWorks ocupa 28gb? Por isso achei muito estranho...

E o tipo de cartão SD utilizado pelo MBAir 13" são comuns ou é algum específico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha preocupação é a seguinte: a medida que eu for instalando programas, como é que vai ser? Eu vi lá na loja da Apple que tem aqui em minha cidade o MBAir 11" apenas com o iWorks e só tinha livre 26gb! Isso corresponde mesmo? Achei demais, visto que o Mac OSX atualmente ocupa apenas 5gb e a quantidade de espaço livre para o HD de 64gb deve ser uns 59gb por ai, então deveria ter pelo menos 54gb livre e o iWorks ocupa 28gb? Por isso achei muito estranho...

E o tipo de cartão SD utilizado pelo MBAir 13" são comuns ou é algum específico?

Meu MBA 64GB chegou ontem (btw estou muito feliz com a aquisição), a primeira coisa que fiz foi atualizá-lo (1.5 GB de arquivos) ao final da atualização eu tinha cerca de 47GB de espaço livre, o que pra mim é mais que suficiente. Outra coisa que fiquei impressionado foi que minha bateria, depois de carregada 100%, dourou exatos 8 horas e 6 minutos ( wifi ligado 100%, brilho em 50% mais que suficiente e realizei somente trabalhos como internet, email e texto sendo que na internet fiz upload e download de arquivos na nuvem) Não poderia estar mais feliz :D

Já até cancelei meu imac da assinatura, este MBA será meu mac principal com um HD externo para filmes e músicas, pensei melhor e R$7.000,00 do iMac não compensam já que jogo mais xbox 360 e nintendo wii e também não trabalho na parte gráfica ou edição de música e filmes, só edição de texto, email e internet, o que o MBA da conta sem nenhum problema. Quem sabe assim que receber o reembolso da apple eu não compro um cinema display :P

Quanto ao cartão de memória, acho que qualquer cartão desses de máquina fotográfica funciona, mas se seguir o padrão de HD externo o cartão deve ser formatado em FAT ou outro que o mac reconheça, pois NTFS o mac só lê e não grava a não ser com software de terceiros.

Abraços.

Editado por P.Bastos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu MBA 64GB chegou ontem (btw estou muito feliz com a aquisição), a primeira coisa que fiz foi atualizá-lo (1.5 GB de arquivos) ao final da atualização eu tinha cerca de 47GB de espaço livre, o que pra mim é mais que suficiente. Outra coisa que fiquei impressionado foi que minha bateria, depois de carregada 100%, dourou exatos 8 horas e 6 minutos ( wifi ligado 100%, brilho em 50% mais que suficiente e realizei somente trabalhos como internet, email e texto sendo que na internet fiz upload e download de arquivos na nuvem) Não poderia estar mais feliz :D

Já até cancelei meu imac da assinatura, este MBA será meu mac principal com um HD externo para filmes e músicas, pensei melhor e R$7.000,00 do iMac não compensam já que jogo mais xbox 360 e nintendo wii e também não trabalho na parte gráfica ou edição de música e filmes, só edição de texto, email e internet, o que o MBA da conta sem nenhum problema. Quem sabe assim que receber o reembolso da apple eu não compro um cinema display :P

Quanto ao cartão de memória, acho que qualquer cartão desses de máquina fotográfica funciona, mas se seguir o padrão de HD externo o cartão deve ser formatado em FAT ou outro que o mac reconheça, pois NTFS o mac só lê e não grava a não ser com software de terceiros.

Abraços.

Não sabia dessa informação sobre o tipo de partição de arquivos! Não sabia que ele não gravava em NTFS! No caso de uma rede com arquivos armazenados em NTFS como ficaria? Teria que rodar um SAMBA pro reconhecimento? Ou entre redes é de boas? Lembro que tinha que fazer isso no Linux, e já que o Mac é base UNIX...

Tenho vários arquivos como e-books, e documentos em meu HD (no atual notebook) que preciso acessar quase que todos os dias, e esse meu backup está atualmente em 16gb. No seu caso, pelo visto você apenas deixará os 64gb para instalação de aplicativos, correto? E quanto ao iWorks, vc utiliza? Ou vai de OpenOffice? Ou Office? Seus aplicativos de escritório já estão instalados?

No mais, vc tá gostando? Quais são suas impressões sobre o produto? Vc mexe com programação tb?

Tô quase comprando mesmo o MBAir 11" que é realmente o que eu estou querendo... mas ainda tô com medo da falta de espaço, a partição de arquivos é o de menos.

Abrs.

Editado por Todi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha preocupação é a seguinte: a medida que eu for instalando programas, como é que vai ser? Eu vi lá na loja da Apple que tem aqui em minha cidade o MBAir 11" apenas com o iWorks e só tinha livre 26gb! Isso corresponde mesmo? Achei demais, visto que o Mac OSX atualmente ocupa apenas 5gb e a quantidade de espaço livre para o HD de 64gb deve ser uns 59gb por ai, então deveria ter pelo menos 54gb livre e o iWorks ocupa 28gb? Por isso achei muito estranho...

E o tipo de cartão SD utilizado pelo MBAir 13" são comuns ou é algum específico?

Cara ta errado esse negócio ae, eu não tenho iWork, mas ele deve utilizar +/- 1GB.

Quem tiver ele instalado pode confirmar se é isso mesmo.

Editado por CelsoAlfista
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ta errado esse negócio ae, eu não tenho iWork, mas ele deve utilizar +/- 1GB.

Quem tiver ele instalado pode confirmar se é isso mesmo.

Foi o que imaginei! Deveriam ter mais programas instalados.

Queria saber mais sobre as IDE's de programação para C/C++, Web e JAVA. Alguém aqui trabalha com isso?

Editado por Todi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, os Macbooks Airs deverão ser atualizado até Julho, não compre agora não, pois os processadores Sandy Bridge são bem superiores aos Core 2 Duo atuais em todos os aspectos. Além de tudo, se tu não gostar da atualização da pra comprar esse modelo que temos hoje mais barato quando sair a versão nova.

Definitivamente, não compre agora.

Quanto ao espaço aplicativos tomam, relaxa que 64Gb são o suficiente. O Sistema come uns 15Gb (versão 10.6.7), se tu for instalar o Office 2011 (recomendo, nao gostei do iWork) vai gastar ai no máximo mais 1 Gb, esses teus softwares de programação deve dar mais 1 Gb, ou seja, no máximo tu vai usar uns 20Gb pra instaladores, ainda sobra 44Gb pra colocar teu backup. Se tu já tem uma maquina maior pra jogos (isso sim gasta espaço) então fica tranquilo que 64Gb são suficientes.

Quanto a memória RAM, somente a Apple consegue "expandir"(...) Na verdade o modelo ja sai de fabrica com 4Gb de RAM soldada à placa-mãe, então pegue logo com 4Gb.

Se tu esperar o upgrade nos creio que o padrão ja seja 4Gb de RAM.

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia dessa informação sobre o tipo de partição de arquivos! Não sabia que ele não gravava em NTFS! No caso de uma rede com arquivos armazenados em NTFS como ficaria? Teria que rodar um SAMBA pro reconhecimento? Ou entre redes é de boas? Lembro que tinha que fazer isso no Linux, e já que o Mac é base UNIX...

Tenho vários arquivos como e-books, e documentos em meu HD (no atual notebook) que preciso acessar quase que todos os dias, e esse meu backup está atualmente em 16gb. No seu caso, pelo visto você apenas deixará os 64gb para instalação de aplicativos, correto? E quanto ao iWorks, vc utiliza? Ou vai de OpenOffice? Ou Office? Seus aplicativos de escritório já estão instalados?

No mais, vc tá gostando? Quais são suas impressões sobre o produto? Vc mexe com programação tb?

Tô quase comprando mesmo o MBAir 11" que é realmente o que eu estou querendo... mas ainda tô com medo da falta de espaço, a partição de arquivos é o de menos.

Abrs.

Bom no caso da rede, eu também tenho uma rede wifi aqui em casa e eu transfiro os arquivos numa boa do pc do meu irmão para o meu MBA e vice versa, o problema mesmo é o hd externo que tem ser em FAT, mas como eu disse tem software que deixa vc gravar em hd em NTFS, lembrando que o mac só não consegue gravar em NTFS mas ler ele lê de boa.

Meu uso vai ser simplesmente para escritório e faculdade, então já instalei o Office que pra mim já é o bastante para edição de textos para a faculdade, planilhas pro meu escritório e apresentações no powerpoint para a faculdade. Nunca usei o iwork para mac, somente para ios no meu ipad, não sei se é a mesma coisa, mas pelo menos no ipad era maravilhoso, só o Numbers que eu não gostava muito prefiro o excel mesmo.

Eu estou adorando essa máquina, tanto que como disse já cancelei a compra do meu iMac 27'' e vou comprar um cinema display pra plugar o MBA quando eu estiver em casa. Eu pensava que o air não aguentaria meus trabalhos da faculdade e escritório como um iMac, por isso pedi os dois, mas como o MBA chegou primeiro deu pra eu ter uma idéia de que o iMac (para o meu uso) ficaria parado um bom tempo pegando poeira.

O air é simplesmente maravilhoso, apesar de ser leve sua estrutura parecer ser muito resistente pois este acabamento alumínio unibody é coisa de outro mundo e o ssd é perfeito compensa muito o cpu menos potente dele. Não sei no seu caso, já que vc mexe com programação não tenho idéia dos softwares ou ainda se estes softwares rodam tranquilamente no MBA. Para meu uso não compraria um macbook white nem pro mesmo se tivesse dinheiro de sobra, o design do air não tem comparação.

Quanto a falta de espaço é meio pessoal isso, pois para mim os 64GB vão ficar só pra aplicativos e arquivos que eu esteja trabalhando, já meus filmes e músicas ficam no HD externo. Sem contar que tenho arquivos no Google Docs (para o escritório) o que é uma mão na roda, pois posso acessá-los em qualquer lugar e alguns outros arquivos no DropBox.

Resumindo: na minha opinião, o que te atrapalharia seriam seus softwares de programação (os quais nunca ouvi falar, não entendo nada dessa área :P ), ou seja se você tiver certeza que eles rodarão normalmente no MBA, não pense duas vezes e compre um pra ti e seja feliz ;)

Editado por P.Bastos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, os Macbooks Airs deverão ser atualizado até Julho, não compre agora não, pois os processadores Sandy Bridge são bem superiores aos Core 2 Duo atuais em todos os aspectos. Além de tudo, se tu não gostar da atualização da pra comprar esse modelo que temos hoje mais barato quando sair a versão nova.

Definitivamente, não compre agora.

Concordo 99%. Se puder esperar espere. Mas se precisa de um mac pra ontem e as especificações do MBA satisfazerem suas necessidades compre e seja feliz (este foi o meu caso, estava sem pc e mac, fazendo trabalhos da facul no ipad, horrível btw)

Quando a nova geração sair vc decidi se compra o MBA 2011 ou 2010. Em qualquer caso vc sai ganhando, pois se decidir ir de MBA 2010 vc consiguirá com preços menores na fastshop por ter um modelo novo já no mercado como o colega disse. Ou se optar pelo MBA 2011 creio que ele virá com OS Lion já pré-instalado, salvando a vc alguns trocados que seriam gastos com a atualização sem contar com as novidades que estão por vir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sichieri: a única demora que realmente irei ter na compra do meu MacBook será em relação a venda do meu PSP Go e do meu atual notebook! Tipo, a configuração atual dos computadores da Apple atendem plenamente as minhas necessidades onde a mais bruta delas é mexer com programação. Programas simples, microcontroladores e jogos são meu foco de desenvolvimento e não exigem muito! Visto que eu iria mudar para um Netbook Intel atom com esse core 2 duo eu tô nas nuvens! =p e mesmo que barateie, acredito que seja pouco... Nunca vi Notebooks da Apple por menos de 2k! E os MBAir 2011 estarão totalmente fora de cogitação! Estagiário ganha mixaria! XD e pelo que vc falou agora e dando uma olhada nos programas que irei precisar de fato, no total irá ocupar isso mesmo, uns 1 ~ 1,5gb no máximo! De qualquer forma, daqui que eu venda tudo deve ser bem lá pro final de junho, quem sabe não role uma oferta?!

@P.Bastos: é isso! Assim como vc no máximo eu deixaria apenas os arquivos que estou trabalhando atualmente estocados no HD. No mais creio que um desses pendrives de 128gb já dêm conta do recado se eu quiser um armazenamento mais portátil que um HD externo! Estou realmente tentado a comprar o MBAir pq não agüento mais levar trambolho pra cima e pra baixo e já que não tenho mais necessidade de um pc brutal, pois já montei um pra jogos, fiquei doido pelo MBAir! Vou nele sem pensar 2x! *_* pelo que eu vou usar o hardware do MBAir 2010 dá e sobra! Sem contar com a leveza do Mac OSX ta tranquilao!

Agora, pq não pegar um MB White? Realmente vai ser descontinuado ou algo assim?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O branco se nao for descontinuado também vai ser atualizado.

Eu ainda acho o Pro de entrada muito mais máquina que o air e a diferença de valor é de umas R$500 pratas.

Soma no air um drive de cd que talvez voce precise comprar e um HD externo que com certeza vc vai comprar em algum momento. E depois tem a limitação de nao poder expandir nada. O pro voce ainda pode colocar um SSD e mais memória, mesmo que depois.

Sei lá trabalho com desenvolvimento de software e acho que nao me adaptaria ao air. Ainda uso Windows virtualizado para algumas coisas.

Mas que o bicho é rápido e bonito isso ele é.

Quanto ao NTFS ele lê tranqüilamente. Ele só nao escreve. Mas aí vc instala um paragon ntfs da vida ou algum similar gratuito e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@P.Bastos: é isso! Assim como vc no máximo eu deixaria apenas os arquivos que estou trabalhando atualmente estocados no HD. No mais creio que um desses pendrives de 128gb já dêm conta do recado se eu quiser um armazenamento mais portátil que um HD externo! Estou realmente tentado a comprar o MBAir pq não agüento mais levar trambolho pra cima e pra baixo e já que não tenho mais necessidade de um pc brutal, pois já montei um pra jogos, fiquei doido pelo MBAir! Vou nele sem pensar 2x! *_* pelo que eu vou usar o hardware do MBAir 2010 dá e sobra! Sem contar com a leveza do Mac OSX ta tranquilao!

Agora, pq não pegar um MB White? Realmente vai ser descontinuado ou algo assim?!

Jesus apaga a luz... Se performance não é o problema vá de MBA, minha irmã tem um MacBook white e quando eu pego o Mac dela em uma mão e o meu MBA na outra da vontade joga o Mac dela na parede

Sem zueira o Mac dela perto do meu parece muito um trambolho, sem contar os seguintes problemas:

Acabamento dele é pior por não ser de alumínio;

As teclas, Trackpad e envolta do Trackpad sujam muito (literalmente ficam encardidos, amarelados);

Alguns casos de superaquecimento, relatados no forum, ocasionaram bolhas na tampa de baixo do white (dá uma procurada é coisa de doido);

Peso muito maior que o MBA (comparando-os lado a lado se tem a impressão que o white é um trambolhão)

Na minha opinião, se dinheiro não for problema, ficaria em duvida entre o MBA o MacBook Pro 13", descartaria completamente o White. Aí vai da sua necessidade, se o que vc faz da pra fazer no MBA eu optaria por ele, por ser mais barato, ter um design maravilhoso e pesar quase nada em relação ao PRO e White.

Sei lá, eu não troco meu Air até eu decidir fazer alguns trabalhos que exijam mais performance, provavelmente nunca :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...