Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SSD no iMac 27”


Carlos_Alberto

Posts Recomendados

Adquiri um MacBookAir e desde então, perdi o gosto de utilizar meu iMac Core i5, 27”, com 12 gb de RAM e, o motivo é que como o Air utiliza SSD e, mesmo com hardware muito inferior, acaba sendo infinitamente mais rápido.

Assim, não paro de pensar em colocar um SSD no meu iMac, mas está faltando um empurrão de alguém que já tenha feito.

Minha idéia seria substituir o SuperDrive, por um adaptador que se encontra facilmente no eBay por cerca de U$ 20,00 onde instalaria um SSD de 128 ou 256, e nele ficaria o sistema operacional e programas, mantendo o HD original para as fotos, musicas, etc...

Contudo, gostaria de trocar idéias com alguém que já fez isso no Brasil, se utilizou a assistência da Apple para a montagem, que marca de SSD utilizou e se, realmente, a performance fica como a de um MacBookAir.

Aguardo aqui toda a contribuição e idéias que utilizaram, para decidir se realmente vale a pena e, principalmente, como fazer, pois o AIR é um avião e depois de utilizá-lo o iMac fica meio lento.

Só quem tem os dois sabe a diferença que o SSD faz.

O SuperDrive não é problema, eis que basta ligar um Drive externo e, convenhamos, praticamente não tem mais utilidade.

Aguardo os posts.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caí na mesma armadilha, depois que comprei um Macbook Air 11" não queria mais usar o Macbook Pro 13" devido a diferença de velocidade do SSD.

Comprei um SSD da OCZ Vertex 240GB. Só que não removi o SuperDrive, preferi colocar um HD de 1TB numa case e usar como HD Externo, nele mantenho filmes, seriados e arquivos que não acesso com frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei um Vertex 2, um poquinho mais barato. Vale cada centavo, só que já usou pra saber o qual é a diferença.

Veja a diferença das taxas de leitura/escrita de cada um dos HDs:

HD 160GB 5400rpm (padrão Macbook Pro 13" 2009):

AJA_ITX_SATA_160_GB.png

Híbrido Seagate Momentus XT 500GB 7200rpm:

AJA_MBP_Momentus_XT.png

SSD 64GB (Padrão Macbook Air 11" 2010):

AJA_MBA_SSD_Apple.png

SSD 240GB OCZ Vertex 2:

AJA_MBP_SSD_Vertex_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repito: só quem usa sabe a diferença de velocidade.

Durante anos fiquei trocando processadores e aumentado memórias de PCs, somente agora com o Air é que entendi que a limitação de velocidade está na leitura dos HDs.

O iMac core i5 é muito rápido, mas perto do AIR, irrita em face da leitura do HD.

Mas o problema é outro: Dá para fazer isso num iMac 27”? O caso acima é diferente, pois a modificação do HD do MacBook é fácil.

Hoje liguei para uma assistência Apple e me disseram que não dá para por em prática minha idéia de trocar o superdrive pelo SSD, visto que a conexão do superdrive é diferente.

Para trocar meu HD por um SSD, não haveria problemas, mas aí teria que gastar muito para comprar algo com cerca de 400 GB.

Volto a insistir: alguém já fez isso em um iMac? Em caso positivo, como foi feito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente pelo que vi nos manuais isso é impossível...

POREM como a galera pensa em TUDO eu acho que isso aqui que vi no forum pode resolver. http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/36562-bazar-de-maio-varios-itens-a-um-otimo-preco-tudo-frete-gratis-confiram-d/

Nesse post tem um adaptador que serve pra por um HD no lugar do dvd do Macbook Pro parte-se do principio que o espaço do dvd em ambos é o mesmo isso pode servir.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, só uma coisa. Você terá que fazer o seguinte. Compre um adaptador de HD para o Superdrive.

Ligue o seu HD nele e o SSD no lugar do teu HD. Instale o sistema no SSD e utilize o HD apenas para armazenamento.

Mas qual o motivo disso? A velocidade de transferência pela entrada do HD é o dobro da velocidade do Superdrive.

Ou seja, mesmo com a velocidade maior do SSD, você estaria criando um gargalo na entrada do Superdrive.

Como você vai utilizar o HD como armazenamento, não tem problema a velocidade de transferência ser menor do que o SSD que estará rodando o sistema e os programas.

O investimento é caro, mas vale a pena. A performance é de um computador novo!

Abraço! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, só uma coisa. Você terá que fazer o seguinte. Compre um adaptador de HD para o Superdrive.

Ligue o seu HD nele e o SSD no lugar do teu HD. Instale o sistema no SSD e utilize o HD apenas para armazenamento.

Mas qual o motivo disso? A velocidade de transferência pela entrada do HD é o dobro da velocidade do Superdrive.

Ou seja, mesmo com a velocidade maior do SSD, você estaria criando um gargalo na entrada do Superdrive.

Como você vai utilizar o HD como armazenamento, não tem problema a velocidade de transferência ser menor do que o SSD que estará rodando o sistema e os programas.

O investimento é caro, mas vale a pena. A performance é de um computador novo!

Abraço! ;)

Gostei dessa sugestão, não havia pensado em fazer o contrário.

Vou amadurecer a idéia e esperar outras, quem sabe, chegamos num consenso legal de como proceder.

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, só uma coisa. Você terá que fazer o seguinte. Compre um adaptador de HD para o Superdrive.

Ligue o seu HD nele e o SSD no lugar do teu HD. Instale o sistema no SSD e utilize o HD apenas para armazenamento.

Mas qual o motivo disso? A velocidade de transferência pela entrada do HD é o dobro da velocidade do Superdrive.

Ou seja, mesmo com a velocidade maior do SSD, você estaria criando um gargalo na entrada do Superdrive.

Como você vai utilizar o HD como armazenamento, não tem problema a velocidade de transferência ser menor do que o SSD que estará rodando o sistema e os programas.

O investimento é caro, mas vale a pena. A performance é de um computador novo!

Abraço! ;)

O único porém da sua solução é: O Rapaz precisará trocar o HDD original do iMac dele por um HDD de notebook pra encaixar na BAIA ADAPTADORA que vai no lugar do SuperDrive...

Apenas uma correção: Esse "problema" da diferença de velocidade de transferência entre os conectores do HDD e do SuperDrive, ocorre apenas nos NOVOS iMac 2011, pois possuem conectores SATA III nos HDD e SATA II nos SuperDrive...

Ou seja, se o iMac do Rapaz for dos modelos anteriores (2008, 2009 ou 2010), a velocidade nos dois conectores é a mesma (SATA II)...

Desculpe a intromissão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui ver as fotos com as comparações, mas me assustou a comparação entre o iMac e o Air!

Estava pensando em pegar um SSD (+ kit 8gb ram) pro meu MBP, mas seria depois de pegar um pc pra jogos, mas depois do seu comentário animei pra caramba num SSD... agora vou mesmo é comprar um vertex 3 ou um OWC Mercury Extreme de 120 ou 240 gb; Sata 3 funciona bem no MBP 13'' early 2011, né?

[Offtopic]E memórias kingston hyperX 1600MHz (Ilnk no amazon), funcionariam / seriam a melhor escolha?)[/offtopic]

Editado por LuizCMS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[Offtopic]E memórias kingston hyperX 1600MHz (Ilnk no amazon), funcionariam / seriam a melhor escolha?)[/offtopic]

As memórias tem que ser 1333mhz,tanto nos modelos Mid-2010 quanto nos modelos Early-2011.

Editado por PedroNovak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho isso. Na loja da Apple online você tem a opção de escolher pro seu iMac 27 um HD SATA + SSD se for um customizado:

- Drive Serial ATA de 1TB + Drive de estado sólido de 256GB [+ R$ 2.100,00]

- Drive Serial ATA de 2TB + Drive de estado sólido de 256GB [+ R$ 2.625,00]

O preço é imoral, mas só o fato de ter a opção já me faz pensar que é possível, sem perder o Superdrive. Mas como?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho isso. Na loja da Apple online você tem a opção de escolher pro seu iMac 27 um HD SATA + SSD se for um customizado:

- Drive Serial ATA de 1TB + Drive de estado sólido de 256GB [+ R$ 2.100,00]

- Drive Serial ATA de 2TB + Drive de estado sólido de 256GB [+ R$ 2.625,00]

O preço é imoral, mas só o fato de ter a opção já me faz pensar que é possível, sem perder o Superdrive. Mas como?

Opa, achei o guia. É MUITO complicado pra mim, só de ver o bicho todo aberto já ficaria nervoso hahuhauauha:

http://www.twam.info/hardware/apple/installing-additional-ssd-in-mid-2010-27-imac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, achei o guia. É MUITO complicado pra mim, só de ver o bicho todo aberto já ficaria nervoso hahuhauauha:

http://www.twam.info...id-2010-27-imac

Meu medo seria tirar o vidro. Imagina esse treco espatifando no chão? Deve custar "milzinho" no mínimo, chuto uns R$1500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, fiz isso ontem no meu imac.

Comprei um SSD da ocz de 120gb e troquei meu hd do imac de 1 tera pelo SSD.

Não tenho como descrever como ficou, só usando mesmo, mas é impressionante, o Imac muda demais, parecendo que comprei outro MAC.

O processo não é dificil de maneira alguma, tirar o vidro é super simples, com 2 ventosas simples, dessas de pendurar toalha no banheiro da certo. O vidro fica preso por uma especie de imã, e se vc pressionar com as ventosas ele saiu facíl. Quanto ao restante do processo é muito simples, somente tirar uns parafusos e tal, nada complicado....

Uma única coisa é, que mesmo colocando o sensor de temperatura do HDD no SSD ele nao funciona direito e as FANS do HDD do IMAC ficam ligadas direto no máximo, mas existe um programa que vc soluciona esse problema.

Recomendo a todos que queira fazer, é o melhor upgrade que se pode fazer num imac, esqueca acrescentar memoria, não tem nem comparação.

Abs.

EDU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, fiz isso ontem no meu imac.

Comprei um SSD da ocz de 120gb e troquei meu hd do imac de 1 tera pelo SSD.

Não tenho como descrever como ficou, só usando mesmo, mas é impressionante, o Imac muda demais, parecendo que comprei outro MAC.

O processo não é dificil de maneira alguma, tirar o vidro é super simples, com 2 ventosas simples, dessas de pendurar toalha no banheiro da certo. O vidro fica preso por uma especie de imã, e se vc pressionar com as ventosas ele saiu facíl. Quanto ao restante do processo é muito simples, somente tirar uns parafusos e tal, nada complicado....

Uma única coisa é, que mesmo colocando o sensor de temperatura do HDD no SSD ele nao funciona direito e as FANS do HDD do IMAC ficam ligadas direto no máximo, mas existe um programa que vc soluciona esse problema.

Recomendo a todos que queira fazer, é o melhor upgrade que se pode fazer num imac, esqueca acrescentar memoria, não tem nem comparação.

Abs.

EDU

Como tu acomodaste o SSD no iMac? há um espaço destinado a ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...