Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mais uma vez: migrar ou não?


gustavopi

Posts Recomendados

Eu não vou migrar, por enquanto. Eu tenho 3 partições no meu disco (2 NTFS), fico com medo de quando o OS criar essa partição de restauração destrua o meu particionamento.

Realidade o Lion não é um grande upgrade, é apenas uma evolução natural, dos novos recursos o único interessante é o Air Drop, mas para quem tem notebook o que não é meu caso. Um recurso como FullScreen App eu nunca iria utilizar, não vejo sentido nisso, parece que regridimos a um sistema monotarefa, talvez no notebook seja legal, por causa da tela pequena. O lauchpad achei que sujo a interface. O version parece legalzinho.

A interface eu sonhava que iria vir um novo tema, mais "dark", visto que o site da Apple está bem mais escuro, porque não vi um tema com barras pretas, quando uso o quicktime com noturne com barra preta, fico pensando porque o sistema não é todo assim.

Gostaria que ele corrigisse o erro -36 e que parace de ficar desconectando meu HD externo, problema do meu HD externo que não é, pois tanto no windows como no linux nunca dá, só no Mac OS.

O Rosetta sumiu mesmo né? Será que dá para instalar com cd do snow?

Vou ficar com Snow Leopard pelo menos até ter que fazer uma instalação limpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei bem fraco o Lion.

Gostei de algumas coisas sim, principalmente o Versions também, mas tendo em vista que não sei como esse update vai ser "recebido" pelo meu SL - do jeito que está agora, funcionando - não sei se vou comprar.

Vou deixar o pessoal instalar e ver como fica isso.

Mas vantagem mesmo, não tem.

Launchpad eu nem uso. Uso o Alfred sempre.

O legal é só o Exposé remodelado e o Versions.

Mail eu queria antes, mas agora já gosto tanto da interface on-line do Gmail, que não penso nisso não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Óbvio que sim. Aliás, mesmo que não achasse tão interessantes as novidades (mas acho), por esse preço compraria. Só vou ter que me virar para liberar espaço para o download, atualmente tenho só 2GB livres :o (o HDD já é pequeno - 160 - e ainda deixei a maior parte no boot camp para os downloads do steam)

@nascimento: facetime por 30 USD?!

http://appshopper.co...orking/facetime

Oi wafi, é sim, juro wink.gif

Há dois meses atrás você conseguia achar uma página exclusiva dedicada ao Facetime no Apple.com aonde o preço era de US$30 p/ adquirir o programa. Agora, conforme você mesmo mostrou, é passado.

O que mais interessa a todos seria uma plataforma aberta do Facetime, conforme o próprio Jobs prometeu na palestra de lançamento mas até agora isso não rolou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda preciso assistir o video, o que pelo tamanho dele isso só deve acontecer mês que vem :-D

Tudo que eu sei li na mídia escrita online, portanto, se tiver cometendo algum engano, não é por ser o dono da verdade, mas vamos lá:

Airdrop: Mais um recurso exclusivo da Apple, no entanto, é como sexo fetichista, só vai conseguir fazer se encontrar alguém que curta as mesmas coisas e tenha os mesmo acessórios que você. É um recurso bem bacana, sério. Mas se você não tem uma família toda c/ Mac ou trabalha em um ambiente de trabalho badalado, as chances reais de uso disso são poucas. No meu caso, quase zero. Vale as 30 doletas? Não.Próximo.

Mission Control: Aqui na verdade foi mais uma corrida atrás da Microsoft do que outra coisa já que na verdade é o Exposé com o recurso de organização de janelas que o Windows 7 está oferecendo atualmente. Vale 30 dolares? Ainda não. Próximo.

Mac App Store: Já tenho isso no Snow Leopard e, além disso, é em parte um erro ao acharem que todo o planeta está sentado em uma enorme e excelente conexão de banda larga. Vale lembrar que só no Brasil 80% do país ainda não tem acesso e não há previsão de se ter uma conexão de gente. Serviços como esse e na Nuvem são bem bacanas, modernosos e futurísticos, se você mora em NY, Tokio ou SP. Caso contrário, inviável. Próximo.

Launchpad: É para eu ter a sensação/visual de ícones do iOS no meu OS, é isso? Ele é uma terceira maneira de fazer o que essa barra inferior já faz para mim de ter meus ícones preferidos. Além disso, com um único e simples double finger tap em cima da Stack Aplications eu posso ter todos meus ícones de Aplicativos visualizados de diversas maneiras que eu quiser. Vale 30 verdinhas? Acho que você já sabe a resposta.Próximo.

Resume: Diabos, eu podia jurar que meu Mac já fazia isso. Estou enganado? Próximo.

Auto Save e Versions: Bom Auto Save é algo que já existe em praticamente todos os programas atuais, bastando você configurar em Opções, já o Versions é um recurso bem últi e bacana.

Mail e Lion Server: Não sou usuário de nenhum dos dois.

Multi-Touch Gestures: Alguém confirma para mim mas, se entendi direito, só há dois novos gestos inclusos?

Full-Screen Apps: Recurso bacana mas não vai mudar a minha vida.

Facetime: Ok, aqui nós realmente começamos a conversar. Apesar de também estar na categoria "sexo fetichista" :-D é mais fácil de você usar esse recurso com família e amigos já que o Iphone vêem se popularizando.Há 2 meses atrás só o Facetime estava a venda no site da Apple pelos mesmos 30 dolares da atualização inteira do Lion. Um recuros fantástico, afinal a idéia de fazer video conferências e sem pagar nada por isso é muito atraente :-)

Concluindo (para mim): A Apple está alegando que são mais de 250 novidades e eu ainda preciso ver c/ calma todas, porém estou muito satisfeito com meu Snow Leopard e acho que posso viver sem essa atualização nesse momento. Vale a pena atualizar? Sem dúvida. Devo fazer? Sim em algum momento, mas eles não reiventaram a roda. Para quem está no Snow Leopard o Lion traz melhorias e só isso. Atualizar não é uma sangria desatada.

Eu não sou o melhor cara para dar o contraponto aqui porque ainda não experimentei o bixo, mas acho que você exagera em alguns pontos. Você está subestimando o avanço da Internet e da Apple. Eu moro na periferia de PoA, bairro só de casas, e esses dias liguei o AirPort e apareceram vários macs na lista. E olha que aqui da lado tem vila...

Acho que a análise pela enumeração de recursos não vai dar em nada, pois o mote principal é a mudança na forma de usar a máquina, então teremos que realmente usá-lo para ver se vale ou não vale.

O Snow é muito bom. Mesmo seis meses após instalar, ele está estável e ocupa o mesmo espaço (alguns sistemas incham com o tempo), e olha que meu HD principal é 80 giguinhas. Então isso sempre dificulta porque o fabricante fica na responsa de apresentar algo ainda melhor. De fato, não há a necessidade de upgrade (como no caso do Leopard para o Snow), mas isso não deixa de ser uma vantagem, certo?

A propósito, eu uso o App Store direto, qual o problema com ele? (conexão net siberiana de 1Mbps)

Editado por gustavopi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sou o melhor cara para dar o contraponto aqui porque ainda não experimentei o bixo, mas acho que você exagera em alguns pontos. Você está subestimando o avanço da Internet e da Apple. Eu moro na periferia de PoA, bairro só de casas, e esses dias liguei o AirPort e apareceram vários macs na lista. E olha que aqui da lado tem vila...

Definitivamente não é como a vila do Chaves hein? :-D

A propósito, eu uso o App Store direto, qual o problema com ele? (conexão net siberiana de 1Mbps)

Com a App Store? Problema nenhum. Leia meu post de novo que você vai entender aonde eu penso que está o problema.

Mas enfim: Acredito que não só a Apple como outros fabricantes estão dando um passo, que é a conectividade total/sob demanda, para o qual boa parte do mundo ainda não está preparado.Infelizmente, mesmo na Europa, não estão todos neste estágio.

Agora especificamente em relação a nós no Brasil, a coisa está ficando muito séria mesmo, a sensação é como se estivéssemos de Caravelas enquanto o resto do mundo está na turbina a jato. E não estou referindo-me a velocidade e sim a estrutura.

Em boa parte do Brasil a internet é uma espécie de bem valioso e raro, mesmo quem tem dinheiro p/ comprar não consegue ter.

É o retorno ao Brasil colônia, aonde internet é algum tipo de especiaria cara do oriente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com Cel Nascimento. Se você não mora em um grande centro, internet ainda é caro e dependendo do lugar mesmo pagando você não consegue. Na minha cidade práticamente só tem o Velox (pois modem 3G é muito instável e com latência absurda), o Velox é caro, é venda casada com linha de telefone, suporte péssimo, ainda fica fora do ar e dependendo da localização não consegue nem assinar o serviço e não estou dizendo bairro afastado não, no centro mesmo, pois a Oi alega que não tem mais pontos de conexão vagos, fora os bairros que nem chegaram, o bizzarrices como metade de uma rua tem e a outra não. E eu não sei porque aqui quando faço downloads da Apple nunca fica nem perto dos 100kb/s que consigo com 1 mega que tenho, geralmente fica 35 ou 40 kb/s, restaurar iPod é uma tristeza. Baixar o Lion vai ser um dia ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com Cel Nascimento. Se você não mora em um grande centro, internet ainda é caro e dependendo do lugar mesmo pagando você não consegue. Na minha cidade práticamente só tem o Velox (pois modem 3G é muito instável e com latência absurda), o Velox é caro, é venda casada com linha de telefone, suporte péssimo, ainda fica fora do ar e dependendo da localização não consegue nem assinar o serviço e não estou dizendo bairro afastado não, no centro mesmo, pois a Oi alega que não tem mais pontos de conexão vagos, fora os bairros que nem chegaram, o bizzarrices como metade de uma rua tem e a outra não. E eu não sei porque aqui quando faço downloads da Apple nunca fica nem perto dos 100kb/s que consigo com 1 mega que tenho, geralmente fica 35 ou 40 kb/s, restaurar iPod é uma tristeza. Baixar o Lion vai ser um dia ligado.

Yan, por aqui também, um absurdo. O Speedy se "esgotou", como se fosse alguma espécie de bem escasso.

O David Pogue do NY Times por um acaso aborda hoje justamente esse tema, a onda da "nuvem" e como isso vai afetar todo o mundo.

Olha, ele que mora nos EUA, vocês vão ficar espantados com o que ele escreve e a preocupação dele:

http://blogs.estadao.com.br/david-pogue/empolgado-com-a-nuvem-prepare-se-para-a-limitacao-de-dados/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com Cel Nascimento. Se você não mora em um grande centro, internet ainda é caro e dependendo do lugar mesmo pagando você não consegue. Na minha cidade práticamente só tem o Velox (pois modem 3G é muito instável e com latência absurda), o Velox é caro, é venda casada com linha de telefone, suporte péssimo, ainda fica fora do ar e dependendo da localização não consegue nem assinar o serviço e não estou dizendo bairro afastado não, no centro mesmo, pois a Oi alega que não tem mais pontos de conexão vagos, fora os bairros que nem chegaram, o bizzarrices como metade de uma rua tem e a outra não. E eu não sei porque aqui quando faço downloads da Apple nunca fica nem perto dos 100kb/s que consigo com 1 mega que tenho, geralmente fica 35 ou 40 kb/s, restaurar iPod é uma tristeza. Baixar o Lion vai ser um dia ligado.

Te entendo perfeitamente.

Aqui só passa Oi também, e nem para míseros 2Mbps os caras nos passam. Sempre a desculpa de "estamos sem portas disponíveis". Um dia ligou uma moça da Oi ofertando 10Mbps, e de pronto foi dado retorno. Porém, aí vem a desculpa de que o setor de vendas apenas faz as promoções, mas o técnico é que sabe da disponibilidade (ahn?!). Resultado: felicidade total na hora de falar com o setor de vendas, mas ao ser passado para o técnico, o mesmo disse que n tinham portas disponíveis.

Essa é a Oi, oferecendo o que não tem, provando que a desorganização lá é acima do crítico. O pior é que sempre mandam a fatura errada para cá ainda, por conta dessa esculhambação.

Resumindo: conexão de 1Mbps aqui. Vai demorar um dia inteiro caso eu compre o Lion também.

Mas tenho certeza que se nós pegarmos estatísticas da Apple, o nosso caso é muito menos até do que 5%, ou seja, irrelevante.

Prova disso é só fazer um testes no SpeedTest e comparar com as médias no resto do mundo. É absurdo o resultado. A da GVT é a única que presta mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O David Pogue do NY Times por um acaso aborda hoje justamente esse tema, a onda da "nuvem" e como isso vai afetar todo o mundo.

Olha, ele que mora nos EUA, vocês vão ficar espantados com o que ele escreve e a preocupação dele:

http://blogs.estadao.com.br/david-pogue/empolgado-com-a-nuvem-prepare-se-para-a-limitacao-de-dados/

Desculpem o double post, não deu tempo de editar mais (sumiu).

Sobre essa história de nuvem, para mim tá tudo errado. Eu acho engraçado que todo mundo (principalmente pessoal que trabalha com marketing) "amou" o termo "nuvem". E não tem nada a ver com o que as pessoas defendem. Na verdade acho que o significado do termo deveria mudar mesmo - se é que já não mudou - por que ninguém aí fora no mercado usa certo. Usam apenas o significa "marketeiro" do termo.

Nuvem, do ponto de vista de TI, não é simplesmente deixar tudo on-line e poder "syncar" com essa informação. Isso se chama armazenamento na internet mesmo. Nuvem (ou cloud computing) tem origem na questão de flexibilidade. Isto é: se o seu "servidor" (conceito que deve ser abstraído) precisa de mais espaço físico, por exemplo, você coloca mais uma máquina na nuvem (aqui sim é nuvem), e os dados vão se movimentar dentro dessa estrutura. De forma que, se uma máquina pifa, dados não são perdidos. Pois isso sim é o conceito de nuvem. É o que a Google usa.

Hospedar algo na internet, e de tempos em tempos pedir de volta, não é nuvem.

Depois desse parêntese, quando você lê um artigo como esse do David Pogue, se torna uma coisa ridícula. Por que? Pois não tem nada demais o que vem ocorrendo hoje em dia. Não é uma mudança catastrófica. A imagem apocalíptica que esses caras criam quando escrevem esses artigos, é toda causada em grande parte pelo uso errado do termo. Foi criada toda uma tendência em cima disso. Afinal, Marketing existe é para isso mesmo. Estuda o mercado, e bombardeia ele com o que ele quer ouvir, mas não necessariamente com a informação correta.

A tendência é a banda larga se tornar algo tão obsoleto como a energia elétrica. Ou se fica filosofando hoje em dia sobre a luz? Não. A gente chega em casa, e liga. Ela tá lá, e ninguém percebe até que ela falte. Com os dados não vai ser diferente. Pode até ter uma ou outra empresa impondo limites, afinal, isso sempre vai existir. Mas nunca vai colar uma coisa dessas.

Banda larga vai ser encarada, cada vez mais, como a energia elétrica é hoje em dia. Algo que tá lá, e ninguém percebe. Brasil não pode ser muito referencial nesse aspecto, pois estamos sempre 10 anos atrás.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi na MacWorld um artigo de um cara que achava que o Lion poderia fracassar (...)

Na cabeça dele, se o SO tivesse um problema, como o developer preview obrigava a instalar por cima do snow poderiamos ter a "heranca" dos problemas.

(...)

É porisso que eu tinha a opinião de que, a quem se propusesse comprar um Mac em maio ou junho, fosse indicado comprar com o sistema novo, em julho. Algo como obrigado, Snow, descanse em paz e pá de cal.

Quanto a migrar, acho tremenda besteira o "não migrar". É só pensar que nos últimos 8 meses a Apple se debruçou a azeitar seu principal SO. Eu não acho isso pouco. Igualmente, embora haja Tiger e haja Leopard por aí, a tecnologia atual descontruiu parte importante dos requisitos antigos, então a não ser q seu Mac tenha 15 anos, é vida nova.

Talvez a duvida do post devesse ser: "Lion 10.7. Mais uma vez, migrar no 10.x.0, 10.x.1, ou 10.x.2?" ... rs, só uma sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parar migrar só se formatar mesmo.

Me lembro dos problemas que tive com o OS X 10.6.4

A única solução foi formatar, e aí sim o sistema ficou mais redondo aqui. Imagina agora com um pulo maior nos números, com mais itens chave do sistema tendo sido alterados.

Uma pena que pelo visto, para fazer isso, o cara precise primeiro baixar o Lion, instalar ele, e aí sim pode formatar ao ter a partição do Lion (recovery) já instalada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...