Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Razões para NUNCA usar estabilizador



Posts Recomendados

Olá,

No-Break sem problema né!?, já q ele vai manter a energia com a bateria?

 

Att,

HS

 

Sim, desde que você o utilize para equipamentos que necessitem manter o funcionamento por determinado tempo após uma queda de energia.

Caso contrário, é inútil.

 

De qualquer forma, não prejudica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca - jamais - em qualquer hipótese use estabilizador! É um crime contra seus equipamentos. Estabilizadores são um praga que se instalou no Brasil nos anos 90, e hoje são totalmente desnecessários. São ineficientes e danosos aos equipamentos, pois como você mesmo diz você nota o estabilizador trabalhando não porque sua rede elétrica dá picos e sim porque ele tem relés! Isso mesmo: relés! Dispositivo mecânico para chaveamento do circuito que faz até barulho quando ativado!

Imagina, isto em pelo século XXI!

O uso do estabilizado prejudica a fonte dos computadores e equipamentos eletrônicos porque em troca de uma suposta "estabilidade" da tensão seus relés ficam abrindo e fechando (fazendo tlec) interrompoendo o fornecimento de energia para o computador por vários milissegundos e ainda por cima neste processo gerando picos de tensão ainda maiores!

Segue uma listinha de tópicos para ler sobre o assunto:

Você já VIU um tlec?

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Quando o nome ajuda (Estabilizador) - Quando o nome atrapalha (Filtro de Linha)

Ola Guedes, não sei daonde vem a sua revolta contra estabilizadores e nem a sua explicação tecnica... mas vamos la..

So pra constar trabalho com informatica a 15 anos e vou dizer como as coisas funcionão...

O vilão não é o estabilizador e sim a porcaria da nossa energia eletrica, juntos com produtos cada vez com menos qualidade.

 

Estabilizador x Filtro de Linha x No-Break

1. No-break

2. Estabilizador

3. Filtro de linha (parem de usar isso, é apenas um extensão que sobrecarrega ainda mais)

 

Os bons No-breaks são as melhores opções no caso a protreção contra queima mas ainda não faz milagre.. O no-break estabiliza a tensão melhor por causa da bateria mas ainda sim te deixa com uns 80-90% de proteção... Prefira os com entrada 110-220 saida 110-127v...

 

Os filtros de linha em 95% das vezes são meras extensões com um simples fusivel q oferece uma proteção nula no maximo a sobrecarga que depende do velocidade passa muito facil pelo filtro.. alem de criar uma sobrecarga na sua tomada (vc acaba ligando mais coisas do que devia) a fiação esquenta e acaba  gastando mais energia e gerando menas eficiença;;;

 

Agora o "vilão estabilizador" "ou não tão vilão assim"...

O que eu digo a seguir é sobre os bons estabilizadores de marcas confiaveis (SMS, APC e etc...)

 

Ofereçe proteção contra queima: muito pouco, mas um pouco melhor que filtro de linha...

Estabiliza as tensão: bem pouco apesar de se chamar estabilizador...

 

Então onde esta a vantagem: 1o. vamos aos problemas..

 

A energia que chega a sua casa é muito ruim, Brasil tem uma da piores estruturas eletricas no mundo Desenvolvido...

Muitas casas tem instalações antigas projetas para uma carga não condizente com os equipamentos de hj em dia. (tomadas gastas, fios velhos, disjuntores antigos)

Alguns equipamentos são de qualidade muito ruim..

 

Agora pq usar um estabilizador...

1o. sempre usar 80% da carga do estabilizador

2o. o problema não é so a variação de tensão, mas temos a variação de potencia, ruidos e outras interferenças que chega na sua tomada.. alguns causados por equipamentos na sua propria casa (ar-condicionado, geladeira, maquina lavar)

Ai digo que vc esta totalmente errado no caso que um equipamento eletrico não aguenta a variação e um eletronico sim.. um motor projetado pra funcionar em 110v pode facilmente aguentar umas carga de 100v como uma de 300v por um pouco clico e não vai queimar, podendo funcionar por muitos anos numa rede ruim...

 

Os equipamentos eletronicos tem uma sensibilidade muito maior a variação de potencia, tensão, ruidos e outras interferenças...

É ai onde o estabilizador ajuda e ajuda muito (nota-se que o no-break faz a mesma função do estabilizador com alguns beneficios a mais.)

 

Agora minha recomendação:

 

1o. Voce deve revisão sua instalção eletrica... (disjuntores antigos, fiação, tomadas, bitola dos fios de acordo com a carga) pra equipamentos eletricos, como computadores, televisores, video-games e outros, recomendo sempre ter tomadas separadas direto do quadro de luz com disjuntores separados... (não adiante puxar do quadro 2 tomadas pra sala pelo mesmo fio e em uma ligar o video-game e na outra ligar um abajur, vc estara jogando interferença pra sua tomada)...

mas essa é uma opção que nem todos podem fazer...

Contra queima e proteção de toda casa existe um equipamente de baixo custo que é muito bom que se chama Protetor de surto ou clamper, que vc instala no seu quadro de luz...

 

2. Use sempre um bom no-break e sempre atente a carga do mesmo (um no-break de 600va aguenta uma carga de no maximo 500w)...

 

3. Estabilizador: vc tem uma instalação eletrica boa e o seu equipamento tem uma fonte de qualidade, "ai eu concordo" não use o estabilizador.. pq ele pode se tornar um vilão..(Fonte de notebooks (dell, asus, lenovo, acer, apple) ou Imac e os pcs com fontes real de marcas confiaveis (corsair, evga, thermaltake) não devem nunca utilizador um estabilizador pq são projetadas pra operar numa frenquencia muito maior que o estabilizador o que pode ocasionar a queima do mesmo, sem contar que esses equipamentos tem um eficiencia energetica de classe 80 (onde 80% do calor gerado vira energia, sendo muito economicos)...

 

4. Então quando utilizador o estabilizador: Quando vc tiver algum dos problemas citados e vc sentir que o equipamento não esta funcionando adequado..

Hoje quem mais vai sentir são os usuarios de PCS com fonte de mã qualidade (na maioria das vezes o PC fica lento, aprensenta falhas erros por causa da energia)

Agora como proteção contra queima o estabilizador te ofereçe no maximo 30-40%

 

5. Filtros de linha como ja disse, são meras extensões com um fusivel bem ineficiente.. Mas pode utiliza-lo desde que nao sobrecarrega sua rede...

 

Algumas dicas...

Evite usar adaptadores de tomadas, benjamims os Famosos T´s

Prefira usar sempre os equipamentos direto nas tomadas...

Sua casa tem tomadas antigas ou com mau contatos, troque por novas (sera um custo bem baixo)

Um jetio de saber se vc esta com sobrecarga e verificar se o cabo do equipamento esta aquecendo.. Exemplo uma fonte de notebook aquece isto é normal, mas seu cabo não. se estiver aquecendo vc esta com sobrecarga...

 

 

Espero ter esclarecido algumas duvidas e sem tiverem mais pode entrar em contato....

Abraço

 

So pra constar sou formado em engenharia eletrica e T.I.

Trabalho na area de projetos de Redes e Servidores a 15 anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Guedes, não sei daonde vem a sua revolta contra estabilizadores e nem a sua explicação tecnica... mas vamos la..

So pra constar trabalho com informatica a 15 anos e vou dizer como as coisas funcionão...

O vilão não é o estabilizador e sim a porcaria da nossa energia eletrica, juntos com produtos cada vez com menos qualidade.

 

Estabilizador x Filtro de Linha x No-Break

1. No-break

2. Estabilizador

3. Filtro de linha (parem de usar isso, é apenas um extensão que sobrecarrega ainda mais)

 

Os bons No-breaks são as melhores opções no caso a protreção contra queima mas ainda não faz milagre.. O no-break estabiliza a tensão melhor por causa da bateria mas ainda sim te deixa com uns 80-90% de proteção... Prefira os com entrada 110-220 saida 110-127v...

 

Os filtros de linha em 95% das vezes são meras extensões com um simples fusivel q oferece uma proteção nula no maximo a sobrecarga que depende do velocidade passa muito facil pelo filtro.. alem de criar uma sobrecarga na sua tomada (vc acaba ligando mais coisas do que devia) a fiação esquenta e acaba  gastando mais energia e gerando menas eficiença;;;

 

Agora o "vilão estabilizador" "ou não tão vilão assim"...

O que eu digo a seguir é sobre os bons estabilizadores de marcas confiaveis (SMS, APC e etc...)

 

Ofereçe proteção contra queima: muito pouco, mas um pouco melhor que filtro de linha...

Estabiliza as tensão: bem pouco apesar de se chamar estabilizador...

 

Então onde esta a vantagem: 1o. vamos aos problemas..

 

A energia que chega a sua casa é muito ruim, Brasil tem uma da piores estruturas eletricas no mundo Desenvolvido...

Muitas casas tem instalações antigas projetas para uma carga não condizente com os equipamentos de hj em dia. (tomadas gastas, fios velhos, disjuntores antigos)

Alguns equipamentos são de qualidade muito ruim..

 

Agora pq usar um estabilizador...

1o. sempre usar 80% da carga do estabilizador

2o. o problema não é so a variação de tensão, mas temos a variação de potencia, ruidos e outras interferenças que chega na sua tomada.. alguns causados por equipamentos na sua propria casa (ar-condicionado, geladeira, maquina lavar)

Ai digo que vc esta totalmente errado no caso que um equipamento eletrico não aguenta a variação e um eletronico sim.. um motor projetado pra funcionar em 110v pode facilmente aguentar umas carga de 100v como uma de 300v por um pouco clico e não vai queimar, podendo funcionar por muitos anos numa rede ruim...

 

Os equipamentos eletronicos tem uma sensibilidade muito maior a variação de potencia, tensão, ruidos e outras interferenças...

É ai onde o estabilizador ajuda e ajuda muito (nota-se que o no-break faz a mesma função do estabilizador com alguns beneficios a mais.)

 

Agora minha recomendação:

 

1o. Voce deve revisão sua instalção eletrica... (disjuntores antigos, fiação, tomadas, bitola dos fios de acordo com a carga) pra equipamentos eletricos, como computadores, televisores, video-games e outros, recomendo sempre ter tomadas separadas direto do quadro de luz com disjuntores separados... (não adiante puxar do quadro 2 tomadas pra sala pelo mesmo fio e em uma ligar o video-game e na outra ligar um abajur, vc estara jogando interferença pra sua tomada)...

mas essa é uma opção que nem todos podem fazer...

Contra queima e proteção de toda casa existe um equipamente de baixo custo que é muito bom que se chama Protetor de surto ou clamper, que vc instala no seu quadro de luz...

 

2. Use sempre um bom no-break e sempre atente a carga do mesmo (um no-break de 600va aguenta uma carga de no maximo 500w)...

 

3. Estabilizador: vc tem uma instalação eletrica boa e o seu equipamento tem uma fonte de qualidade, "ai eu concordo" não use o estabilizador.. pq ele pode se tornar um vilão..(Fonte de notebooks (dell, asus, lenovo, acer, apple) ou Imac e os pcs com fontes real de marcas confiaveis (corsair, evga, thermaltake) não devem nunca utilizador um estabilizador pq são projetadas pra operar numa frenquencia muito maior que o estabilizador o que pode ocasionar a queima do mesmo, sem contar que esses equipamentos tem um eficiencia energetica de classe 80 (onde 80% do calor gerado vira energia, sendo muito economicos)...

 

4. Então quando utilizador o estabilizador: Quando vc tiver algum dos problemas citados e vc sentir que o equipamento não esta funcionando adequado..

Hoje quem mais vai sentir são os usuarios de PCS com fonte de mã qualidade (na maioria das vezes o PC fica lento, aprensenta falhas erros por causa da energia)

Agora como proteção contra queima o estabilizador te ofereçe no maximo 30-40%

 

5. Filtros de linha como ja disse, são meras extensões com um fusivel bem ineficiente.. Mas pode utiliza-lo desde que nao sobrecarrega sua rede...

 

Algumas dicas...

Evite usar adaptadores de tomadas, benjamims os Famosos T´s

Prefira usar sempre os equipamentos direto nas tomadas...

Sua casa tem tomadas antigas ou com mau contatos, troque por novas (sera um custo bem baixo)

Um jetio de saber se vc esta com sobrecarga e verificar se o cabo do equipamento esta aquecendo.. Exemplo uma fonte de notebook aquece isto é normal, mas seu cabo não. se estiver aquecendo vc esta com sobrecarga...

 

 

Espero ter esclarecido algumas duvidas e sem tiverem mais pode entrar em contato....

Abraço

 

So pra constar sou formado em engenharia eletrica e T.I.

Trabalho na area de projetos de Redes e Servidores a 15 anos...

 

Não adianta escrever um texto enorme desses e não comprovar cientificamente com números porque o estabilizador é ruim. Parece que você nem leu o artigo do faller no outro fórum ou então você tem uma loja de informática e vende estabilizador. Eu trabalho com TI há muito tempo também mas não sou eng. elétrico. Se você é, exemplifique com números, porque você acha o estabilizador melhor do que um supressor de surto.

 

Um no-break de 600va aguentar 500w? Tem que ter um fator de potência muito bom.

 

Esclareça melhor para nós porquê somente você é contra tudo que já foi dito aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta escrever um texto enorme desses e não comprovar cientificamente com números porque o estabilizador é ruim. Parece que você nem leu o artigo do faller no outro fórum ou então você tem uma loja de informática e vende estabilizador. Eu trabalho com TI há muito tempo também mas não sou eng. elétrico. Se você é, exemplifique com números, porque você acha o estabilizador melhor do que um supressor de surto.

 

Um no-break de 600va aguentar 500w? Tem que ter um fator de potência muito bom.

 

Esclareça melhor para nós porquê somente você é contra tudo que já foi dito aqui.

 

É ai que vc nao entendeu, eu disse que como proteção a queima o estabilizador não é bom.. Ainda citei o supressor de surto como a melhor proteção e custo baixo...

 

E os valores me refiro a equipamentos de boa qualidade e nao as tranqueiras que vc encontra no mercado...

Um no-break de otima qualidade tem facilmente fator de potencia de .90 que aguenta o potencia que eu falei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez eu li um artigo muito bom e bem embasado que também criticava o uso de estabilizadores comuns.
Ele recomendava o uso de um produto da Microsol que era um estabilizador auto aterrado e criava um "terra virtual", onde os aparelhos ligados estavam fisicamente separados da rede elétrica da casa.
Comprei dois desse e gostei bastante, até porque meu prédio não tinha aterramento da rede.
Alguns anos depois eles começaram a fazer um barulho chato, daí aposentei-os e agora uso um Nobreak senoidal da SMS (modelo Manager III), que diz que protege contra 8 tipos de surtos. Estou bem feliz. Cada vez que cai a luz ou algo do tipo, dá pra ouvir ele atuando e protegendo o meu Mac. Também tenho outro que fica atrás da TV, e que protege o receiver do Home Theater.
Vale o investimento.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez eu li um artigo muito bom e bem embasado que também criticava o uso de estabilizadores comuns.

Ele recomendava o uso de um produto da Microsol que era um estabilizador auto aterrado e criava um "terra virtual", onde os aparelhos ligados estavam fisicamente separados da rede elétrica da casa.

Comprei dois desse e gostei bastante, até porque meu prédio não tinha aterramento da rede.

Alguns anos depois eles começaram a fazer um barulho chato, daí aposentei-os e agora uso um Nobreak senoidal da SMS (modelo Manager III), que diz que protege contra 8 tipos de surtos. Estou bem feliz. Cada vez que cai a luz ou algo do tipo, dá pra ouvir ele atuando e protegendo o meu Mac. Também tenho outro que fica atrás da TV, e que protege o receiver do Home Theater.

Vale o investimento.

Abraços,

 

Quando a energia cai, seu nobreak emite uns "bips" ou apenas um ruído baixo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas coisas, Maddo. Enquanto não há energia, ele fica emitindo bips constantes a cada 10 segundos, mais ou menos. E também liga a própria ventuinha. Enquanto ele carrega suas baterias, emite um som não muito alto, mas bem agudo, de uns 17 KHz mais ou menos.

 

O meu da SMS tem a opção de desligar estes bips de aviso. Todo o alerta passa a ser visual, através da luz do led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Galera! aproveitando o  assunto uso 1 nobreak da SMS de 1200 VA e Minha maquina e 1 iMac de 27º de meados de 2011. Usando apenas o iMac no nobreak  para uso comum trabalho ou acesso a internet coisas simples e praticas nesse sentido o nobreak  segura e funciona muito bem. Porem quando uso o iMac para jogar games que pede um pouco mais de performasse da placa de vídeo o nobreak  não segura. O nobreak  nesse caso fica apitando como se tivesse acabado a energia, em questão de 3 á 5 min o nobreak desliga.
Alem disso ele tem o costume de fazendo 1 barulho que lembra o som  de chave do quadro de energia ligando e desligando constantemente meio até que irritante isso.
Acho isso muito estranho alem sabe se tem 1 nobreak ideal para iMac ou se é melhor usar na energia sem nobreak?    

Editado por Elvis Iope
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...