Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor clicar apertando do que só encostando no trackpad


Guedes - Brasília

Configuração do clique  

42 votos

  1. 1. Como você configura o clique?

    • Clique físico (tem que apertar o trackpad)
    • Só encostando (tap)
    • Usava só encostando mas mudei para clique físico
      0
    • Usava clique físico mas mudei para tap


Posts Recomendados

Estive reparando que a maioria das pessoas quando vêm de um PC e comprar um Macbook alteram o comportamento padrão do trackpad, que é de apertar o trackpad para clicar, deixando para clicar quando encostar no trackpad.

Perguntei para um amigo porque ele fez isto, ele disse que é para não estragar o trackpad e que já estava acostumado a fazer assim em seu antigo notebook HP.

Eu falei com ele, e exponho aqui também minha opinião, que é melhor deixar na opção padrão. O trackpad foi feito para ser usado assim, fica mais responsivo (você sabe quando clicou) e evita de ficar dando clique sem querer. Eu vejo toda hora ele acionando o menu de contexto (estilo botão direito do mouse) quando vai rolar a tela para baixo, porque ele encosta com dois dedos no trackpad com a intenção de rolar a tela e o sistema acha que ele está clicando com os dois dedos, mostrando o menu de contexto.

O trackpad não vai estragar com uso, e nem ficar folgado. Ele é projetado para ser usado assim... e daqui a 5 anos com certeza o notebook já terá sido substituido por um novo (ou até mesmo antes disto!).

Então fica aqui meu ponto de vista: É melhor deixar o clique físico.

Recomendo quem trocou para a opção de encostar e clicar assim que comprou o notebook, a experimentar usar o padrão da Apple por um tempo para ver. Claro que no começo parece estranho, parece uma coisa grosseira... mas na verdade eu acho até mais natural. É melhor por exemplo para arrastar objetos na tela, pois com ajuda da outra mão você pode manter o trackpad apertado se por acaso você chegar na beirada do trackpado enquanto estiver arrastando um objeto.

Outra coisa que me incomoda é que muita gente não acha o botão direito do mouse no mac, aí vai nas preferências e ativa para o lado direito do trackpad ser o botão direito. Besteira, (NMHO), é só clicar com dois dedos. E além disto, quase não é necessário no Mac... O pessoal sente muita falta quando ainda tem a mania windows de ficar copiando e colando ao invés de arrastando os arquivos e itens de um local para outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro meu uso, discordo.

Acho muito melhor apenas tocando no trackpad.

Inclusive pra mover. Dou dois toques, no segundo, segura e arrasta.

Quando comprei não sabia da opção de apenas tocar.

E achei incômodo demais ficar apertando. Tem que fazer uma força do caramba. Cheguei achar até improdutivo, principalmente em ações rápidas.

Em jogos então... Putz!

Muito ruim.

Eu jogo COD 4 no trackpad pra você ter noção. E tendo que apertar fica impossível.

Mas isso é questão de gosto pessoal/costume.

Eu prefiro assim. E não tenho problemas com o menu de contexto.

Rolo e uso o "clique esquerdo" normalmente. Sem um interferir no outro.

De qualquer forma a questão é bem interessante.

Também gostaria de saber o que a galera prefere.

Por hora fiquei impressionado com sua opinião. Achava que ninguém usava assim. Mas como disse, é questão de costume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se há a opção de clicar com o toque e o usuário quiser usar assim, ótimo. Se quiser a configuração padrão, ótimo também.

Outra coisa que me incomoda é que muita gente não acha o botão direito do mouse no mac, aí vai nas preferências e ativa para o lado direito do trackpad ser o botão direito. Besteira, (NMHO), é só clicar com dois dedos. E além disto, quase não é necessário no Mac... O pessoal sente muita falta quando ainda tem a mania windows de ficar copiando e colando ao invés de arrastando os arquivos e itens de um local para outro.

Cada um usa como quiser. O que é besteira pra ti, pra outros não é. Chamar algo de besteira só porque tu não usa é dizer que os que usam são bestas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tb, nos primeiros dias tentei usar no padrão mas quando descobri que dava pra mudar e colocar apenas com toque eu mudei, até por paranóia de não estragar tb.

Prefiro usar apenas encostando e pra arrastar tb uso da mesma forma que o Xispê.

"Dou dois toques, no segundo, segura e arrasta."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogar FPS no trackpad é coragem eim.

Hahahahahahaha...

Todo mundo fala isso.

E eu de vez em quando paro pra pensar nisso e dou rizada de mim mesmo. Hahahahaha

Mas eu acostumei, cara.

Comecei jogar por ele pela comodidade de ficar de boa na cama com ele no colo. E o trackpad da Apple ajuda muito, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahahahaha...

Todo mundo fala isso.

E eu de vez em quando paro pra pensar nisso e dou rizada de mim mesmo. Hahahahaha

Mas eu acostumei, cara.

Comecei jogar por ele pela comodidade de ficar de boa na cama com ele no colo. E o trackpad da Apple ajuda muito, claro.

Tô jogando Portal no trackpad... não é tão confortável, mas acostuma-se e dá pra jogar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Questão de preferência pessoal, não tem o que discutir. Prefiro o toque, principalmente para arrastar arquivos, mas uso o clique também (aliás, que eu me lembre os dois funcionam juntos, não precisa ser um ou outro como está na enquete).

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a questão do clique no trackpad é um dilema.

Uns preferem assim, outro assado.. enfim.

A verdade é que a possibilidade de configuração visa trazer conforto ao usuário. E que bom que é assim.

Não é questão de "ah, pessoas acostumadas com outros notebooks não aceitam o click físico". Eu, por exemplo, sempre usei outras marcas e quando migrei para o Mac achei genial a proposta do trackpad. Me adaptei com muita facilidade a ponto de fazer questão de usar.

Entretanto outras pessoas não gostam e pronto. É o caso da minha esposa, que prefere o "tap".

Agora tá na hora das pessoas pararem de dizer que clicando, ao longo do tempo vai estragar. Putz, falam isso do "Home" no iPhone e iPad, do trackpad, do que mais? Po, se foi feito assim é porque é para durar. Durar pelo menos 3 anos (garantia + apple care). Simples assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a questão do clique no trackpad é um dilema.

Uns preferem assim, outro assado.. enfim.

A verdade é que a possibilidade de configuração visa trazer conforto ao usuário. E que bom que é assim.

Não é questão de "ah, pessoas acostumadas com outros notebooks não aceitam o click físico". Eu, por exemplo, sempre usei outras marcas e quando migrei para o Mac achei genial a proposta do trackpad. Me adaptei com muita facilidade a ponto de fazer questão de usar.

Entretanto outras pessoas não gostam e pronto. É o caso da minha esposa, que prefere o "tap".

Agora tá na hora das pessoas pararem de dizer que clicando, ao longo do tempo vai estragar. Putz, falam isso do "Home" no iPhone e iPad, do trackpad, do que mais? Po, se foi feito assim é porque é para durar. Durar pelo menos 3 anos (garantia + apple care). Simples assim.

Perfeito.

Pode encerrar o tópico ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...