Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro - Instalando 2º HDD


NEO

Posts Recomendados

Boa noite amigos,

Depois da migração para o SSD fiquei com o MacOS rodando absurdamente rápido mas porém fiquei com aquela falta de espaço em disco para conseguir importar todas as músicas de minha biblioteca, filmes e armazenar arquivos diversos, além de sempre ter que ficar cuidando e mantendo apenas os aplicativos que usa instalados. Pois bem, depois da compra do ultimo macbook comecei a pesquisar sobre os procedimentos para a instalação de um 2º disco em meu equipamento.

Vasculhando pelo Ebay consegui encontrar um "HDD Tray Caddy" que era compatível com meu equipamento e como não tenho uso para o drive ótico além da instalação do sistema (que provavelmente será aposentado de vez depois da chegada do Lion) vi que seria exatamente o que eu precisava e, por sorte também tive a sorte de encontrar um adaptador USB que se parecia MUITO com o SuperDrive da propria Apple e estava num valor bem tentador .. Não pensei 2 vezes e adquirí ambos! :D

Enfim, estou abrindo este tópico para compartilhar com os amigos a experiência e principalmente os benefícios e nível de dificuldade durante o processo, recebi o adaptador interno do HD hoje (do do DVD chegou há alguns dias) mas estou com muito sono para começar a mexer nisso agora e quero ver se consigo amanhã... Por hora deixo imagens de ambos:

foto2xo.th.jpg

foto1vj.th.jpg

Pela internet dá pra encontrar bastante informação não só para macbooks (aqui no forum acho que já vi algo relacionado mas não encontrei novamente pra responder em cima), de qualquer forma vou providenciar mais imagens e impressões assim que possível :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Amigo, Tem como postar ou enviar por MP o link do local onde comprou o case parecido com o superdrive?

abraço

Tá na mão:

http://cgi.ebay.com/...e=STRK:MEWNX:IT

Em tempo: O acabamento externo é muito bom, agora há pouco coloquei o drive retirado do macbook nele e funcionou para o propósito, porém é bom colocar e tirar as mídias com bastante cuidado, na primeira vez a midia foi parar em cima do drive (por dentro do case) e também aconteceu da midia não ser ejetada por 'bater' em um acabamento dele, mas quando em funcionamento opera exatamente como no local original (inclusive o botão eject do teclado).

De modo geral tá aprovadíssimo pelo valor.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!!!!

Abraço

Tá na mão:

http://cgi.ebay.com/...e=STRK:MEWNX:IT

Em tempo: O acabamento externo é muito bom, agora há pouco coloquei o drive retirado do macbook nele e funcionou para o propósito, porém é bom colocar e tirar as mídias com bastante cuidado, na primeira vez a midia foi parar em cima do drive (por dentro do case) e também aconteceu da midia não ser ejetada por 'bater' em um acabamento dele, mas quando em funcionamento opera exatamente como no local original (inclusive o botão eject do teclado).

De modo geral tá aprovadíssimo pelo valor.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara achei realmente espetacular, deixe-me ver se entendi certo,

vc retirou o driver de DVD e instalou um HD no lugar, comprou uma case para poder utilizar o driver de DVD via USB?!

corrija se eu estiver errado por favor...

Poderia passar os links de onde você comprou?

Poderia passar algum tutorial de como fazer?

Poderia passar onde você comprou as chaves para abrir o macbook?

perde a garantia ao efetuar este processo?

você poderia mandar algumas fotos do seu mbp do lado que ficava o driver de dvd?

desculpe pela chuva de perguntas mas eh que estou realmente interessado em fazer isto com meu macbook pro tbm e estou querendo saber!

Obrigado desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não estou enganado o Monaco está vendendo a gaveta que adapta o HD/ SSD para o drive de DVD.

Eu vi apenas que é importante deixar o SSD no local do HD e deixar ele como primário para rodar o sistema e o HD no local do DVD para armazenar os dados.

Uma precaução para não perder na velocidade dos dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site da OWC (www.macsales.com) eles vendem este adaptador, que lá se chama "DATA DOUBLER". Pesquisem no site deles e há um vídeo explicando todo o processo de substituição com bastante detalhes. Além disso, no kti Data Doubler já vem as ferramentas necessárias para fazer a troca. Eu comprei lá um SSD de 240 Gb (Mercure Pro) + Data Doubler + Case externo para o DVD e um amigo irá trazer na semana que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá, vou quotar os outros posts até agora e depois preparo outro com as fotos...

To com ideia de fazer isso no me MBP tambem. O processo de remoção do drive optico e instalação do adaptador do novo HD é complicado? Exige conhecimentos avançados em hardware (o máximo que fiz foi trocar a RAM, hehe)?

Valeu

Cara, é bem mais complexo do que imaginei mas não é coisa de outro mundo, eu havia visto um video no YouTube (aqui) que num primeiro momento mostrou que parecia ser bem fácil, porém, talvez pelo fato do meu MacBook ser o de 13" (o do vídeo creio ser de 15") ou quem sabe de uma geração mais nova, foi bem mais complexo do que eu havia previsto.

Se você não tem muita intimidade com hardware, recomendo não trocar sem ter certeza do que está fazendo.

Ola NEO, boa tarde.

cara tava atras deste adaptador para o HD, poderia envia o link de onde vc comprou.

demorou muito tempo para chegar e por acaso vc foi taxado quando chegou algum destes

produtos??

grato

Tá aqui:

http://cgi.ebay.com/...e=STRK:MEWNX:IT

Comprei no dia 07/05 e chegou ontem (quinta), ou seja, 1 mês. Não fui taxado em nenhum dos equipamentos.

Cara achei realmente espetacular, deixe-me ver se entendi certo,

vc retirou o driver de DVD e instalou um HD no lugar, comprou uma case para poder utilizar o driver de DVD via USB?!

corrija se eu estiver errado por favor...

Poderia passar os links de onde você comprou?

Poderia passar algum tutorial de como fazer?

Poderia passar onde você comprou as chaves para abrir o macbook?

perde a garantia ao efetuar este processo?

você poderia mandar algumas fotos do seu mbp do lado que ficava o driver de dvd?

desculpe pela chuva de perguntas mas eh que estou realmente interessado em fazer isto com meu macbook pro tbm e estou querendo saber!

Obrigado desde ja!

Não vou responder inline pra não bagunçar o post mas foi basicamente o que eu disse no primeiro post (e vc entendeu certo :D): Desde que migrei para SSD me senti muito limitado no espaço para guardar minhas coisas (carregar um pen drive ou HD Externo o tempo todo é bem chato), por isso a solução era usar um HD mais lento e maior ou fazer isso.

Eu acho que a garantia não cobre esse tipo de "add-on" mas imagino que não perde-se a garantia uma vez que caso o notebook apresente algum tipo de defeito basta colocar o drive óptico no lugar novamente antes de levar pra assistência (não encontrei qualquer tipo de selo ou lacre no processo).

No próximo post coloco fotos e um resumo do processo.

Se não estou enganado o Monaco está vendendo a gaveta que adapta o HD/ SSD para o drive de DVD.

Eu vi apenas que é importante deixar o SSD no local do HD e deixar ele como primário para rodar o sistema e o HD no local do DVD para armazenar os dados.

Uma precaução para não perder na velocidade dos dados.

Realmente, segundo a arvore de dispositivos do Sistema diz que apenas a "porta 1" (HD de fábrica) tem suporte a SATA3 (6gbps), a porta 2 (unidade óptica) tem velocidade de 3gbps.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site da OWC (www.macsales.com) eles vendem este adaptador, que lá se chama "DATA DOUBLER". Pesquisem no site deles e há um vídeo explicando todo o processo de substituição com bastante detalhes. Além disso, no kti Data Doubler já vem as ferramentas necessárias para fazer a troca. Eu comprei lá um SSD de 240 Gb (Mercure Pro) + Data Doubler + Case externo para o DVD e um amigo irá trazer na semana que vem.

Eu posto os links por vc:

http://eshop.macsale...OWC/DDMBSSD240/

http://eshop.macsale...ng/VLSS9TOPTU2/

Uma pena ser tão caro, eu não gastei US$40 no meu upgrade :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Promessa é dívida, vamos às fotos:

Notebook aberto, unidade óptica ainda no local original:

img1529r.th.jpg

img1530z.th.jpg

Detalhe para as conexões dos dispositivos (ainda conectados, airport/bluetooth, sata 1 e sata 2, na ordem)):

img1532x.th.jpg

Primeiro passo foi soltar ambos os conectores SATA e e aiport/bluetooth afim de facilitar o acesso.

Feito isso existem mais parafusos que foi copiar uma foto da iFixIt pois acabei por esquecer de tirar:

capturadetela20110610s2.th.png

Basicamente é necessário que sejam retirados estes 5 parafusos, assim toda essa 'plataforma' fique livre para que as unidades passem alí por baixo.

Unidade ótica já retirada:

img1536r.th.jpg

img1534fl.th.jpg

img1535q.th.jpg

img1533l.th.jpg

A maior dificuldade encontrada foi nessa parte traseira do note (que fica por 'cima' da unidade ótica (e agora do suporte do HD), ela é fixada com 3/4 parafusos (2 deles relativamente ocultos), necessita de uma certa atenção, principalmente porque nessa área também passam vários cabos de dados e de sinal (bluetooth/wi-fi) e câmera, como pode ser observado.

Abaixo (mais uma vez deixo o crédito para o iFixIt) segue o local de fixação da unidade óptica:

capturadetela20110610s2.th.png

-- Ao colega que perguntou, utilizei um jogo de chaves simples para fazer todo o processo (dá pra ver a caixa na primeira foto), não são as chaves corretas (os parafusos são philips, porém eu sinto mais segurança em utilizar uma das chaves de fenda que cabe perfeitamente no parafuso, pois a philips compativel fica meio 'bamba' e pode soltar-se com muita facilidade), em tempo, o tamanho (diametro de chave) dos parafusos é o mesmo utilizado na tampa do MacBook também.

PS: Devido à uma limitação do fórum (10 imagens por post) vou dividir para organizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parte 2:

Case e depois HDD já instalado:

img1527cg.th.jpg

Nenhuma dificuldade aqui, o case já veio com 4 parafusos para prender o hd à ele, na verdade ele fica preso sob pressão, mas fica firme.

Apenas uma ressalva/adaptação que tive que fazer, infelizmente não tirei nenhuma foto do detalhe, mas tive que tirar uma parte frontal dele, foto abaixo:

img1541i.th.jpg

Nada traumático ou dificil (não precisei de chaves ou objetos cortantes, era encaixado mesmo).

Feito isso foi executar o processo inverso e montar tudo de novo:

img1546tz.th.jpg

img1547q.th.jpg

img1542rv.th.jpg

img1543u.th.jpg

Missão cumprida:

capturadetela20110610s2.th.png

capturadetela20110610s2q.th.png

Não cheguei a usar, mas de qualquer forma abaixo deixo 2 links do iFixit que ajudam na manutenção/troca tanto da unidade de HD (original) como também da troca do drive de DVD/Instalação do HD secundário, com certeza terá mais informações do que este meu modesto tutorial:

Hard Drive Replacement:

http://www.ifixit.co...lacement/5119/1

Optical Drive Replacement:

http://www.ifixit.co...lacement/5122/1

Espero que tenha sido útil :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muito bom e instrutivo realmente pensando em fazer no meu!

So mais uma duvida pessoal, esse macsales entrega para o brasil sem problemas?

e outra coisa este link:

http://eshop.macsales.com/item/Hitachi/Y0A57912/

nele vem o hd de 250 e vem tudo que eu preciso para instalar e utilizar o driver de dvd como um driver externo USB e funciona de boa no macbook pro 2011 i5 com SSD de fabrica?

quem sabe ja não faço este update e ja coloco 8 gb de ram ˆˆ

Vlw gente!

Editado por XxGabripjxX
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muito bom e instrutivo realmente pensando em fazer no meu!

So mais uma duvida pessoal, esse macsales entrega para o brasil sem problemas?

e outra coisa este link:

http://eshop.macsale...tachi/Y0A57912/

nele vem o hd de 250 e vem tudo que eu preciso para instalar e utilizar o driver de dvd como um driver externo USB e funciona de boa no macbook pro 2011 i5 com SSD de fabrica?

quem sabe ja não faço este update e ja coloco 8 gb de ram ˆˆ

Vlw gente!

Entregam sim e são de confiança. Mas corre o risco de ser taxado. Já tive que pagar imposto por umas memórias que comprei de lá.

Mas vem tudo muito bem embalado e produtos de primeira!

Realmente tentador um update de SSD + HD. Quem sabe quando os SSD baratearem ainda mais um pouco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entregam sim e são de confiança. Mas corre o risco de ser taxado. Já tive que pagar imposto por umas memórias que comprei de lá.

Mas vem tudo muito bem embalado e produtos de primeira!

Realmente tentador um update de SSD + HD. Quem sabe quando os SSD baratearem ainda mais um pouco...

hmm que otimo saber disso, então la pelo fim de ano irei atualizar o meu brinquedinho, colocar um hd extra de 250 gb pelo menos e colocar 8 gb de RAM!!!

Haaaa, mais uma vez ansioso!! kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou pegar um SSD daqui a algum tempo... de no máximo 128GB, pois adoro usar o notebook (agora o mbp) quando estou viajando, no ônibus, porém fico inseguro por causa do HDD.

aí pego o hd interno de 320GB e coloco numa case e fico levando os arquivos nele :) só conecto quando for necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...