Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro - Instalando 2º HDD


NEO

Posts Recomendados

Neo, excelente tópico. Passarei por tudo isto na semana que vem e é bom ter alguém por aqui para referência. Eu achei bastante coisa nos sites gringos e pouca aqui, então daqui a pouco podemos trocar figurinhas.

Uma outra pergunta que não sei se vale à pena colocar aqui ou abrir outro tópico, mas o que você pretende fazer (ou já fez) para utilizar os dados no HDD?

Eu andei pesquisando e encontrei duas soluções: A primeira, seria mover o diretório Home do usuário para o drive de dados, alterando no System Preferences->Accounts. Alguns defendem que desta forma não se obteria toda a vantagem do SSD, pois alguns arquivos de bibliotecas do usuário ficariam no HDD. Neste blog bastante conhecido, porém, ele descreve que não haveria problemas, pois estes arquivos são muito específicos:

http://chris.pirillo.com/how-to-move-the-home-folder-in-os-x-and-why/

A outra opção seria criando Symbolic Links apenas para os diretórios de dados "puros", como Documents, Movies, Downloads. Eu estou mais inclinado a optar por esta saída.

http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1000359

(na verdade eu faria por linha de comando, não precisando usar esse utilitário que ele cita no tópico).

Qual foi a sua configuração?

Mais uma vez, parabéns pelo tópico!

[]s

Editado por leogush
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Cara muito bom e instrutivo realmente pensando em fazer no meu!

So mais uma duvida pessoal, esse macsales entrega para o brasil sem problemas?

e outra coisa este link:

http://eshop.macsale...tachi/Y0A57912/

nele vem o hd de 250 e vem tudo que eu preciso para instalar e utilizar o driver de dvd como um driver externo USB e funciona de boa no macbook pro 2011 i5 com SSD de fabrica?

quem sabe ja não faço este update e ja coloco 8 gb de ram ˆˆ

Vlw gente!

Uma coisa bastante recomendada seria de vc dar uma olhada nos valores das peças aqui (principalmente HD e memoria), eu comprei o case (interno no HD no lugar do drive ótico e o externo (imitando o superdrive) no exterior pois eram itens bastante específicos e seria praticamente impossível achar por aqui num valor razoável.

Pra vc ter uma idéia, esse drive de 640gb Samsung comprei por R$140 aqui em Curitiba, e nas memorias gastei pouco mais de R$280 (via ML, com vendedor de SP...). Um case pra HD de 2.5" vc consegue no Brasil por cerca de R$50 e na DealExtreme não passa de US$10 (não é taxado).. enfim, é bom pesquisar bastante antes de comprar ;)

Acho que esse será meu proximo upgrade.

Vai com tudo brother.... à propósito, ontem fui na casa da minha namorada e quase tive uma crise de nervos quando fui usar o MacBook dela (13" com i7/4gb/500gb HDD), a diferença de um equipamento com SSD é impressionante.

Entregam sim e são de confiança. Mas corre o risco de ser taxado. Já tive que pagar imposto por umas memórias que comprei de lá.

Mas vem tudo muito bem embalado e produtos de primeira!

Realmente tentador um update de SSD + HD. Quem sabe quando os SSD baratearem ainda mais um pouco...

Realmente, eu consegui pegar meu SSD por um preço super bacana há alguns meses com um amigo que foi para os EUA à trabalho e pegou na amazon, por aqui infelizmente não tem como ainda.

Acho que vou pegar um SSD daqui a algum tempo... de no máximo 128GB, pois adoro usar o notebook (agora o mbp) quando estou viajando, no ônibus, porém fico inseguro por causa do HDD.

aí pego o hd interno de 320GB e coloco numa case e fico levando os arquivos nele :) só conecto quando for necessário.

Eu deixei o HD original do meu (320gb também) justamente pra esse uso, além de transporte de arquivos de trabalho e etc, mas mesmo tendo ele externamente ainda assim seria muito chato ficar levando pra lá e pra cá e existem coisas (tipo biblioteca do iTunes) que não tem como vc ficar usando em um HD removível, além da comodidade de ter os dados disponíveis mais rapidamente.

Neo, excelente tópico. Passarei por tudo isto na semana que vem e é bom ter alguém por aqui para referência. Eu achei bastante coisa nos sites gringos e pouca aqui, então daqui a pouco podemos trocar figurinhas.

Uma outra pergunta que não sei se vale à pena colocar aqui ou abrir outro tópico, mas o que você pretende fazer (ou já fez) para utilizar os dados no HDD?

Eu andei pesquisando e encontrei duas soluções: A primeira, seria mover o diretório Home do usuário para o drive de dados, alterando no System Preferences->Accounts. Alguns defendem que desta forma não se obteria toda a vantagem do SSD, pois alguns arquivos de bibliotecas do usuário ficariam no HDD. Neste blog bastante conhecido, porém, ele descreve que não haveria problemas, pois estes arquivos são muito específicos:

http://chris.pirillo...n-os-x-and-why/

A outra opção seria criando Symbolic Links apenas para os diretórios de dados "puros", como Documents, Movies, Downloads. Eu estou mais inclinado a optar por esta saída.

http://forums.macrum...d.php?t=1000359

(na verdade eu faria por linha de comando, não precisando usar esse utilitário que ele cita no tópico).

Qual foi a sua configuração?

Mais uma vez, parabéns pelo tópico!

[]s

Obrigado :)

Então, por hora eu migrei pro HDD apenas minhas musicas (que até então estavam em ~1/3 do total no SSD por falta de espaço), fiz essa mudança do modo lógico mesmo (limpando minha playlist antiga e modificando a pasta padrão de musicas nas preferências do iTunes e importando novamente).

Como agora tenho bastante espaço no HDD, aproveitei pra ativar o TimeMachine do sistema (nunca se sabe né :P). Esse esquema dos links simbolicos me pareceu a mais interessante, uma vez que minhas fotos do iPhone ainda estão no SSD... ** Não acho legal mover todo o home para o HDD, com certeza vão existir arquivos que são acessados com frequencia pelo próprio sistema e acabaria perdendo o propósito.

Btw: Único contra que senti até agora foi voltar a ouvir/sentir um disco rodando dentro do MacBook, antes não ouvia absolutamente nada como ele em funcionamento, exceto o Cooler acelerado quando rodava algo pesado... coisas da vida, de qualquer forma ainda é bem discreto :D

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi Neo!

Instalei hoje o meu SSD (6G, 240Gb da OWC) junto com o Data Doubler. Ficou um espetáculo... A OWC tem o vídeo que mostra tudo com detalhes, além das fotos que você postou. Isto é *MUITO* importante porque o manual que vem junto é para instalação no Macbook Pro de 2010. Há pequenas diferenças para o modelo 2011, apesar de sutis.

Eu fiz o mapeamento com o Symbolic link e funcionou direitinho. Eu usei o utilitário que está no meu post anterior mesmo, facilita muito. Até agora eu fiz apenas para a pasta "Pictures", apontando a pasta do meu home directory para o HD de dados que está no Data Doubler. Abri o iPhoto e funcionou de primeira. Agora tenho que fazer para o restante.

Ah, de quebra comprei da própria OWC um case externo para o DVD que "sobrou". Tinha desconto quando comprado com o Data Doubler. Esse foi ainda mais fácil de instalar e funciona direitinho conectando na porta USB.

Abraços,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra dica que usei na operação: Como eu abri o MacBook e instalei o SSD e transferi o HD para o Data Doubler de uma só fez, preferi usar um Pen Drive com o Snow Leopard para a instalação, do que usar o DVD na unidade externa.

Para montar o Pen Drive, usei o procedimento do link abaixo:

http://www.maciverse.com/install-boot-os-x-leopard-from-a-usb-flash-drive.html

A instalação do Snow Leopard no SSD levou cerca de 20 minutos. Isto contando o tempo de migrar todas as aplicações que estavam no HD antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Como eu fiz a mudança com menos de uma semana de uso, não posso dizer o quanto aumenta, até porque o tipo de uso varia bastante.

Eu optei por comprar o HD vendido pela OWC, pois nas pesquisas que eu fiz, vi que eram bastante confiáveis e o serviço da OWC bastante eficiente. Se eu tiver problemas, tenho como enviar para eles e usar a garantia. Outra opção seria o da OCZ, comprando pela Amazon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo fazer o mesmo,

Como demora já comprei os o case do hd e o do dvd no e-bay.

Gostaria de saber onde compraram o SSD, ainda esta bem caro estou pensando em comprar e mandar entregar no EUA e esperar um amigo trazer.

Obrigado.

Um amigo trouxe dos EUA pra mim... o negócio já é bem caro, somado com as taxas dos importadores acaba ficando impraticável.

Por vias 'normais' eu não teria comprado, acho 500~700 reais num SSD de 128gb algo extremamente abusivo, por mais que tenha suas várias vantagens.

E a bateria? Alterou o consumo?

Não chego a usar minha bateria por completo (de uma vez só do começo ao fim), mas posso dizer que não se alterou, tudo vai depender mais das aplicações que tiver rodando do que da quantidade de discos, como em qualquer outro equipamento, e um HDD em iddle não gasta quase nada de energia.

O ideal seria se somente o SSD desse conta do espaço de armazenamento. A duração da bateria seria bem superior.

Ou o lance é desligar o HD de dados quando não estiver em uso.

Com certeza, no meu caso digamos que com um SSD de 256 ou 512gb resolveria, mas o custo não compensa (ainda, espero).

Sobre a bateria, se você for mensurar ao pé da letra o consumo do HD na baia óptica com a energia gasta para deixar o gravador em stand-by acho que não se altera tanto assim.

Ao menos pra mim, o unico 'contra' de toda a operação até o momento foi ter novamente um drive rodando dentro do meu notebook, que apesar de ter 5400rpm, é possível notar claramente depois de usar um equipamento com SSD.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é importante ressaltar que o macbook pro de 13 polegadas tem as duas interfaces como sata III ou seja 6gbs.

segundo este blog, os de 15 tem apenas uma com SATA III, estranho isso.

In short – it’s a mixed bag.

13” – 100% no issues with 6Gbp/s SSD in any bay that has 6Gbp/s available

15” – 100% no issues with 6Gbp/s SSD in main bay, no-go with 6Gbp/s SSD in optical bay.

17” – Hit or Miss for main bay with 6Gbp/s SSD, no-go with 6Gbp/s SSD in optical bay.

http://blog.macsales.com/10433-macbook-pro-2011-models-and-sata-3-0-6-0gbs-update-5272011

O ideal pra aproveitar é comprar um vertex3 e por na primaria.

Estou procurando como comprar o Sata III o vertex 3 lá fora, tenho um amigo que esta lá nos EUA e vamos ver ele pode me trazer.

Dai vou montar um HD normal na porta do DVD.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Eu também não senti diferença na duração da bateria depois de passar de HD para SS, eu acho que o consumo do SS não é tão baixo como a maioria imagina ou o macbook deve ter algum tipo de sistema que controle melhor o consumo do HD e que não funciona com o SS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...