Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Air - Apagar Espaços Livres - lentidão para inicializar


CrBrant

Posts Recomendados

Olá pessoal, boa tarde!!!

Estou abrindo este tópico para pedir o auxílio de alguém que saiba resolver um probleminha no MacBook Air de 11”, com SSD de 64GB...

Sou usuário relativamente novo no mundo dos Macs, tendo adquirido o meu primeiro MacBook, um Air de 11”, em dezembro do ano passado...

Como esse meu MB tem apenas 64GB de memória flash para armazenamento, estou sempre à procura de ferramentas capazes de apagar arquivos inutilizados, liberando mais espaço para o que realmente interessa...

Um dia desses, recebi um e-mail ensinando como a ferramenta de “Apagar Espaços Livres”, dentro do Utilitário de Disco, poderia ser útil nesse sentido...

Mais que depressa resolvi utilizar a referida ferramenta, utilizando a opção de apagar os espaços livres em sete passos.

Tudo correu bem e, depois de algum tempo, o utilitário foi concluído com sucesso.

Ocorre que, desde então, estou percebendo que o meu MB está demorando demasiadamente para inicializar e para desligar.

Ou seja, a inicialização, que antes do processo, demorava no máximo 20 segundos, agora mais que dobrou de tempo. Da mesma forma, quando ia desligar o MB, depois de selecionar a opção correspondente, era quase imediato. Agora, ele demora um tempão processando e só depois desliga.

Então, gostaria de saber se tem alguma forma de reverter o processo ou resolver o problema de outra forma, pois uma das características que mais aprecio no MBA é a velocidade de inicialização.

No uso geral, ou seja, na abertura de aplicativos, cópia de arquivos etc, parece que permanece do mesmo jeito de antes, de forma que a alteração parece ter ocorrido apenas na inicialização e no desligamento mesmo.

Desde já agradeço aos possíveis interessados em auxiliar-me.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Isso que você fez não serve para o que queria. Esse procedimento é para evitar que arquivos apagados sejam recuperados.

E outra, fazer isso em um SSD é um crime! Causa um desgaste completamente precoce e desnecessário.

--

Acho que a lentidão pode ser pela falta do TRIM no Snow Leopard (alguém confirma isso?)

Nesse caso, a solução será formatar e reinstalar o OS do zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, depois que já tinha feito é que fui descobrir que a ferramenta de "Apagar Espaço Livre" não serve para o que eu pretendia... mas aí já era tarde... rsrsrs...

Mas será que, quando atualizar para o Lion, o problema poderá ser resolvido sem necessidade de formatação completa???

PS.: desculpe a ignorância, mas o que é TRIM???

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um BIG resumo é isso:

TRIM, uma função que permite ao sistema operacional agendar a limpeza das páginas cujo conteúdo foi deletado ou movido em vez de simplesmente marca-las como vagas. Isso faz com que as páginas livres do SSD realmente estejam prontas para receber novos dados. Do contrário, quando você vai gravar algo, ele tem que apagar o espaço para depois gravar.

Eu formataria mesmo assim. Como eu sempre digo, "corte o mau pela raiz" cool.gif

Formatar o Mac é tão fácil, que eu nem hesitaria em fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca formatei um MAC, nem sei como fazer isso... se vc puder dar algumas dicas de como fazer, seria de grande ajuda...

O problema é ter que atualizar tudo de novo, perder as configurações feitas, aplicativos do iphone, ipad etc...

Teria um jeito de formatar mantendo todas as configurações e arquivos do jeito que estão atualmente???

Como estou mal acostumado com Windows e toda a sua burocracia, fico com medo de ser a mesma coisa no MAC.

Obrigado de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas configurações você terá que refazer, assim como atualizar todo o sistema a aplicativos.

As música e Apps do iPhone/iPad ficam na pasta Músicas > iTunes. (de uma confirmada, mas por padrão é lá sim, caso não tenha modificado isso) É só você copia-la para o HD externo e depois no iTunes vá em Arquivo > Adicionar a Biblioteca e escolha a pasta que salvou no HD externo. Ele vai copiar tudo novamente para o iTunes.

Salve tudo ok, pois TUDO será perdido!!!!

Formatar o Mac

1. Insira o pendrive do Mac OS X que acompanha seu computador.

2. Reinicie a máquina pressionando Option. Escolha seu "pendrive" entre as opções.

3. Quando o "Seletor de Idioma" aparecer, selecione o seu idioma e clique no botão Continuar (que se parece com uma seta).

4. Escolha (lá em cima na barra de menus) Utilitários > Utilitário de Disco.

5. Selecione o disco na lista (imagem) à esquerda e clique na aba Excluir.

Captura_de_tela_2011-06-16_a%CC%80s_15.41.23.png

6. No menu local Formatar, selecione "Mac OS Expandido (Reg. Cronologicamente)", digite um nome para o seu disco (pode ser Macintosh HD ou o mesmo que já esteja, pois não si qual o nome padrão do Air) e clique em Excluir. Quando o conteúdo do disco tiver sido excluído, escolha Utilitário de Disco > Encerrar Utilitário de Disco e siga as instruções do Instalador do Mac OS X para reinstalar o Mac OS X.

Pode ver também aqui o processo:

Para instalar os aplicativos fornecidos com o seu MacBook Air:

1. Certifique-se de que o seu adaptador de alimentação esteja conectado.

2. Insira a Unidade de Reinstalação de Software em uma das portas USB

3. Clique duas vezes no ícone de instalação do iLife.

4. Siga as instruções que aparecem na tela. No painel Tipo de Instalação, clique emPersonalizar.

5. Clique no triângulo de abertura ao lado dos aplicativos incluídos, selecione as caixas aolado dos aplicativos que deseja instalar e, em seguida, clique em Instalar.

6. Quando a instalação for concluída, clique em Fechar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma pergunta, porque você sempre liga e desliga o Mac? Quando migrei pro Mac (alguns anos atrás) eu também tinha esse costume, porque no Windows funciona assim, mas no Mac, que eu saiba, não tem necessidade de desligar, pode simplesmente colocar ele pra dormir e sempre que precisar usar ele não levará mais do que 2 segundos pra estar pronto para uso. Só desligo meu iMac em caso de viagem ou se for ficar uns dias sem usar (o que só ocorre quando viajo hehe), no seu caso que é um Air, pior ainda, uma das coisas faladas no lançamento, se não me engano, foi justamente nunca desligar, que foi uma coisa que a Apple aprendeu com os iDevices.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

Ja guardei o link deste tópico para quando eu for formatar o meu MAC. Achei rápido e direto.

Para usar o Time Machine para recuperar os dados depois, é tranquilo? Vale a pena?

Eu não gosto do Time Machine, pois ele volta o "lixo" que tinha antes. Sempre que formato gosto de fazer tudo do zero.

Eu até tenho o Time Machine aqui, mas apenas para caso de emergências.

--

E outra, todo esse procedimento está descrito no Manual do Usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gosto do Time Machine, pois ele volta o "lixo" que tinha antes. Sempre que formato gosto de fazer tudo do zero.

Eu até tenho o Time Machine aqui, mas apenas para caso de emergências.

--

E outra, todo esse procedimento está descrito no Manual do Usuário.

Entendi. . . Como eu deixo meus arquivos concentrados em uma única pasta, talvez valha a pena fazer um backup em um HD externo (como já faço) e depois restaura-lo. Tmb prefiro quando formatar começar do zero.

Valew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente essa coisa de ligar e desligar é a mania Windows....

Ainda estou me acostumando a deixar ele ligado direto...

Mas também, se ele pode iniciar bem rápido, como veio de fábrica, em cerca de 15 segundos, por que vou deixar com esse problema da inicialização lenta, que pode ser resolvido???

Vai dar trabalho configurar tudo de novo, mas enfim, não gosto da coisa pela metade.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...