Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo upgrade para o OS X Lion


vitor.cruzeiro

Posts Recomendados

A resposta do vitor tá muito boa, e corrige uma informação equivocada que eu pus: o Mac pode sim ler nativamente NTFS. O que ele não pode é gravar.

Ao invés de particionar pelo Mac (sugestão do vitor), visto que vc tem arquivos no HD, eu sugeriria particionar pelo Windows. Assim vc não precisa copiar os arquivos para outro lugar, pode deixar eles no HD externo.

Basta particionar e deixar a nova partição com o file system (formato) como blank (vazio). Os arquivos outros que estavam lá, vão ficar onde estavam.

Aí sim, ao conectar no Mac o HD externo já vai estar particionado, e basta você fazer a mesma coisa que o vitor falou mas selecionando a nova partição, que está como blank (vazia). Pede para ele formatar aquela partição apenas como HFS+ (Mac OS expandido), e bingo :)

Mas se preferir, por questão de segurança/peso na consciência, copiar os arquivos que estão no HD externo para outra pasta, claro que pode fazer também.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo: O Mac lê as duas partições o Windows só lê a NTFS. Não é interessante ao Windows ler a HFS pois nela só se encontram seus arquivos de backups...

Victor, sua explicação foi inquestionável. ficou tudo muito claro pra mim obrigado mesmo.

Só uma observação, meu atual HD Externo que utilizo no Mac, também utilizo no windows. Eu faço a leitura e gravação no HD, pois salvo todas minhas fotografias nele(sou fotografo rsrs...). A formatação dele é a de fábrica, nunca fiz nenhuma formatação via sistemas.

Mas tenho algumas dúvidas referente ao TimeMachine. Este recurso de Backup, restaura minha máquina com todo o conteúdo do meu iMac? (incluindo, emails, aplicativos, lembretes, arquivos, etc?)

Ao invés de particionar pelo Mac (sugestão do vitor), visto que vc tem arquivos no HD, eu sugeriria particionar pelo Windows. Assim vc não precisa copiar os arquivos para outro lugar, pode deixar eles no HD externo.

Obrigado pela dica também Nicholas. Mas sabe como é né, tem arquivos importantes lá... acho que por ser a primeira vez em fazer este procedimento, melhor eu deixar uma cópia do HD externo no meu HD. hehe... Mas valeu a força mesmo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a resposta abaixo, está completa, mas fiquei com uma duvida, uso uma partição Windows na minha maquina (parallells + WiN7), como é que fica isso no Timemachine, e nesta migração.

Grato,

CarvalhoTeles

Eu também sofri pra entender isso, então vamos lá (vou considerar que você não entende nada de partições e etc...):

A partição padrão do Mac é o HFS (variante HFS+, HFS com registro cronológico, etc), ou seja, é o formato que o Mac mais "se dá bem".

Já a partição "preferida" do Windows é o NTFS.

Aí fica o problema: Windows NÃO LÊ discos em particionado HFS. Então se você pegar o HD do seu Mac e colocar num PC com Windows, você não vai conseguir ver os arquivos e nem escrever nada no disco...

Também tem um outro problema: num disco NTFS, o Mac só consegue LER. Ou seja, se você pegar uma pen drive formatado no Windows e plugar no seu Mac, você vai conseguir ver todos os arquivos e copiar para o seu computador, mas não vai conseguir escrever nele (copiar DO seu computador PARA a pen drive).

"SOLUÇÃO MAIS OU MENOS": Aqui entra um outro formato: o FAT32. Você pode particionar seu HD externo em FAT32. Ambos os sistemas conseguem ler este tipo de partição, mas ela já é bem antiga e não comporta arquivos maiores que 4GB.

SOLUÇÃO "MAIS PRA MAIS DO QUE PRA MENOS": Particionar seu HD externo em 2. Ou seja, uma partição fica em NTFS e a outra fica em HFS.

Vou tentar explicar melhor:

Tenho um HD externo de 500GB e queria usá-lo como Time Machine, mas para isso teria que formatar para HFS. Mas aqui na minha cidade só eu e mais uns 5 têm Mac, ou seja, meu HD ficaria inutilizado para transportar aqrquivos entre computadores. Então eu "particionei" (vamos fizer que eu "dividi") meu HD externo em 2" 250GB em NTFS e os outros 250GB em NTFS (pra usuários do Windows conseguirem ler). Quando plugo meu HD externo no Mac, aparecem as duas partições:

Imagem anexa: Captura de tela 2011-07-01 às 15.04.39.png

O símbolo com o "logo" do USB é a partição NTFS, e o com o símbolo do Time Machine é a partição formatada em HFS.

Mas, se eu plugar meu HD num Windows, ele só vai achar a partição NTFS, e nela poderá escrever e ler os arquivos.

Resumindo: O Mac lê as duas partições o Windows só lê a NTFS. Não é interessante ao Windows ler a HFS pois nela só se encontram seus arquivos de backups...

Você pode colocar o que quiser na partição HFS, mas lembre-se que ela só será lida por Macs.

Espero que tenha entendido...agora vamos ao Time Machine.

Se você vai mesmo querer particionar o disco desse jeito, primeiro copie os arquivos que estão no seu HD, pois eles serão perdidos depois de formatar. Vamos particionar: faça isso: conecte seu HD externo no Mac, vá em Aplicativos>Utilitários> Utilitário de Disco. Selecione o seu HD externo na listinha que vai aparecer à esquerda e selecione "Particionar". Em "Esquema de Volume", selecione o número de partições que quer criar. Em seguida, dê um nome para cada uma e escolha quantos GB cada uma vai ter. Em uma delas, selecione o formato "Mac OS Expandido (reg. cronologicamente)" e na outra selecione "Sistema de arquivos Windows NT". Depois, é só clicar em aplicar e pronto, o Mac vai começar a formatar o HD. Imagem explicativa:

Imagem anexa: fto.jpg

Depois de formatado, conecte novamente seu HD externo ao Mac e abra o Time Machine (Preferências do sistema >Time Machine). Clique em selecionar disco e selecione a partição HFS.

Pronto! Seu backup está configurado.

Seus backups são feitos na partição HFS e você continua podendo ver a partição NTFS. Se quiser escrever em NTFS, procure algum aplicativo que faça isso (tipo o NTFS-3G).

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...