Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estou começando agora a fazer sites.


Posts Recomendados

Opa pessoal,

Começei a fuçar em ferramentas de websdesign agora... estou precisando reformular um blog/podcast que eu e um amigo temos e resolvi experimentar o Adobe Muse.

Estou gostando bastante desse programa da Adobe, principalmente que ainda não entendo nada de programação...

Bom, esse é o layout do novo site que fiz no muse:

Clique aqui

obs.: O site ainda esta inacabado, falta bastante coisa.

Preciso de dicas de como faço pra incluir comentários no blog...

Editado por raphareck
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Como é um blog / podcast, recomendo muito usar o WordPress como CMS (Painel de Administração).

Com isso você poderia se focar apenas no tema (visual) e contar com todas as ferramentas do WordPress.

O processo não é complicado, mas você vai ter que estudar HTML, CSS, Tableless e se possível PHP, mas temos que começar de algum lugar certo?

Veja mais aqui: http://www.wordpress.org / http://www.wordpress.com

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é um blog / podcast, recomendo muito usar o WordPress como CMS (Painel de Administração).

Com isso você poderia se focar apenas no tema (visual) e contar com todas as ferramentas do WordPress.

O processo não é complicado, mas você vai ter que estudar HTML, CSS, Tableless e se possível PHP, mas temos que começar de algum lugar certo?

Veja mais aqui: http://www.wordpress.org / http://www.wordpress.com

[]'s

Eu queria tanto aprender a usar o WordPress... mas eu n sei nem por onde começar pq sempre achei essas linguagens tao complicadas.

Precisaria de um tutorial muito bem explicadinho e n encontro na net.

Por isso eu to usando o adobe muse para construir o site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do servidor que vc contrata para colocar sua pagina na net vc tem wordpress instalado com um clique, segue tudo sobre o wordpress

http://codex.wordpress.org/Main_Page

Este é o lugar onde esta concentrado manual de tudo... até documentação de codigo! hahaha

http://codex.wordpress.org/pt-br:Instalando_o_WordPress

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada contra o novo Adobe Muse, mas essas ferramentas WYSIWYG são melhores utilizadas com o devido conhecimento, digo, usa-lo para criar um slide, um canvas ou outros derivados, vão lhe poupar muito tempo, agora, a página inteira é sofrido.

Mas se você realmente quer encarar isso, vou dar alguns toques rápidos.

Você esta utilizando um Background-color em conjunto com uma background image no mesmo elemento, em alguns browsers, a prioridade é dada ao color se não feita a formatação adequada no CSS, portanto irá se carregar o fundo primeiro, depois a cor irá sobre escreve-lo.

A Sua imagem de fundo tem quase 3.5mbs, é totalmente inviável para Web, tente criar um background que se repita perfeitamente em padrões, ou então otimizar o seu atual.

O essencial é que seu BG não seja muito maior que 200kbs.

Mas vou apoiar a dica do outro colega, ao invés de você gastar o seu tempo aprendendo uma ferramenta de auxilio ao front, porquê não o empenha aprendendo a função?

Digo, aprenda um pouco mais sobre o Wordpress, a documentação dele é vasta, ele é simples para fazer modificações (até mesmo no backend), e consta com uma biblioteca grotescamente grande.

Não precisa nem se preocupar muito com o PHP de cara, só com HTML e CSS, a maioria dos doutrinadores de CMS, sempre sugerem que ao iniciar o aprendizado de um CMS, você pode começar modificando o tema de exemplo.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sou desenvolvedor faz mais de 10 anos... utilizo php faz uns 8.

Não existe designer que faz programação e também não existe programador que faz designer... ou faz um ou faz outro... ainda assim as agencias subdividem ainda mais:

- Designer (Diretor de Arte)

Ilustracoes, designer, telas, wireframes

trabalhando com photoshop e afins

- Htmler

Faz o corte do layout do DA (diretor de arte) no HTML e CSS para que fique perfeito os encaixes dos elementos da tela, quanto mais proximo da arte melhor o htmler

A ideia aqui é que funcione igual em todos navegadores...

Alguns htmlers conhecem programacao a ponto de focar no front-end (JS e as vezes alguma linguagens como PHP/ASP)

Usa um notepad para construir os codigos.. ehhehehe

- Desenvolvedor/Analista

Fica com a parte de back-end e infraestrutura do CMS/ERP seja la o que for o sistema

Faz estudo de requisitos, levantamento, estruturacao do sistema, base de dados, codigos de back-end, CMS e no final em conjunto com o htmler poem os templates ja cortado no sistema

Usa IDEs de programacao como netbeans, textMate ....

Eu acho que deu para ter uma noção de como é dividido os projetos em uma agencia!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Como falaram acima, o melhor par Blogs é Word Press, para toranar o site mais "clean" e mais facil de carregar faça em tableless, css é essencial para a estrutura de estética do site.

Seria legal você der uma caprichada nesse layout, você consegue fazer melhor, veja alguns tutoriais na web. Para implementar comentários será preciso de conhecimento sobre SQL (para as tabelas de comentarios, Java para o case caso tenha algum limite de caracteres, php para poder funcionar o sistema).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" Não existe designer que faz programação e também não existe programador que faz designer... ou faz um ou faz outro... "

Disse tudo.

Dica a la Jobs.

1 - nåo use degradé, isso nunca funciona no monitor, só em impressos, no monitor, se vc for usar, como no menu, diminua a altura do bot., para os defeitos do deg. aparecerem menos.

2 - não sei por que esta mania de fundo. tira isso, só carrega no peso e dificilmente acrescenta algua coisa no design, lembre-se sempre - MENOS ´E MAIS!!!!!!.

Se vc não é programador, desista deste lance de wordpress e vá de muse mesmo. se é programador, aí é outra história.

Um designer de arte nunca vai fazer programação, impossível.

Diziam que Michelângelo era arquiteto e engenheiro tb, não era não, seu projeto do domo do vaticano teve que ser consertado por um engenheiro de verdade, que passou uma corrente nos pilares que estavam cedendo pelo peso do domo.

Em resumo, ou você é um artista, contrate um engenheiro para fazer os cálculos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em que mundo vocês vivem que um webdesigner não precisa fazer nada de programação? Conto de fadas, eim.

@uklima

Outra, "não use degradé, isso nunca funciona no monitor" - QUE? Que tipo de "regra" é essa? Sabendo usar, tudo é válido. Colocar regras desse tipo não é. A web é só feita de cores sólidas então?

Não sei se seu foco é web ou impresso, mas as coisas na web evoluíram. Já saímos da época das 256 cores sólidas em gif. Dá pra ousar BEM mais agora. Basta bom gosto e bom senso.

E quanto ao design X programação, é claro que ninguém será tão bom em um como no outro, mas é ilusão pensar que dá pra ser só um OU outro. Todo designer digital TEM que saber se virar um pouco na programação, no mínimo no html/css, JS e pelo menos saber entender um código. Mandar o cara ficar só no Muse e nem olhar o código é fórmula pro erro, sem dúvida alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dica é sempre deixar o visual mais clean possível (o óbvio menos é mais). Pra começar, o que você fez tá muito bom!! Os meus primeiros sites me dão vergonha até hj :lol:

E como Webdeveloper, trabalho tanto com programação quanto com design. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em que mundo vocês vivem que um webdesigner não precisa fazer nada de programação? Conto de fadas, eim.

@uklima

Outra, "não use degradé, isso nunca funciona no monitor" - QUE? Que tipo de "regra" é essa? Sabendo usar, tudo é válido. Colocar regras desse tipo não é. A web é só feita de cores sólidas então?

Não sei se seu foco é web ou impresso, mas as coisas na web evoluíram. Já saímos da época das 256 cores sólidas em gif. Dá pra ousar BEM mais agora. Basta bom gosto e bom senso.

E quanto ao design X programação, é claro que ninguém será tão bom em um como no outro, mas é ilusão pensar que dá pra ser só um OU outro. Todo designer digital TEM que saber se virar um pouco na programação, no mínimo no html/css, JS e pelo menos saber entender um código. Mandar o cara ficar só no Muse e nem olhar o código é fórmula pro erro, sem dúvida alguma.

Concordo com tudo!

Sempre faço meus sites sozinho, aprendi fuçando em tudo (wordpress, html, css, php e até Flash).

Faço 100% do site sem NADA de ajuda de ninguém, claro que se eu pudesse focar em algo seria no design, sem dúvida.

Porém, apesar de ganhar um bom dinheiro com isso, nunca foi minha profissão (como parece ser o caso do autor do tópico), certamente em agências o caso é outro.

Minha dica é ir atrás das suas necessidades, aprendí muito com aulas no youtube.

Abs.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o degradé uma m... No monitor ele fica sempre escalonado, diferente de quando vc imprime. Sabendo usar não adianta, ele fica sempre escalonado, quando eu fazia design de mídia impressa, a gente sabia disso e dizia "é do monitor" porque sabia que na impressão ia sair direito, se vc tivesse feito a imagem com a resolução certa.

Eu sei que já saímos das 256 cores, mas o degradé continua marcado, talvez seja meu monitor, não sei.

Por isso não gosto, nos botões dele vc vê isso claramente, por isso acho que deveria afinar os botões, para aparecer menos.

Não é regra, mas apenas minha opinião.

"Em que mundo vocês vivem que um webdesigner não precisa fazer nada de programação? Conto de fadas, eim." Exatamente o que a gente falou bicho, vc apenas não entendeu.

A gente falou que hoje, um webdesigner tem que fazer programação, acontece que artista mesmo, não faz nem com reza braba, então sobrou quem tem tendência a arquiteto, que é meio engenheiro, meio artista, mas não é nenhum dos dois.

Tanto é que 99% dos sites hoje são, coluna lateral com links, coluna central com texto e imagens, e coluna lateral direita com mais links e anunciantes, encabeçado por um banner com menu (http://www.uol.com.br/ - http://www.macnews.com.br/ - http://macmagazine.com.br/ - http://www.neukunden-video.de/)

Se vc me disser que este não é o designer de 99% dos sites então eu estou na internet errada.

Assim, o design dos sites mesmo é basicamente o mesmo, mudam-se as cores, mas a arte mesmo é como de um jornal impresso, que nunca muda, aliás, nem os jornais estão mantendo mais o design eternamente.

Para quem não acredita, basta dar uma busca por ai, vai encontrar um variação com o banner em cima mais grosso, com uma parte abaixo dividida em 3 ou 4 quadrados de links e uma barra final mais ou menos igual.( http://www.apple.com/ - http://www.ononesoftware.com/ - https://www.sugarsync.com/?source=myss)

Ainda tem gente que faz coisa diferente, ainda tem lugar que paga um designer e um programador juntos, mas é cada vez mais raro isso. Hoje o que manda é o design blog mesmo, em quase tudo.

Nda contra arquitetos, eu adoro arquitetos.

E outra coisa raphareck, vc usou os slides shows do Muse, eles estão dando pau direto aqui, impossível acrescentar imagens neles, se vc achar um macete ai na hora de substituir os que vieram pelas suas fotos, me fale, eu não consegui aqui não, travou tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o degradé uma m... No monitor ele fica sempre escalonado, diferente de quando vc imprime. Sabendo usar não adianta, ele fica sempre escalonado, quando eu fazia design de mídia impressa, a gente sabia disso e dizia "é do monitor" porque sabia que na impressão ia sair direito, se vc tivesse feito a imagem com a resolução certa.

Na boa, olhando aqui o degradé tá bem suave. A qtde de cores do seu monitor tá configurada direito?

Não que eu ache que o menu superior do site ali esteja adequado, não está; mas o degradé não tá ficando quebrado não. Configurando o monitor pra 16 bits fica escalonado como você disse, com 32 bits fica bem suave.

Ainda tem gente que faz coisa diferente, ainda tem lugar que paga um designer e um programador juntos, mas é cada vez mais raro isso. Hoje o que manda é o design blog mesmo, em quase tudo.

Entendo, e concordo que em condições ideais eu não teria que encostar em 1 linha de programação, mas infelizmente o mundo não funciona assim... como você mesmo disse. Eu me considero do lado da arte, mas se me recusar a me envolver com a parte técnica, passarei fome. Fazer o que? Mas já recusei muito trabalho que não teria um programador dedicado, que dependeria de mim pra todo o código.

Quanto às "fórmulas" de diagramação pra sites e portais, é como em qualquer mídia: quando é um conteúdo formatado, feito pra um público bem difuso, tudo acaba caindo nessas mesmas formulazinhas mesmo - o que não quer dizer que seja incompetência ou falta de criatividade da equipe que fez. Os projetos experimentais e paralelos tão aí pra isso, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu monitor é mais antigo mesmo, estou usando aqueles iMacs brancos, com ângulo de visão menor que os 170º, e naturalmente degradé por si mesmo. Senti muita diferença quando mudei do meu eMac, com monitor de tubo, para este, achei muito pior. depois vc se acostuma.

Eu não estou dizendo que é incompetência não, na verdade tem muita coisa que eu já fiz que eu acho uma droga, o cliente é quem manda, e as vezes eles destróem qualquer design.

Mas depois de dar muito murro em ponto de faca, cheguei as seguintes conclusões:

1 - Nunca faça nada pensando que o usuário vai conseguir mudar alguma configuração do computador dele (as últimas pesquisas mostram que as pessoas usam mais o IE porque não tem capacidade mental para mudar nd que vem de loja dentro do computador, nem instalar outro browser)

Então, sempre penso na pior qualidade de exposição possível, com monitores pessimamante configurados etc.

2 - Ninguém tá nem ai para design mais, uma péssima notícia para mim, que trabalhei a vida inteira nisso. Pelo menos aqui em BH, o valor de um design e de um pé de banana é igual, as vezes, o pé de banana é mais valorizado, apesar da curta vida.

3 - O que a gente acha legal, muitas vezes está a uns 15 anos na frente da maioria das pessoas, quando apresentei um design usando o Future Splash (antes de virar flash) aqui em BH para uma rede de pizzarias grande da cidade, o cara riu da minha cara e me chamou de criança, já faz mais de 10 anos isso. Então pense sempre que vc está vivendo uns 5 anos antes no mímino, antes de fazer qualquer coisa, a não ser que faça para outros designer.

4 - kkkk, quando fizer coisas para outros designers, lembre-se sempre que eles vão achar todos os defeitos possíveis no que vc fez, kkkk.

5 - Estética, que é o que move os designers, é uma coisa subjetiva, assim, a maioria dos brasileiros tem um gosto estético parecido com o do Gadafi, um pouco duvidoso, de maneiras que roupas de oncinhas e móveis de ouro vão ser mais valorizados que uma decoração clean. Sem esquecer é claro da estátua de um cavalo a galope e espelhos no teto.

Então, na hora de fazer o design leve em conta que seu cliente gosta de Luan Santana, e não do Smetana, assite ao Faustão, e não ao House (porque não entende o enredo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...