Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

IPAtoOTA utilitário para facilitar instalação de iOS apps


buzios

Posts Recomendados

Desde o iOS 4.0 é possivel instalar apps via WiFi ("over the air" - OTA) armazenadas em um servidor web qualquer.

O documento da Apple "Distributing Enterprise Apps for iOS 4" fala em distribuição de apps desenvolvidas "in-house" porem o mesmo mecanismo pode ser usado tambem para instalar apps compradas na app store.

Eu venho usando este método a algum tempo porem a criação dos arquivos necessarios "na mão" é muito demorado.

Resolvi então escrever um programa que faz "barba cabelo e bigode" com relação a preparação de tudo que é necessario para instalação de apps over the air.

O que é necessario para facilmente se criar um repositório de apps em casa que podem ser instaladas a qualquer momento via WiFi?

1 - Um web server (quem roda MacOSX tem um web server em sua maquina)

2 - Apps "downloadadas" da app store (arquivos xxxx.ipa)

3 - Uma maquina rodando MacOSX (o programa que eu escrevi é para Mac)

Os arquivos necessarios:

Cada app que voce baixa do app store é armazenada em um arquivo com extensão .ipa que nada mais é que um arquivo zip.

Cada .ipa tem que ser acompanhado de um arquivo xml (xxx.plist) com informações sobre a app como versão, nome, appid e etc que é processado pelo Safari do iPhone/iPod/iPad durante a instalação.

É necessario tambem de um arquivo html que é lido pelo Safari e contem links para as xxx.plist de cada app.

Em resumo:

Para cada app voce precia do xxx.ipa e de um xxx.plist copiados para o servidor web.

Alem disso é necessario um arquivo html com links para as plists de cada app.

O programa que eu escrevi processa todos os arquivos xxx.ipa contidos num mesmo diretorio e cria um xxx.plist para cada ipa encontrado.

O programa tambem gera o arquivos html contendo os links para instalação dos ipas.

Na verdade o programa gera 3 arquivos html para separar apps que sao so para iPad, apps para iPhone/iPad e apps universais para iPhone/iPod/iPad.

A ferramenta é grátis, chama-se IPAtoOTA e esta disponivel aqui: IPAtoOTA

E' um programa linha de comando para Mac.

E' so unzipar e rodar que ele mostra as opcoes de configuração.

Como já comentado o programa faz "barba cabelo e bigode", é so rodar e copiar os arquivos gerados para o seu web server.

Importante, este metodo não serve para pirataria.

O iDevice em que as apps serão instaladas pelo método acima tem que estar com o AppleID usado para comprar as apps configurado, caso contrario as apps instalam mais não rodam.

Ou seja, o metodo pode ser usado para instalar apps que voce comprou.

Pegar um ipa de um amigo não vai funcionar.

Para fazer isso se posso re-instalar minhas apps direto no iPhone usando a "App Store" app?

Porque é muito mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...