Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Finder


Rodrigo JunPer

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal!

Adquiri meu primeiro Macbook Pro 15 '' há cerca de um mês. Estou gostando bastante do hardware, entretanto, nem tanto do software.

Como ex-usuário de PC, apanhei um pouco no início mas, como já tinha alguma experiência com Linux, me adaptei rápido e agora já tenho disponível todos os programas que necessito.

Estou achando o desempenho do OS X Lion muito bom, entretanto um pouco lento. Não vejo aquele "início como um flash" de alguns programas bem levezinhos. O consumo de memória RAM do sistema como um todo parece ser maior (como tenho 8 Gb de RAM não tenho me preocupado muito com isso)... Creio que o desempenho da mesma máquina com o Windows 7 deva ser melhor, mas ainda não instalei o Windows pelo Bootcamp pois estou me forçando a aprender a lidar com OS X e não ter de utilizar mais o Windows.

Contudo, um programa que tem me feito sentir muita falta do Windows é o FINDER. Ele me parece muito ruim para que a Apple fique se gabando de ter o sistema operacional "mais avançado do mundo"! Por exemplo, uma coisa besta que ainda não encontrei foi quando vou copiar alguns arquivos para uma pasta e ele me informa que existe um arquivo com o mesmo nome, é só! Não me mostra nenhuma informação sobre os dois arquivos conflitantes...

Minha pergunta é:

O finder é mesmo tão ruim quanto me parece ou eu é que não estou sabendo lidar bem com ele? Existem algumas dicas? Algum programa pra melhorar as funcionalidades do Finder?

Estou recorrendo a vocês pois são usuários mais avançados e creio que poderão me ajudar a permanecer utilizando o OS X e não voltar para o Windows.

OBS.: Tenho acompanhado o blog de desenvolvimento do WIndows 8 e creio que o sistema ficará excepcionalmente bom! Estão melhorando ainda mais o Windows Explorer. O que a Apple fará em relação ao Finder?

Antes que alguns venham "com os cachorros pra cima de mim", não estou defendendo nenhum sistema operacional, só estou comparando dois programas dos mesmos!

Um abraço e muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato do Mac ser considerado o sistema mais avançado do mundo não significa que seja perfeito. As pessoas têm essa mania de dizer que se algo é "o melhor" do mercado, não pode ter nenhuma falha.

Felizmente isso não é verdade. O bom é que existam defeitos e diferenças entre os OS da Microsoft e da Apple. Quem sai ganhando somos nós.

Quanto à sua pergunta, não estou no Mac agora pra testar, mas já utilizo o Finder há uns 2 anos e até hoje não tinha percebido esse problema na cópia dos arquivos.

Mas pode ser pq nunca aconteceu de tentar colocar um arquivo com o mesmo nome, na mesma pasta. Confesso que é difícil que isso aconteça comigo pq tenho a mania de criar folders e mais folders.

Mas sério que vc deixaria de usar o Mac só porque vc quer salvar dois documentos com o mesmo nome e aparece uma msg de erro que vc considera incompleta?

Eu ainda prefiro essa msg do que a famosa msg de Falha Geral do Sistema ou Esvaziamento da Memória Física do Módulo 848759487.

A primeira vez que vi uma msg dessa foi na época do Windows 3.1. Eu inseri um disquete (coisa veeeelha :D) e havia um defeito nele. A msg falava em um erro na leitura e me dava a opção de Abortar, Repetir, Ignorar.

Se vc clicasse em Abortar, ele dava a msg novamente, afinal não havia como ejetar um disquete. Se clicasse em Repetir, ele dava a mesma msg, afinal o erro ainda estava lá. Se clicasse em Ignorar, ele dava a mesma msg afinal o erro continuava no mesmo lugar e não adiantava fingir que não estava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Finder é realmente a maior dificuldade de quem vem do Windows. Especialmente quem é usuário avançado do Windows tem ainda mais dificuldade em adaptar ao Mac.

A idéia que a Apple passa em seus sistemas é que ela pretende exterminar o conceito de arquivos e pastas assim que for possível. Para musicas, fotos e vídeos a Apple já eliminou o conceito de arquivos. No iOS também, e no Lion está quase lá...

Enfim, a idéia é usar menos o Finder e mais o Spotlight (command espaço). A impressão que tenho que no MacBook do Steve Jobs existe apenas a pasta documentos com todos os documentos de texto, planilhas a apresentações lá, sem subpastas.

Minha esposa faz exatamente isto, nunca criou uma pasta, deixa tudo no Transferências e no Desktop mesmo, e sempre acha o que precisa usando o spotlight, ou a busca do Finder.

Alias, o modo "Todos os arquivos" do Lion mostra bem isto. É o modo padrão de exibição do Finder, e ignora completamente as pastas mostrando os documentos por ultimo aberto em primeiro lugar, e separados por tipo e não por pasta.

Incrível como funciona, pois o arquivo que quero enviar / copiar / anexar é sempre um dos arquivos que mexi por ultimo e aparecem logo de cara no todos os meus arquivos do Finder do Lion neste modo!

Enfim... O Finder tem suas limitações, e se for usado na mesma lógica o explorer é pior ainda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com OS X a quatro anos e nunca tinha me tocado disso, já aconteceu comigo mas sabia exatamente o que fazer, pelo fato de não ter que me preocupar em organizar músicas e fotos, os arquivos que eu tenho que gerência já diminuem, e logo eu sei se tenho que substituir porque é mais atual do que está na pasta.

Sou igual a esposa do Guedes tudo que baixo ou tenho que organizar mais tarde fica na pasta Transferência, trabalhos eminentes desktop.

Com o tempo você vai se tornar mais organizado com seus arquivos e verá que esses conflitos tornaram menos freqüentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim há um aviso no Finder com as opções: Manter Ambos, Parar ou Substituir mas não é tão bom quanto o Explorer do Win7.

Eu tambem estranhei bastante o Finder e acabei optando por instalar o Totalfinder para complementar algumas coisas nele mas acho que a Apple já devia ter melhorado ele há tempos.

Depois acabei me acostumando e entendi seu conceito mais simple e minimalista de trabalho.

Alem do Totalfinder tem o Pathfinder que também é bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas respostas!

Continuo testando diariamente o Mac OS X Lion (trabalho cerca de 8 horas por dia em frente ao meu computador) e mantenho minha opinião de achar o Finder muito pobre em recursos quando comparado ao Windows Explorer! Como utilizo muito este tipo de software, tenho ficado bem estressado as vezes. Utilizo muito copiar o caminho de um arquivo e utilizar em outro programa e também no Terminal... Ralei até conseguir um arquivo do Automator pra incluir este comando no menu de contexto do Finder... E por aí vão as deficiências...

Rogerio, testei o PathFinder e achei muito bom (muito obrigado pela dica!!!), entretanto, acho um absurdo ter de pagar pra ter um software bom comparado ao nativo, visto que a função desempenhada pelo Finder é uma das mais essenciais de um sistema operacional!

Repito e continuo achando que o Mac OS não é "o sistema mais avançado do mundo" ....

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o sistema mais avançado do mundo é o Linux, afinal de contas está presente nos mais poderosos computadores do planeta. E em suas variações para desktop o gerenciamento de arquivos é uma coisa impressionante quando feito através de ferramentas específicas como o Midnight Commander ou mesmo o Konqueror.

Depois vem o iOS, com sua visão ousada de eliminação total da existência de arquivos e pastas e isolamento total de aplicações. No mesmo nível vem o Android.

O Windows Phone também é muito avançado.

Os sistemas moveis são de longe muito mais avançados do que os desktop. O maior motivo é a "libertação do passado" pois não tem que guardar compatibilidade com aplicativos legados.

Finalmente temos o OS X, muito avançado também, com recursos sensacionais como Spotlightmas, pre visualização, "Todos os meus arquivos" e um gerenciamento de energia absurdo que faz a bateria dos notebooks durar mais de 6 horas.

Agora, pra quem quer lidarcom muitos arquivos, caminhos de arquivos (pra quê?) o OS X fica devendo. Só uma dica: arrastarum arquivo para uma janela do terminal faz o caminho dele aparecer no Prompt. Aí pode copiar (sabe-se lá pra que)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, com o botão direito do mouse em cima do arquivo, é possível executar diversas ações. Algumas nem existem no Windows.

Open

Open with

Move to trash

Get Info - Aqui vc pega o nome e caminho do arquivo, escolhe o aplicativo com o qual abrir o app, tem uma prévia do arquivo, se for música, dá pra tocar a partir do Get Info, etc...

Compress - Isso é nativo, sem necessidade de usar outro aplicativo.

Burn CD/DVD - Também é nativo.

Duplicate

Make Alias

Quick look - Esse é o que eu mais gosto. Ele carrega em segundos o arquivo, sem precisar abrir o aplicativo.

Copy

Label - Pra organizar os arquivos, esse é ótimo. Ainda uso muito as pastas, e colocar uma cor nelas ajuda na organização.

New email with attachment

Fora as ações que aparecem por conta de outros aplicativos. Por exemplo, eu tenho o Toast It. Então aparece a opção de usar o arquivo com o aplicativo.

Pode ser que o Finder não seja completo, mas eu acho bem mais útil que o Explorer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com vcs, o finder é fácil de usar, mas pelo menos aqui tem uma coisa, que ninguém sabe me explicar o que torna o finder para mim parcialmente inutil.

Eu fico logado o tempo todo em um servidor windows... e ele sempre conecta normal, salvo arquivos e tudo. o problema é que quando peço para ele achar um arquivo ou uma pasta no servidor, esquece ele não procura, ou não acha nada, os resultados são sempre "0 arquivos".

Mas par funcionar dentro do mac ele funciona que é uma maravilha... basta saber usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o que seja preciso é adaptar a maneira que tu trabalha. Tu está muito acostumado com alguma coisa no Windows. Muita gente reclama do Finder, mas quem sabe seu workflow que não é ótimo nesse sistema... pois parecem coisas simples.

- Conseguir o caminho de qualquer arquivo é super fácil... basta arrastar para o Terminal ou algum programa de texto puro(sem conteúdo rico)... a maioria adiciona o caminho do arquivo.

A diferença é que o Terminal escapa os espaços.

- Programas bons permitem que tu arraste o arquivo diretamente para alguma caixa.

- Imagino que a falta de informações extras no Finder surge a partir da premissa que tu sabe o que tu está fazendo quando decide fazer alguma operação. Isso evita com que a pessoa cometa erros, obrigando com que ela cancele uma operação em caso de dúvida e revise o que está fazendo.

Obviamente não justifica economizar duas linhas para mostrar a data de modificação e tamanho... afinal, muitas vezes esses dois resolvem a questão(mas nem sempre).

- Procure o TotalFinder, não vale tanto quanto o Path Finder(que inclui milhares de funções), mas se integra ao Finder... e dá acesso a algumas coisas básicas para quem move muitos arquivos... tais como abas e janelas duplas do Finder... o que é bom para comparar e fazer cópias de arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...