Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro 13" NOVO com placa mãe queimada


FabioZ

Posts Recomendados

Eu só tenho elogios para a AT da minha região, precisei para o antigo White, trocaram tudo, ficou perfeito em tempo recorde. Só uma coisa a reclamar da Apple no Brasil, seus preços são sem noção :angry:

E qual é a tua região? Em qual AT você mandou seu Mac?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vejo realmente problema com refurbished de nenhuma marca, não falei especificamente dos da Apple. Acredito que um refurbished foi testado e esta mais livre de defeitos que um outro que foi testado em "por lote".

Outra, um refurbished tem a mesma garantia que um não refurbished.

Então, resumindo: Preço melhor, testado e aprovado após o "conserto" e com garantia normal...

Na boa? Isso me parece bem atraente...

E não é mentalidade de brasileiro não meu filho, se isso fosse coisa de "brasileiro" como você diz, Apple, Dell, HP, Toshiba e outras empresas não teriam partes do site destinadas especificamente a esses produtos... americanos correm para lojas quando veem essas promoçoes... o que vale é o preço e se a garantia é a mesma...

Igual Open Box... comprei um da Dell uma vez, uma pechincha... até hoje o bichinho vale uma nota boa... e foi baratíssimo. Nunca deu problema de hardware... Isso de OpenBox e Refurbished, nada a ver... é só desculpa de quem quer vender coisas mais caras justificando que não é "consertado"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vejo realmente problema com refurbished de nenhuma marca, não falei especificamente dos da Apple. Acredito que um refurbished foi testado e esta mais livre de defeitos que um outro que foi testado em "por lote".

Outra, um refurbished tem a mesma garantia que um não refurbished.

Então, resumindo: Preço melhor, testado e aprovado após o "conserto" e com garantia normal...

Na boa? Isso me parece bem atraente...

E não é mentalidade de brasileiro não meu filho, se isso fosse coisa de "brasileiro" como você diz, Apple, Dell, HP, Toshiba e outras empresas não teriam partes do site destinadas especificamente a esses produtos... americanos correm para lojas quando veem essas promoçoes... o que vale é o preço e se a garantia é a mesma...

Igual Open Box... comprei um da Dell uma vez, uma pechincha... até hoje o bichinho vale uma nota boa... e foi baratíssimo. Nunca deu problema de hardware... Isso de OpenBox e Refurbished, nada a ver... é só desculpa de quem quer vender coisas mais caras justificando que não é "consertado"

Razões para se comprar refurbished: (procure na internet os depoimentos...)

“Buy refurbishe­d. The "junk" is fixed by Americans, who use a much better grade of solder and repair all those cheap Chinese factory flaws. And ignore the warranty and customer service provided. I figure stuff out looking it up on the internet and see if I can fix it myself first. If not, I buy a new refurbishe­d model. My current computer - refurbishe­d - is just now starting to die. After 8 years of heavy daily usage.”

Quem sabe um pouco de inglês, da uma lidinha... vao aprender bastante sobre o tão temido refurbished:

http://www.huffingtonpost.com/social/gavrielle/living-in-poverty-people-behind-the-statistics_n_968494_108571906.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, assim como a DELL e nao sei mais qual foram fantasticas pra voce, outras pessoas relatam que foram horriveis com elas.

Assim como a Apple foi ruim para voce, a maioria das pessoas acham que foi otima com elas.

Queres um conselho?

Vende teu Mac cara e volta a usar os produtos das empresas que voce acha otima, nao faz sentido voce ficar aqui sentando o pau na Apple, no seu sistema e no seu hardware e elogiar outras 2 marcas ,outro sistema operacional como se voce fosse obrigado a ficar na APPLE.. o mais obvio é voce ir para qual tu acha que é melhor certo?

Voce fala de mito, de ceita, de amor, mas quem parece que ta preso na APPLE é voce.. amigo, voce nao esta preso na APPLE, venda seu MAC, compre um DELL e seja feliz :)

Grande abraco

Editado por Vinicius Schmidt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, assim como a DELL e nao sei mais qual foram fantasticas pra voce, outras pessoas relatam que foram horriveis com elas.

Assim como a Apple foi ruim para voce, a maioria das pessoas acham que foi otima com elas.

Queres um conselho?

Vende teu Mac cara e volta a usar os produtos das empresas que voce acha otima, nao faz sentido voce ficar aqui sentando o pau na Apple, no seu sistema e no seu hardware e elogiar outras 2 marcas ,outro sistema operacional como se voce fosse obrigado a ficar na APPLE.. o mais obvio é voce ir para qual tu acha que é melhor certo?

Voce fala de mito, de ceita, de amor, mas quem parece que ta preso na APPLE é voce.. amigo, voce nao esta preso na APPLE, venda seu MAC, compre um DELL e seja feliz :)

Grande abraco

Melhor conselho que vi nesse fórum... =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, assim como a DELL e nao sei mais qual foram fantasticas pra voce, outras pessoas relatam que foram horriveis com elas.

Assim como a Apple foi ruim para voce, a maioria das pessoas acham que foi otima com elas.

Queres um conselho?

Vende teu Mac cara e volta a usar os produtos das empresas que voce acha otima, nao faz sentido voce ficar aqui sentando o pau na Apple, no seu sistema e no seu hardware e elogiar outras 2 marcas ,outro sistema operacional como se voce fosse obrigado a ficar na APPLE.. o mais obvio é voce ir para qual tu acha que é melhor certo?

Voce fala de mito, de ceita, de amor, mas quem parece que ta preso na APPLE é voce.. amigo, voce nao esta preso na APPLE, venda seu MAC, compre um DELL e seja feliz :)

Grande abraco

Falou tudo!! :P

Sem mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummmm... tá bão, fio. Primeiro vc diz:

vollstrecker diz:

"Vou te contar uma coisa... eu prefiro computadores refurbished pela Apple do que os originais, pessoalmente... Nunca comprei um, mas te garanto que são melhores... Os que vem normais, sem terem passado por um conserto não são testados um-a-um.... então, nada te garante que estão 100% livres de problema. Mas um consertado/refurbished pela Apple foi testado, re-testado e tem a garantia de que esta em perfeito funcionamento..."

De fato, talvez eu tenha lido um tanto apressadamente e reformulo minha afirmação: já vi um usuário do fórum da MM que prefere computadores refurbished da Apple do que máquinas novas da Apple. Tá bom, cada um cada um...

vollstrecker diz:

"Eu não vejo realmente problema com refurbished de nenhuma marca, não falei especificamente dos da Apple."

Mas vc é um caso raro de de consumidor exigente: prefere mesmo os refurbished (da Apple ou não) do que os originais (da Apple ou não), pois os refurbished são testados, re-testados um a um! Obviamente que os componentes dos “normais” não passam por controle de qualidade e são montados à facão. Por isso que têm problemas (da Apple ou não). Otário é quem compra equipamento novo e caro. Esperto é quem compra refurbished, pois tem um equipamento testado e re-testado e pelo qual se paga metade do preço ou menos! Genial!

Agora, a parte engraçada foi: “nunca comprei um, mas te garanto que são melhores”.

Faz assim não fio...

Editado por Ziguratt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leu os links que te passei?

Você ja viu um átomo? Não? Mas acredita nas pesquisas e nas experiências de quem trabalha com eles....

Agora, como eu disse, comprei ja um open box, NUNCA tive problemas...

Compraria um refurbished tranquilamente, como eu disse, todos os componentes são testados e re-testados.

Caso não saiba, tudo que é fabricado em grande escala não é testado "um a um". São feitos testes no lote.

Se isso fosse infalível, o computador do rapaz ai não teria vindo com a placa ruim.

Se você confia na Apple pra comprar seu computador, porque nao confiar na Apple para CONSERTAR o computador?!

Infelizmente você não leu, teve preguiça de ler, e se acha o dono da razão...

Passe bem meu querido... voce com as suas "certezas infundadas", que eu vou passar bem com as minhas certezas muito bem fundadas na razão da pesquisa, da lógica e do conhecimento de quem trabalha.

Ps.: Estava pensando, talvez você não leu pq estava em inglês. Se quiser eu traduzo pra você e até faço uns desenhos pra ver se você é capaz de compreender a lógica da idéia e a experiência de quem ja tem usado há tempos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Vollstrecker

“Leu os links que te passei?”

Claro que não li! Pensei que vc havia colocado a síntese da filosofia refurbished na tua citação em inglês!

“Você ja viu um átomo? Não? Mas acredita nas pesquisas e nas experiências de quem trabalha com eles....”

Ah sim... vc é o Demócrito do consumidor moderno. Daqui 2.500 anos ficará provado que computadores refurbished - que é o centro do nosso debate - são tão bons quanto equipamentos novos !

“Compraria um refurbished tranquilamente, como eu disse”

Eu não!

“Se você confia na Apple pra comprar seu computador, porque nao confiar na Apple para CONSERTAR o computador?!”

O que tem a ver o reto com os fundilhos? Rembrandt certamente não conseguiria os efeitos de luz e sombra com tintas ruins e pincéis ruins, percebe? Nesse caso, Rembrandt pode significar qualquer empresa que desejar: Apple, Dell, Ford, Philips, Brastemp...

“Infelizmente você não leu, teve preguiça de ler, e se acha o dono da razão...”

Li a síntese da filosofia refurbished na tua citação em inglês!

“Passe bem meu querido... voce com as suas "certezas infundadas", que eu vou passar bem com as minhas certezas muito bem fundadas na razão da pesquisa, da lógica e do conhecimento de quem trabalha.”

Razão da pesquisa? Lógica? Amigo, assim vc força a amizade... Teu juízo é meramente indutivo. Óbvio que a indução é importante para uma certa dimensão do pensamento científico e filosófico, mas não se aplica ao teu propósito. Vc está tornando um caso particular (tua experiência positiva com a referida open box) um conceito geral aplicável a todos os casos de equipamentos refurbished. Ou seja, vc viu um cisne branco e formulou o juízo que todos os cisnes são brancos. Claro que, para não parecer sozinho no mundo, vc se deu ao trabalho de buscar um depoimento favorável ao refurbishment na internet. E nem preciso ir ao Google pra saber que encontrará outros depoimentos favoráveis. Mas isso não reforça tua indução.

A razão é simples: a quantidade de depoimentos favoráveis que por ventura vc encontrar, não garante nada acerca da qualidade desses depoimentos.

Esclarecimentos da Dell e da Apple, por exemplo, não me interessam, pelo simples fato que querem vender. Alguém pouco exigente ou alguém com pouco conhecimento técnico ou um usuário comum que só quer o basicão e está comprando sua primeira máquina (que será) refurbished pode ter uma impressão bastante positiva da mesma.

Amigo, não estou debatendo se computadores que passaram por processo de refurbishment funcionam ou não. É óbvio que funcionam, do contrário sequer seriam vendidos, não acha?

O que estou debatendo é se é um bom negócio a compra de um equipamento assim. Eu penso que não. Pq? Até onde entendo, um computador refurbished é um computador que voltou para seu fabricante ou porque foi devolvido pelo consumidor por algum problema ou porque algum lote sofreu alguma avaria em seu transporte ou porque o fabricante identificou que despachou um lote com um componente defeituoso ou por uma centena de razões (algumas graves outras nem tanto).

Entendo um computador refurbished como um computador recuperado e - com boa vontade - até posso entender como um computador remanufaturado. Seja como for, é um computador cuja integridade original foi perdida. Na minha concepção, é um equipamento recauchutado. Uma época foi moda pneus recauchutados. Muito ecológico! Pneu velho não é pra ser recauchutado, é pra ser misturado ao asfalto novo.

Vejo um computador (ou qualquer coisa) refurbished como como loteria. E como sou muito azarado... Por isso tb nunca comprei um carro com motor retificado. Logo, não vejo como um bom negócio confiar meus dados a um computador que já nasceu com problemas. Assim como não vejo um bom negócio comprar um carro que pode me deixar na mão numa ultrapassagem.

“Ps.: Estava pensando, talvez você não leu pq estava em inglês. Se quiser eu traduzo pra você e até faço uns desenhos pra ver se você é capaz de compreender a lógica da idéia e a experiência de quem ja tem usado há tempos.”

Mim homem branco. Amigo. Fala minha língua? Vim trocar ideias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu compraria sem medo um refurbished :D

Quando vc leva um novo na AT(depois dos 7 dias) com algum problema e eles concertam, vc não esta levando para casa um refurbished? ;)

O que não pode acontecer é o cliente comprar enganado ou prometerem um novo e darem um refurbished, isso não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, talvez eu tenha parecido radical. Na verdade defendia mais o conceito que uso pra mim mesmo do que qualquer outra coisa.

Aceito sem problema que, de modo geral, dependendo do uso e do usuário, um computador remanufaturado pode sim ser uma opção válida e viável.

Se pareci grosseiro ou mal educado, peço desculpas :)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alias, pior que ser fanatico pelo sistema é ter essa atitude besta de entrar aqui pra falar do tal mito.

Perai, o mito esta na sua cabeça.

Que o sistema é melhor que Windows em termos de problema é uma questão técnica. Que os aparelhos da Apple costumam dar menos problema, tb é. Só ver pesquisa de satisfação por ai.

Agora, se vc pensou em magia ou algo assim, digamos que é um problema seu.

Eu tive um Macbook de 2006 que NUNCA deu problema. Hoje ele esta com minha irma. Troquei somente esse ano pela placa de video de um Macbook Pro 15".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não compro Refurbished. Nem pela metade do preço (não se enganem, é muito mais que isso, deve custar uns 80 a 85% do preço original).

Nada substitui o prazer de ser o PRIMEIRO a deslacrar o equipamento, instalar tudo pela primeira vez, testar a máquina nova. Máquina refurbished pra mim é equipamento usado que deu pau e engatilharam pra vender pra outro. Sem essa de que foi testado melhor e portanto é mais confiável que um novo. Se o bagulho voltou pra fábrica é porque tava zuado, in the first place. E quem me garante que o defeito não era intermitente, e trocaram a peça errada? Exemplo : A máquina ficava desligando sozinha, acharam que era a logic board, trocaram e venderam como refurbished. Aí o cara compra, começa a dar pau, desligar sozinha (o mesmo defeito original). Aí o sujeito tem dor de cabeça, leva pra assistência, as vezes fica meses sem máquina... E no final, era a fonte com defeito.

Sou mais equipamento novo. Sempre serei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não compro Refurbished. Nem pela metade do preço (não se enganem, é muito mais que isso, deve custar uns 80 a 85% do preço original).

Nada substitui o prazer de ser o PRIMEIRO a deslacrar o equipamento, instalar tudo pela primeira vez, testar a máquina nova. Máquina refurbished pra mim é equipamento usado que deu pau e engatilharam pra vender pra outro. Sem essa de que foi testado melhor e portanto é mais confiável que um novo. Se o bagulho voltou pra fábrica é porque tava zuado, in the first place. E quem me garante que o defeito não era intermitente, e trocaram a peça errada? Exemplo : A máquina ficava desligando sozinha, acharam que era a logic board, trocaram e venderam como refurbished. Aí o cara compra, começa a dar pau, desligar sozinha (o mesmo defeito original). Aí o sujeito tem dor de cabeça, leva pra assistência, as vezes fica meses sem máquina... E no final, era a fonte com defeito.

Sou mais equipamento novo. Sempre serei.

Isto não aconteceria EXATAMENTE porque em um refurbished os componentes sao TODOS testados UM A UM caro colega...

Entende? Coisa que não acontece com o seu "novinho". Detalhe... a caixa vai vir lacrada tambem... kkk igual ao seu novo original... se voce ja comprou notebook de quem traz de fora, nada impede que voce tenha comprado um refurbished sem mesmo saber... até porque, quando ele é consertado pela propria empresa que fabrica, ele vem com a mesma garantia... na caixinha, embaladinho, bonitinho, sem marcas, etc... voce NUNCA saberá...

E sinceramente? Aqui no Brasil não se houve falar muito em refurbished, mas temos fábricas aqui.... isso me leva a acreditar que as fábricas aqui fazem o conserto e vendem novamente como produtos novos... e vocês nem sabem que estão usando refurbished... (ou os padrões de fabricação aqui são superiores aos do resto do mundo e não tem problemas com componentes........ ÃÃãh.... NÃO! Realmente não acredito em contos de fadas...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Vollstrecker

“Leu os links que te passei?”

Claro que não li! Pensei que vc havia colocado a síntese da filosofia refurbished na tua citação em inglês!

“Você ja viu um átomo? Não? Mas acredita nas pesquisas e nas experiências de quem trabalha com eles....”

Ah sim... vc é o Demócrito do consumidor moderno. Daqui 2.500 anos ficará provado que computadores refurbished - que é o centro do nosso debate - são tão bons quanto equipamentos novos !

“Compraria um refurbished tranquilamente, como eu disse”

Eu não!

“Se você confia na Apple pra comprar seu computador, porque nao confiar na Apple para CONSERTAR o computador?!”

O que tem a ver o reto com os fundilhos? Rembrandt certamente não conseguiria os efeitos de luz e sombra com tintas ruins e pincéis ruins, percebe? Nesse caso, Rembrandt pode significar qualquer empresa que desejar: Apple, Dell, Ford, Philips, Brastemp...

“Infelizmente você não leu, teve preguiça de ler, e se acha o dono da razão...”

Li a síntese da filosofia refurbished na tua citação em inglês!

“Passe bem meu querido... voce com as suas "certezas infundadas", que eu vou passar bem com as minhas certezas muito bem fundadas na razão da pesquisa, da lógica e do conhecimento de quem trabalha.”

Razão da pesquisa? Lógica? Amigo, assim vc força a amizade... Teu juízo é meramente indutivo. Óbvio que a indução é importante para uma certa dimensão do pensamento científico e filosófico, mas não se aplica ao teu propósito. Vc está tornando um caso particular (tua experiência positiva com a referida open box) um conceito geral aplicável a todos os casos de equipamentos refurbished. Ou seja, vc viu um cisne branco e formulou o juízo que todos os cisnes são brancos. Claro que, para não parecer sozinho no mundo, vc se deu ao trabalho de buscar um depoimento favorável ao refurbishment na internet. E nem preciso ir ao Google pra saber que encontrará outros depoimentos favoráveis. Mas isso não reforça tua indução.

A razão é simples: a quantidade de depoimentos favoráveis que por ventura vc encontrar, não garante nada acerca da qualidade desses depoimentos.

Esclarecimentos da Dell e da Apple, por exemplo, não me interessam, pelo simples fato que querem vender. Alguém pouco exigente ou alguém com pouco conhecimento técnico ou um usuário comum que só quer o basicão e está comprando sua primeira máquina (que será) refurbished pode ter uma impressão bastante positiva da mesma.

Amigo, não estou debatendo se computadores que passaram por processo de refurbishment funcionam ou não. É óbvio que funcionam, do contrário sequer seriam vendidos, não acha?

O que estou debatendo é se é um bom negócio a compra de um equipamento assim. Eu penso que não. Pq? Até onde entendo, um computador refurbished é um computador que voltou para seu fabricante ou porque foi devolvido pelo consumidor por algum problema ou porque algum lote sofreu alguma avaria em seu transporte ou porque o fabricante identificou que despachou um lote com um componente defeituoso ou por uma centena de razões (algumas graves outras nem tanto).

Entendo um computador refurbished como um computador recuperado e - com boa vontade - até posso entender como um computador remanufaturado. Seja como for, é um computador cuja integridade original foi perdida. Na minha concepção, é um equipamento recauchutado. Uma época foi moda pneus recauchutados. Muito ecológico! Pneu velho não é pra ser recauchutado, é pra ser misturado ao asfalto novo.

Vejo um computador (ou qualquer coisa) refurbished como como loteria. E como sou muito azarado... Por isso tb nunca comprei um carro com motor retificado. Logo, não vejo como um bom negócio confiar meus dados a um computador que já nasceu com problemas. Assim como não vejo um bom negócio comprar um carro que pode me deixar na mão numa ultrapassagem.

“Ps.: Estava pensando, talvez você não leu pq estava em inglês. Se quiser eu traduzo pra você e até faço uns desenhos pra ver se você é capaz de compreender a lógica da idéia e a experiência de quem ja tem usado há tempos.”

Mim homem branco. Amigo. Fala minha língua? Vim trocar ideias!

Se não leu o que te passei, não tenho o que discutir com você... A falta de interesse ta enorme em adquirir conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto não aconteceria EXATAMENTE porque em um refurbished os componentes sao TODOS testados UM A UM caro colega...

Entende? Coisa que não acontece com o seu "novinho". Detalhe... a caixa vai vir lacrada tambem... kkk igual ao seu novo original... se voce ja comprou notebook de quem traz de fora, nada impede que voce tenha comprado um refurbished sem mesmo saber... até porque, quando ele é consertado pela propria empresa que fabrica, ele vem com a mesma garantia... na caixinha, embaladinho, bonitinho, sem marcas, etc... voce NUNCA saberá...

E sinceramente? Aqui no Brasil não se houve falar muito em refurbished, mas temos fábricas aqui.... isso me leva a acreditar que as fábricas aqui fazem o conserto e vendem novamente como produtos novos... e vocês nem sabem que estão usando refurbished... (ou os padrões de fabricação aqui são superiores aos do resto do mundo e não tem problemas com componentes........ ÃÃãh.... NÃO! Realmente não acredito em contos de fadas...)

Você acusa os outros de não lerem, mas me parece que quem não lê é você. Me desculpa, mas você é muito ingênuo de acreditar nessa sua suposição de que "todos os componentes são testados um a um". Testados um a um MY ASS! A máquina vai cair na mão de um técnico QUALQUER, cuja experiência e competência eu não conheço (e nem você, antes de querer defender) que provavelmente vai passar um Apple Hardware Test e trocar a peça acusada com problema depois de pesquisar na lista de códigos qual era a peça defeituosa. Só que nós, técnicos experientes (aí eu me incluo com meus mais de 15 anos de experiência) sabemos que além dos defeitos triviais existem os INTERMITENTES, e foi justamente um desses que eu citei no post anterior.Segundo ponto aqui : Eu nunca comprei notebook de origem descomprovada. Todas as máquinas que compro são aqui, em lojas homologadas e com nota fiscal. Logo, não corro esse risco de receber "gato por lebre".Quanto a sua desconfiança de que vendem refurbished como novo no Brasil, aí infelizmente eu vou ter que concordar, porque eu conheço o país que vivo e não me surpreenderia nem um pouco se isso for verdade. O que acontece é só uma coisa : Não deixa eu saber que tá me vendendo produto recondicionado como novo. Porque se tentarem, eu faço valer meus direitos. Assim como fiz uma vez que comprei um Mac Mini de entrada na Fnac, e me deram a máquina do mostruário, embalada na caixa de volta, toda arranhada e com marcas de uso. Voltei lá, fui direto no gerente, e só saí de lá com outra máquina lacrada. E adivinhem só, levei o Mac Mini TOP DE LINHA pelo preço do de entrada, que ainda estava em promoção (na época foi uma diferença de R$1400,00 - paguei R$1999,00 numa máquina que custava R$3399,00).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a maquina cai na fabrica na mao de um funcionario qualqer cujo a competencia ninguem conhece, alias, competencia, preguica no dia, raiva, mal humor e oque muda?

Eu continuo defendendo que refurbish é igual a um novo, apenas com outro nome.

Alias, nao sei porque a briga.. Um compra e outro nao compra nem pela metade do preco.

Cada um com sua opiniao.

Pronto.. Seus doidos :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...