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FabioZ

MacBook Pro 13" NOVO com placa mãe queimada

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Eu sei que depois que comecei a investigar e comentar com algumas pessoas, descobri que é muito mais fácil do que se imagina encontrar Apple's com problemas. Aqui bem perto de meu círculo de trabalho encontrei um número bem significativo levando em consideração a quantidade de Apple's existentes.

Fui de má sorte? Sim.

Problemas com dispositivos eletrônicos acontecem? Sim.

A Apple é "tudo de bom"? NÃO.

A Apple é imensamente superior à HP, DELL e Sony? Nem a pau!

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As Autorizadas no Brasil são umas verdadeiras MERDAS principalmente a iTown de Salvador, não se importam com o cliente, são serviços "terceirizados". Duvido muito que você vá em uma Retail e não saia com o problema solucionado em pouco tempo, o atendimento das Retails são os melhores que existem (segundo relatos) essas que são lojas Oficiais e própias da Apple. Infelizmente no Brasil ainda não temos uma Retail, mas creio com a fabricação de iPads na Foxconn em Jundiaí-SP logo logo abram lojas.

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Fabio, tu ta enfatizando demais e generalizando a situação, vai de vagar...

Eu tenho Apple e gosto, mas não ligaria de ter outra marca, to até cogitando vender a máquina da minha assinatura e pegar uma mais em conta, não to mais fazendo uso de todos os recursos dessas máquina aqui. Queria uma placa de vídeo melhor, gosto de jogos...

No teu caso, o problema foi a AT que tu escolheu. Eles tem protocolos a serem seguidos e só vão te atender dentro desses padrões. Se tu pegou um AT zicada, mais azar ainda, o teu.

Já vi gente falando que troca o Topcase do Macbook White, que fica trincado com o tempo, todo ano, mesmo fora da garantia, e ainda leva um teclado novo junto. O notebook fica zerado. Um professor da minha faculdade disse que ja fez isso 2x e que iria fazer de novo por que ja estava trincando novamente. Isso é taxado como falha de projeto e a Apple deu garantia vitalicia pra esse tipo de problema. Agora diz a mim qual empresa no mundo faz uma coisa dessa? Não to defendendo a Apple não. Eles são sim apenas mais uma empresa no ramo da informática, mas são diferenciados, tanto que os produtos, só de olhar, tem uma cara diferente. O marketing deles também é diferenciado, e é ai que ta a jogada, eles sabem fazer com que tudo que eles produzam seja aparentemente melhor que a concorrência, e é assim que funciona. Ninguém obriga ninguém a comprar nada, não em um país livre. Assim como eu, tu comprou um Apple por que quis, e devido a isso está responsabilizado a acatar os termos contratuais de garantia. Quando tu comprou o notebook, aceitou isso. A Apple ta cumprindo a parte dela: arrumar teu notebook dentro de um prazo máximo de 30 dias como prevê o código de defesa do consumidor brasileiro.

Tu ressalta que usa o Macbook pra trabalhar, e ai concordo contigo, a AT deveria ter umas máquinas, mesmo que mais antigas, pra deixar com o usuário durante o tempo de reparo, mas não só as ATs da Apple, todas as outras marcas também. Isso é coisa da AT CREDENCIADA à Apple, e não à Apple em sí como empresa desenvolvedora de tecnologia...

Finalizando, o que eu penso é que realmente tu teve uma falta de sorte tremenda e por isso ta indignado, e não tiro sua razão, mas não adianta ficar gritando aos quatro ventos que a Apple é igual a Positivo, CCE, HP ou Dell que seja. As diferenças partem desde a concepção de um produto até a forma que ele é embalado e vendido. O pós venda é semelhante no Brasil devido a falta de preparo do pessoal de ALGUMAS ATs da Apple.

Aguarde o contato da AT e tudo vai dar certo.

falou <o.

xD

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Ok, concordo com 98,97% do que você escreveu, mas...

Deixando de lado os problemas das AT's brasileiras, vamos pensar pelo lado da Apple: quem autoriza a troca de um equipamento? Aí é que o bicho pega! Se a Apple é tão "atenciosa" assim com o consumidor, este meu caso por todos os motivos que expliquei seria um caso de troca do equipamento.

Mas tudo bom, não vão trocar e pronto. Estou com um MBP com 20 dias de uso e uma placa mãe "trocada". Se eu quiser vender, alguém aqui se credencia a comprar mesmo sabendo que ela passou por esta "cirurgia"?

Ã?

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sendo trocada por uma autorizada, e eu não tivesse com meu mbw e o preço fosse em conta eu compraria, não me importo com isso.

As vezes não é a Apple, tem vezes que a propia AT demora seculos para reportar o problema para a Apple BR...

a base de borracha do meu MBW só foi pedida 1 semana depois... por isso que eu digo as AT são uma MERDA

Editado por mudjamiel

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Entenda só uma coisa, não é a Apple que limita os 7 dias para troca. É a legislação!

"De acordo com o C.D.C-Código de Defesa do Consumidor produtos comprados pela internet podem ser trocados no prazo de sete dias se o cliente não ficar satisfeito ou não for o que estava anunciado.

Segundo o Art. 49. “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial(grifo nosso), especialmente por telefone ou a domicílio.” Aqui também inclui internet.

E tem mais: Parágrafo único.” Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.”"

Fatalidades, acontecem. Não me lembro de nenhuma propaganda onde a Apple diz "o Mac não dá problemas com hardware". Sim, o hardware é muito bom, muito bem feito, mas isso não significa que não é passível de defeitos.

O sistema não apresenta erros como qualquer outro que você já viu. ;-) Isso é fato.

Só para voce ter uma idéia: Anos atrás eu paguei 8.000 reais num iBook G3 800, eu troquei TODAS as peças e o defeito continuava, sabe o que a Apple fez? Me deu um iBook G4 1.33.

Anos depois, comprei um MacBook CoreDuo 2.0, logo no lançamento... sabe o que aconteceu? o Drive agarrava todos os CDs, para mim, era logico que a carcaça de policarbonato estava torta e que por isso, os CDs agarravam. A AT trocou o drive de CD milhoes de vezes, sabe o que a Apple fez? Me deu outro MacBook, dessa vez um Core2Duo 2.0Ghz. Depois de alguns anos, nunca deu problema.

E outro caso que aconteceu com a minha mãe, ela tinha um Core2Duo 2.0Ghz também, trocou bateria, pq estufou. E ai, trocou o top case 2x, sabe o que a Apple fez? hahaha, pode parecer brincadeira, mas deu a ela um MacBook Core2Duo 2.4Ghz UNIBODY. ;-) Todos esses problemas, são conhecidos por todos e mesmo assim, o MacBook foi um sucesso de vendas. Detalhe: Esse a Apple trocou por livre e espontânea vontade, os outros, eu liguei para a Apple e foi trocado.

Hoje, tenho um MBP igual ao seu, que comprei qndo morava em NY. E até agora, esta tudo funcionando 100%, mesmo depois da atualização de firmware.

Enviei uma MP para você! ;-)

Editado por macrulez

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NooOOOOoooossa quanto problema hein?

Só que no teu caso trocaram pra você. Eu estou sim ciente da legislação, só estou exercendo meu direito de espernear!!!

:D

Graças a Deus, em quase 15 anos de Mac só tive esses. Mas nada me faz largar a Apple. ;-)

Recebeu a mensagem ai?

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Eu me habilitaria a comprar....

Vou te contar uma coisa... eu prefiro computadores refurbished pela Apple do que os originais, pessoalmente... Nunca comprei um, mas te garanto que são melhores... Os que vem normais, sem terem passado por um conserto não são testados um-a-um.... então, nada te garante que estão 100% livres de problema. Mas um consertado/refurbished pela Apple foi testado, re-testado e tem a garantia de que esta em perfeito funcionamento....

Agora, o que realmente podia dar problema no teu PC, ja deu... a Placa mãe... Não tem como o problema descer mais, entende? Não tem nada abaixo da placa mãe. Se fosse a memória, ou o HD, ou o inverter ou qualquer outra parte eu te diria que ainda poderia vir a acontecer algo... porque o problema poderia estar vindo da base, da placa mãe... mas sendo a placa mãe o problema, não tem como descer mais que isso...

Preocupa não cara... vai dar tudo certo.

E se você sair espalhando a falsa verdade de que Apple = CCE ou Positivo ou HP (o que, eu nem comento porque me faltam palavras...), aí que fica mais difícil de voce vender seu notebook algum dia... Quem vai querer comprar teu computador, que vale mais caro, se voce mesmo diz que é uma m... hehehehe

Quanto aos 30 dias, no Brasil as empresas se preocupam com o CDC... Nos EUA, se preocupam com a má reputação e os processos judiciais...

Se eles não tem a obrigação de trocar o notebook pra você e estão cumprindo os prazos estipulados no contrato, você não tem do que reclamar, ja que aceitou o contrato quando da compra do computador...

De qualquer forma, boa sorte... Espero que dê tudo certo ai...

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"O atendimento depende da cada AT e aqui no Brasil infelizmente tem muitas de qualidade duvidosa. A própria Apple aqui no Brasil é aquém da Apple americana. "

"As vezes não é a Apple, tem vezes que a propia AT demora seculos para reportar o problema para a Apple BR..."

---

Bom, acho que a partir disso dá pra pensar bastante coisa, pois notei que muitos colegas foristas socam no reto das AT’s e dão a entender que cada uma age de uma maneira.

Peraí: depende de cada AT? Mas que baderna é essa? Como assim depende de cada AT? A Apple não estabelece padrões, procedimentos, normas, planos de qualidade e capacidade efetiva das AT’s resolverem o problema dos clientes?

Se sim - se têm esses padrões - e se as AT’s agem como acham que devem agir, a Apple é no mínimo OMISSA em relação essas AT’s.

Se não - se não têm esses padrões-, bom, nem quero me dar o trabalho de pensar que a Apple não exige procedimentos mínimos das AT’s... Seria de uma desconsideração inominável.

A Apple regula ou não regula suas AT’s ?

Precisei recorrer ao “premiado suporte telefônico” da Apple uma única vez. Liguei lá pro 0800 e a “experiente analista” (conforme diz no site da Apple Br) me deu a informação errada.

O que deduzo de um atendimento do suporte que me passa informação errada e não resolve meu problema? Simples: treinamento porco.

Eu penso que não é a Apple do Br que é aquém da americana. Penso que é o consumidor mesmo e a legislação que estão aquém. Duvido que uma iTown da vida (pelo número de reclamações e referências negativas que já vi no fórum) seria tolerada nos EEUUA, tanto pelos consumidores como pela própria Apple.

E a prova da mentalidade atrasada do brasileiro é ler, como já li aqui e em outros lugares, que muitos entendem que computadores Apple refurbished são uma opção melhor que computadores novos de empresas como Dell ou Hp.

Editado por Ziguratt

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Eu penso que não é a Apple do Br que é aquém da americana. Penso que é o consumidor mesmo e a legislação que estão aquém. Duvido que uma iTown da vida (pelo número de reclamações e referências negativas que já vi no fórum) seria tolerada nos EEUUA, tanto pelos consumidores como pela própria Apple.

E a prova da mentalidade atrasada do brasileiro é ler, como já li aqui e em outros lugares, que muitos entendem que computadores Apple refurbished são uma opção melhor que computadores novos de empresas como Dell ou Hp.

Cara, falou TUDO. O problema é que o "amor" à Apple virou meio que uma ceita, e isso cega as pessoas a ponto de achar que essa suposta ultra-superioridade realmente existe.

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Então Fábio, pessoalmente tô curtindo a marca. Acredito que vc deu um tremendo azar mesmo.

MAS, não é por isso que vou levar de boa AT's porcas nem suporte porco. Sem chance.

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Eu não acredito que existam pessoas ingênuas o suficiente para achar que a Apple é perfeita e infalível, o que acontece é que a experiencia da maioria das pessoas com a Apple é muito boa comparada com a demais empresas de informática, muitos que mudam pra Apple não querem mais deixar de comprar seus produtos, é só ver os sucessos do iPad, iPod, iPhone, Macs etc... Vc acha que só marketing é suficiente para conquistar as pessoas?

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Então Fábio, pessoalmente tô curtindo a marca. Acredito que vc deu um tremendo azar mesmo.

MAS, não é por isso que vou levar de boa AT's porcas nem suporte porco. Sem chance.

Concordo. Eu fui muito mal atendido na AT de Curitiba. A ponto de no dia seguinte ir reclamar com o gerente.

Eu não acredito que existam pessoas ingênuas o suficiente para achar que a Apple é perfeita e infalível, o que acontece é que a experiencia da maioria das pessoas com a Apple é muito boa comparada com a demais empresas de informática, muitos que mudam pra Apple não querem mais deixar de comprar seus produtos, é só ver os sucessos do iPad, iPod, iPhone, Macs etc... Vc acha que só marketing é suficiente para conquistar as pessoas?

Olha,

eu estou no meu segundo iPhone, e acho que não existe telefone melhor em diversos aspectos, dentre eles usabilidade e facilidade de uso, coisas que julgo muito importantes. No entanto no quesito notebook e S.O., confesso que vi que não é isso tudo que me falavam.

Falow.

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Sim, mas... alguém disse que a Apple é perfeita e/ou infalível? Nenhum sistema de produção/controle de qualidade é, por mais elaborado que seja.

O que se discute aqui é sobre AT, suporte, pós-venda, capacidade da empresa da qual se é consumidor resolver problemas cuja origem não é nossa responsabilidade. É nesse ponto da relação, no entanto, que qualquer empresa deve se esforçar ao máximo para tentar ser perfeita, o que quer dizer: que a empresa resolva o meu problema da melhor forma possível, com o menor transtorno possível e sem que sua imagem fique arranhada perante seu consumidor. A perfeição, nesse caso, é que, uma vez resolvido o problema, eu vá embora sorrindo e continue capaz de me manter na marca.

“O que acontece é que a experiência da maioria das pessoas com a Apple é muito boa comparada com as demais empresas de informática”.

Amigo... vamos combinar que isso é meio genérico demais, relativo e subjetivo, não? O que vc entende por boa experiência? Ter que fazer jailbreak num iPhone não me parece uma boa experiência, por exemplo. Tb não me parece uma boa experiência o sujeito ter que se desdobrar para colocar as mãos em algo que deveria ser seu, como nesse tópico:

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/40526-reinstalar-lion-sem-internet/ . Tudo por causa de uma economia porca de não fornecer fisicamente aquilo que a pessoa teria o direito de possuir: uma cópia física do SO e aplicativos. Aqui mesmo no fórum tem bastante relato de experiências nem tão exuberantes assim.

muitos que mudam pra Apple não querem mais deixar de comprar seus produtos, é só ver os sucessos do iPad, iPod, iPhone, Macs etc...”

Bem, nunca tive ipad, ipod ou iphone. No meu caso particular, seriam produtos ou insuficientes ou redundantes no que diz respeito à finalidade de uso. Agora, concordo que eu não voltaria pro mundo PC/Windows por uma simples razão: com o Mac posso ter o melhor dos dois mundos, com boot camp ou virtualização. Não tenho mais paciência pra ficar fazendo hackintosh, seja em máquina virtual ou física. E sim, o fato de poder ter o melhor dos dois mundos foi um fator decisivo pra que eu comprasse meus Mac’s.

Vc acha que só marketing é suficiente para conquistar as pessoas?”

Olha, eu diria que a Apple não faz marketing. A Apple faz outra coisa que eu sequer saberia definir o que é. É uma espécie de abdução, onde os abduzidos viram soldados do partido da Maçã, agentes de venda, propagandistas e - em alguns casos - evangelizadores de uma das mais vorazes empresas do ramo de tecnologia. Só não tem tanto mac evangelista pq no fundo todo mac user se acha especial por usar algo da Maçã e se todo mundo passar a usar vai deixar de ser legal.

Sério, a Apple já foi indie e infinitamente mais honesta quando era um clubinho fechado. Mas os ipads, ipods e iphones transformaram a Maçã em coisa de hipster - o que não deixa de ser (bem) engraçado pros usuários de outros sistemas.

Então, o negócio é levar a Maçã na boa, elogiando quando merece elogio e criticando quando ela merece ser criticada. :)

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