Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desenvolver apps para iOS... Por onde eu começo?


Posts Recomendados

Boa noite pessoal.

Meu nome é Felipe (mas também atendo pelo meu apelido, Scarpz) e gostaria de saber qual (ou quais) o (s) tipo(s) de linguagem de programação deveria saber, ou pelo menos ter uma noção básica pra poder programar pra iOS (ou até Macx OS X).

Já ouvi muitos boatos dizendo que C+ e C++ ajudam muito, porém também ouvi alguns desmentindo os mesmos.

Como gostaria muito de programar nessa plataforma, gostaria de saber por onde eu começo e/ou que linguagem me ajudaria a ter uma noção (ou até ter uma boa bagagem) sobre o conteúdo de desenvolvimento dos sistemas da Apple.

Desde já, agradeço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 18
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Obrigado pela resposta WasoBH.

Entendo...

Pretendo de fato dar uma olhada por lá mas como eu ainda to sem meu Mac, não gostaria de ficar parado, esperando o tempo passar. Então, nesse caso, queria ver se entrava em algum curso de alguma linguagem pra ter, pelo menos, alguma noção básica da linguagem, no caso, a Objective-C.

Alguma recomendação? Alguma linguagem que tem algum tipo de semelhança com o Objective-C?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Scarpz,

Se você não sabe nada de programação, a melhor solução que eu já encontrei é:

http://www.amazon.com/iPhone-iPad-Apps-Absolute-Beginners/dp/1430227001/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1317085059&sr=8-1

Esse livro é bem mais prático e muito menos teórico.

Pra você aprender conceitos de programação e aprender como funciona essa maravilhosa linguagem, veja:

http://www.amazon.com/Programming-Objective-C-3rd-Developers-Library/dp/0321711394/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1317085159&sr=1-1

Esse livro explica como funciona a linguagem e também como são aplicados os conceitos de programação no ObjC

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, entendo. Essa informação vai me ajudar E MUITO! Valeu Artur.

Agora, só para eu saber... Eu comecei a fazer um curso de C#, isso me ajuda em alguma coisa ou não tem nada a ver, sendo só com C++ mesmo?

até ajuda mas c# é uma linguagem muito simples ... o ideal seria C++ mesmo para lhe ajudar significativamente com Object-C.

Editado por Artur Felipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

Thiago, valeu cara. Eu ovu dar uma olhada ver se eu faço C++ pra depois procurar livros de Objective-C.

Muito obrigado mesmo Artur pela paciência e pela atenção. Vou logo correr atrás de um curso de C++ por aqui pra ter uma boa noção e começar Objective-C depois já com uma base forte.

Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C++ Ajuda pois o Objective-c roda C++ internamente, além de ter copiado idéia de blocks e pilhas... aprenda bem Pilhas, Memoria, Ponteiros... pega essa parte mais encardida do C/C++.

Do C# a única coisa que irá ajudar é a idéia de delegate ( coisa que temos como listeners no js/as ) ...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Objective-C é inspirado no C e no Smalltalk.

Imagino que também exista algumas inspirações no C++, mas é algo bem de leve, e nas versões mais recentes(para facilitar a adaptação de desenvolvedores).

Aprender Smalltalk não vale a pena, mas dar uma olhada pode ajudar a entender como funciona a troca de mensagens.

C sem dúvida é muito importante. Todo código em C é válido dentro do código Objective-C.

Aprender C++ apenas por causa da orientação a objetos não é muito útil pois muito da sintaxe é diferente.

Apesar de que eu li algo sobre Objective-C++ - o que torna classes em C++ totalmente compatíveis. =

Mas código em Objective-C ainda será necessário. Por isso recomendo cair de cabeça, ao invés de aprender algo diferente, e depois mudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acham mesmo? É porque como ainda to sem um Mac pra testar o que ler/aprender, não sei se vale tanto a pena cair direto em Objective-C.

Mas se acham melhor mesmo assim, eu vou ler o link que você mandou Willy e depois vou pesquisar mais coisas direto de Objective-C mesmo com você Rafael, recomendou.

Valeu mesmo pelas opiniões pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acham mesmo? É porque como ainda to sem um Mac pra testar o que ler/aprender, não sei se vale tanto a pena cair direto em Objective-C. Mas se acham melhor mesmo assim, eu vou ler o link que você mandou Willy e depois vou pesquisar mais coisas direto de Objective-C mesmo com você Rafael, recomendou. Valeu mesmo pelas opiniões pessoal!
enquanto não tem mac é viável aprender outra coisa ... realmente não adianta estudar object-c se vc não tiver onde praticar ainda ...

Ah sim, tinha esquecido desse detalhe... Nesse caso, realmente não deve ser legal. Já que praticar é melhor forma de evoluir. Ficar somente na teoria além de chato, não vai ser tão proveitoso.

Então, segue as recomendações anteriores. E quando pegar o Mac, não pensa duas vezes. Come Objective-C com farinha! :P

Bons estudos, Felipe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para programar app para ipad/iphone é necessário ter MacOs rodando e iphone/ipad para testes... se não tiver nem adianta, muitas libs fazem com que o app so rode no aparelho, para isso vai ter que ser "socio" da developers da apple para tirar os provisions e afins para rodar o app nos aparelhos.

Enquanto isso pode estudar c/c++, estudar bastante blocos, pilhas, gerenciamento de memoria e ponteiros! Quando estiver crack nisso, so alegria.

Se for Jogos vc pode ficar com o c/c++, pois roda no iphone/ipad de boa, os jogos hj em dia sao feitos em frameworks c/c++ para ipad/iphone, muitas vezes nao usam absolutamente nada de Objective-c, muitos frameworks ja portam tudo para vc...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...