Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Delicious Library 2 - App para catalogar coleção


Posts Recomendados

Uso este software a muito tempo para catalogar e organizar minha coleção, e é realmente muito bom. Bem bonito e funcional.

O último tópico sobre este assunto é de 2009, e tem um tópico sobre o Delicious Library versão 1, então resolvi abrir um novo tópico e fazer um mini review do software:

Interface:

Com interface totalmente em português, é bem fácil usar o programa. Tem um jeito bem de App pra OS X mesmo.

Permite catalogar Filmes (Bluray, DVD, VHS, digital), Livros, Software, Jogos (PS3, XBox, Wii, PC, etc.), Gadgets eletrônicos e até vestuário (!!).

Permite ainda registrar os empréstimos dos itens da coleção

Screenshot:

20110924-qktyitsrrwautfdgns3ng34uke.jpg

Utilização:

O jeito mais legal de catalogar os itens no software é usar a câmera embutida dos Mac (iSight) para escanear o código de barras do item. Com o código de barras o software busca o item na amazon dos EUA, UK, DE, FR e JP. O problema é que não funciona para itens nacionais que não estejam anunciados em uma destas amazons.

É interessante, porque ao reconhecer o código de barras o aplicativo FALA o título do item cadastrado.

Mas neste caso, pode-se inserir digitando o título do item em inglês e depois traduzindo, se quiser. Eu só troco a foto da capa da edição estrangeira pela nacional.

Desta forma, todos os dados do item, como Diretor, Elenco, Autor, Estúdio/Editora, Preço de mercado, data de lançamento são automaticamente preencidos, mas plenamente editáveis.

20110924-druedf9h5kqtbmcfggxg6u9hf9.jpg

Acima, a tela de entrada de dados por código de barras.

Abaixo, a tela de detalhes do item selecionado:

20110924-kcu7hiatr4t7s2t1t9spirdrfd.jpg

Controle de empréstimos:

Outra coisa legal deste App é o controle de empréstimos! Repare na primeira imagem do review que um Box do Battlestar Galactica está meio translúcido na estante. É que está emprestado. E na parte inferior da barra do lado esquerdo da janela do App tem os nomes de alguns amigos meus que pegaram emprestado algo comigo.

O aplicativo é integrado com o livro do contatos do Mac, é de lá que ele busca os dados do amigo que está pegando algo emprestado. O pessoal acha estranho eu ter um software de controle, porque parece locadora, mas aí aproveito para mostrar a seriedade com que lido com minha coleção.

Tela de cadastro de amigos:

20110924-t4u87m24bwpymya772npxeex4i.jpg

Reparem que se o amigo usar o Delicious Library, pode-se inserir uma URL de onde ele publica a coleção dele e o empréstimo é atualizado.

O App também insere lembretes de "pegar de volta" os itens emprestados no calendário do Mac, que no meu caso sincroniza via Google Calendar com o iPhone e tal. Claro que isto é opcional, mas é interessante.

Uma vez que o amigo já aparece na lista "Amigos" na janela principal do App basta arrastar para ele o item emprestado e o empréstimo fica registrado.

Publicação / exportação da biblioteca:

O App permite exportar a biblioteca nos mais diversos formatos, desde XML até excel passando por texto delimitado por vírgulas e formatos de aplicativos concorrentes.

Também permite publicar a biblioteca como um site do Mobile Me (espero que migrem pro iCloud), ou via FTP, ou então ele gera um sitezinho HTML em uma pasta que você escolher no Mac para ser publicada depois.

E além disto, via Bonjour o aplicativo compartilha os dados em rede local.

Pra finalizar, segue mais uma imagem da tela do App, desta vez no modo tabela:

20110924-qfia52kfsc3i9pt1h9kmra4y8t.jpg

O Aplicativo custa atualmente 35 dólares na Mac App Store - na minha opinião vale com certeza. Segue o link:

http://itunes.apple....403067185?mt=12

Finalmente, os contras:

Ausência de aplicativo correspondente para iOS

Algumas coisas foram mal traduzidas para o português

Pesquisa com código de barras que só funciona com itens importados

Ausência do modo tela cheia do OS X Lion.

Agora, minha biblioteca!!!

http://dl.dropbox.co...rary/index.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

O programa parece legal mesmo. Acho que vale os U$ 35. Mas no momento... hehe

Mas tb vou ficar de olho. Achei bem bacana mesmo.

Pra quem gosta de catalogar os livros, o Ex Libris é uma alternativa bem interessante e gratuita.

http://web.me.com/ca.leduc/ExLibris/about.html

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...