Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro com SSD


virsso

Posts Recomendados

Somente para incrementar ao pessoal que fez/vai efetuar o upgrade do SSD, em como habilitar o suporte a TRIM.

Estava procurando bem ( após ver o pessoal aqui reclamar muito quando habilitou o TRIM com o software TRIM Enabler, e estava um lixo ), o pessoal também estava reclamando, até que este postou por script, uma forma alternativa de efetuar esta habilitação no Lion.

Segue o Script: ( Testei aqui e está bem a performance, e não alterou em nada )

- Abrir o "Terminal":

- Efetuar o backup do arquivo "IOAHCIBlockStorage":

sudo cp /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage /IOAHCIBlockStorage.original

- Executar esta linha para modificar o arquivo "IOAHCIBlockStorage" e habilitar o TRIM:

sudo perl -pi -e 's|(\x52\x6F\x74\x61\x74\x69\x6F\x6E\x61\x6C\x00).{9}(\x00\x51)|$1\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00$2|sg' /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage

- Efetuar a limpesa dos kext caches com os dois comandos:

sudo kextcache -system-prelinked-kernel

sudo kextcache -system-caches

- Efetuar o reboot

- Segue a linha para desabilitar o TRIM:

sudo perl -pi -e 's|(\x52\x6F\x74\x61\x74\x69\x6F\x6E\x61\x6C\x00).{9}(\x00\x51)|$1\x41\x50\x50\x4C\x45\x20\x53\x53\x44$2|sg' /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage

- E caso der algo errado, segue a linha para restaurar o arquivo "IOAHCIBlockStorage" :

sudo cp /IOAHCIBlockStorage.original /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage

Pela explicação, esta modificação zera os valores da string APPLESSD e assim habilita o TRIM para qualquer SSD.

Editado por Danc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim....

O problema do TRIM Enabler é que se usado no Lion ferra legal, e causa os problemas...

Ai, caso queira ter, mas sem problemas, só alterar o arquivo que mostrei no script, limpar o cache da kext, reboot e ser feliz ( testei hoje o dia inteiro. Continuo com uma otima performance de ligar e o MBP estar pronto para o uso em 13 sec., e normal nos acessos das aplicações ).

Danc... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo visto tirando a performance, não tem nada de tão notável como eu imaginava inicialmente né :P

Ao que parece o fato da maior diferença ser no boot comparando o meu mac com o da minha irmã e pra uso geral ficarem praticamente empatados é pelo fato dos ssd's dos Airs não serem lá os que tem maior velocidade de escrita, correto? Se for isso, então de fato eu não tenho noção (além dos vídeos do youtube) do quanto mudaria minha máquina fazer a troca...

Ainda tô hesitando (como a maioria) pela relação espaço/preço... Os de até 128 GB tão até com um preço legal... Mas é quase o que eu tenho de espaço no iPad!!! :P

E se for pra por no lugar do superdrive e usar o SSD como drive só pro sistema acho que nem compensa o investimento.

Quanto à espaço (físico mesmo!), dá pra acomodar um drive de estado sólido no lugar do HD (factory default) do MacBook Pro de 13" sem ficar com sobra/falta de espaço, jogo e etc sem complicação nenhuma? (Porque lembro de algo sobre os fans dos iMacs dispararem depois de uma troca dessa)

Editado por virsso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

virsso em problemas tem o mesmo tamanho, nos IMAC aconteceu que eles tem um sensor que fica no PLUG do HD ento quando tu trocava tu perdia esse plug pois ele ia junto com o hd, entao a FAN disparava pois nao achava a TEMP do HD, nos macbookpro o sensor fica na caixa em baixo do hd entao quando entr ano novo o sensor continua ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Comparando seu com o Air da sua irmã, vc não sente muita diferença porque o PRO é mais forte. Se vc colocar um bom SSD no PRO vai ser bem mais rápido que o Air até em apps.

2. Essa relação de espaço(Gbs) é o que não me deixa comprar agora. Como vc falou, os que tem é espaço de iPad :blink:

3. Usar no lugar do drive para mim não compensa, uso muito o drive. Seria sem noção ter que usar drive externo :blink:

4. O tamanho do HD e SSD são iguais e cabem na baia perfeitamente.

5. Temperatura normal e nada dispara como relatos de usuarios aquí do forum.

Editado por TiãoGavião
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

celso um CASE sata para HD de 2.5 ,somente isso, voce coloca o HD dentro do case e pronto ta feito, existe huns com saida em USB, outros em firewire, ai vai do $$$ procura no mercadolivre que tem varios

[]'s

Leo

Editado por Leonardo Freire
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma atualização pra lá de aceitável. Um de 240 Gb pra mim tá de boa. O que não tá ainda é o preço, ainda mais com esse dólar querendo galopar, rs aí vai demorar mais ainda. É aguardar., num vai matar não..mas quando fizer a troca..posto pro pessoal um comparativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae Tião, blz.

Vc utiliza o hd original do Mac como hd externo? eu tbm vou compar um ssd no ano que vem e pretendo utilizar o hd do mac como hd externo, isso é possível?

flw

Perfeitamente possível.. :P

Eu uso um HD externo da Samsung de 500Gb para Time Machine e tralhas. O original dele de 320Gb dei para a esposa usar no Dock Station.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente para incrementar ao pessoal que fez/vai efetuar o upgrade do SSD, em como habilitar o suporte a TRIM.

Pela explicação, esta modificação zera os valores da string APPLESSD e assim habilita o TRIM para qualquer SSD.

Segui sua dica, funcionou mas após algumas horas voltou a ficar desabilitado, alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, tudo bem?

Uma pergunta, se o Lion agora oferece suporte ao Trim, porque não tem simplesmente, exemplo, nas preferencias de sistema uma opcao assim: Enable Trim (Yes/No)???

Digo, uma coisa mais interada ao sistema e de facil acesso.

Porque e algo escondido assim e que tem que mexer pelo terminal, digitando vários comandos? Alguem sabe?

Boa parte dos usuarios, tem receio de fazer o processo hehehehe

Editado por WasoBH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma duvida para o pessoal que já tem SSD.

O ganho do SSD é principalmente na transferencia de arquivos e abertura de programas certo?

No meu caso, que basicamente fico com Firefox (com varias abas)e MSN abertos sempre, e quase nunca desligo o mac, não teria grandes vantagens na performance né? Já que os programas sempre estão abertos e praticamente nunca reinicio o mac.

Já tenho 8GB de ram, que achei que fez bastante diferença para meu uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...