Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Viagem aos EUA, trazendo MBP e novas regras da alfândega.


viturc

Posts Recomendados

Ainda não tenho condição de pagar 60% em imposto.

Pô amigo, me desculpe, meu post não foi direcionado a você ou alguém em específico... Apenas generalizei ao dizer que o brasileiro clama por mais honestidade, justiça e transparência, mas sempre que pode tirar uma lasquinha, não deixa passar batido.

Eu já viajei com notebook nacional, comprado no Brasil com NF (legalizado), mas tinha mais de 2 anos de uso e fui sem a NF... No retorno ao país, não pude comprovar a propriedade e o mesmo foi apreendido... Tive que correr na loja onde comprei e solicitei segunda via da NF (tranquilo), apresentei a NF no aeroporto no mesmo dia, tive meu notebook devolvido, mas apenas depois de quase 40 dias... Então fica o alerta.

Agora me desculpe discordar, aprendi bons valores e bons costumes na minha criação... E também aprendi a comprar apenas o que está dentro de minhas posses. Se algo foge de meu orçamento, não compro. E se compro, tem que ser legalizado.

Mais uma vez deixo claro que discordo da política de impostos brasileira, mas é aqui que vivo e é a essa lei a que estou submetido. Qualquer coisa diferente disso, é ilegal. Se é ilegal, é crime.

Não vamos ser hipócritas. Por motivo de sobrevivência, seria se fosse artigo de primeira necessidade. Mas passa longe disso.

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô amigo, me desculpe, meu post não foi direcionado a você ou alguém em específico... Apenas generalizei ao dizer que o brasileiro clama por mais honestidade, justiça e transparência, mas sempre que pode tirar uma lasquinha, não deixa passar batido.

Eu já viajei com notebook nacional, comprado no Brasil com NF (legalizado), mas tinha mais de 2 anos de uso e fui sem a NF... No retorno ao país, não pude comprovar a propriedade e o mesmo foi apreendido... Tive que correr na loja onde comprei e solicitei segunda via da NF (tranquilo), apresentei a NF no aeroporto no mesmo dia, tive meu notebook devolvido, mas apenas depois de quase 40 dias... Então fica o alerta.

Agora me desculpe discordar, aprendi bons valores e bons costumes na minha criação... E também aprendi a comprar apenas o que está dentro de minhas posses. Se algo foge de meu orçamento, não compro. E se compro, tem que ser legalizado.

Mais uma vez deixo claro que discordo da política de impostos brasileira, mas é aqui que vivo e é a essa lei a que estou submetido. Qualquer coisa diferente disso, é ilegal. Se é ilegal, é crime.

Eu realmente não quis ser indelicado. Concordo totalmente com você, e admiro sua postura.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é ilegal, é crime.

Não vamos ser hipócritas. Por motivo de sobrevivência, seria se fosse artigo de primeira necessidade. Mas passa longe disso.

Aí não posso concordar com vc... mas talvez eu que não tenha me explicado melhor.

Quando digo questão de sobrevivência, me referi às pequenas empresas e microempresários. Se eles forem recolher todos os impostos devidos, do jeito que deve ser, quebram. Por isso falei em "sobrevivência"... mesmo ainda achando a carga tributária brasileira o absurdo dos absurdos.

E a questão de ser ilegal, portanto crime, concordo plenamente... como falei, é um círculo vicioso, afinal os políticos também praticam diversos atos ilegais, que também é crime, mas acaba em pizza.

Sem dúvida, cada povo (no geral) tem o governo que merece... num país onde muitas (ênfase em muitas) pessoas deixarm de trabalhar pra fazer filho e receber bolsa família, não pode se esperar muito dos seus governantes.

É por isso que quando estive lá, vi a propaganda na TV de um Jetta (aquele modelo anterior, 5 cil) por algo em torno de US$ 16 mil, enquanto aqui custava R$ 100 mil; ou um Camaro que aqui atualmente custa meros R$ 180 mil, lá compra-se por US$ 23 mil.

Não é só a diferença do imposto, as grandes empresas aqui ganham demais... na verdade, as fábricas brasileiras dão os maiores lucros do mundo pra elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim!

Computador paga de qualquer forma!

Brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil que permaneceu no exterior por mais de um ano

Além da isenção de caráter geral para bagagem acompanhada, que é concedida a qualquer viajante, o brasileiro ou o estrangeiro residente no País, que tiver permanecido no exterior por período superior a um ano e retornar em caráter definitivo, tem direito também à isenção relativa aos seguintes bens, novos ou usados

  • Móveis e outros bens de uso doméstico; e
  • Ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos, necessários ao exercício de sua profissão, arte ou ofício individualmente considerada (deve ser comprovada a atividade desenvolvida pelo viajante no exterior)

A permanência no exterior deverá ser comprovada por meio de documentação idônea, tal como: passaporte, prova de freqüência à universidade, contrato de trabalho ou de aluguel, entre outros.

Editado por Paulo Pulz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Por exempo MPB básico: US$ 1.199,00 + 8,5% = US$ 1.300,00 + 50% de imposto em cima do que passar de 500 = US$ 400,00 = US$ 1.700,00 x 1,94(valor do dolar para compra no cambio de hoje) = R$ 3.298 + 6% de IOF se comprar no cartão = R$ 3.495,88

Comprando no site da Apple no Brasil: R$ 3.599,00 - 5% educacional - 5% à vista = 3.239,10

Assim... é mais barato comprar aqui no Brasil!!!!

Olá pessoal... meu primeiro post aqui :P

Também estou com esta dúvida: Trazer de fora ou comprar aqui.

No meu caso, ficarei 3 meses nos EUA (Março à Junho).

Estou com esta preocupação quanto a trazer um MBP 13 de lá e ter que pagar essas taxas/multas.

Pelo um breve comparativo que fiz agora, a diferença é pouca se comprar aqui.

Na BestBuy, o MBP que estou vendo está por U$ 1.499 (fora taxas) o que dá aprox U$ 1.600, pra ficar + facil de calcular

Como já tenho U$ no VTM, comprei os dólares a U$ 1,82.

.'. Comprando este note lá, ficaria 1.600 x 1,82 = R$ 2.912,00

Na Fast Shop, um MBP está por R$ 3.144,65.

O que daria em torno de R$ 230 a mais comprando aqui, mas tendo a garantia de não pagar nada além disso (taxa/imposto/multa)...

Esse da fast shop é um i5, o que compraria lá seria um i7 e o HD também é um pouco maior (na BB).

O que acham?

É melhor comprar aqui e levar legalmente (com NF, etc..) ou arriscar e comprar lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal... meu primeiro post aqui :P

Também estou com esta dúvida: Trazer de fora ou comprar aqui.

No meu caso, ficarei 3 meses nos EUA (Março à Junho).

Estou com esta preocupação quanto a trazer um MBP 13 de lá e ter que pagar essas taxas/multas.

Pelo um breve comparativo que fiz agora, a diferença é pouca se comprar aqui.

Na BestBuy, o MBP que estou vendo está por U$ 1.499 (fora taxas) o que dá aprox U$ 1.600, pra ficar + facil de calcular

Como já tenho U$ no VTM, comprei os dólares a U$ 1,82.

.'. Comprando este note lá, ficaria 1.600 x 1,82 = R$ 2.912,00

Na Fast Shop, um MBP está por R$ 3.144,65.

O que daria em torno de R$ 230 a mais comprando aqui, mas tendo a garantia de não pagar nada além disso (taxa/imposto/multa)...

Esse da fast shop é um i5, o que compraria lá seria um i7 e o HD também é um pouco maior (na BB).

O que acham?

É melhor comprar aqui e levar legalmente (com NF, etc..) ou arriscar e comprar lá?

Esse Macbook Pro que você está pesquisando nos EUA custam 4500 reais por aqui.

Se lá custam 1630 dólares (na Amazon você vai encontrar melhores preços e cadastrando na promoção de Gold Membership tem 30 dias sem frete com vários vendedores), declarando você teria que pagar 50% de 1130, o que daria 565 e o total 2195 dólares, então mesmo pagando imposto sai mais barato que comprar aqui e leve em consideração 2 coisas.

1- não pode trazer mais nada dentro da cota dos 500 dólares (mas ainda pode trazer 1 máquina fotográfica, 1 óculos, 1 relógio e 20 ítens que custem menos de 10 dólares desde que não haja mais de 10, todos para uso pessoal):

http://www.brasileirosnaholanda.com/novo/extraimg/files/GuiaRapidoparaViajantes.pdf

2- se arriscar não declarar e passar direto a economia é maior ainda.

Aproveitando que estará lá por um bom tempo eu ainda faria o upgrade de memória e instalaria o SSD pois na receita não vão ligar ou abrir o notebook pra saber a configuração (tendo em mãos a NF indicando o SN não importa o que estiver lá dentro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, obrigado pela resposta!

+ se eu não declarar, não tem o lance da multa?? ficando a taxa + multa (quando se diz não ter nada a declarar...)

Upgrade é uma coisa que vou fazer sim.... 8 GB ou 16 GB de ram.... só preciso ver um SSD lá bom e barato :)

Essa configuração da Fast Shop (i5) é muito discrepante comparando com o i7 da BB ? (1 MB de cache de diferença).

A utilidade do Mac será para uso "leve", porém, utilizo muito Virtualização e pretendo a voltar a jogar WOW, mas quanto ao jogo, vi que dá pra rodar legal e com 8 Gb.. tranquilo (até pq jogava em um Vostro 1320).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante esta comparação:

http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=165&t=2132

Dependendo do modelo, não compensa tanto comprar lá... a economia não é muito grande - algo inferior a R$ 500,00 - considerando o MBP 13 de entrada.

Já modelos de 15" e 17" a diferença pode chegar quase a R$ 2.000... ai sim compensa comprar lá e declarar.

To quase indo na Fast Shop essa semana :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença é considerável, e como te falei, nesse modelo que vc estava cogitando lá fora a diferença de preço é significativa.

O SSD lá nos EUA é mais em conta, como comentei em outros tópicos, paguei 160 dólares (já com taxa e não paguei frete pelo Gold Membership) pelo Corsair azul sata3 de 120GB e 32 dólares por 8GB de memória.

E como comentei em outros tópicos também, 16 GB num equipo que suporta até 8GB não vai te trazer o benefício pelo maior custo pois tem limites além da capacidade de memória.

Compre apenas 8GB pois mesmo pensando em usar nos seus equipos futuros muitas vezes acabam não sendo compatíveis pois os equipos mais modernos acabam usando componentes mais modernos; os 4GB que retirei do meu MBP simplesmente não serve no MB alumínio do meu sócio (mid 2009)!

Então, se vc comprar 16GB simplesmente vai estar jogando dinheiro fora e 30 dólares de diferença dá pra pagar algumas refeições lá nos EUA ou comprar meia dúzia de camisetas da GAP ou Tommy Hilfinger nos Outlets.

Se for comprar aqui, para poder viajar para o exterior, precisa ter nota fiscal daqui, mostrando que o produto pagou seus impostos por aqui e levar essa NF para entrar novamente aqui no BR sem ter que pagar taxa ou imposto.

Essa de pagar multa por não declarar é questão de sorte/azar, na maioria das vezes eles só cobram o imposto mas isso depende muito da sua postura e do humor do fiscal.

Como você vai acabar usando lá fora, deixe bem claro que ele foi comprado para uso pessoal e coloque muitas fotos, músicas e documentos pra mostrar.

Mas se vc estiver com receio e não for trazer nada mais dentro da cota dos 500 dólares, declare!

Se não for completar a cota dos extra U$500 como bebidas, óculos e principalmente máquina fotográfica e relógio, traga para os amigos cobrando uma taxinha que te ajude a amortizar o seu custo com o imposto do Macbook.

Lembre-se que se for pagar qualquer coisa no cartão o dólar sai quase 2 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente essa de jogar arquivos e falar que é de uso pessoal, quase nunca cola.

Pelo que vi aqui e em outros sites, essa é a desculpa mais usada.. os caras estao acostumados, nao caem mais nessa de arquivos no note... etc...

É sorte mesmo...

E como vou voltar outrs vezes para o exterior, eu preciso de declarar nao pra ficar nessa sorte toda vez que voltar.

Como vou trocar o HD por um SSD, a unica diferenca entre os dois que mencionei,ficara no processador, que é agora o que estou analisando se terá diferenca significativa pra min.

Vou comprar uma maquina digital, relogio e provavelmente um videogame tb (cota dos 500)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô amigo, me desculpe, meu post não foi direcionado a você ou alguém em específico... Apenas generalizei ao dizer que o brasileiro clama por mais honestidade, justiça e transparência, mas sempre que pode tirar uma lasquinha, não deixa passar batido.

Eu já viajei com notebook nacional, comprado no Brasil com NF (legalizado), mas tinha mais de 2 anos de uso e fui sem a NF... No retorno ao país, não pude comprovar a propriedade e o mesmo foi apreendido... Tive que correr na loja onde comprei e solicitei segunda via da NF (tranquilo), apresentei a NF no aeroporto no mesmo dia, tive meu notebook devolvido, mas apenas depois de quase 40 dias... Então fica o alerta.

Agora me desculpe discordar, aprendi bons valores e bons costumes na minha criação... E também aprendi a comprar apenas o que está dentro de minhas posses. Se algo foge de meu orçamento, não compro. E se compro, tem que ser legalizado.

Mais uma vez deixo claro que discordo da política de impostos brasileira, mas é aqui que vivo e é a essa lei a que estou submetido. Qualquer coisa diferente disso, é ilegal. Se é ilegal, é crime.

Não vamos ser hipócritas. Por motivo de sobrevivência, seria se fosse artigo de primeira necessidade. Mas passa longe disso.

Entendo e concordo.

Por outro lado, estamos falando do governo. Este dinossauro que nos explora há anos a base de impostos e leis sem pé nem cabeça que nunca me consultaram para ver se eu concordava. Além disso, é esse mesmo governo que nos cobra impostos e fere nossa constituição por não fornecer educação e saúde de qualidade a todo cidadão brasileiro. Mesmo assim, com eles nada acontece, nunca.

Mas esse dinheiro arrecadado deveria ser usado para nós, é usado para eles, em benefício próprio que certamente ganham rios de dinheiro às nossas custas, podem comprar o que for aqui no Brasil e mesmo assim trazem os mesmos produtos importados e sem pagar impostos que pagamos. Pois político não é parado em alfândega, tenha certeza.

Ademais, ao comprar um produto fora do Brasil, não estou ferindo o direito e a liberdade individual de ninguém, esta sim, sagrada e que deve ser protegida e defendida a todo custo desde que não fira a de outro.

Agora, ser politicamente correto para sustentar esse governo vagabundo, corrupto, autoritário, inconstitucional e que não trabalha ao nosso favor? Sinto muito.

Comprarei sempre no exterior e farei de tudo para não pagar impostos, nem que tenha que guardar dinheiro debaixo do colchão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu comprei uma vez um pente de memória, faz uns 10 anos. Chegou direitinho e a "turminha" de pessoas com valores da receita quis me extorquir 200% de imposto para liberar, tive que devolver, fiquei mal no lugar que comprei. (em tempo, o imposto legal era de 60%, mas lei - que lei!).

Dependendo dos caras, são aquilo que a gente já conhece, estão apenas retendo o que vc trouxe esperando que vc pague alguma propina, senão vc se f.

Já me cobraram impostos que não existem, impostos acima do valor, tudo o possível.

Agora, eu te pergunto, se a receita retém tanta mercadoria, porque os leilões são raros, e quando tem, só tem coisa velha e sem importância?

Será porque os lances já foram dados anteriormente?

Por que o Shopping Oi sabe todo dia que vai ter batida da polícia, fui lá uma vez, um dia antes, e não tinha mercadoria nenhuma nas lojas, estranho né? Como as mercadorias chegam no centro da cidade sem serem pegas? Por que uma vez conheci um cara que me ofereceu produtos retidos na receita pela metade do preço de mercado? (isso foi a uns 15 anos atrás, nunca mais vi o cara, não me meto com pessoas assim, apareceu querendo tomar aula de Photoshop e veio com essa).

E vc vem me falar de valores etc, num pais com estes políticos ladrões, safados, pilantras, qual é Anderson Siqueira, acorda aí!

O Ferrari está certo, comprar lá fora não é ilegal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente essa de jogar arquivos e falar que é de uso pessoal, quase nunca cola.

Pelo que vi aqui e em outros sites, essa é a desculpa mais usada.. os caras estao acostumados, nao caem mais nessa de arquivos no note... etc...

É sorte mesmo...

E como vou voltar outrs vezes para o exterior, eu preciso de declarar nao pra ficar nessa sorte toda vez que voltar.

Como vou trocar o HD por um SSD, a unica diferenca entre os dois que mencionei,ficara no processador, que é agora o que estou analisando se terá diferenca significativa pra min.

Vou comprar uma maquina digital, relogio e provavelmente um videogame tb (cota dos 500)

Realmente, é difícil de colar mas se trouxer na caixa lacrada, é capaz do fiscal chamar todo mundo pra ver (e até tirar foto pra upar no facebook).

Máquina fotográfica e relógio não entram na cota dos 500.

Quanto a garantia, não importa o titular da NF, o mais importante é a data da compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...