Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Viagem aos EUA, trazendo MBP e novas regras da alfândega.


viturc

Posts Recomendados

No meu caso eu viajo muito para o exterior, então não vale a pena correr o risco. Tenho que ter legalizado. Se comprar fora, tenho que declarar ou comprar aqui. Acaba saído um pelo outro se considerar nos EUA o valor do site + imposto do local e aqui no site da apple, com o desconto educacional + desconto avista.

Por exempo MPB básico: US$ 1.199,00 + 8,5% = US$ 1.300,00 + 50% de imposto em cima do que passar de 500 = US$ 400,00 = US$ 1.700,00 x 1,94(valor do dolar para compra no cambio de hoje) = R$ 3.298 + 6% de IOF se comprar no cartão = R$ 3.495,88

Comprando no site da Apple no Brasil: R$ 3.599,00 - 5% educacional - 5% à vista = 3.239,10

Assim... é mais barato comprar aqui no Brasil!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso eu viajo muito para o exterior, então não vale a pena correr o risco. Tenho que ter legalizado. Se comprar fora, tenho que declarar ou comprar aqui. Acaba saído um pelo outro se considerar nos EUA o valor do site + imposto do local e aqui no site da apple, com o desconto educacional + desconto avista.

Por exempo MPB básico: US$ 1.199,00 + 8,5% = US$ 1.300,00 + 50% de imposto em cima do que passar de 500 = US$ 400,00 = US$ 1.700,00 x 1,94(valor do dolar para compra no cambio de hoje) = R$ 3.298 + 6% de IOF se comprar no cartão = R$ 3.495,88

Comprando no site da Apple no Brasil: R$ 3.599,00 - 5% educacional - 5% à vista = 3.239,10

Assim... é mais barato comprar aqui no Brasil!!!!

Na verdade, acabo de comprar um pelo 0800 da Apple e consegui um otimo desconto por pagar a vista e ser estudante...

No fim das contas acabei pagando R$2929,00!

Ouu seja, É algumas boas centenas de reais à mais do que se comprasse nos EUA, porem, não corre o risco de ser barrado e ter que pagar 100% de multa!!!

Editado por lucasleeman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso eu viajo muito para o exterior, então não vale a pena correr o risco. Tenho que ter legalizado. Se comprar fora, tenho que declarar ou comprar aqui. Acaba saído um pelo outro se considerar nos EUA o valor do site + imposto do local e aqui no site da apple, com o desconto educacional + desconto avista.

Por exempo MPB básico: US$ 1.199,00 + 8,5% = US$ 1.300,00 + 50% de imposto em cima do que passar de 500 = US$ 400,00 = US$ 1.700,00 x 1,94(valor do dolar para compra no cambio de hoje) = R$ 3.298 + 6% de IOF se comprar no cartão = R$ 3.495,88

Comprando no site da Apple no Brasil: R$ 3.599,00 - 5% educacional - 5% à vista = 3.239,10

Assim... é mais barato comprar aqui no Brasil!!!!

Eu penso que vale a pena sim... pois na alfândega é sorteio. Se você tiver o azar de ser sorteado sai elas por elas... se não você sai com um sorriso de orelha a orelha.

Nem todos que declaram tem as malas revisadas. É loteria... se tiver sorte bem, se não paga o imposto correspondente e tranquilo.

Agora se o cara não declarar... e for pego, a porca torce o rabo. rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso que vale a pena sim... pois na alfândega é sorteio. Se você tiver o azar de ser sorteado sai elas por elas... se não você sai com um sorriso de orelha a orelha.

Nem todos que declaram tem as malas revisadas. É loteria... se tiver sorte bem, se não paga o imposto correspondente e tranquilo.

Agora se o cara não declarar... e for pego, a porca torce o rabo. rs...

Se você for sorteado, segundo a lei:

A legislação brasileira prevê penalidades por falsas declarações e/ou a apresentação de documentos fraudulentos. As penalidades variam de multas, calculadas sobre o valor dos bens, até a apreensão desses bens para aplicação da pena de perdimento, podendo ainda o viajante ser processado criminalmente.

VIII - bens cujo valor global ultrapasse o limite de isenção para a via de transporte, de acordo com o disposto no art. 33;

§ 3o A opção do viajante pelo canal "nada a declarar", caso se enquadre na hipótese referida no inciso VIII do caput, configura declaração falsa, punida commulta correspondente a cinquenta por cento do valor excedente ao limite de isenção para a via de transporte utilizada, sem prejuízo do pagamento do imposto devido, em conformidade com o disposto no art. 57 da Lei nº 9.532, de 10 de dezembro de 1997.

Nesse caso, o MBP de entrada ficaria por US$ 1.199,00 + 8,5% = US$ 1.300,00 + 50% de imposto em cima do que passar de 500 = US$ 400,00 = US$ 1.700,00 x 1,94(valor do dolar para compra no cambio de hoje) = R$ 3.298 + 6% de IOF se comprar no cartão = R$ 3.495,88 + US$ 400 = R$ 4271,88

Para quem viaja pouco pode até valer o risco, mas para quem viaja sempre ao exterior, não acho que vale o risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, morei em New York no início do ano, durante 3 meses. Fui na onda do pessoal que diz que não precisa declarar e que se pegasse era só falar que era uso pessoal... Então, comprei MacBook Pro 13" e uma Harman Kardon SoundSticks, enchi de arquivos, colei adesivos e não declarei; fui taxado e multado. Paguei 900 reais para poder ser liberado, isso pq me fiz de vítima e a mulher da policia federal, depreciou os valores do mac e da harman e aí, viu que eu não estava de má fé. rs

Fora que comprei um Dock da Philips para iPad, AppleTV, Magic Mouse, Wireless Keyboard e outras coisas que não me lembro... heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso que vale a pena sim... pois na alfândega é sorteio. Se você tiver o azar de ser sorteado sai elas por elas... se não você sai com um sorriso de orelha a orelha. Nem todos que declaram tem as malas revisadas. É loteria... se tiver sorte bem, se não paga o imposto correspondente e tranquilo. Agora se o cara não declarar... e for pego, a porca torce o rabo. rs...

a grande diferença entre comprar aqui e comprar lá...

É que se vc for sorteado aqui, vc tem que pagar A VISTA e em ESPECIE se não, vc vai ficar sem Mac.

Se comprar aqui, vc pode parcelar em milhões de meses e ficar sem essa dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a grande diferença entre comprar aqui e comprar lá...

É que se vc for sorteado aqui, vc tem que pagar A VISTA e em ESPECIE se não, vc vai ficar sem Mac.

Se comprar aqui, vc pode parcelar em milhões de meses e ficar sem essa dor de cabeça.

Realmente é complicado. Só da para trazer de forma tranquila quando você mora mais de 1 ano fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha ultima viagem, perguntei se precisa declarar e o cara me falou "todo mundo hoje tem um notebook, então pra que declarar?" claro se for traser a caixa, nf, manual e etc...vai ficar na cara, se não, diga que é seu e pronto, só tire os plasticos para parecer usado...abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É questão de sorte. Eu sempre trouxe coisas de fora e nunca fui taxado.

Sei que o voô que chega de Nova York pela manhã em Guarulhos (Delta) vem acompanhado da chegada de voôs de Roma e Paris (não sei se ainda é assim, até o começo do ano era). Então, aquele saguão pra pegar mala e o dutyfree fica abarrotado de gente, e não tem fiscal pra parar todo mundo.. então tem que ter muito azar pra ser premiado. Já vi gente que teve a cara de pau de passar com jogo completo de home theater na fila do nada a declarar e não ser barrado.

Editado por pedroneo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá Galera, há algum tempo venho lendo o fórum e só agora me cadastrei, peço licença ao criador do tópico para não criar um parecedido. Pois então: Atualmente moro em Vancouver Canada e vou ficar por aqui exatamente 360 dias, tenho o visto para um ano, mas demorei 5 dias para embarcar do Brasil para cá pois consegui uma promoção na passagem, agora não posso mudar minha passagem por que meu visto expira 5 dias antes de completar um ano. Eis a question: Tenho um Macbook pro e um ipad 2 e um Iphone 4, será que posso ser taxado quando voltar ao Brasil? Tendo em vista que não morei exatamente um ano no exterior? Alguem ai pode me ajudar?

atecipadamente Obrigado a todos!

(Só um detalhe, o Iphone foi comprado na Nova Zelândia, mas não tenho a nota dele comigo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprovação de propriedade do equipamento somente se dará mediante apresentação da Nota Fiscal do mesmo (quando for produto nacional comprado no mercado interno) ou apresentação da GRU devidamente paga e regularizada (quando for produto importado comprado no mercado externo). Qualquer outro tipo de documento, com relação a fiscalização da Polícia Federal, não possui valor legal.

Não existe mais declaração de propriedade para viagens interestaduais e internacionais. Mesmo que seu produto seja nacional e legalizado, quando não acompanhado da Nota Fiscal de compra (comprovante de propriedade), pode ser apreendido.

Não estou discutindo, muito menos dizendo que concordo. Apenas estou relatando a coisa como ela realmente é. Mas como muitos aqui disseram, a chance de ser parado e vistoriado é remota. Se for pouca coisa e pouco volume e valor, vale a pena arriscar. Em contrapartida, se o volume ou valor forem elevados, não arrisque, durma tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, passei por essa situação já, acho que vale a pena contar.

Meados do meio do ano passado, estava indo para a Xangai a trabalho, sendo que já namorava a um bom tempo os Macs no Apple.com. Na viajem pensei nesse detalhe da alfândega mas fui sem me preocupar. Comprei meu humilde Macbook Pro 13" i7, no princípio pensei em um MBP de 15", mas preciso de mobilidade... Então foi esse mesmo. Voltando pro Brasil e pra história, entrei na fila do 'nada a declarar' e fui corajoso. Por algum milagre, consegui passar direto... Nem olharam minha mochila onde estava o Mac e o iPad, recém comprado também, quase pulei de alegria na hora rs, mas prossegui. Pra encerrar, recomendo apenas moderação na hora, pois os preços realmente agradam... Mas acima de tudo, é preciso sorte, muita por sinal... O cara que estava na minha frente na fila da Alfândega foi parado. Então não tem jeito, sorte e sorte.

Editado por Ga_Quessada
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, viajei para os EUA no final de 2010 e fui até a Receita declarar.

Na época, levei meu iphone 3GS e meu laptop (mais antigo) pra ver se necessitava declarar.

O Iphone como tinha o logo da ANATEL não era necessário; o laptop, o cara viu o "naipe" de antigo dele e disse que não precisava. Então viajei de boa.

Mas ctza que não tem essa de uso pessoal não, que eu saiba, isso só serve para aparelho celular e máquina fotográfica/filmadora... claro que se vc troxer 48 celulares, 37 máquinas digitais e 13 filmadoras alegando uso pessoal eles não vão entrar na tua... hahahahahaha... mas uma ou duas por pessoa passa de boa.

Uma dica que vale a pena tentar: Pega um selo da Anatel de qualquer outro notebook no Brasil, leva pra lá e cola "na bunda" do teu MacBook. Se vc não tem como tirar um inteiro, pega um de modelo, tira uma foto, vai em qualquer empresa que faz adesivos (essas XPTO signs da vida) passa o modelo e manda imprimir em tamanho ideal com cores, logo, tudo certinho... Depois cola embaixo do teu MacBook, vai na fila do "nada a declarar" e boa sorte.

Garanto que os caras de lá não vão saber se o selo no MacBook é um adesivo, se é gravado, se é uma etiqueta dourada cou estrelas e maçãs brilhantes ou se é uma foto do Jobs (RIP)! hauhauhauhauhauhau...

Aliás, cheguei dos EUA num domingo às 6 da matina, horário Brasil e sabe quantos agentes tinham no balcão do "Nada a declarar"???

Nenhum! hahahaha... bem a cara do Brasil mesmo né!

Abs e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, viajei para os EUA no final de 2010 e fui até a Receita declarar.

Na época, levei meu iphone 3GS e meu laptop (mais antigo) pra ver se necessitava declarar.

O Iphone como tinha o logo da ANATEL não era necessário; o laptop, o cara viu o "naipe" de antigo dele e disse que não precisava. Então viajei de boa.

Mas ctza que não tem essa de uso pessoal não, que eu saiba, isso só serve para aparelho celular e máquina fotográfica/filmadora... claro que se vc troxer 48 celulares, 37 máquinas digitais e 13 filmadoras alegando uso pessoal eles não vão entrar na tua... hahahahahaha... mas uma ou duas por pessoa passa de boa.

Uma dica que vale a pena tentar: Pega um selo da Anatel de qualquer outro notebook no Brasil, leva pra lá e cola "na bunda" do teu MacBook. Se vc não tem como tirar um inteiro, pega um de modelo, tira uma foto, vai em qualquer empresa que faz adesivos (essas XPTO signs da vida) passa o modelo e manda imprimir em tamanho ideal com cores, logo, tudo certinho... Depois cola embaixo do teu MacBook, vai na fila do "nada a declarar" e boa sorte.

Garanto que os caras de lá não vão saber se o selo no MacBook é um adesivo, se é gravado, se é uma etiqueta dourada cou estrelas e maçãs brilhantes ou se é uma foto do Jobs (RIP)! hauhauhauhauhauhau...

Aliás, cheguei dos EUA num domingo às 6 da matina, horário Brasil e sabe quantos agentes tinham no balcão do "Nada a declarar"???

Nenhum! hahahaha... bem a cara do Brasil mesmo né!

Abs e boa sorte.

Nossa cara, boa idéia!! Já vou aderir essa do adesivo na minha próxima viajem!!!

Rachei aqui com o número de agentes no 'nada a declarar' Mas realmente, é bem Brasil. Infelizmente não tive essa sorte de pegar vazio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, para o Brasil e para o brasileiro, um tem ao outro!

O povo tem o governo que merece. Povo reclama de governo corrupto e safado, mas na primeira oportunidade, passam a perna nas leis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, para o Brasil e para o brasileiro, um tem ao outro!

O povo tem o governo que merece. Povo reclama de governo corrupto e safado, mas na primeira oportunidade, passam a perna nas leis...

Verdade... é um círculo vicioso... infelizmente temos que "passar a perna" por uma questão de sobrevivência, pq imposto aqui é cruel.... mas como você disse, brasileiro elege o político e não cobra, não acompanha, e vota no mesmo ladrão várias vezes... fora que somos veio "vacas de presépio" né... fazem o que querem e tá tudo certo...

Se fazem metade do que fazem com a gente com o povo de outros países, até mesmo na nossa visinha Argentinha, os caras põe pra quebrar na "Casa cor de rosa" hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade... é um círculo vicioso... infelizmente temos que "passar a perna" por uma questão de sobrevivência, pq imposto aqui é cruel.... mas como você disse, brasileiro elege o político e não cobra, não acompanha, e vota no mesmo ladrão várias vezes... fora que somos veio "vacas de presépio" né... fazem o que querem e tá tudo certo...

Se fazem metade do que fazem com a gente com o povo de outros países, até mesmo na nossa visinha Argentinha, os caras põe pra quebrar na "Casa cor de rosa" hahaha

Eu condordo com você cara, não tem como comprar aqui. Não faço isso por querer violar alguma lei, ou "passar a perna", e sim por sobrevivência, como você mesmo disse.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...