Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MB Pro travando excessivamente


celao

Posts Recomendados

Fala pessoal, blz?

Tenho um MB Pro 2011 que adquiri tem alguns meses e to achando um comportamento muito estranho nele.

O lance é o seguinte. Há cerca de uns 3 meses tenho tido MUITOS problemas com travamento desse Mac e em diversos cenários diferentes de uso, seja com muitos programas abertos, poucos, programas pesados, leves, enfim, várias situações em que eu entendo que ele não deveria travar e trava.

Inicialmente ele veio com o Snow Leopard. Pensei que pudesse ser algo relacionado à instalação ou programas rodando em background, então fiz uma instalação do zero nele. Não restaurei backup de time machine, nada, tudo do ZERO. O cenário continuou o mesmo. às vezes aparece a bolinha colorida e às vezes ele simplesmente pára de responder.

Por exemplo, às vezes eu estou usando o Chrome (somente ele aberto) e ao abrir o Finder o mesmo trava. Pela janela de "forçar saída" dou o "Relaunch". Só que ele fecha e não abre novamente. Então eu fico sem conseguir usar e tento reiniciar o Mac, só que aí ele trava e eu só consigo desligar pelo botão! E é muito, muito comum eu não conseguir desligá-lo em diversas situações. Geralmente quando preciso acabo fazendo pelo botão, pois ou ele simplesmente não responde ao comando desligar ou então inicia e congela na bolinha colorida.

Acho muito estranho esse comportamento de congelar e vários programas pararem de responder aleatoriamente. Meu irmão possui um Mac (2011 também) que não apresenta nenhum tipo de travamento. Sempre ouvi sobre a estabilidade do Mac OS e foi um dos principais motivos por eu ter optado pelo MB, só que ele está pior que o Windows. Vários programas travam aleatoriamente: Chrome, Safari, Terminal, Finder (direto), Photoshop, Filezilla, Aptana, enfim... tudo que utilizo uma hora ou outra acaba travando e a unica solução que consigo é desligar pelo botão e ligar novamente, porque depois de qualquer travamento desses, ele fica inutilizável. Se eu mando reiniciar/desligar ele apresenta o mesmo comportamento que descrevi acima.

Eu tenho reparado também que ele esquenta muito, muito mesmo em situações estranhas aonde não há nada aberto e só estou navegando na internet. E nem costumo usar aplicativos com flash (esses joguinhos do facebook). Na navegação normal, só com o Chrome aberto e o Finder ouço o cooler frenetico e quando vejo ele está super quente. Eu não uso o notebook no colo ou em travesseiro/almofada/cama nem nada do tipo. Uso na mesa e com o ar condicionado constantemente ligado... seria normal o super aquecimento com essa utilização?

Há 2 semanas instalei o Lion pra ver se esses problemas acabariam mas continuou exatamente com o mesmo comportamento.

Estou começando a achar que devo levá-lo à assistência. Mas fico com receio de chegar lá, eles ligarem o notebook, usarem com coisas básicas, desligarem, reiniciarem e me devolverem dizendo que não conseguiram reproduzir o problema. Coisas tipicas quando temos um técnico por perto em que o problema nunca acontece na frente dele. Rs...

O que acham? Será que vale a pena levar? Tenho medo de ser algo relacionado ao hardware e depois acabar a garantia e ficar com esse MB travando desse jeito.

Vlw pessoal, desculpem o post longo! rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 18
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Tenho pouco experiência com mac, menos de 1 semana, mas muitos anos em hardware e pelo seu relato aparenta muito ser problema de hardware principalmente HDD mas sem ver e difícil afirmar qualquer coisa.

Faz o seguinte reseta o SMC como o colega citou acima e se não resolver AT nele. Minha opinião.

Depois da um retorno de como resolveu o problema.

Boa Sorte!

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o meu Macbook Pro de 15" em fevereiro e acontece o mesmo... Trava direto com vários aplicativos pesados e as vezes só com safari e itunes ligados. Fiz de tudo que foi indicado pela Apple, até levar à assistência na qual o técnico me disse que era problema do HDD e que era algo recorrente atingindo vários modelos iguais ao meu.

'PROBLEMA RECORRENTE" que a Apple finge desconhecer... E que tb foi relatado por vários sites e foruns, mundo afora.

Trocado o HDD, parecia normal até que 2 semanas depois o problema voltou e a cada dia parece ficar pior. tb agora parando de sair som pelas caixas, como se o fone estivesse conectado.

E a Apple com sua política de troca diz que só troca a máquina inteira depois de levada a assistência e trocado peças por mais de 3x com o mesmo problema. Nisso vc fica sem sua máquina para trabalhar no mínimo 1 semana por vez.

Estou esperando chegar um time capsule que comprei para fzr um backup antes de levar de novo à assistência - já que o meu HD externo não está tão confiável - e vamos ver no que vai dar.

É desanimador um laptop que custa quase 7.000 reais no Brasil paracer um CCE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o computador trava constantemente de tempos em tempos o problema pode ser o SMS (Sudden Motion Sensor). Siga as instruções neste artigo para desativá-lo: http://support.apple.com/kb/HT1934

Depois de desativar reinicie o computador. Eu tinha problema que a cada minuto mais ou menos ficava aparecendo a bolinha colorida e depois que desativei nunca mais voltou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o computador trava constantemente de tempos em tempos o problema pode ser o SMS (Sudden Motion Sensor). Siga as instruções neste artigo para desativá-lo: http://support.apple.com/kb/HT1934

Depois de desativar reinicie o computador. Eu tinha problema que a cada minuto mais ou menos ficava aparecendo a bolinha colorida e depois que desativei nunca mais voltou.

Mesmo usando só em cima da mesa sem mexer , sem barulhos excessivos ou vibrações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, o meu estava quase mesma situação, só que pior!

Estava travando muito, para abrir o Finder demorava pelo menos 5 minutos, nao conseguia esvaziar a lixeira, nao conseguia nem desligar direito, para desligar eu tinha que ir direito no botão Power!!

!

Levei na assistência e descobri que o problema era no HD, que estava corrompido! Trocaram o HD e ficou tudo ótimo de novo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho exatamente o mesmo problema, Macbook Pro começo de 2011 travando a toa, em qualquer situação, principalmente em aplicativos de imagens, Photoshop, Pré-Visualização, etc...

Já restaurei as configurações originais formatando e também já troquei o HD, veio com 320gb e coloquei 500gb e continua a mesma lentidão.

Inclusive atualizei para o Lion, que também não resolveu. Lembrando que o laptop está totalmente atualizado!

Creio que seja o caso de levar na AT, mas agora o meu medo, li na internet que perco a garantia do Macbook se eu trocar o HD.

E agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho exatamente o mesmo problema, Macbook Pro começo de 2011 travando a toa, em qualquer situação, principalmente em aplicativos de imagens, Photoshop, Pré-Visualização, etc...

Já restaurei as configurações originais formatando e também já troquei o HD, veio com 320gb e coloquei 500gb e continua a mesma lentidão.

Inclusive atualizei para o Lion, que também não resolveu. Lembrando que o laptop está totalmente atualizado!

Creio que seja o caso de levar na AT, mas agora o meu medo, li na internet que perco a garantia do Macbook se eu trocar o HD.

E agora?

Trocar HD não viola a garantia. Tem até no manual dizendo como faz - http://manuals.info.apple.com/pt_BR/macbook_pro_13inch_early2011_br.pdf

Um amigo trocou estes dias. Foto:

20111027-j5xm6f793dgiqydd5a6p9jrhj4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, já tentaram a minha dica de desativar o SMS?

Se o computador trava constantemente de tempos em tempos o problema pode ser o SMS (Sudden Motion Sensor). Siga as instruções neste artigo para desativá-lo: http://support.apple.com/kb/HT1934

Se o problema for este, trocar o HD não resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desativei o SMS conforme o insidegui sugeriu... faz umas 2h já e até agora nada de travar, tomara q tenha resolvido.

Saiu uma atualização hoje:

ATUALIZAÇÃO DE FIRMWARE EFI DO MACBOOK PRO

"Esta atualização repara vários problemas que melhoram a estabilidade dos computadores MacBook Pro (início de 2011) e é recomendada a todos os usuários.

Esta atualização inclui melhorias contidas na Atualização de Firmware EFI 2.2 do MacBook Pro que ativam a Recuperação do Lion através da Internet, solucionam problemas de compatibilidade com o Monitor Apple Thunderbolt e solucionam problemas de desempenho com o Modo de Disco de Destino Thunderbolt nos modelos MacBook Pro (início de 2011)."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

olá, eu estou com o mesmo problema no meu Macbook Pro Late 2011 (15'', 2,4GHz...) ele trava usando apenas o navegador, não funciona mais nada e sou obrigado a desligar pelo botão. o pior, é que quando eu ligo, dá uma tela meio avermelhada de início e trava no logo. sou obrigado a ligar pelo modo de segurança e ainda sim dá problema. o computador fica muito quente. hoje aconteceu denovo, esperei esfriar e liguei normalmente e deu certo, mas estou cansado desses travamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...