Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os paradigmas do OS X - dicas para novatos (e experientes)


Guedes - Brasília

Posts Recomendados

Se já tinha o IBOOKS, para que criar esse tal de Banca?

Outra coisa, qual é a relevância do aplicativo Lembrete se eu posso fazer tudo no app Calendario?

Serio, ou esses aplicativos são inúteis ou eu não os entendo.

iBooks é para livros em ePub ou PDF. Bancas será para revistas e periódicos. Uma vez feita a assinatura de um periódico no Banca, as novas edições serão baixadas automaticamente.

Entretanto as editoras nacionais ainda não produzem conteúdo para nenhum dos dois. Ao comprar ebooks nas livrarias nacionais o App Saraiva Digital Reader ou o Bluefire devem ser usado, pois todas as lojas de ebook que conheço no Brasil só vendem livros com DRM, incompatíveis com o iBooks. E ainda não aparecerem revistas nacionais no Banca. Hoje em dia, cada revista tem seu próprio App para você comprar e ler as revistas.

O aplicativo lembrete é pra anotar coisas que você tem que fazer, mas não tem um horário para fazê-las. É só um controle de: "Tenho que comprar leite" - mas não sei que horas vou até a padaria. Enquanto não comprar leite vai ficar lá o lembrete. Já no calendário você marca para comprar leita tal horas. Depois deste horário, quer você tenha comprado ou não, o compromisso fica no passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Time Capsule é um dispositivo de rede que a Apple vende, com disco de 2TB ou mais, e que conectado a uma rede cria duas redes Wi-Fi em casa (uma para o pessoal de casa e outra para os visitantes), e tem também 4 portas gigabit ethernet. Com o disco interno pode-se fazer o backup automático nativo do Mac OS X - o Time Machine.

Entretanto, qualquer HD externo ou de rede pode ser formatado para ser usado como backup automático do Mac OS X - o Time Machine.

Site da Apple sobre Time Capsule: http://www.apple.com/br/timecapsule/

Site da Apple sobre Time Machine: http://www.apple.com...ule/backup.html

Tenho duvidas sobre o Time Capsule e o Time Machine. Me ajude a tira-las ?

Bom o Time Machine é um programa que faz backup dos Mac, mas esse "backup" seria uma correção de arquivos ou apenas transferencia de arquivos ?

O Time Capsule ele é minha principal duvida, o que é ? Todos que vi que tem um no forum o utilizam para backup com o Time Machine, mas o Time Capsule pode ser usado como HD Externo e para Backup ?

Desculpe qualquer erro,

Desde Já Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho duvidas sobre o Time Capsule e o Time Machine. Me ajude a tira-las ?

Bom o Time Machine é um programa que faz backup dos Mac, mas esse "backup" seria uma correção de arquivos ou apenas transferencia de arquivos ?

O Time Capsule ele é minha principal duvida, o que é ? Todos que vi que tem um no forum o utilizam para backup com o Time Machine, mas o Time Capsule pode ser usado como HD Externo e para Backup ?

Essa questão já foi citada aqui no tópico, mas vamos lá...

Time Machine é uma aplicação que vem no Mac Os X. Ela é responsável por fazer backup total da máquina - É possível selecionar pastas para não entrarem no backup!

Sempre que ele for feito, irá somente atualizar o backup antigo. Ou seja, o primeiro backup será enorme e os outros pequenos.

Caso o disco de backup esteja sempre disponível, o backup será feito de hora em hora.

Quando estiver em uma pasta(ou programa, por exemplo, iPhoto) e clicar no ícone do TimeMachine(topo da tela), aparecerá a opção "Abrir Time Machine". O backup será carregado e será exibido para você em uma linha do tempo. Como se fosse uma viagem no tempo mesmo - Time Machine.

É possível ver os arquivos do backup e, caso queira, restaura-lo.

Caso dê alguma pane(ou você queira por outro motivo), é possível restaurar a máquina inteira para um ponto no tempo onde houve backup.

Acho que a explicação do Time Machine é essa... Ficou claro?

Vamos ao Time Capsule.

O Time Capsule, em poucas palavras, é um roteador sem fio, um servidor de impressora e um servidor de arquivos.

Ou seja, ele, além das 4 portas de rede mais uma de WAN, transmite um sinal de rede sem fio Wi-Fi.

Nele é possível criar até três redes distintas. Uma em 2.4 GHz(o normal), uma de 5.0 GHz(menos comum) e uma rede convidado(também em 2.4).

A diferença da rede convidado para a rede "normal" é que alguém que acessar a rede convidado não terá acesso à sua impressora nem aos arquivos da rede.

O Time Capsule possui uma porta USB. Nessa porta é possível conectar uma impressora(servidor de impressora), um hd externo(servidor de arquivos) ou ainda um hub USB(impressora + hd, por exemplo).

Essa porta USB(impressora ou HD) será acessível para todos que estejam na rede - com exceção das pessoas conectadas à rede convidado.

O HD(ou a impressora) será acessível também por outros sistemas operacionais. Não só Mac. Mas vale ressaltar que o HD deve estar formatado no padrão Mac.

Depois de tudo isso, uma explicação simples:

A diferença de um Time Capsule para um Air Port Extreme é a existência de um HD interno(no primeiro).

Ou seja, no Time Capsule não é necessário adquirir um HD para fazer backups(ou compartilhar arquivos). Ele já vem no dispositivo! Claro que não há impedimentos que conectar outro HD na USB.

Já no Air Port Extreme não há HD interno. Caso queira fazer backups(Ou simplesmente compartilhar arquivos), terá que ligar um à sua porta USB.

Por fim, eu disse que o backup seria realizado de hora em hora se o HD estiver disponível.

Caso você possua um AirPort Extreme ou um Time Capsule, sempre que estiver na sua rede, o HD estará disponível para backup.

Caso opte por fazer o backup diretamente em um HD externo, o HD estará disponível somente quando conectado ao computador. Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado GabrielRF Entendi tudo ! Mas não me disse uma coisa, o Time Capsule pode ser usado como HD Externo ?

Não sei de entendi direito mas ele pode ser usado como Hd externo mas tem que estar conectado ao computador ?

Porque eu queria no maximo diminuir aquela parafernalha de objetos na mesa e cabos da Apple, o Time Capsule pelo que vi seria perfeito pra mim pois eu usaria ele em casa e com conexão Wi-fi poderia usar o MacBook em qualquer lugar fora o seu uso com o Time Machine, mas caso o Time Capsule também possa ser usado como hd externo no meu caso para guardar musicas,videos,arquivos e jogos, evitaria que eu compra um HDExterno alem do TimeCapsule.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado GabrielRF Entendi tudo ! Mas não me disse uma coisa, o Time Capsule pode ser usado como HD Externo ?

Não sei de entendi direito mas ele pode ser usado como Hd externo mas tem que estar conectado ao computador ?

Porque eu queria no maximo diminuir aquela parafernalha de objetos na mesa e cabos da Apple, o Time Capsule pelo que vi seria perfeito pra mim pois eu usaria ele em casa e com conexão Wi-fi poderia usar o MacBook em qualquer lugar fora o seu uso com o Time Machine, mas caso o Time Capsule também possa ser usado como hd externo no meu caso para guardar musicas,videos,arquivos e jogos, evitaria que eu compra um HDExterno alem do TimeCapsule.

tipoo time capsule tem um entrada de usb, você pode plugar um hd esterno nele sem problemas. alem disso você pode usar o HD interno dele tambem.

para acessar esses 2 você vai visualiza-los como um servidor.. porem pelo que entendi tem que fazer umas configurações e tal para isso… ja vi gente falando que o airport Extreme + HD é melhor que o time capsule por você poder com mais facilidade formatar ele via usb direto no mac e tal, fazer as configs todas, e ai depois somente plugar no airport extreme e pronto...

teve um topico aki uma epoca que o cara tava com muita dificuldade de particionar o time capsule e tal pra ficar uma parte pra time machine outra pra arquivos pessoais… o cara tava quebrando a cabeça pois no caso to time capsule ( posso estar enganado) o cara não conseguia ver diretamente o HD para essas configs de forma facil exatamente como da pra fazer com HDs externos plugados na USB via ultilitario de disco "da uma olhada na busca aki do forum por time machine depois deve achar esse topico"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado GabrielRF Entendi tudo ! Mas não me disse uma coisa, o Time Capsule pode ser usado como HD Externo ?

Não sei de entendi direito mas ele pode ser usado como Hd externo mas tem que estar conectado ao computador ?

Porque eu queria no maximo diminuir aquela parafernalha de objetos na mesa e cabos da Apple, o Time Capsule pelo que vi seria perfeito pra mim pois eu usaria ele em casa e com conexão Wi-fi poderia usar o MacBook em qualquer lugar fora o seu uso com o Time Machine, mas caso o Time Capsule também possa ser usado como hd externo no meu caso para guardar musicas,videos,arquivos e jogos, evitaria que eu compra um HDExterno alem do TimeCapsule.

Como o Leonardo falou: Sim. É possível.

O HD interno do Time Capsule será lido como um HD externo conectado pela rede.

Aparecerá no Finder como se fosse um outro HD qualquer, diferente do seu HD interno ao computador.

Só precisa configurar algo para acessar o HD via Windows, mas nada de outro mundo. É só marcar um checkbox.

Eu, Gabriel, prefiro Airport Extreme + HD externo. Mas isso é questão pessoal!!!

O meu HD fica ligado 24hrs no AirPort funcionando. Faz backup de dois Macs(wi-fi) e de um Windows(via cabo de rede).

Todos usam as configurações padrões dos sistemas operacionais.

Macs: Time Machine.

Windows: Configuração de backup do painel de controle.

Além disso, as vezes uso o HD para compartilhar arquivos. Tudo em uma mesma partição.

Vale ressaltar que o HD está formatado no padrão Mac.

Por que prefiro ter um AirPort Extreme + HD Externo em vez de um TimeCapsule?

Dois motivos:

Primeiro e mais importante: Quando o backup é grande, pego o HD e plugo diretamente na USB. Economiza um tempo incrível fazer isso.

Segundo: Se algo estragar, será apenas um dos dois. Há alguns relatos de TimeCapsules(modelhos "velhos") que morrem com dois anos aproximadamente. Eu não quis testar se o atual tem essa limitação ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ilustrar...

Reparem que em um estou no Utilitário AirPort

post-25140-0-06493500-1319721830_thumb.p

e no outro estou no Finder

post-25140-0-87602600-1319721838_thumb.p

No Finder é possível ver o backup dos dois Macs e o backup do Windows.

*Só vi agora. No momento do screen shot o Time Machine estava em funcionamento, por isso o círculo ao lado dele.

Editado por GabrielRF
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabriel é possivel PARTICIONAR esse HD ?? e ali aparecer as 2 partições ??? eu não gosto de usar a particao do time machine. tipo eu aki tenho um HD externo plugado na usb, nele tem 1 particao pro time machine e outra pra meus arquivos pessoais.. pelo extreme posso continuar com isso e vai aparecer as 2 ali na lista ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Pode. Sem problema algum.

Dependendo do caso, pode ligar um hub USB e ligar mais de um HD.

Já fiz o teste. Funcionou 100%.

Porém, não é qualquer hub!!! Para alimentar impressora + hd pode ser esses hubs simples.

Mas para alimentar dois ou mais hds é necessário um hub com alimentação externa.

Editado por GabrielRF
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guedes,

Fiz uns testes aqui com a maximização no Safari.

Realmente, no Safari há necessidade de maximização ( não é suficiente somente apertar o circulo verde).

1. Tentei navegar pelo Safari somente com a tela ampliada no circulo verde, não mostra todo o conteúdo do site, eu tive que ficar utilizando a barra de rodagem para descer ou subir pelo site. Problema que foi solucionado quando maximizei, pois todo o conteúdo foi mostrado na tela.

2. A minha barra de favoritos não aparece toda no modo do circulo verde. Aparece um seta na parte da direita indicando que tem mais favoritos. Problema que some também quando maximizo, pois toda a barra de favoritos aparece.

Eu vou querer tirar algumas duvidas com vc sobre o ITUNES. Vou enviar para o seu email.

Obrigado.

1. Se a janela já estiver grande, quando aperta-se uma vez o verde, a janela fica pequenina. Depois apertando de novo fica do tamanho "ideal" (larga e alta o suficiente para todo o conteúdo caber na tela).

2. É... quando se tem muitos botões na barra de favoritos acontece isto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Guedes,

1. Por que quando vc recebe um anexo por email no IPHONE, vc pode ter a opção de salvar no DROPBOX e no IPAD não?

2. Por que vc pelo Safari no IPAD não pode salvar documentos? Tem que comprar um aplicativo Download para isso?

3. Outra coisa: eu quando usava o Windows eu tinha um programa ALUCINANTE chamado Q-dir ( é como se fosse um Finder), ele divide até em 4 janelas ao mesmo tempo. Ou seja, eu pegava um arquivo em uma pasta em uma janela e arrastava para outra pasta que estav a em outra janela do Q-dir.

Depois descobri que o Finder tb não divide.

Aí, eu descobri a solução para os meus problemas e gostaria de compartilhar com vcs: é um add-on chamado TotalFinder. Para quem não conhece, vale a pena.

Ele depois de instalado, é só apertar as teclas command+U e a tela se divide em 2 janelas no proprio FINDER.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou tentando evitar, mas não tem jeito.

Eu preciso ter uma versão do Windows no MAC.

Eu sei que dois programas: desktop paralel e o Boot Camp, é isso?

Um vc precisa reinicializar a maquina o outro não.

Qual é o melhor? É fácil a instalação?

Um outro fato que me,levou a ter essa idéia é que eu tenho um pacote do Windows 7 com Office para 3 usuários, mas só utilizei 1 até agora para instalar no meu computador de mesa Windows.

Eu dou preferencia ao Desktop Paralel, pois vc não precisa reinicializar, vcs acham que vale a pena eu instalar esse programa e por o meu pacote Windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou tentando evitar, mas não tem jeito.

Eu preciso ter uma versão do Windows no MAC.

Eu sei que dois programas: desktop paralel e o Boot Camp, é isso?

Um vc precisa reinicializar a maquina o outro não.

Qual é o melhor? É fácil a instalação?

Um outro fato que me,levou a ter essa idéia é que eu tenho um pacote do Windows 7 com Office para 3 usuários, mas só utilizei 1 até agora para instalar no meu computador de mesa Windows.

Eu dou preferencia ao Desktop Paralel, pois vc não precisa reinicializar, vcs acham que vale a pena eu instalar esse programa e por o meu pacote Windows?

Eu acho melhor usar o VirtualBox, que é software livre e grátis, e criar uma máquina virtual com o Windows. Esta máquina roda como um simples aplicativo no seu Mac. É bem fácil de fazer, mas como todo software livre em geral não é tão simples e objetivo como os softwares pagos que tem a mesma função, a saber: Paralells e VmWare Fusion.

Boot camp não acho uma boa idéia, a não ser que precise do windows para jogos ou aplicativos de alto desempenho. Vais ter que criar um partição separada para o windows e tal...

Recomendo usar a virtualização com o VirtualBox.org (grátis) ou com o Paralells (R$70) ou o VmWare Fusion (R$60).

Mas este é um mundo complicado... Existe microsoft office para Mac por R$199 e existem softwares como o LibreOffice.org (grátis) e o Pages / Keynote / Numbers (R$38 cada um) que podem suprir a necessidade de instalar windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Guedes,

Esses aplicativos eu já tenho. Era para instalar outros que não existem para MAC. Tipo o Q-dir, GOM, TAGSCANNER etc.

Mas ainda to pensando.

Vc usa qual programa de tag para organizar suas musicas?

Vc havia falado no tagalicious, mas parece que ele só reconhece as musicas que estão no ITUNES e não sei se ele trabalha em lotes.

Eu to usando o The Tagger. É muito bom, mas ainda to aprendendo a mexer.

O Tagscanner eu já sou craque. To enviando vários emails para a empresa deste aplicativo para fazer uma versão para o MAC, mas ninguém me responde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por nada não. Ontem experimentei esse TotalFinder no meu iMac de casa.

Que maravilha!

- Uma janela somente

- Uso de abas para cada lugar do HD

- Recortar e colar arquivos (incrível!)

Tenho tomado uns bailes do Finder ao longo desses anos de uso. (mas até que me acostumei bem!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Quero tirar dúvida quanto ao space's

Eu ja defini em qual space meus principais aplicativos devem abrir. Ex.: Finder(Space1),ITunes(Space2), Email (Space3), Iphoti+PhotoBooth+Imove(Space4).....

Mas eu queria deixar o Space7 como aquele que abre todos aplicativos que não tem um space predefinido!

Tem como?

muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...