Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os paradigmas do OS X - dicas para novatos (e experientes)


Guedes - Brasília

Posts Recomendados

Hoje tirei o dia para entender sobre o IPhoto e o iMovie.

Eu comecei a editar alguma coisa no iMovie, mas eu gostaria de saber se é assim mesmo: demora em média 40 minutos para finalizar o projeto e depois eu compartilhei com o FACEBOOK as 10 horas da manha e ta até agora processando no FB.

Eu editei dois vídeos: quando eu finalizei o projeto do 1, deu 1080p; já do segundo deu 720p. Tem como a gente escolher qual a resolução para finalizar o projeto? Ta demorando muito.

Você pode dar uma olhada nos vídeos que editei no iMovie e publiquei no Youtube:

Aqui é assim: Depois de editar o vídeo o iMovie leva 40 a 60 minutos "renderizando" (finalizando o projeto) para filmes de 1 a 5 minutos. Depois leva 1 hora fazendo upload para o Youtube, que leva ainda mais meia hora processando.

Normal qualquer editor de vídeo levar horas para renderizar um filme, por isto normalmente só mandamos renderizar quando está realmente pronto. O pessoal do JovemNerd por exemplo publica um vídeo de cerca de 20 minutos todas as quintas feitas no youtube ( http://br.youtube.com/jovemnerd ). Eles usam o Adobe Premiere para editar os vídeos e é possível acompanhar no Twitter as reclamações: Muitas vezes, depois de horas renderizando e horas fazendo upload o Youtube mostra uma mensagem de erro e eles tem que fazer o upload novamente...

Nunca compartilhei videos direto no facebook, costumo subir no Youtube colocar no facebook o link para o Youtube - mas imagino que seja a mesma coisa.

20111220-bqpbhqynn1sxy65f197udhiqy4.preview.jpgClick for large view - Uploaded with Skitch

Para vídeos puros, sem edição, eu prefiro subir para o Youtube direto do iPhoto (via browser arrastando o vídeo do iphoto) ou do QuickTime usando o botão de compartilhar do quicktime.

Sobre a resolução do projeto, vou colar aqui um trecho da ajuda do iMovie que encontrei ao buscar por "resolução" na ajuda:

Sobre a resolução da imagem de projetos compartilhados

(...)

Quando você compartilha ou exporta um projeto no iMovie, tem a opção renderizá-lo em vários tamanhos: pequeno (em alguns poucos casos somente), celular, médio, grande, HD 720p e HD 1080p. A resolução do filme exportado para cada um desses tamanhos varia de acordo com as proporções (padrão ou panorâmica) escolhidas quando você criou o projeto:

Abaixo estão listadas as resoluções para cada tamanho, baseadas na proporção original do seu projeto.

Celular:480 x 360 pixels para proporção padrão ou 480 x 272 pixels para proporção panorâmica.

Média: 640 x 480 pixels para proporção padrão ou 640 x 360 pixels para proporção panorâmica.

Grande:720 x 540 pixels para proporção padrão ou 960 x 540 pixels para proporção panorâmica.

Esse tamanho pode ser renderizado somente se a resolução do seu vídeo original for pelo menos 960 x 540 pixels (proporção panorâmica) ou 720 x 540 pixels (proporção padrão).

HD 720p: 1280 x 720 pixels para proporção panorâmica.

Esse tamanho pode ser renderizado somente se a resolução do seu vídeo original for pelo menos 960 x 540 pixels e o seu projeto for definido para a proporção panorâmica (16:9).

HD 1080p: 1920 x 1080 pixels para proporção panorâmica.

Esse tamanho pode ser renderizado somente se a resolução do seu vídeo original for maior que 1280 x 720 pixels e o seu projeto for definido para a proporção panorâmica (16:9).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Guedes, vc é o meu maior incentivador. Pode deixar que meu cérebro agora irá virar uma maça. Afinal, eu comecei com o TK 2000 e escrevia em assembler e número hexadecimal. Fazia joguinhos e a minha nave espacial era um asterisco. :)

Eu ainda to apanhando no IMOVIE. Não consegui ainda sincronizar as transições onde eu queria no video e também quis por legenda no clipe e não consegui.

O tutorial da Apple é muito simples. Vou ver o seu.

Vc tem o Final Cut?

A propósito: vcs tiveram problemas com a conta Argentina? Não aceitam mais meu cartão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou um novo mac user, comprei há pouco meses um macbook pro 13'' e há 15 dias baixei o Lion e foi instalado por cima, porém uma pasta de arquivos sumiu, alguém sabe se tem como voltar a ter acesso, se é que tem jeito?

Valeu!

Editado por Mayko Vini­cius
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou um novo mac user, comprei há pouco meses um macbook pro 13'' e há 15 dias baixei o Lion e foi instalado por cima, porém uma pasta de arquivos sumiu, alguém sabe se tem como voltar a ter acesso, se é que tem jeito?

Valeu!

Vem vindo ao Fórum!

Seu Macbook foi comprado usado, né? Acho que não se vende mais macbook com o Snow Leopard instalado.

Pois bem, nenhuma pasta é apagada no update pro Lion - provavelmente você não está encontrando. O que tem na pasta? Onde você lembra que ela estava (dentro da pasta "documentos" do seu usuário ou em outro lugar?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai, gostaria de instalar o Windows no meu MBP somente para utilizar três programas que não tem no MAC OS.

Eu já havia conversado com o Guedes a respeito e eu achei melhor instalar o Desktop Parallels, pois eu iria usar muito pouco o Windows. Somente para estes três programas. TAGSCANNER, GOM Player e o Q-Dir. Ou quando minha namorada quisesse usar o note, já que ela não consegue entender o MAC OS.Então, vou comprar o Desktop. É fácil fazer essa operação ou pode danificar alguma coisa? Eu comprei ano passado o pacote de Windows 7 mais Office para 3 usuários. Então, após instalar o Desktop, é só por o cd de instalação do Windows? É auto-explicativo? A propósito: Guedes, depois baixa o action movie Fx para apimentar seus vídeos. Muito bom.

Editado por eduardonorbert
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o Parallels é um software não tão barato para você usar somente para dois softwares que tem equivalentes no Mac OS.

De qualquer maneira, a instalação é muito simples: com o Parallels rodando, clique no + e escolha qual SO virtual será instalado. Depois insira a chave de instalação (se for Windows) e siga o processo. Muito fácil e sem dores de cabeça. O que mata é o custo do Parallels + licença de Windows só para rodar esses dois programas.

A App Store possui toneladas de players compatíveis com os mais diversos codecs, como o GOM e também vários softwares para tratar TAGS de músicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Carlos,

Vou ver aqui. O negócio é que já estou acostumado há anos com o Tagscanner. Esse eu não consegui encontrar similar. Ele é complicado mas depois que vc aprende, ele é sinistro.

Eu já havia conversado com Guedes a respeito. Mas eu tenho muita pasta de música sem o artist e o title e não sincronizo o meu iTunes, ele até agora só serve como meio de inserir musicas no IPod e IPhone.

Ainda estou vendo se sincronizo ou não, os pros e contras. O Guedes acha que eu devo sincronizar, mas eu sei que posso me arrepender no futuro. Eu me conheço. Eu espeto o meu iPod nos computadores dos meus amigos e eu tenho 3 computadores.

Então queria usar meu IPOD de 160 GB somente como HD de musicas sem sincronismo. Mas, obviamente, tudo já taggeado pelo tagscanner.

Eu ainda não achei nenhum programa for MAC que faz o que o Tscaner faz. Já comprei vários inclusive.

Em relação ao Desktop Parallels, eu já tenho o pacote do Windows e Office para 3 usuários que comprei ano passado por 600,00 reais e só usei um usuário até hoje.

Ademais, minha namorada não gostou do MAC OSX, achou muito enrolado. Ficou meia hora só para tentar apagar um arquivo, apertando somente Delete. :)

Então só seria mesmo o Desktop, que se não me engano, deve custar 180 pilas.

Pelo que eu vi, vc compra e instala tudo online mesmo. Eu li isso na revista MAC+ que eu assino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, pessoalmente, gosto muito do Parallels. Compro sempre on-line e nunca tive problemas.

Com relação ao iTunes, uma solução que cheguei a usar por um tempo foi manter as músicas no HD do TimeMachine e usá-las no iTunes, sem deixar que ele as copiasse para a máquina local. Fiz os ajustes de álbuns/listas uma única vez e depois exportei a library (que é um arquivo XML com as informações de path das músicas) e importei nas outras máquinas. Funcionou 100%.

Pessoalmente gosto bastante do iTunes como média player e mantenho-o organizado. O trabalho inicial é chato mas depois, o benefício compensa, especialmente se você tem outros produtos da marca, como o Apple TV.

Editado por Carlos_Gabriel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, eu somente uso o ITUNES, eu acho o melhor player Já inventado.

Eu antes usava o Winamp, por causa de dois fatores que eu acho ainda irado. As visualizações que são as melhores ( a do ITUNES é pífia) e eu gosto de correr na esteira ouvindo house com aquelas visualizações psicodélicas do Winamp que eu ligo na minha LCD.

Inclusive, eu gravava o house junto com as visualizacoes no Camtasia para ver no DVD do carro e passar nos telões de algumas festas.

E também ele tem um plugin chamado streamripper que é FANTÁSTICO: vc deixa uma estação online de radio tocando e ele automaticamente separa as musicas ( o aplicativo sabe quando há uma pausa na música e as separa), põe nome e artista e grava no seu HD em .mp3.

Eu me lembro que eu saia e deixava rolando e quando voltava eu tava cheio de música no meu HD, já tudo organizado.

Agora, eu uso muito o ITUNES, mas ainda não consigo ver a vantagem de sincroniza-lo no IPOD, já que quando eu espeto o IPOD no ITUNES, é só entrar na biblioteca do próprio IPOD que aparece tudo organizado como se estivesse sincronizado. Inclusive eu posso criar até as listas inteligentes. Ver quais são as mais tocadas etc.

Carlos,

Como assim "compro sempre online"? Vc tem que comprar mais de uma vez o Parallels?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, eu somente uso o ITUNES, eu acho o melhor player Já inventado.

Eu antes usava o Winamp, por causa de dois fatores que eu acho ainda irado. As visualizações que são as melhores ( a do ITUNES é pífia) e eu gosto de correr na esteira ouvindo house com aquelas visualizações psicodélicas do Winamp que eu ligo na minha LCD.

Drogas para que né? he he he... também me amarrava nas visualizações do WinAmp. Fiz, há muto tempo, as capas dos meus cd's de backup com prints dessas visualizações. Eram muito boas mesmo.

Como assim "compro sempre online"? Vc tem que comprar mais de uma vez o Parallels?

Uso desde a versão 4. Já está na 7. Fiz a compra de todos os upgrades via site do Parallels.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...