Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trim nos SSD's alternativos, realmente necessário?


Posts Recomendados

Fala pessoal, abri este tópico para de uma vez por todas acharmos uma solução final ou tirar alguns mitos da cabeça do povo, quem tem conhecimento peço que compartilhe pois as dúvidas realmente encucam a cabeça (incluindo a minha) .

1- O Trim realmente faz falta?

2- Quais são as formas de se ativar isto? - Neste caso aí tentei 2 metódos e os 2 deixaram o sistema instável e travando como ocorreu com outros.

3- Sequência da segunda pergunta: Porque isso acontece? não era pra ser algo padrão ativou e pronto?

4- Quais as consequências para um SSD que não tenha essa função ativa?

5- Quantos aqui usam com essa função desativada ? Em algum momento a máquina perdeu desempenho? lento? vida útil? Medida que tomou para remediar ou solucionar?

valeu galera.

Editado por Rique Camargo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- O Trim realmente faz falta? Realmente não achei, eu fiz o método aqui e deu uma pequena melhora no boot visível, enfim, porque não fazer?

2- Quais são as formas de se ativar isto? - Neste caso aí tentei 2 metódos e os 2 deixaram o sistema instável e travando como ocorreu com outros. Eu ativei através de comandos no Terminal que já tinha dado idéia aqui no fórum e está estável meu MAC em relação a perfomance.

3- Sequência da segunda pergunta: Porque isso acontece? não era pra ser algo padrão ativou e pronto? Não, porque era pro TRIM ser ativado apenas em SSD que vem de fábrica da Apple, me parece que a Apple criou um sistema que não ativa se for SSD de terceiros.

4- Quais as consequências para um SSD que não tenha essa função ativa?

5- Quantos aqui usam com essa função desativada ? Em algum momento a máquina perdeu desempenho? lento? vida útil? Medida que tomou para remediar ou solucionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- O Trim realmente faz falta? Realmente não achei, eu fiz o método aqui e deu uma pequena melhora no boot visível, enfim, porque não fazer?

2- Quais são as formas de se ativar isto? - Neste caso aí tentei 2 metódos e os 2 deixaram o sistema instável e travando como ocorreu com outros. Eu ativei através de comandos no Terminal que já tinha dado idéia aqui no fórum e está estável meu MAC em relação a perfomance.

3- Sequência da segunda pergunta: Porque isso acontece? não era pra ser algo padrão ativou e pronto? Não, porque era pro TRIM ser ativado apenas em SSD que vem de fábrica da Apple, me parece que a Apple criou um sistema que não ativa se for SSD de terceiros.

4- Quais as consequências para um SSD que não tenha essa função ativa?

5- Quantos aqui usam com essa função desativada ? Em algum momento a máquina perdeu desempenho? lento? vida útil? Medida que tomou para remediar ou solucionar?

Valeu pelo feedback WasoBH, eu vi que uma pequena parcela de usuários tiveram problemas com os SSD's e a recomendação de quem criou o trim enabler era simplesmente desativar :( , isso não é solução para mim, testei com o script postado aqui no fórum e tive os mesmos defeitos, pequenas lagadas do sistema, congelamentos com a bolinha colorida, só solucionou quando eu desativei isso, pior é que isso ocorre tanto no iMac como no Macbook pro da assinatura, sem o TRIM ficou perfeito mas a minha preocupação é com o futuro, (será que terei mais um windows da vida formatando a cada x meses?)

Pelo que percebi os modelos 2011 tiveram esse impecilho no SSD, que mau lhe pergunte tu usa qual versão?

Editado por Rique Camargo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo feedback WasoBH, eu vi que uma pequena parcela de usuários tiveram problemas com os SSD's e a recomendação de quem criou o trim enabler era simplesmente desativar :( , isso não é solução para mim, testei com o script postado aqui no fórum e tive os mesmos defeitos, pequenas lagadas do sistema, congelamentos com a bolinha colorida, só solucionou quando eu desativei isso, pior é que isso ocorre tanto no iMac como no Macbook pro da assinatura, sem o TRIM ficou perfeito mas a minha preocupação é com o futuro, (será que terei mais um windows da vida formatando a cada x meses?)

Pelo que percebi os modelos 2011 tiveram esse impecilho no SSD, que mau lhe pergunte tu usa qual versão?

Então, Rique Camargo.

Não sei se você leu algum post meu por aí no fórum sobre isso. Mas eu instalei esse patch do trim enabler no meu MBP da assinatura, e tive todos esses problemas aí que você mencionou : sistema travava por vários segundos, tipo uns 10, depois voltava (quando alternava entre programas, principalmente), pra reiniciar demorava pacas (ficava uns 20 ou 30s numa tela cinza esperando pra desligar, antes do boot), rodinha colorida TODA HORA.

Enfim, achei que esse negócio simplesmente não prestava e removi. Felizmente o uninstall dele funciona, e a máquina ficou bala de novo, logo depois de remover. No Mac Mini da assinatura (que tb coloquei SSD) nem sequer instalei, depois dessa.

Olha, estou usando SSD há cerca de 2 meses e até agora, não notei nenhum comprometimento no desempenho. Inclusive eu checo a velocidade de gravação e leitura, de tempos em tempos, com um software, pra ver se está perdendo desempenho ou não. E a resposta é não.

Meu conselho : desencana e esquece essa porr@ de trim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Rique Camargo.

Não sei se você leu algum post meu por aí no fórum sobre isso. Mas eu instalei esse patch do trim enabler no meu MBP da assinatura, e tive todos esses problemas aí que você mencionou : sistema travava por vários segundos, tipo uns 10, depois voltava (quando alternava entre programas, principalmente), pra reiniciar demorava pacas (ficava uns 20 ou 30s numa tela cinza esperando pra desligar, antes do boot), rodinha colorida TODA HORA.

Enfim, achei que esse negócio simplesmente não prestava e removi. Felizmente o uninstall dele funciona, e a máquina ficou bala de novo, logo depois de remover. No Mac Mini da assinatura (que tb coloquei SSD) nem sequer instalei, depois dessa.

Olha, estou usando SSD há cerca de 2 meses e até agora, não notei nenhum comprometimento no desempenho. Inclusive eu checo a velocidade de gravação e leitura, de tempos em tempos, com um software, pra ver se está perdendo desempenho ou não. E a resposta é não.

Meu conselho : desencana e esquece essa porr@ de trim.

Na verdade tu foi meu Guru sem nem saber, acompanhei seu post e dia após dia ia caçando novos posts seus pra ver se tinha algum comentário a mais sobre isso, até pensei em perguntar em cima dele mas vi que a postagem era muito antiga,

tu poderia indicar este programa que verifica a leitura dos discos?

a "cabreragem" é quanto aos comentários de que com o tempo o sistema fica lento (o que mais preocupa) e a vida útil do SSD diminui, pela lógica o sistema ficar lento tudo bem mas sobre a vida útil eu torço o nariz já que nada muda, apenas uma coisa que poderia ser feito agora que será feito depois devido ao TRIM estar desativado.

Valeu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade tu foi meu Guru sem nem saber, acompanhei seu post e dia após dia ia caçando novos posts seus pra ver se tinha algum comentário a mais sobre isso, até pensei em perguntar em cima dele mas vi que a postagem era muito antiga,

tu poderia indicar este programa que verifica a leitura dos discos?

a "cabreragem" é quanto aos comentários de que com o tempo o sistema fica lento (o que mais preocupa) e a vida útil do SSD diminui, pela lógica o sistema ficar lento tudo bem mas sobre a vida útil eu torço o nariz já que nada muda, apenas uma coisa que poderia ser feito agora que será feito depois devido ao TRIM estar desativado.

Valeu! :)

Ahah, ri alto com esse papo de guru! kkkk

O programa é o DiskSpeedTest, tem de graça na Mac App Store. Só que a última atualização dele mudou completamente o resultado dos testes. Segundo o desenvolvedor, alguns SSDs usam um algoritmo de compressão para apresentar taxas de write e read mais altas que as reais, e nessa última versão o programa testa a velocidade real, dando bypass nesses algoritmos de compressão. Eu preferi usar a versão anterior, porque eu não gostei nada de ver meu Vertex 3 cair de 500MB/s pra 230MB/s. auheuahhuehua Brincadeiras a parte, eu quis manter a versão antiga porque eu ja sei o padrão de resultados dela, e com isso eu comparo com o passar do tempo se o ssd tá perdendo performance ou não. E como eu disse antes, nesses 2 meses de uso, não perdeu nada. Pra falar a verdade, até melhorou depois que a Apple atualizou o firmware do MBP.

Com relação à vida útil... Parece que é algo em torno de 5 anos. Eu não pretendo ficar com o mesmo SSD de 120GB por 5 anos. Daqui a uns 2 anos essa porr@ já baixou bem de preço e talvez tenhamos aí SSDs de 1TB custando o mesmo que pagamos hoje em um de 120 ou 240GB. Por isso, desencana, vc não vai estar mais usando ele efetivamente quando começar a dar pau. Ainda tem o lance do espaço reservado. Não sei se você sabe, mas os bons fabricantes (a OCZ inclusa) reservam uma boa parte do disco para utilizar conforme vão surgindo áreas com problema de leitura/escrita. O meu Vertex 3 de 120GB na verdade tem 128GB. Só que 8GB é reservado para cobrir essas falhas que vão aparecendo com o tempo. Por isso, repito, até o nosso SSD ficar zoado, vai levar MUITO TEMPO, tempo suficiente pra gente já estar com outro melhor.

Espero ter esclarecido suas dúvidas. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza!

Imaginava que esse prazo poderia ser beeeem mais curto e convenhamos, gastar uma paulada nos SSD's pra ter poucos cuidados e ver o "troço" ir pro espaço em pouco tempo é loucura :P.

Troco meus macs a cada 1 ou 2 anos dependendo das novidades (este ano não valerá a pena fazer um up), mas quem sabe nos próximos anos já não tenha um SSD de 1TB com preço mais acessível?

passei a amar meus macs tanto no trabalho como no lazer pela eficiência que já possuíam e agora com o TRIM desativado tudo ficou extremamente melhor, já estava ficando frustrado vendo aquela bolinha a cada 5 minutos sem nem exigir esforço das máquinas, isso não ocorria com o HD antigo por isso desconfiei da temperatura dos SSD's ou o TRIM, mas fica aí meu tópico para os desavisados e que tenham dúvidas já que isso ainda é muito vago na internet :)

Ahah, ri alto com esse papo de guru! kkkk

O programa é o DiskSpeedTest, tem de graça na Mac App Store. Só que a última atualização dele mudou completamente o resultado dos testes. Segundo o desenvolvedor, alguns SSDs usam um algoritmo de compressão para apresentar taxas de write e read mais altas que as reais, e nessa última versão o programa testa a velocidade real, dando bypass nesses algoritmos de compressão. Eu preferi usar a versão anterior, porque eu não gostei nada de ver meu Vertex 3 cair de 500MB/s pra 230MB/s. auheuahhuehua Brincadeiras a parte, eu quis manter a versão antiga porque eu ja sei o padrão de resultados dela, e com isso eu comparo com o passar do tempo se o ssd tá perdendo performance ou não. E como eu disse antes, nesses 2 meses de uso, não perdeu nada. Pra falar a verdade, até melhorou depois que a Apple atualizou o firmware do MBP.

Espero ter esclarecido suas dúvidas. ;)

Muito obrigado pelas suas dicas e relatos, já coloquei este programa nas minhas 2 máquinas e tirei um print pra acompanhar no próximo mês e assim vai :).

E viva o SSD, mudou completamente minha vida, pra quem trabalha e não pode desgrudar de sua máquina é extremamente aconselhável o upgrade, vale cada centavo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico tenho uma dúvida quanto aos SSDs: é recomendável desabilitar a Swap?

Comprei um SSD Vertex 2 de 240G e pelo que li a respeito em SSDs não é bom ter uma partição Swap ou habilitá-la de alguma forma por conta do limite de gravações destes discos, alguém confirma isso?

No MacBook Pro 15" (early 2011), resolvi desativar a memória Swap para testar.

No terminal com o seguinte comando: sudo launchctl unload -w /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.dynamic_pager.plist

Após isso é necessário reiniciar. Modificando o "unload" por "load" habilita novamente.

Bem fiz isso pois percebia que o Snow Leopard e o Lion as vezes com 200 ou 300 MB de RAM livre utilizava o Swap e mesmo fechando os aplicativos não liberava/renovava a memória. Depois de alguns dias utilizando dessa forma percebi o sistema mais responsivo e utilizando melhor a memória RAM. Não costumo utilizar aplicativos pesados apenas internet, office, vídeos...

Parece que força a liberar a memória RAM com o Swap desativado tanto no Snow quanto o Lion.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu habilitei o suporte do Trim no meu macbook white com o lion osx 10.7.2 fazendo seguinte:

Primeiro eu baixei o Trim Enabler aqui: http://www.groths.org/?p=511

Para colocar esse kext eu usei o kexthelper q dá pra baixar aqui: http://cheetha.net/

E agora o suporte tá funcionando e ele não perdeu nenhum pouco do desempenho.

post-29499-0-19259100-1319659606_thumb.p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como em outros posts, o TRIM Enabler substitui, se executado no Lion, kexts do Lion por Kexts do Snow Leopard, e por isso ele dá estes problemas de performance/travamentos/etc....

Há como efetuar a habilitação pelo Terminal, aonde uma linha de comando faz uma alteração no arquivo IOAHCIBlockStorage que é o responsavel pela habilitação do TRIM nos SSD da Apple.

Segue o script que usei e está funcionando bem:

→ Backup the file we're patching:

sudo cp /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage /IOAHCIBlockStorage.original

→ Patch the file to enable TRIM support:

sudo perl -pi -e 's|(\x52\x6F\x74\x61\x74\x69\x6F\x6E\x61\x6C\x00).{9}(\x00\x51)|$1\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00$2|sg' /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage

→ Clear the kext caches

sudo kextcache -system-prelinked-kernel

sudo kextcache -system-caches

→ Now, Reboot!

→ If in the future you want to disable TRIM support:

sudo perl -pi -e 's|(\x52\x6F\x74\x61\x74\x69\x6F\x6E\x61\x6C\x00).{9}(\x00\x51)|$1\x41\x50\x50\x4C\x45\x20\x53\x53\x44$2|sg' /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage

→ Or if something goes horribly wrong, restore the backup:

sudo cp /IOAHCIBlockStorage.original /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage

Editado por Danc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom pessoal, aqui estou novamente com novos horizontes... :)

Como sabem os SSDs Vertex são excelentes mas vieram com problema no firmware (isso foi reconhecido pelo próprio fabricante) e graças a isso muita coisa ficou a dever nos macs devido a esses bugs.

Segui a dica do pessoal usando o SSD Vertex3 com o Trim desabilitado, mas com o tempo percebi realmente que a leitura e gravação começaram a ficar em níveis extremamente baixos, nada perto de um HDD mas me senti ruim sabendo que o negócio podia ser melhor.

Então voltei a peregrinar pela web e depois de uma semana testando soluções eu percebi que pra quem usa mac isso é uma tarefa extremamente horrível e difícil pois até o suporte da OCZ indica dezenas de caminhos cada dia um diferente do outro, então eu resolvi testar uma solução antiga que usei na primeira tentativa de atualização e não é que funcionou?

Mas aos apressadinhos já deixo claro que é uma solução um tanto trabalhosa ainda... mas funciona e é muito mais fácil que qualquer outra que já indicaram, primeiramente deixa eu mostrar as que tentei e não deram certo:

1- Linux no CD : impossível atualizar pois dava sempre acesso negado a qualquer tipo de acesso ao firmware do SSD

2- Linux no pendrive: Devido ao bicho trabalhar com Bios dificilmente conseguiria dar boot no mac já que usa EFI, tentei algumas soluções de boot EFI mas sem sucesso

3- vmware, bootcamp... tudo perda de tempo

Além da solução via linux apresentada por eles ser uma verdadeira luta vem com uma atualização antiga, o que nos deixa novamente em uma situação ruim.

Para evitar ter que retirar o SSD das máquinas para atualizá-los (já que os discos não podem estar em uso e nem como partições primárias) eu usei uma gambiarra conforme video abaixo:

Alguns avisos:

Este sisteminha é um windows modificado e como as melhores ferramentas da OCZ atualmente são pra windows é a melhor escolha

1- Você perdera todo o conteúdo do seu SSD ao atualizar então lembre de fazer um bkp antes, com meu Time Capsule tudo foi muito tranquilo.

2- Para evitar qualquer problema com permissões, antes de executar a ferramenta de atualização vá na àrea de formatação de partições (pelo cd mesmo que você gravou) e exclua todas as partições e formate em uma partição só.

3- deixe os arquivos do Driver da placa de rede (está na pasta do bootcamp no dvd de instalação do OS) e o arquivo de atualização da OCZ que pode ser baixado aqui:

http://www.ocztechnology.com/ssd_tools/

feito isso, instale o programa via windows (pode ser virtualizado)

http://www.ntfs.com/boot-disk.htm

*Notem que esse programa é um trial, mas não precisaremos ativar ele felizmente pois a nossa tarefa será bem simples.

Nas configurações do arquivo de boot não se esqueça de colocar a função windows mode, rede ethernet ativa e optar pela gravação em CD, não adianta colocar no pendrive porque o bootcamp não saberá como administrar isso, vai por mim :).

Terminado tudo ele vai gravar o CD, depois de gravado de um reboot(cabo de rede ligado no macbook pois o wirelles não vai funcionar) via CD com a tecla OPTION ligada ao iniciar

aí é só buscar no pendrive o driver que você guardou da rede e executar ele de boa, terminado você já pode excluir as partições do SSD e seguir o vídeo (ignore a parte onde ele diz que o mac deve dormir) e vualá, estará com o firmware do SSD atualizado.

É importante vocês saberem também que a versão do firmware não altera de imediato, não entendo o porque disso também, é um troço maluco... aqui atualizou na primeira vez 20 dias depois, mas sei que deu certo porque o meu mac parou de travar com o trim ligado (espero não queimar minha língua kkk)

Após essa luta toda é só reinstalar o Lion do zero (Aconselho a ser do zero pra não deixar vestígio nenhum de comportamento ou vício do antigo firmware do ssd) e recuperar o backup do TC.

Parece uma luta isso pra quem olha por cima mas nós usuários do OCZ Vertex3 sabemos que ainda é pouco perto do que realmente acontece com os mac users kkk, vou ficar um tempo usando no macbook dessa forma, se tudo se comportar bem nos próximos dias devo atualizar meu imac também, notem que muita coisa aqui eu escrevi as pressas por causa do meu tempo escasso mas dá pra entender e correr em cima perfeitamente com o que postei aqui e pela luta que passei imagino que alguém esteja passando também e nada melhor do que dar o caminho das pedras :)

Um abraço pessoal :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu simplesmente instalei o Win7 via Bootcamp, rodei o OCZ Tools, fiz o update e reiniciei a maquina.

Nao é preciso mais de tantas gambis para atualizar o firmware.

Isso funciona com as versões Vertex2 pra baixo, as mais novas partindo da 3 exigem que o HD não seja partição primária e nem que esteja em uso pelo sistema pra receber o tal update, segue menção da própria OCZ abaixo

*CURRENT FIRMWARE RELEASE is v2.15

Updating the firmware from the toolbox is not supported when Windows is running off the drive you are trying to update.

Isso pra mim é uma regressão a evolução mas paciência, sofremos mas conseguimos :P

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...