Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gostaria de falar sobre vírus para Mac


Ziguratt

Posts Recomendados

Olá!

Bem, gostaria de falar com vocês sobre vírus.

Um dos fatores que contribuiu para que migrasse para a Apple foi o fato de o sistema parecer ser bem mais seguro.

Não estou arrependido de ter feito esta transição. Mas, de uns tempos pra cá, o noticiário sobre malware para Mac’s tem me preocupado.

É malware querendo dinheiro virtual, pra ataque DDoS, cavalo de Troia que desabilita atualizações de segurança, cavalo de Troia disfarçado de instalador flash, trojan disfarçado de pdf, Mac Defender e por aí vai.

A própria Apple, muito maliciosamente, aliás, tem essa conversa boba de que Mac “não pega vírus de PC”. Bom, vírus de PC não me interessam, pois uso Mac e o que me interessa são vírus pra Mac. E estes estão dando o que falar.

E aí, o MacOS é seguro? O que o torna seguro? O fato de não ter auto executáveis?

É necessário antivírus? Se alguém usa, qual recomenda?

Como vc’s cuidam da segurança? Alguma configuração em especial? Que cuidados tomam?

Que navegador consideram o mais seguro? (uso o Safari e não gostaria de larga-lo).

Enfim, gostaria de ouvir os outros foristas e o que pensam sobre o tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem 2 tipos de pragas com nomes de vírus, spyware, warms, malware, etc.

1. As que crasham as aplicações e se instalam sozinhas.

2. As que com a permissão do usuário são instaladas.

A primeira está diretamente relacionada com a qualidade do software e a segunda é culpa do usuário.

Eu não dou a mínima para estas pragas porque sei que rodo um sistema operacional de qualidade não por causa da Apple mas pela origem ser UNIX. O único cuidado que tenho é sempre manter tudo atualizado incluindo tanto o sistema operacional como os aplicativos que uso. Não uso nenhum tipo de proteção apenas o bom senso !!!

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem 2 tipos de pragas com nomes de vírus, spyware, warms, malware, etc.

1. As que crasham as aplicações e se instalam sozinhas.

2. As que com a permissão do usuário são instaladas.

A primeira está diretamente relacionada com a qualidade do software e a segunda é culpa do usuário.

Eu não dou a mínima para estas pragas porque sei que rodo um sistema operacional de qualidade não por causa da Apple mas pela origem ser UNIX. O único cuidado que tenho é sempre manter tudo atualizado incluindo tanto o sistema operacional como os aplicativos que uso. Não uso nenhum tipo de proteção apenas o bom senso !!!

[2]!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

99% dos problemas com vírus, tanto em Windows, como Mac, Linux ou qualquer outro sistema, é culpa do usuário!

Tem como fazer vírus pra Mac, Linux e Windows, a diferença é que pra Linux e Mac o vírus vai ter que ter uma ajudinha do usuário pra conseguir entrar no sistema(se não explorar nenhuma falhar grave que pode levar a escalar privilégios no sistema, mas isso é muito muito raro).

É famoso vírus Português!

"Oi, eu sou um vírus, por favor, execute o arquivo virus.dmg, me copie para o seu desktop e me execute!"

Baixe somente arquivos de lugares conhecidos que dificilmente terá problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado pelas respostas.

Willy,

Eu não saiba que havia essa possibilidade de algum malware se instalar sozinho no Mac OS, ou seja, sem a permissão do usuário. Poderia falar mais sobre isso ou indicar algum link sobre o tema?

Também não entendi a relação entre poder se instalar sozinho e qualidade de software. O Mac OS não é de qualidade pq permite que um malware se instale sozinho?

Bem, tb procuro manter o sistema atualizado. No entanto isso é relativo. Quero dizer: aquele malware disfarçado de atualização de flash, por exemplo, conseguia ser instalado mesmo com o sistema atualizado. Um sistema atualizado é seguro contra uma praga apenas a partir do momento em que essa praga é descoberta...

Maicon,

Entendo o que quer dizer. Mas fiquei com uma dúvida. O Willy disse acima que tem malware que consegue se instalar sozinho.

Gostaria de esclarecer isso: o usuário tem que “ajudar” na instalação do malware ou não?

Endy,

Me considero novato com Apple e, por isso mesmo, um pouco ingênuo tb. Por isso abri esse tópico pra ouvir opiniões de usuários mais avançado e experientes. Não conheço os detalhes e sutilezas da plataforma Mac. Então, me sinto mais vulnerável, embora tente me informar e ser cuidadoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willy,

Eu não saiba que havia essa possibilidade de algum malware se instalar sozinho no Mac OS, ou seja, sem a permissão do usuário. Poderia falar mais sobre isso ou indicar algum link sobre o tema?

Todo programa de computador tem que seguir regras de programação que impedem que algo mal comportado cause problemas. Um programa de qualidade evita que algo que não estava previsto seja tratado adequadamente. O sistema operacional UNIX foi escrito com o objetivo de ser multi-usuário e multi-tarefa com segurança desde a sua concepção para ser usado em ambiente militar. Por ser multi-tarefa e multi-usuário existe um isolamento entre os aplicativos, memória e arquivos (permissões) protegendo assim possíveis erros de programação. Para entender melhor, um programa mal escrito pode crashar de tal forma que uma pessoa mal intencionada aproveita este momento para "injetar" uma praga (vírus, malware, etc.). O mecanismo é um pouco complexo para explicar aqui mas garanto que funciona. OK, mas se isso ocorrer por exemplo durante a navegação do Safari? Bom, aí o usuário corrente poderá ser infectado pela praga mas o resto do sistema não graças ao isolamento que mencionei acima. Por isso é sempre importante os UPDATES !!!

Também não entendi a relação entre poder se instalar sozinho e qualidade de software. O Mac OS não é de qualidade pq permite que um malware se instale sozinho?

Vide resposta acima.

Bem, tb procuro manter o sistema atualizado. No entanto isso é relativo. Quero dizer: aquele malware disfarçado de atualização de flash, por exemplo, conseguia ser instalado mesmo com o sistema atualizado. Um sistema atualizado é seguro contra uma praga apenas a partir do momento em que essa praga é descoberta...

Quando você baixa um programa de origem conhecida e ele pede a senha isso significa que ele precisará acessar áreas do sistema. Este programa terá permissões privilegiadas e poderá fazer o que quiser, isto é, ler, escrever, apagar qualquer arquivo, abrir uma conexão na internet, impedir outros programas de rodarem, etc.

Fica difícil para um fabricante de sistema operacional manter uma "lista negra" de programas que não poderão ser instalados não acha? Daí vem o comportamento do usuário que deve decidir o que fazer.

Vamos supor que esteja navegando pela internet e aparece um Pop-Up dizendo que está na hora de instalar um UPDATE do Flash Player. Você confiaria o seguiria em frente? Se ele pedir a senha? Você digitaria? Bom, essa malícia vem com o tempo e sempre siga as regras do bom senso...

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um vírus pode se instalar sozinho, porém acredito que para isso ele necessite explorar uma falha do sistema, podendo ser baixado ao acessar um site, instalar um programa que já esteja infectado ou mesmo entrando diretamente pela rede por uma falha grave que permita esse acesso. Mas tirando a última opção, mesmo que as duas primeiras ele se auto-execute de modo oculto, o usuário também teve que interagir com ele(acessando o site e rodando o programa que estava infectado pelo vírus).

Porém qualquer vírus executado sem privilégios de root em qualquer sistema UNIX, não causará os estragos que causam vírus em sistemas WINDOWS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja a resposta mais objetiva: ou você no Mac OSX é muito tapado para digitar a sua senha para o malware instalar-se, ou você se questiona quando aparecer o box, o do porque do box e libera a senha....

Enfim, uso o OSX a anos e nunca precisei de um AV instalado, pois conheço o "meu quintal" e quem entra nele. Agora se você ainda continuar na linha M$ de ser ( aceitar tudo que aparecer no monitor ), reveja bem os pontos de vistas, pois podemos ficar dias/horas explicando os porques, mas se você não se adaptar ao uso, a conversa ficará sempre nesta inercia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Willy,

Obrigado pelos esclarecimentos.

Como disse, ainda não tenho a malícia necessária com o Mac (saber identificar extensões potencialmente perigosas, por exemplo).

O fato é que fiquei com dúvida sobre essa possibilidade de um malware poder se instalar sozinho, sem a permissao do usuário.

O exemplo do flash que dei foi, justamente, reflexo dessa falta de malícia. Quero dizer, vai o malware esse pudesse se instalar sozinho e, disfarçado, solicitasse a atualização. Eu ficaria em dúvida, pois o flash genuíno tb solicita a atualização.

Miacon,

Obrigado pela resposta tb.

Editado por Ziguratt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja a resposta mais objetiva: ou você no Mac OSX é muito tapado para digitar a sua senha para o malware instalar-se, ou você se questiona quando aparecer o box, o do porque do box e libera a senha....

Enfim, uso o OSX a anos e nunca precisei de um AV instalado, pois conheço o "meu quintal" e quem entra nele. Agora se você ainda continuar na linha M$ de ser ( aceitar tudo que aparecer no monitor ), reveja bem os pontos de vistas, pois podemos ficar dias/horas explicando os porques, mas se você não se adaptar ao uso, a conversa ficará sempre nesta inercia....

Todos somos tapados em alguma coisa. Ou até mesmo na maioria das coisas :)

Vc não é tapado com Mac OS. Parabéns. Tem o meu respeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isto é que a Mac App Store é o melhor lugar para buscar e fazer download de softwares. Os programas lá são previamente analisados pela Apple, códigos perigosos demais não são aprovados pela Apple. Fora da Mac App Store instalo só softwares muito conhecidos, como Skype, Chrome, Google Earth, Firefox - e sempre a partir do site original do produto.

Além disto, muito cuidado com atualizações do flash player. Muitos malwares se disfarçam dele para infectar o sistema. Não aceite atualização automática, vá no site da adobe e baixe a atualização caso algum pop up de instalação do flash apareça.

Extensões perigosas: .dmg .sh .bin

Extensões inofensivas: .exe .scr .bat

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for de virus que se instalam "instantaneamente", como baixar"aqueles" arquivos ilícitos...

é sempre bom prevenir.(Com 7% de chance disso acontecer).

Mas se for falar desses sites que geram vírus, ou qualquer outra ocasião, seria bem mais prudente usar num sistema operacional MUITO mais popular como WINDOWS. No mac ee como um shopping quase vazio ,dos ricos.

Windows é o mercadão de madureira. cheio de coisa pra fuçar.

Não te preocupa, ninguém está interessado em haquear o mac dos outros.

Mesmo sabendo que o mac é praticamente tão seguro quanto o windows. Só que mais legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compadres, tudo bem..

Se você usou um pouco de Linux na sua vida, vai saber que no Mac é quase a mesma coisa, já que tem como base o BSD, né?

Agora, o que os Senhores poderiam também comentar seria:

Considerando que o sistema (possua?) um usuário ingênuo, que já deva ter feito alguma porcaria. Como identificar a falha e corrigí-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...