ISilva Postado 2 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 2 de novembro de 2011 Já tentou realizar operações com matrizes no numbers? Precisei inverter e transpor algumas matrizes no numbers e não achei nenhuma função para isso. Falar do numbers é até covardia, trata-se de um coitadimho mesmo. No pages, as tabelas de minha dissertação de Mestrado não ficavam como deveriam e no Word eu consegui ajustar tudo em poucos minutos. Não troco o office pelo iWork nunca. Concordo. Não há nenhum editor de texto que, como o Word, gerencie de forma tão prática tabelas, sumários, hifenização, etc. Trabalho basicamente com isso e sofria no BrOffice para manter formatação padrão nos documentos, até convencer o pessoal da TI a me fornecer uma licença do MSOffice. Infelizmente, ainda, nem Pages, nem Numbers fazem muito do que o Word/Excel fazem com nossos documentos, independente da plataforma, Windows ou Mac. É o que melhor atende minhas necessidades, seja na faculdade com meus artigos repletos de notas de rodapé, citações, sumários, etc., ou no trabalho com todas as minhas planilhas cheias de cálculos/fórmulas, arquivos de texto com tabelas e comentários, há, os comentários, alguém já corrigiu algum texto, sem imprimi-lo, sem ter de usar comentários no corpo do texto, em outra cor, apenas utilizando a solução do Word, que é simples, rápida e prática?! São só alguns exemplos de praticidade da suíte da Microsoft. Espero, que para o nosso benefício, a Apple esteja trabalhando no iWork 1(?), de forma que se equipare ao patamar do MSOffice, mantendo o preço atual. Seria ótimo, já quem ganha é a gente com a variedade de opções. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulofreire Postado 5 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 5 de novembro de 2011 Experimente o libreoffice. Recomendo. :-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel M Couto Postado 5 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 5 de novembro de 2011 Texto: Para coisas básicas eu uso o TextEdit mesmo... eu acho ele bem robusto para quem não espera ter um editor inteligentes que fazendo malabarismos por você(quando tu só digita em forma de artigo, tu meio que desiste desses programas "espertos"). Fiz alguns trabalhos da faculdade usando ele. Para o resto... eu uso TeX. Ele coloca tudo formatado certinho, monta índice e bibliografia sozinho. O ruim é que se tu precisa de coisas elaboradas(tabelas, listas) tu certamente vai se ver abrindo templates para ver os comandos. Afinal ninguém vai para o TeX porque acha ele mais fácil(ele não é). Imagino que o OpenOffice é uma ótima opção nesse caso. Planilhas: Só Excel mesmo para fazer as coisas que ele faz. Mas você precisa do poder dele? Pra mim é uma vez na vida e outra na morte. Então o OpenOffice serviria. Slides: Qualquer programa serve, se tu sabe fazer bons slides, fará bons slides. (E quando eu digo bons: é bem resumido, bem ilustrado, bom uso de cores para destaque[não faça carnaval], SEM aquele monte de efeitos com coisas voando e SEM efeitos sonoros) Se alguém te falar que Keynote é melhor que PowerPoint, é mentira. Toda vez que falam que Keynote é melhor, eu pergunto qual a vantagem do Keynote... e só ouço grilos. Todas vezes que tentei usar ele, só me decepcionei. Keynote só tinha uma grande vantagem sobre o PowerPoint no início da década passada. Faz bastante tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
cariocap Postado 6 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 6 de novembro de 2011 Outra opção para uso básico é o Google DOCS Vantagens: Você não precisa instalar nada no seu computador Está disponível de qualquer lugar que você tenha acesso a internet Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guedes - Brasília Postado 7 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 7 de novembro de 2011 É verdade. A maioria das pessoas nem sabe o que é "quebra de seção" no Word. Dou aulas de informática para concursos, e neste ambiente eu diria que 95% das pessoas não sabem o que é "quebra de seção". Ficam de boca aberta sem entender nem o que é formatação usando estilos e tal... Quem dirá Inversão de matrizes no excel. O que eu digo é: Se você precisa do Microsoft Office: Não tem jeito. Tem que gastar 200 reais mesmo que esta grana volta fácil com a produtividade. E ainda bem que a Microsoft faz o Office para o Mac - já pensou se fosse exclusivo do Windows. Mas para o pessoal que precisa fazer só o básico em documentos de texto (incluindo usar estilos, notas de rodapé, tabelas, seções, índices, versionamento) o Pages é uma excelente opção ao Word, ainda mais sendo em português e custando bem menos. O mesmo vale para o Numbers: Precisa só de planilhas de orçamento doméstico, contabilidade básica, juros, estatísticas - numbers atende bem. E tem o preço em conta. Mas se precisa de recursos muito avançados, matrizes complexas, e etc... Aí o Excel é incomparável. E se a pessoa nunca faz planilhas, por exemplo, aí que o Pages e o Keynote são excelente custo/benefício. Procurando uma analogia com automóveis: O Microsoft Office é como uma F-250 cabine dupla e o iWork da Apple é como um Gol 1000. Tudo o que o Gol faz, a F-250 faz também. E faz muito mais. E é mais voltada ao uso pesado e profissional. Mas se só precisa de um carro para ir e voltar ao trabalho, pode gastar menos do que com a F-250 - só que se um dia precisar transportar uma carga maior tem que ir correndo comprar uma caçamba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ISilva Postado 8 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 8 de novembro de 2011 Procurando uma analogia com automóveis: O Microsoft Office é como uma F-250 cabine dupla e o iWork da Apple é como um Gol 1000. Tudo o que o Gol faz, a F-250 faz também. E faz muito mais. E é mais voltada ao uso pesado e profissional. Mas se só precisa de um carro para ir e voltar ao trabalho, pode gastar menos do que com a F-250 - só que se um dia precisar transportar uma carga maior tem que ir correndo comprar uma caçamba. Ótima analogia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Freitas Silva Postado 8 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 8 de novembro de 2011 Tenho o Office e o iWork e falo pra você: a lerdeza pra abrir coisas no Office Mac me irrita às vezes. Só comprei porque um camarada comprou uma licença pra três computadores e uma tava sobrando e porque, como é meu primeiro Mac, tava inseguro se precisava de fato do Office ou não (herança de más experiências no Linux). Infelizmente, como citado acima, é um mal necessário, principalmente quando você trabalha em grupo. Nos aplicativos da suite iWork tem uma opção pra salvar uma cópia de Office. Mas adivinha se você precisar abrir o arquivo feito no Keynote em um PowerPoint? Desorganização total! É claro que isso é compreensível, uma vez que cada um tem seus efeitos, suas transições e seus sei lá o que particulares. Nos outros programas, Pages/Word e Numbers/Excel, fora a lerdeza, ainda não tive problemas de compatibilidade. Então, acredito que você deveria colocar na balança se você vai precisar compartilhar seus arquivos ou não. Caso não, recomendo fortemente iWork. Abç. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guedes - Brasília Postado 8 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 8 de novembro de 2011 Compartilhar não para os outros lerem seu trabalho. Para isto o melhor formato é PDF, mas compartilhar no sentido de outras pessoas EDITAREM e modificarem o seu trabalho. Um exemplo: Não recomendo de jeito nenhum enviar Currículo como arquivo do Word (e nem do Pages). Currículo a gente envia em PDF! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Freitas Silva Postado 8 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 8 de novembro de 2011 Compartilhar não para os outros lerem seu trabalho. Para isto o melhor formato é PDF, mas compartilhar no sentido de outras pessoas EDITAREM e modificarem o seu trabalho. Um exemplo: Não recomendo de jeito nenhum enviar Currículo como arquivo do Word (e nem do Pages). Currículo a gente envia em PDF! Faça minha suas palavras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Freire Postado 9 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 9 de novembro de 2011 Compartilhar não para os outros lerem seu trabalho. Para isto o melhor formato é PDF, mas compartilhar no sentido de outras pessoas EDITAREM e modificarem o seu trabalho. Um exemplo: Não recomendo de jeito nenhum enviar Currículo como arquivo do Word (e nem do Pages). Currículo a gente envia em PDF! eu sempre fui de PDF, ate porque ele não dava pra copiar e tal blablabla…. porem hoje em dia meio que virou zona isso, ja que o PDF pode ser completamente COPIADO, obvio que o cara não pode EDITAR o mesmo arquivo, porem ele pode copiar o conteúdo todo para um .DOC e ai editar …. mesmo podendo copiar o pdf eu ainda acho ele a melhor opção, ate porque pessoas mais leigas no assunto ainda continuam não sabendo copiar o texto do PDF ( ou não tem programas pra isso )…. então ainda gera uma digamos meia/falsa segurança hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel M Couto Postado 9 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 9 de novembro de 2011 mesmo podendo copiar o pdf eu ainda acho ele a melhor opção, ate porque pessoas mais leigas no assunto ainda continuam não sabendo copiar o texto do PDF ( ou não tem programas pra isso )…. então ainda gera uma digamos meia/falsa segurança hehe Desde que me conheço por gente, se o PDF não for bloqueado... qualquer leitor de PDF permite a cópia do texto de maneira bem simples como qualquer outro documento. E o texto de PDFs bloqueados ainda podem ser copiados por softwares de terceiros, em relação a Adobe.Também, ainda existem softwares que permitem a edição direta no arquivo PDF, muitos bem mais baratos do que o Adobe Acrobat Pro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maddo Garan Postado 9 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 9 de novembro de 2011 Procurando uma analogia com automóveis: O Microsoft Office é como uma F-250 cabine dupla e o iWork da Apple é como um Gol 1000. Tudo o que o Gol faz, a F-250 faz também. E faz muito mais. E é mais voltada ao uso pesado e profissional. Mas se só precisa de um carro para ir e voltar ao trabalho, pode gastar menos do que com a F-250 - só que se um dia precisar transportar uma carga maior tem que ir correndo comprar uma caçamba. Eu pulo o parágrafo quando alguém diz que vai fazer uma analogia, porque geralmente só se escreve besteira, mas essa tua ficou muito boa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Freire Postado 9 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 9 de novembro de 2011 Desde que me conheço por gente, se o PDF não for bloqueado... qualquer leitor de PDF permite a cópia do texto de maneira bem simples como qualquer outro documento. E o texto de PDFs bloqueados ainda podem ser copiados por softwares de terceiros, em relação a Adobe. Também, ainda existem softwares que permitem a edição direta no arquivo PDF, muitos bem mais baratos do que o Adobe Acrobat Pro. estou falando dos bloqueados mesmo, porem como você falou hoje em dia temos varios softs terceiros que abrem o pdf e permitem que você selecione e copie o texto mesmo sendo bloqueado…. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guedes - Brasília Postado 9 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 9 de novembro de 2011 Eu acho que a questão de enviar documentos sempre em PDF é mais por questão de elegância, e não segurança. Parece muito mais profissional enviar uma cotação, ou memorando, ou circular, ou ofício, ou proposta comercial para um cliente, ou currículo, ou publicar um edital em PDF. É a certeza que o cliente (ou o público) vai ver o documento sem perda de informação nem formatação independente da plataforma (linux, mac ou windows). O documento tem um ar mais profissional e transmite maior seriedade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
CelsoAlfista Postado 9 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 9 de novembro de 2011 Já faz algum tempo que só envio curriculo no corpo do email. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel M Couto Postado 9 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 9 de novembro de 2011 Eu acho que a questão de enviar documentos sempre em PDF é mais por questão de elegância, e não segurança. Parece muito mais profissional enviar uma cotação, ou memorando, ou circular, ou ofício, ou proposta comercial para um cliente, ou currículo, ou publicar um edital em PDF. É a certeza que o cliente (ou o público) vai ver o documento sem perda de informação nem formatação independente da plataforma (linux, mac ou windows). O documento tem um ar mais profissional e transmite maior seriedade. exato Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Freitas Silva Postado 9 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 9 de novembro de 2011 Eu acho que a questão de enviar documentos sempre em PDF é mais por questão de elegância, e não segurança. Parece muito mais profissional enviar uma cotação, ou memorando, ou circular, ou ofício, ou proposta comercial para um cliente, ou currículo, ou publicar um edital em PDF. É a certeza que o cliente (ou o público) vai ver o documento sem perda de informação nem formatação independente da plataforma (linux, mac ou windows). O documento tem um ar mais profissional e transmite maior seriedade. Acho que o que mais pesa aí é mesmo a plataforma. Tinha uma época que colocaram Linux em vários computadores destinados a alunos na minha faculdade. Aí, o cara fazia o trabalho dele no BrOffice certinho, mas na hora de imprimir, tinha que abrir em um computador com Word. Dá pra imaginar, né? Desconfigurava tudo. Então acredito que a possibilidade de trabalhar o mesmo arquivo, bloqueado ou não, em várias plataformas (daí Portable Document Format) é mesmo o maior interesse do pdf. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipefernansp Postado 23 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 23 de novembro de 2011 Não ter em Português é uma sacanagem em minha opnião!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thalles Postado 23 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 23 de novembro de 2011 Queria a ajuda de vocês, estou na dúvida qual comprar se o Office ou iWork. Meu uso é mais Word e PowerPoint, e se fizer uma apresentação no Keynote posso apresentar tranquilo no Powerpoint? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ISilva Postado 24 de novembro de 2011 Denunciar Compartilhar Postado 24 de novembro de 2011 @Thalles Leia todos os posts desse tópico. Certamente vai encontrar sua resposta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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