Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro 13'' ou 15'' para Engenharia Civil


GuHB

Posts Recomendados

Olá, este é meu primeiro post aqui na MacMagazine.

Estou com boas convicções para comprar um MacBook Pro para o meu Curso. Estou no 5º Periodo de Engenharia Civil e começo a utilizar frequentemente programas CAD, tais como ArchiCad, 3DMax e AutoCad. Atualmente estou com um Dell Vostro 1320 de 13", com um Core2Duo de 2.4 e 4gb de ram. Ele está funcionando bem, mas precisarei troca-lo de qualquer jeito, pois a placa integrada de vídeo é péssima. Tenho um iPhone e não o troco de jeito algum, então, porque não partir para um Mac?

Admito que estou um pouco assustado com os preços que variam de 3 a 8 mil reais, o que passa um pouco dos meus padrões. Estive pesquisando e encontrei bons preços no Paraguay, sim, eu moro no Oeste catarinense e estou bem próximo da famosa Cidade Del Leste aonde eu poderia comprar com um preço acessível. (www.navenet.com)

A questão é:

1. Preciso de um Laptop prático, leve e de fácil transporte pois passo mais de 10 horas vagando pela faculdade e isso se torna essencial.

2. Não posso ter problemas com os programas que utilizarei, AutoCad, 3DMax, etc. Travamentos e qualquer lentidão estão fora de cogitação. A coisa realmente precisa funcionar.

Dúvidas:

1. 13" ou 15"? O de 13 é mais prático, porém sua placa de vídeo on-board deixa a desejar. Mas já o de 15 o preço sobe drásticamente.

2. Dual Core ou Quad Core? Levando em conta os programas que usarei e Custo-Benefício.

3. SSD?

Gostaria de ter a opinião de alguém que realmente roda esses programas em um MacBook, mas de qualquer forma, qualquer opinião e comentário será bem vindo.

Se for possível, poderiam listar algumas sugestões de compra, com mudanças no processador, memória ram ou SSD.

Conto com a ajuda de vocês para adquirir um MacBook Pro. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 44
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Uma pergunta, vc nao é de porto alegre nao? hehehe

Não não.. haha sou de Chapecó - SC. :)@akio1982Sei que não tem o 3DMax pro Mac, mas este eu poderia usar via bootcamp. Gostaria de saber se vale a pena investir tanto em um MacBook para uso voltado a Engenharia Civil.. Será que vai rodar tranquilo em uma HD 3000 On-Board? Ou é melhor poupar um pouco e pegar um de 15" com HD 6570?Estive olhando e o modelo 318 está bem em conta, consigo por uns 3.200,00 reais.

Editado por GuHB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu também faço Eng Civil e uso o CAD. Se você for usar o CAD 2D a placa on-board nao vai fazer diferença, apenas o processador. Agora se mudar pro modo 3D a placa de vídeo é que vai fazer a diferença. Já esse outro programa 3DMax eu não conheço. Pessoal hoje tá usando mais o Revit.

Eu particularmente não uso nada 3D, o AutoCAD 2D supri todas minha necessidades em trabalhos da facul quanto no estágio.

Como eu sei que tem o CAD pra Mac então tá de boa quando adquiri o meu xD

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu também faço Eng Civil e uso o CAD. Se você for usar o CAD 2D a placa on-board nao vai fazer diferença, apenas o processador. Agora se mudar pro modo 3D a placa de vídeo é que vai fazer a diferença. Já esse outro programa 3DMax eu não conheço. Pessoal hoje tá usando mais o Revit.

Eu particularmente não uso nada 3D, o AutoCAD 2D supri todas minha necessidades em trabalhos da facul quanto no estágio.

Como eu sei que tem o CAD pra Mac então tá de boa quando adquiri o meu xD

Abraço.

Então GuHB, eu tenho um MBP de 13 e realmente nas imagens 3D ele pesa um pouco. Tanto que meu proximo mac, ja estou planejando um MBP de 15, pois além de uma melhor eficiencia, tem a opção de tela antirreflexo.

A minha principal questão é o preço. O de 13" é muito mais barato do que o de 15". Porém, o de 13" não tem placa de vídeo dedicada, aí estou com um pé atrás por causa disso.

O de 15" me agrada bastante nas configurações, mas o preço é muito maior e não sei se fica tão fácil de transporta-lo como o de 13".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara é meio WinLoser meu comentário, mas ve umas opçoes Dell ou Sony com placa off, fica de 3 a 4 mil um com uma off, mas note que os dell que tem placa off só habilitam ela com a maquina plugada na tomada,

Se puder comprar um MBP de 15, seja feliz e seja bem-vindo e, se o problema é o preço deixa o SSD pra um futuro Update.

Memória compra à parte também.

Cota ali com o Monaco nos classificados ele sempre faz um preço bom.

[edit] Creio que o MBP 13 não atenderá suas necessidades, lembrando que é um investimento alto

Editado por D. Conte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mais uma vez pelas dicas.

O meu atual pesa 2kg, então acho que a diferença nem vai ser notada ao adquirir um MacBook Pro de 15".

A questão agora é que na NaveNet que é a loja que comprarei o produto no paraguay ainda não tem os novos modelos, que tem a placa de video 6750 e não mais a 6490. Acredito que o preço será o mesmo e conseguirei por uns 1800~1950 dolares, com as configurações padrões.. QuadCore i7 2.2/ 4GB Ram/500GB/HD 6750M.

O que acham? preço bom? Conseguirei trabalhar bem com os softwares? :)

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mais uma vez pelas dicas. O meu atual pesa 2kg, então acho que a diferença nem vai ser notada ao adquirir um MacBook Pro de 15". A questão agora é que na NaveNet que é a loja que comprarei o produto no paraguay ainda não tem os novos modelos, que tem a placa de video 6750 e não mais a 6490. Acredito que o preço será o mesmo e conseguirei por uns 1800~1950 dolares, com as configurações padrões.. QuadCore i7 2.2/ 4GB Ram/500GB/HD 6750M. O que acham? preço bom? Conseguirei trabalhar bem com os softwares? :) Grato.
Vai com certeza! Nem precisa disso tudo na verdade... Um Macbook Air de 13" já dava conta do recado com folga.

Embora não exista 3D Studio Max para Mac OS X tem outros softwares de modelagem em 3D muito usados no mercado como o Cheetah 3D por exemplo.

http://itunes.apple.com/br/app/cheetah3d/id402708753?mt=12

Tem também o Strata 3D: http://itunes.apple.com/br/app/strata-design-3d-cxi/id473110820?mt=12

A questão no Mac é que não precisa usar necessariamente os mesmos softwares que no Windows. Exemplo: Embora exista Photoshop para Mac, existem alternativas bem mais em conta, como Pixelmator, para edição de imagens que custa 30 dólares, bem menos que o Photoshop.

Ao invés de Adobe Ilustrator, tem Artboard (http://itunes.apple.com/br/app/artboard/id414551588?mt=12) o iDraw (http://itunes.apple.com/br/app/idraw/id404705039?mt=12)

Muitas vezes é melhor pesquisar o que as pessoas costumam usar no Mac para determinada tarefa do que ver se existe determinado software windows para mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da Navenet no Paraguay tem a Compubras gostei da loja apesar de nunca ter comprado la mas vi no forum e muita gente falou bem. Da pra entrar em contato com alguns atendentes deles por Skype em horario comercial la tu ve se vc acha o modelo que vc procura.

Preço é bom! Acho q o melhor, mas tenho medo de passar na fronteira.

Desculpa qualquer coisa !

Editado por BrunoFabbrizio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai com certeza! Nem precisa disso tudo na verdade... Um Macbook Air de 13" já dava conta do recado com folga.

Embora não exista 3D Studio Max para Mac OS X tem outros softwares de modelagem em 3D muito usados no mercado como o Cheetah 3D por exemplo.

http://itunes.apple....402708753?mt=12

Tem também o Strata 3D: http://itunes.apple....473110820?mt=12

A questão no Mac é que não precisa usar necessariamente os mesmos softwares que no Windows. Exemplo: Embora exista Photoshop para Mac, existem alternativas bem mais em conta, como Pixelmator, para edição de imagens que custa 30 dólares, bem menos que o Photoshop.

Ao invés de Adobe Ilustrator, tem Artboard (http://itunes.apple....414551588?mt=12) o iDraw (http://itunes.apple....404705039?mt=12)

Muitas vezes é melhor pesquisar o que as pessoas costumam usar no Mac para determinada tarefa do que ver se existe determinado software windows para mac.

Uhmm, o problema de quem parte pra um Mac é que no windows é tudo de graça e no Mac é tudo pago. De qualquer forma, eu ainda utilizo pouco o 3D Max e acredito que esse não será problema.

Eu sempre tive em mente que um AutoCad já seria um pouco pesado para um Laptop, nunca usei um MacBook. Mas mesmo assim, me mantenho no de 15" com a HD 6750M, aonde poderei jogar também alguma coisa se achar necessário, ver vídeos em Full HD, conectar a um monitor, tv, maiores, etc.. E eu acho que vou conseguir por no máximo R$ 3.500,00, o que considero sem dúvida um preço justo.

Além da Navenet no Paraguay tem a Compubras gostei da loja apesar de nunca ter comprado la mas vi no forum e muita gente falou bem. Da pra entrar em contato com alguns atendentes deles por Skype em horario comercial la tu ve se vc acha o modelo que vc procura.

Preço é bom! Acho q o melhor, mas tenho medo de passar na fronteira.

Desculpa qualquer coisa !

Dei uma olhada na Compubras e eles já contam com os novos modelos.. O modelo que estou de olho é o numero 318 (Primeira versão do 15", sem nenhuma mudança). Está por 1999,00 dolares, o que dá algo em torno de 3,300 ~ 3,500 reais, dependendo do dolar que estão cobrando (acredito ser 1,82).

Vou ver se consigo falar pela Skype com eles pra tirar algumas dúvidas.

Sobre passar na alfandega, você precisará ir com uns 3 ou 4 amigos.. Assim você aumentará a Cota (300 dolares por pessoa) e é só você pedir pra eles fazerem uma nota mais baixa que eles fazem numa boa ;)

------------------------

Pesquisando mais um pouco, vi que há as opções de Anti Reflexo e SSD para os MBP de 15". O que vocês acham? Vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhmm, o problema de quem parte pra um Mac é que no windows é tudo de graça e no Mac é tudo pago. De qualquer forma, eu ainda utilizo pouco o 3D Max e acredito que esse não será problema.

Eu acho que é justamente o contrário, né...

No Windows:

Pacote Office: R$199,00 [no mac pode comprar o mesmo pacote ou o iWork onde cada componente é R$36]

Antivírus: R$99,00 [não precisa de nenhum no mac]

Software de edição de vídeo, tipo o iMovie: Não tem, a não ser no Windows Home Premium, que custa R$400,00 (já que não há upgrade do Home Basic para o premium) [já vem incluído no Mac]. Ou compra o Sony Vegas - 200 dólares.

Gerenciamento avançado de compromissos, tarefas, reuniões e notas: Microsoft Outlook - R$300,00 [no mac já vem o Mail e o iCal]

Gerenciamento de fotografias: Tem que baixar o Picasa [de graça], ou comprar algo como Adobe Lightroom. [no Mac vem o iPhoto].

Criação e edição musical: No Windows normalmente compra-se algo bem profissional e caro, mas no Mac já vem incluído o Garageband.

Criação de DVD: No Windows acaba-se comprando o Nero ou o Roxio, no Mac as ferramentas nativas dão conta de tudo... mas existem alternativas grátis como o Burn pra Mac e outras grátis para Windows.

Criação de PDF: No Windows tem que instalar algum software gratuito, no Mac faz parte do sistema nativamente

Visualização de PDF, com anotações e edição básica de imagem: No Windows tem que instalar o Adobe Reader, que pesa o sistema. No OS X os arquivos PDF são abertos pelo Pré-Visualizador de maneira bem rápida e ágil. E com suporte a anotações e desenhos por cima do PDF.

Captura de vídeo da tela, com áudio: No Windows tem comprar ou procurar algum, no Mac já vem com o Quicktime.

Ferramenta de backup: No windows é difícil... tem que comprar alguma para ser útil aos usuários. No mac tem o Time Machine nativo do sistema.

E por aí vai...

Já os softwares mais profissionais, como os da Adobe, e o AutoCAD são pagos e custam o mesmo nas duas plataformas.

A diferença é que pra Mac existem softwares de várias faixas de preço. Se precisar de alto "top" tem, se precisar de algo mais leve e mais barato, tem também. No Windows deve ser assim também, mas a existência da Mac App Store facilita muito encontrar as coisas.

E tem muita coisa gratuita e interessante para Mac OS também: LibreOffice, NeoOffice, Skitch, Evernote, MPlayerX, VLC, Handbrake, Twitter, Transmission, Sketchbook, Virtualbox...

O que eu acho é que um Mac "puro" (sem softwares de terceiros) vem muito mais completo de fábrica. E uma coisa legal: Um Mac não vem com NENHUM software de demonstração ou shareware. Tão pouco com milhões de barras de ferramentas no navegador... vem leve... pronto para usar e fazer as principais tarefas... isso é muito bom.

Quem está acostumado com windows deve ter boiado em muitos termos colocados aqui, como Time Machine, Pré-Visualizador, Skitch, Sketchbook, Mac App Store.

Pode comprar um Macbook (sugiro até o Air) tranquilamente e vai ver que vai gastar com software menos do que parece. Especialmente se conseguir evitar o Microsoft Office.

Um link de análise de macbooks bem interessante:

Macbook: Qual modelo comprar?

E tem um tópico que abri com dicas para iniciantes, que vale dar uma lida no primeiro tópico para ter uma noção do que vem pela frente se comprar um macbook:

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/41567-os-paradigmas-do-os-x-dicas-para-novatos-e-experientes/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é justamente o contrário, né...

No Windows:

Pacote Office: R$199,00 [no mac pode comprar o mesmo pacote ou o iWork onde cada componente é R$36]

Antivírus: R$99,00 [não precisa de nenhum no mac]

Software de edição de vídeo, tipo o iMovie: Não tem, a não ser no Windows Home Premium, que custa R$400,00 (já que não há upgrade do Home Basic para o premium) [já vem incluído no Mac]. Ou compra o Sony Vegas - 200 dólares.

Gerenciamento avançado de compromissos, tarefas, reuniões e notas: Microsoft Outlook - R$300,00 [no mac já vem o Mail e o iCal]

Gerenciamento de fotografias: Tem que baixar o Picasa [de graça], ou comprar algo como Adobe Lightroom. [no Mac vem o iPhoto].

Criação e edição musical: No Windows normalmente compra-se algo bem profissional e caro, mas no Mac já vem incluído o Garageband.

Criação de DVD: No Windows acaba-se comprando o Nero ou o Roxio, no Mac as ferramentas nativas dão conta de tudo... mas existem alternativas grátis como o Burn pra Mac e outras grátis para Windows.

Criação de PDF: No Windows tem que instalar algum software gratuito, no Mac faz parte do sistema nativamente

Visualização de PDF, com anotações e edição básica de imagem: No Windows tem que instalar o Adobe Reader, que pesa o sistema. No OS X os arquivos PDF são abertos pelo Pré-Visualizador de maneira bem rápida e ágil. E com suporte a anotações e desenhos por cima do PDF.

Captura de vídeo da tela, com áudio: No Windows tem comprar ou procurar algum, no Mac já vem com o Quicktime.

Ferramenta de backup: No windows é difícil... tem que comprar alguma para ser útil aos usuários. No mac tem o Time Machine nativo do sistema.

E por aí vai...

Já os softwares mais profissionais, como os da Adobe, e o AutoCAD são pagos e custam o mesmo nas duas plataformas.

A diferença é que pra Mac existem softwares de várias faixas de preço. Se precisar de alto "top" tem, se precisar de algo mais leve e mais barato, tem também. No Windows deve ser assim também, mas a existência da Mac App Store facilita muito encontrar as coisas.

E tem muita coisa gratuita e interessante para Mac OS também: LibreOffice, NeoOffice, Skitch, Evernote, MPlayerX, VLC, Handbrake, Twitter, Transmission, Sketchbook, Virtualbox...

O que eu acho é que um Mac "puro" (sem softwares de terceiros) vem muito mais completo de fábrica. E uma coisa legal: Um Mac não vem com NENHUM software de demonstração ou shareware. Tão pouco com milhões de barras de ferramentas no navegador... vem leve... pronto para usar e fazer as principais tarefas... isso é muito bom.

Quem está acostumado com windows deve ter boiado em muitos termos colocados aqui, como Time Machine, Pré-Visualizador, Skitch, Sketchbook, Mac App Store.

Pode comprar um Macbook (sugiro até o Air) tranquilamente e vai ver que vai gastar com software menos do que parece. Especialmente se conseguir evitar o Microsoft Office.

Um link de análise de macbooks bem interessante:

Macbook: Qual modelo comprar?

E tem um tópico que abri com dicas para iniciantes, que vale dar uma lida no primeiro tópico para ter uma noção do que vem pela frente se comprar um macbook:

http://macmagazine.c...-e-experientes/

Quando me referi a "tudo pago e tudo de graça", não quis dizer nos softwares e sim nos cracks e tudo mais. Para windows você consegue tudo de graça, mesmo sendo pago. Tudo tem crack, etc. E para mac não, pelo menos essa é a visão que eu tenho. Mesmo porque, o programa AutoCad custa 4.000,00 dolares a licensa, algo totalmente absurdo para alguém normal. (sei que tem a versão de graça, mas a completa é vendida a este preço aproximadamente).

Li os dois tópicos e a cada resposta mudo um pouco de opinião. O MacBook Air parece muito atrativo, mas como eu usarei mais para trabalhar/estudar, ver filmes, armazenar várias coisas, etc.. O Air não tem chance..

Agora a minha dúvida cresceu em relação ao de 13" quanto ao de 15". Vi que o de 13" com core i5 obtém ótimos resultados e tem um bom desempenho.. Fora o preço que é barbada em relação ao de 15". O problema é que o investimento que farei em um dos dois, deverá durar no mínimo 3 anos, bom seria se fosse 5 anos. Outra questão é que vi que os novos processadores da intel Ivy serão lançados em 2012, como deverão ser os novos MBP da apple? não vale a pena esperar?

Se possível, alguém poderia montar algumas configurações que dariam conta do que eu preciso.. AutoCad, Filmes em FullHD/HD..

Obrigado pela ajuda até aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao precisa de antivirus no windows, o user é o proprio antivirus! E no mais, se quiser um use o proprio da microsoft do windows 7... eu tbm faço engenharia civil hehe e eu cansava de emular CAD, e programas que so tinha em windows. no inicio ate que é legal mas depois enche o saco! mas vale a pena, prinicpalmente se for fazer um dualboot!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando me referi a "tudo pago e tudo de graça", não quis dizer nos softwares e sim nos cracks e tudo mais. Para windows você consegue tudo de graça, mesmo sendo pago. Tudo tem crack, etc. E para mac não, pelo menos essa é a visão que eu tenho. Mesmo porque, o programa AutoCad custa 4.000,00 dolares a licensa, algo totalmente absurdo para alguém normal. (sei que tem a versão de graça, mas a completa é vendida a este preço aproximadamente).

Entao, no Mac tbm é a mesma coisa, eu consigo tudo de graça. Já baixei office 2011, iwork2009, Adobe CS5... e ainda consigo atualizar normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao, no Mac tbm é a mesma coisa, eu consigo tudo de graça. Já baixei office 2011, iwork2009, Adobe CS5... e ainda consigo atualizar normalmente.

Como? Eu não consegui. Manda a explicação por MP ou se quiser no email:

Editado por Visitante
Pirataria.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usuários alertados — a regra é clara, pirataria não é permitida neste espaço. Aliás, não é permitida em lugar algum — é crime. O preço do AutoCAD é "um absurdo para pessoas normais"? O que isso significa? Um Porsche também custa "um absurdo" para "pessoas normais", isso te dá o direito de roubar um?

Quem insistir no assunto será banido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...