Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Montar rede estúdio de design.


Posts Recomendados

Fala galera,

Não manjo muito de macs e redes, por isso preciso da ajuda de vocês para saber qual a melhor alternativa para mim.

Tenho um pequeno estúdio de design, onde trabalham 4 imacs I5 21.5, 2 macbooks pro, um imac g5 17" e dois computadores com windows 7.

Trabalhamos com arquivos pesados (de 200 mb a 9 GB) e hoje todos os arquivos estão em um dos imacs, com tudo conectado através de um switch. Totalmente amador.

Quero mudar isso e deixar mais profissa o esquema, por isso pensei em colocar um mac server ligado a um time capsule e aos outros pcs / macs.

Pergunta:

1- Esta seria a melhor forma, ou existe outra maneira de fazer isso?

2- Que tipo de conexão (wireless ou cabo) que tipo de cabo e etc….

E ai alguém se prontifica a ajudar?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Compre um Time Capsule de 2Tb ou de 3Tb. Ele será o servidor de arquivos, de backup e Acesso Point wireless para toda a rede. Ele é projetado para isto.

Ligue nele uma impressora USB e esta será a impressora do escritório, compartilhara da rede para todos usarem.

Somente o Time Capsule vai precisar ficar ligado o tempo todo.

Esquema de ligação:

  • Ligar até 4 iMacs no Time Capsule por rede com fio, e os demais por rede sem fio. Como todos os Macs são compatível com a rede wireless de alta velocidade do Time Capsule, vai ficar bem rápido.
  • Ligar o Time Capsule no modem de acesso para internet. Ele vai fazer firewall, nat e compartilhar a internet para todo mundo.
  • Criar no Time Capsule uma rede de visitante. Quando alguém de fora vier e trouxer notebook, forneça somente a senha da rede de visitante. Assim vírus que trouxerem em seus notebooks não terão como entrar em sua rede e dados sensíveis seus não terão como sair da sua rede. A rede de visitante só tem acesso à internet, não tem acesso a nenhum compartilhamente nem nada da outra rede.
  • Configurar Time Machine (backup automático do Mac OS) em todos os Macs
  • Todos os Macs e até mesmo Windows vão enxergar o disco interno de 2Tb ou de 3Tb do time capsule como um servidor de arquivos de rede.

Desta forma, parece atender bem as suas necessidades de um modo bem confiável e profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vai transferir arquivos tão grande e constantemente, recomendo swtichs gigabits, visto que pelo menos os macs já são equipados com placa gigabits, utilizando cabos de rede categoria 6, ligados a um servidor Linux ou FreeBSD com 4 placas de rede trabalhando simultaneamente, permitindo um grande aumento de velocidade(pois as 4 trabalham como se fossem uma) e caso uma queime, as outras 3 continuam, ou mesmo que 3 queimem, uma continua operando, não deixando que o trabalho seja interrompido ou corrompa dados.

Dessa forma acredito que aguentaria bem a sua demanda e não ficaria cara.. Um switch desse com 8 portas tá em torno de 300 reais, os cabos são baratos... O servidor pode ser uma máquina core2duo, com uns 4gb de ram, não precisa ser nada parrudo, e as placas de rede também são baratas, bem como os hd's sata.

Mas como o switch mais em conta tem 8 portas e você parece ter 9 máquinas, poderia ligar um access point N no switch, para usar com duas máquinas que menos vão utilizar a rede, ou comprar logo um de 16 portas..

abraços

Eu pessoalmente não confiaria minha empresa no Time Capsule sozinho.. Até pq é mais barato montar dois servidores desse tipo, e deixá-los espalhados, além de fazer raid em cada um deles e o esquema da placa de rede, com nobreaks separados, fica um esquema de redundância bem parrudo, impedindo que o trabalho pare po falta de energia ou queima de um dos equipamentos(placas de rede, hd's, ou o servidor inteiro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...