Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iTunes - Organizando a biblioteca


Posts Recomendados

Saiu um excelente artigo no BrMac.org sobre organização de músicas no iTunes.

Aproveito para compartilhar aqui o artigo e levantar a discussão:

http://br-mac.org/20...nes-na-pratica/

Como organizar as músicas no iTunes – na prática

O leitor Henrique Paiva enviou por e-mail um apanhado de questões, que eu numerei para maior conveniência na hora de responder:

(…) Ainda não me convenci sobre a utilidade do iTunes e olha que eu forço a barra para que ele gerencie as minhas músicas e filmes.
[1]
Eu gostaria de classificar os gêneros das músicas por minha própria vontade, pois ele é ótimo para as músicas pop americanas, mas para o tipo de música que eu ouço, as classificações são péssimas. Hamilton de Holanda e Yamandu Costa são latins???
[2]
Eu já aprendi como retirar as músicas do diretório do iTunes e colocar na minha pasta de músicas, mas eu gostaria de zerar a minha biblioteca do iTunes e reinserir as músicas segundo os critérios da minha organização.
[3]
É possível alterar os metadados das músicas? Ou seja,
[4]
é possível atribuir uma capa que eu porventura ache no Google Imagens, por exemplo? Ou modificar o gênero para que eu classifique a música e não o iTunes? Ou modificar o nome do artista para que um acento ou uma letra maiúscula ou mais um sobrenome não faça Maria Bethânia virar 6 artistas diferentes para o iTunes? Esses metadados seriam modificados no iTunes, no Finder, no Terminal ou precisa de um programa próprio para isso?

São questões simples, mas tenho recebido diversas variações delas por e-mail, portanto vamos a uma breve introdução não apenas sobre como operar o iTunes para isso, mas também sobre meu método para organizar a coleção de músicas no iTunes.

earbuds-278325.png

Em complemento, convidei os leitores do BR-Mac para oferecer suas próprias dicas via Twitter, e as respostas deles podem ser encontradas ao longo do texto.

Editando os dados dos álbuns e músicas

A pergunta [3] do Henrique é a crucial para responder a todas as demais: como editar os dados descritivos das músicas.

E é muito simples: basta selecionar a música, o conjunto de músicas ou o álbum que se deseja editar, e pressionar ⌘+i – ou clicar com o botão direito sobre elas e selecionar “Obter informações” no menu.

(o artigo continua, mas para não ficar um tópico gigante sugiro ler o restante do artigo na página original: http://br-mac.org/20...nes-na-pratica/)

Fiz também um vídeo mostrando como colocar capinhas em álbuns do iTunes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho o iTunes bom pra organizar tudo, principalmente quando vc editou as tags de uma forma padronizada... a unica coisa na qual a gente se perde é com um album de Trilha Sonora, mas ate isso é contornável....

Pra ficar melhor so precisava de um meio um pouco mais prático pra incluir as letras das musicas, os programas que tem por ai (pelo menos na minha experiencia de Windows) sao trabalhosos, todos que eu achei vc tem que passar musica por musica,

havia um há coisa de 2 anos que nao preicsava disso... ja nem lembro o nome

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minhas musicas estão TODAS organizadas assim, perdi horas e horas, obvio separadas em minutos diarios.. no inicio parecia não ter fim, atualmente fica tudo facil, quando copio um CD para a biblioteca ja edito rapido os erros e pronto.

engraçado é que fiz exatamente o que o autor falou com musicas separadas ou albuns de MIX da vida, eu mesmo CRIEI albuns pra eles com nomes de Artistas variados e tal. tipo CD musicas para CARRO. baladas para night. com isso ate as musicas variadas que eu tinha que não eram de ALBUNS completos acabaram virando um ALBUM criado por mim heheh

hoje em dia alem disso tem os scripts no MAC ( coisa que não tinha no windows quando arrumei minha biblioteca )

tenho alguns pra PROCURAR musicas sem capa, outro pra PROCURAR musicas sem genero, outro pra procurar musicas com espaços errados ( duplos ) ou letras maiúsculas em lugares errado e por ai vai

com isso eu deixo tudo mais organizado e certinho ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje em dia alem disso tem os scripts no MAC ( coisa que não tinha no windows quando arrumei minha biblioteca )

tenho alguns pra PROCURAR musicas sem capa, outro pra PROCURAR musicas sem genero, outro pra procurar musicas com espaços errados ( duplos ) ou letras maiúsculas em lugares errado e por ai vai

com isso eu deixo tudo mais organizado e certinho ainda

Minha dúvida é realmente essa. Como instalo os Scripts??

No site Doug's AppleScript for iTunes diz pra eu colocar os arquivos dentro do diretório (username)/Library/iTunes/Script, pois bem, aqui não tem esse diretório, então criei um folder dentro de username/iTunes e joguei os Scripts.. Mas e aí, como eles funcionam? Não deveria aparecer um "S"na barra quando eu abrisse o iTunes??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrando na seara da organização do iTunes, eu tenho problemas com as musicas em duplicatas.

A minha biblioteca é beeeeeeem grande, com 133Gb. Quando peço para mostrar as duplicadas e apagá-las, aparece o ponto de exclamação na que foi salva, ou seja, todas foram deletadas! Por sorte eu tenho 2 backups, além do timemachine e restauro tudo.

Descobri dia desses que tinha um iTunes dentro da pasta iTunes! Com tamanhos distintos. Tentei transformar em uma, mas a pasta destino, que tinha 36Gb, passou a ter 39 Gb. Achei estranho. E varias musicas sumiram.

São quase 15 anos de musicas digitais. Se nao fosse isso, apagava tudo emcomeçava do zero.

Já usei programas, como decloner, para ajudar nomserviço, mas sumiu música tb.. Alguém da um help,aí????

Abs

Guto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começa do zero.

Não falo de apagar suas músicas, mas de inserí-las no iTunes com calma.

Primeiro mova suas músicas para um lugar seguro (uma subpasta da pasta músicas dentro da conta do usuário, por exemplo).

Aí marca a opção de manter a biblioteca organizada no iTunes.

Marca também a opção de copiar os arquivos para a biblioteca do iTunes ao importar (a exclamação ao lado da música acontece quando esta opção não está marcada, e o arquivo para o itunes aponta a música foi movido, apagado ou renomeado).

Aí arrasta as músicas para o iTunes aos poucos, na medida em que desejar ouvir uma ou outra coisa. Vai fazendo em lotes e organizando.

20111129-x3n4eu1jn47r6782qd3i3t1buy.preview.jpgClick for large view - Uploaded with Skitch

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começa do zero.

Não falo de apagar suas músicas, mas de inserí-las no iTunes com calma.

Primeiro mova suas músicas para um lugar seguro (uma subpasta da pasta músicas dentro da conta do usuário, por exemplo).

Aí marca a opção de manter a biblioteca organizada no iTunes.

Marca também a opção de copiar os arquivos para a biblioteca do iTunes ao importar (a exclamação ao lado da música acontece quando esta opção não está marcada, e o arquivo para o itunes aponta a música foi movido, apagado ou renomeado).

Aí arrasta as músicas para o iTunes aos poucos, na medida em que desejar ouvir uma ou outra coisa. Vai fazendo em lotes e organizando.

20111129-x3n4eu1jn47r6782qd3i3t1buy.preview.jpgClick for large view - Uploaded with Skitch

Boa!!!

Hj mesmo me muni de paciencia e tentei mais uma vez organizar a biblioteca. Vi que certas musicas com o tal ponto de exclamaçnao existiam no HD, buscando pelo finder...assim, do modo como falou pare legal!!

Valeu mesmo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começa do zero.

Não falo de apagar suas músicas, mas de inserí-las no iTunes com calma.

Primeiro mova suas músicas para um lugar seguro (uma subpasta da pasta músicas dentro da conta do usuário, por exemplo).

Aí marca a opção de manter a biblioteca organizada no iTunes.

Marca também a opção de copiar os arquivos para a biblioteca do iTunes ao importar (a exclamação ao lado da música acontece quando esta opção não está marcada, e o arquivo para o itunes aponta a música foi movido, apagado ou renomeado).

Aí arrasta as músicas para o iTunes aos poucos, na medida em que desejar ouvir uma ou outra coisa. Vai fazendo em lotes e organizando.

20111129-x3n4eu1jn47r6782qd3i3t1buy.preview.jpgClick for large view - Uploaded with Skitch

A sua ideia pareceu ser ótima e segui, mas não é que não funcionou? Conforme eu ia mudando as musicas, adicionando e mudando campos de forma a ficar igual a iTunes Store para descer a capa, aparecia o famoso ponto de exclamação!!!!!Cara, to ficando de saco cheiooooooooo!!!Agora copiei todo itunes e to reinstalando o maldito. Vamos ver se melhora!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, arregacei as mangas e fiz o seguinte: adicionei todas as musicas que eu tenho, agrupei por álbum e fui editando uma a uma. Quando a música tinha nome estranho, usava Midomi/soundHound para descobrir o nome, álbum, cantor etc. Se o iTunes achava, pedia para baixar a capa. As vezes achava mas nao baixava. Aí tinha q descobrir o q diferia da versão iTunes. Se o saco enchia, caçava capa no Google e adicionava manualmente.

Este final de semana acabei a letra A....

Uma observação: mesmo o soundHound achando, as vezes ele achava álbum diferente. Aí eu pegava a info eprocurava nomitunes e confirmava. As vezes a mesma música esta em mais de um álbum, né ...

Dá um trabalho do cão, mas vai ficar legal .

Vou azer uns 50 backups!!! Rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho uma dúvida.

Estou organizando minha biblioteca de música e de programas de tv. Ao mudar os dados dos arquivos no iTunes gostaria que eles também fossem mudados no arquivo original. Como que faço isso? Uso RUINDOWS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Uma coisa emblemática é o campo "Artista do Álbum". Ele serve para aqueles álbuns em que alguns convidados fazem participações especiais em algumas músicas.

Por exemplo: No álbum Balão Mágico (á venda na iTunes Store Brasil por $12) o Djavan canta na primeira música, o fábio jr. na segunda e assim por diante. O correto então é ter lá Djavan e Fábio Jr. escrito no campo artista destas músicas (para elas aparecem nas buscas por músicas do DJavan e tal), mas em artista do álbum de todas as músicas deve aparecer "Balão Mágico" para ficar certinho.

Artigo da Apple Brasil explicando tudo: http://support.apple...iewlocale=pt_BR

Ah, e para álbuns ao vivo tem a opção "Álbum sem intervalos" - desta forma ao trocar de música não há silêncio nem no iPod nem no iTunes...

Sobre coletâneas: Quando cada faixa de um CD é de um artista diferente, então a opção é marcar a caixinha "parte de uma coletânea" destas músicas selecionadas. Dentro de cada item da janelinha de "obter informações" tem uma caixa para ser ticada, indicando que se você ticar a caixinha o valor do item ao lado será escrito em todas as músicas selecionadas.

Exemplo:

Se seleciono 3 músicas, cada uma com um artista diferente porém com o mesmo nome de álbum, o nome do artista fica em branco porém o nome do álbum vai aparecer preenchido na janelinha de obter informações com as três músicas selecionadas. Ao ticar uma caixinha, você diz ao iTunes quer quer que aquele valor seja aplicado em todas as músicas selecionadas (mesmo que seja um valor em branco). Por isto tem a caixinha ao lado da opção "parte de uma coletânea".

Você tem que especificar quando músicas de artistas diferentes fazem parte do mesmo álbum porque artistas dois artistas distintos podem lançar álbuns distintos com o mesmo nome, né.

Suponha por exemplo as músicas:

Música 1)

Título: Vamo Pula

Artista: Sandy & Júnior

Álbum: As quatro estações

Música 2)

Título: Pais e Filhos

Artista: Legião Urbana

Álbum: As quatro estações

Veja que as duas músicas tem o mesmo nome de álbum, mas como tem o campo artista com valores diferentes o iTunes supões (neste caso acertadamente) que são de discos totalmente diferente.

Mas, e se por acaso elas fizessem parte de um disco: "Mulheres de Areia" (trilha sonora)? Elas teriam nome de álbum igual, mas artista diferente e o iTunes vai pensar que são álbuns diferentes. Aí tem que marcar com as duas selecionadas a opção de parte de uma coletânea para o iTunes entender que "Mulheres de Areia" é uma coletânea de faixas de vários artistas.

A página de suporte da Apple sobre o iTunes é bem completa. Lá fala sobre como levar os dados de um mac velho para um novo (ou de um iTunes Windows velho para um novo) e assim por diante. Tem muita coisa lá.

O melhor artigo sobre como fazer backup do iTunes em um HD externo (ou um disco de rede): http://support.apple...iewlocale=pt_BR - segundo este artigo basta copiar a pasta iTunes Media de um computador para outro e tudo do iTunes vai junto. Simples assim. O detalhe é que a biblioteca tem que estar consolidada.

Link principal para aprender muito sobre o iTunes: http://www.apple.com/br/support/itunes/

Artigos sobre Mover suas mídias entre seu Mac, PC e Dispositivos: http://www.apple.com...t/itunes/media/

Lendo a página, aprendi que é possível usar um iPod para levar músicas de um computador para outro... Mas o próprio artigo recomenda usar o assistente de migração quando mudar de computador, ao invés de usar o iPod.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...