Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que me chamou a atenção é que a licença de Apple proíbe o cliente de instalar o Mac nos PCs


Gustavo Reis Costa

Posts Recomendados

Oi pessoal!

Boa noite!

Eu pesquisei e googleei sobre a legalidade de Hackintosh nos PCs não-Apple, encontrei um artigo de licença de EULA de Apple, um artigo completo e muito bem-informado de AppleMatters e um artigo de Wikipédia a respeito disso e fiquei muito intrigado, porque:

1) Segundo a licença de Apple, é proibido instalar o Mac OS X nos computadores ou nos notebooks que não sejam de Apple, eis uma pequena regra, em inglês:

2. Permitted License Uses and Restrictions.

A. Single Use License. Subject to the terms and conditions of this License, unless you have purchased a Family Pack or Upgrade license for the Apple Software, you are granted a limited non-exclusive license to install, use and run one (1) copy of the Apple Software on a single Apple-branded computer at a time. You agree not to install, use or run the Apple Software on any non-Apple-branded computer, or to enable others to do so. This License does not allow the Apple Software to exist on more than one computer at a time, and you may not make the Apple Software available over a network where it could be used by multiple computers at the same time.

Tradução em vermelho:

Você não deve instalar, usar ou executar o software de Apple em qualquer computador que não seja de Apple, ou habilitar a fazer isso.

Fonte: http://images.apple.com/legal/sla/docs/macosx106.pdf

2) Segundo o artigo de Wikipédia sobre o Hackintosh, em inglês original, diz exatamente o que Apple disse no artigo seguinte:

The Apple software license does not allow Mac OS X to be used on a computer that is not "Apple-branded". The legality of this form of tying is disputed by companies such as Psystar, Bizon computer, PearC and MacPC who have attempted to release products using Mac OS on non Apple-machines. However, Apple claims the methods it uses to prevent Mac OS X from being installed on non-Apple hardware are protected by the DMCA, and in November 2009 won a summary judgement against Psystar on these grounds.

Tradução:

A licença de software da Apple não permite que o Mac OS X seja usado em um computador que não seja "da marca Apple". A legalidade desta forma de amarrar é disputada por empresas como a Psystar, Bizon, PearC e MacPC que tentaram lançar produtos usando o Mac OS em máquinas não-Apple. No entanto, a Apple afirma que os métodos que utiliza para evitar que Mac OS X seja instalado em hardware não-Apple são protegidas pelo DMCA, e em novembro de 2009 ganhou um julgamento sumário contra a Psystar por esse motivo.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/OSx86

E o artigo completo do AppleMatters: http://www.applematters.com/article/are-hackintoshes-illegal/ e no qual, muitos fanboys de Mac dizem que claro que é ilegal e estavam forçando a gente a usar só os Macs.

Outro artigo diz que se você mora nos EUA ou em outros países que tenham lei DMCA (em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/DMCA e em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Digital_Millennium_Copyright_Act), você pode ser preso ou multado por usar o Hackintosh.

Fiquei muito intrigado com isso. Isso me dá medo e estresse. Por isso, coloquei só o Ubuntu e o Windows 7 original no meu notebook Dell.

Apple me parece uma empresa gananciosa, cruel ditadora e tirana que quer forçar a gente a usar só os Macbooks ou iMacs e pagar muito caro, se quisermos usar o Mac OS X. Está abusando muitos dos usuários, dos clientes e dos consumidores e maltratando-os como eles fossem cachorros, macacos e porcos. Apple me parece ser exclusiva para os ricos.

Esses comportamentos de Apple me fizeram mudar as minhas atitudes e me pensar e agir antes de comprar um Macbook. Minhas atitudes mudaram, meu pensamento e meu coração me convenceram a não comprar um Macbook, embora eu queira muito comprá-lo.

Deem-me sua opinião e críticas, mas sem fanboyismo, e sim com intelectualidade, inteligência e com sabedoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Amigo.

No Brasil esse contrato não vale pois é constatado venda casada,ou seja,vc adquire um produto e é obrigado a usá lo com produto da mesma empresa,nos EUA não tem lei contra venda casada,mas no Brasil isso vale e é considerado crime,portanto, vc adquire um software da Apple e dentro do Brasil vc tem a liberdade de usá lo como bem entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo.

No Brasil esse contrato não vale pois é constatado venda casada,ou seja,vc adquire um produto e é obrigado a usá lo com produto da mesma empresa,nos EUA não tem lei contra venda casada,mas no Brasil isso vale e é considerado crime,portanto, vc adquire um software da Apple e dentro do Brasil vc tem a liberdade de usá lo como bem entender.

Tem certeza?

Não é exatamente porque não há legislação específica que a Apple é impedida de fazer um termo de uso sobre isso.

Por exemplo: A lei federal de número 9610, de 1998 diz que a pirataria em geral é crime. Mas além disso, as licenças de uso de sistemas operacionais costumam ter termos proibindo usando o uso daquele software para fins de pirataria. Se hoje o Governo Federal resolvesse revogar a lei de número 9610/98, o uso do sistema operacional para fins de pirataria ainda, judicialmente seria considerado crime, pois ao aceitar a licença de uso, você aceitou, judicialmente, a não usar o sistema para tais fins, independente se seja crime ou não (apesar de que geralmente tais proibições acontecem porque são crime, mas não necessariamente por isso).

Editado por paulotavio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui pesquisar o que é venda casada e eu não sabia disso. Eu não sabia que aqui no Brasil, a venda casada é crime.

Paulo, você acha crime instalar o Mac OS X original num PC não-Apple por ser uma pirataria? Estou confuso, hackeamento e pirataria são diferentes, cada é outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso já foi discutido aqui. O fato é que a Apple não pode determinar onde você instalará o Mac OS. Analogamente seria a mesma coisa do posto de combustível só permitisse que você usasse a gasolina nos veículos de uma determinada empresa.

// via iphone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Gustavo, boa noite....

Deixe-me contar algo.

Há algum tempo, criei o hábito de ler termos de uso de sites e serviços e também de licenças de uso.

Como são muito grandes e complicados de entender, passei a conhecer como distiguir as diferenças entre eles. Alguns pontos são quase idênticos (Definições, Limitação de Responsabilidade, Elegibilidade, Foro, etc).

Minha conclusão sobre tudo isso? Que todos são horríveis. Desde marcas que são aparentemente 1000% capitalistas até grandes marcas que são conhecidas por serem mais éticas, todas usam tais horríveis termos. Nokia, Apple, Adobe, Huawei... Ninguém sobra. Até mesmo nos programas gratuitos. Até hoje sou extremamente indignado como a Huawei pode permitir "o uso do software [para usar a internet através de seus modems 3G] em apenas um computador". Quem hoje usa apenas um computador, ainda mais com um modem 3G?

Termos de uso de sites muitas vezes afirmam que "ao usar o site, você afirma aceitou os termos deste site" (que geralmente são gigantes. Se a cada site que eu entrasse tivesse que ler tuuudinho, ficaria louco!)

Tudo isso é para "proteger o software". De uma certa forma está certo: tem gente muito problemática que joga tais empresas num tribunal por qualquer coisa. São textos muito desumanos! "Non-human readble", lembrando o pessoal do Creative Commons.

Como diz no GNU General Public License:

"The licenses for most software and other practical works are designed to take away your freedom to share and change the works."

Em uma tradução meio livre:

"As licenças da maioria dos softwares e outros trabalhos são projetadas para deixar sua liberdade de compartilhar e modificar o trabalho de lado."

(e é por isso que existe o software livre :)

No caso da Adobe, por exemplo, vejo termos muito rigorosos, mas se você vai no FAQ dos termos no site da Adobe, você vê um pouco de maleabilidade por lado da Adobe, pelo menos eu vi em um caso. É como patentes: são feitas para defender a empresa e também muitas vezes, manter o controle do $$$$ da mesma. Não tem jeito, é característica do capitalismo.

A Apple detem com monopólio a plataforma Macintosh. De uma certa forma eu defendo: se não tivesse isso, talvez o rumo das coisas não teria permitido a garantia da visão da marca Apple e seu sistema como de boa estrutura e design, pois outras empresas menores instalariam o sistema da Apple em seus computadores frouxos (não em todos os casos, claro, mas haveria), e aí não haveria novidade quanto a bons e inovadores hardwares... Não sei, isso é uma suposição.

Mas de qualquer forma, é algo que em essência, não é novidade. Todas as empresas fazem isso, não tem como.

Eu vejo que se eu depender disso totalmente, não farei nada. Eu, particularmente sou a cada dia mais, mais a favor do software livre, mas não foi por isso que larguei alguns bons softwares propietários, nem o Mac, e nem desisti de comprar uma licença do Windows por necessidade. Virei quase um GNU/Linux xiita, pois quero só software livre, mas não tem como. É isso o que penso.

Enquanto a guerra, a ganância e a falta de amor ao próximo existir, isso vai existir também. Mas aprendi a ter maturidade de encarar o mundo de uma forma "mais aceitável".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui pesquisar o que é venda casada e eu não sabia disso. Eu não sabia que aqui no Brasil, a venda casada é crime.

Paulo, você acha crime instalar o Mac OS X original num PC não-Apple por ser uma pirataria? Estou confuso, hackeamento e pirataria são diferentes, cada é outra coisa.

Não por ser pirataria, acredito particularmente que nem é em si. O problema é ao aceitar a licença, é como se você tivesse assinado um contrato judicial com a Apple para, legalmente, poder usar o software segundo desde que você siga algumas restrições e regras (chamados "Termos"), onde usar em um computador não-Apple é algo restrito. É uma quebra ou invalidez de contrato, ou seja, judicialmente você não tem direito de usar à partir da hora que usa fora de um Mac.

A essência é essa:

Quando você compra uma cópia original do Windows, você não compra bem o CD que a MIcrosoft gravou. O CD em si não importa. O que você comprou foi uma licença de uso. Licença (é até difícil de entender, pois é meio desumano) é justamente como diz o nome, é uma permissão para que você use. Desde que siga algumas regras, regidas pelos "Termos de licença". Quando você quebra as regras, "quebra o contrato", talvez mais ou menos isso. Aí não tem dureito judicial de usar o software. Em resumo, não é a pirataria em si que é o problema, ela não tem nada a ver, mas o uso "sem licença".

Quanto à venda casada, não conheço, só ouvi falar. Portanto há uma possibilidade que não constitua crime no Brasil, mas não sei. Talvez tenha algum outro termo relacionado, mas não conheço.

Editado por paulotavio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vc vai adquirir numa loja física ou virtual não está definido qual hardware vc vai utilizar.Quanto a ser pirataria concordo com o gustavo,essa empresa não esta preocupada com isso e se estivesse ela contrataria o inventor do sistema que conseguiu enganar o pc para instalar o snow leopard e o Lion igual fez com o moleque que inventou o jailbreak e não sair caçando mais de 500 milhoes de pessoas que ja instalou o hackintosh,mas repito,no Brasil a chance de esse contrato valer é nula por fere regras da legislação interna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

Li tudo, concordei com você em tudo.

Termos de uso de sites muitas vezes afirmam que "ao usar o site, você afirma aceitou os termos deste site" (que geralmente são gigantes. Se a cada site que eu entrasse tivesse que ler tuuudinho, ficaria louco!)

Tudo isso é para "proteger o software". De uma certa forma está certo: tem gente muito problemática que joga tais empresas num tribunal por qualquer coisa. São textos muito desumanos! "Non-human readble", lembrando o pessoal do Creative Commons.

Concordo com você nisso, ninguém gosta de ler o termo muito longo e não tem tempo ou tem preguiça de ler o termo. Creative Commons é muito criativo, fácil e rápido para ler.

Quanto à GPL, eu também sou fã de GPL e de softwares livres e de código aberto. Mas o que me chamou atenção no Mac OS X é que na "Ajuda", Apple está usando a licença GPL. Que contradição e ironia! Como Apple pode usar a licença de GPL se ela proíbe o cliente de compartilhar, modificar e editar o Mac OS X ou de instalar o Hackintosh num PC não-Apple?

No caso da Adobe, por exemplo, vejo termos muito rigorosos, mas se você vai no FAQ dos termos no site da Adobe, você vê um pouco de maleabilidade por lado da Adobe, pelo menos eu vi em um caso. É como patentes: são feitas para defender a empresa e também muitas vezes, manter o controle do $$$$ da mesma. Não tem jeito, é característica do capitalismo.

Exatamente, você sabe que essa empresa ridícula da Adobe proíbe os usuários de usar o nome de Photoshop como se fosse verbo, substantivo, adjetivo, voz ativa, e se eles fizessem, Adobe vai recorrer à Justiça para pedir indenização e multa?

Veja o artigo: http://www.tecmundo....re-da-adobe.htm

Isso me revoltou muito. Adobe é comunista disfarçada de capitalista, gananciosa, tirana e cruel que fica obcecada pelo dinheirão. Por isso, não usei mais o Adobe desde que conheci Inkscape e Gimp. Não me simpatizo com a Adobe nem com a equipe de Adobe. Não vou com a cara de Adobe nem dos empregados dessa empresa.

Inkscape e Gimp me fizeram feliz e me deram total liberdade, mas têm alguns limites.

Viva o HTML5 e abaixo o Flash Player!

Quanto à venda casada, não conheço, só ouvi falar. Portanto há uma possibilidade que não constitua crime no Brasil, mas não sei. Talvez tenha algum outro termo relacionado, mas não conheço.

Veja:

1) http://pt.wikipedia....ki/Venda_casada

2) http://www.vendacasadaecrime.org.br/

Editado por Gustavo Reis Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à GPL, eu também sou fã de GPL e de softwares livres e de código aberto. Mas o que me chamou atenção no Mac OS X é que na "Ajuda", Apple está usando a licença GPL. Que contradição e ironia! Como Apple pode usar a licença de GPL se ela proíbe o cliente de compartilhar, modificar e editar o Mac OS X ou de instalar o Hackintosh num PC não-Apple?

Só um detalhe nisso, o Mac OS X é conhecido com sendo um sistema operacional misto e não bem proprietário, pois alguns softwares internos são software livre. Ele é baseado em BSD. Veja a árvore de sistemas Unix-based: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/77/Unix_history-simple.svg

Exatamente, você sabe que essa empresa ridícula da Adobe proíbe os usuários de usar o nome de Photoshop como se fosse verbo, substantivo, adjetivo, voz ativa, e se eles fizessem, Adobe vai recorrer à Justiça para pedir indenização e multa?

Veja o artigo: http://www.tecmundo....re-da-adobe.htm

Não sabia dessa... Isso é o senso do desumano, do ridículo! :(

Inkscape e Gimp me fizeram feliz e me deram total liberdade, mas têm alguns limites.

Viva o HTML5 e abaixo o Flash Player!

Pois é, gostei demais dessa acensão do HTML5. Pensar que tenho que deixar o meu computador "non-free" só por conta do Flash que está em cada esquina? Horrível! Ficar dependente de um programa non-free para sobreviver é complicado....

Infelizmente, o software livre ainda não é tão forte, mas tem crescido muito. Mas sabendo usar vários programas, ajuda bastante.

Eu particularmente respeito os termos, mas fujo deles. É tudo como disse, questão de maturidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite gustavo reis costa, não queria parecer FanBoy mas vou ter que parecer. é o seguinte...

se você analisar como um todo, esse negocio de não poder fazer hackintosh é simplesmente pelo fato principal do marketing de mac`s ( um software desenhado para um hardware específico) ou seja mente e corpo num só.

ai você fala que os mac`s são caros, Aqui no Brasil. Pois se você ler sobre o assunto ninguem ainda consegui criar um notebook com tamanha qualidade, velocidade, e portabilidade como o Macbook Air ( detalhe o unico "ultrabook" com valor de US$ 1000,00) pois todos os outros não conseguem esse preço e se são desse preço ou não tem a mesma qualidade ou a mesma velocidade ou a mesma portabilidade.

Me desculpa se estou sendo maldoso não é a minha intenção, mas esse seu olhar tá um tanto maligno sobre a Apple. e a respeito Mac x Windows dependendo do que vc faz cada um tem suas vantagens. PS: O Mac tem mais vantagens :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não por ser pirataria, acredito particularmente que nem é em si. O problema é ao aceitar a licença, é como se você tivesse assinado um contrato judicial com a Apple para, legalmente, poder usar o software segundo desde que você siga algumas restrições e regras (chamados "Termos"), onde usar em um computador não-Apple é algo restrito. É uma quebra ou invalidez de contrato, ou seja, judicialmente você não tem direito de usar à partir da hora que usa fora de um Mac.

[...]

Não é bem assim que funciona. Existem termos que são simplesmente inválidos - somente o termo em sim e não o contrato como um todo - por desrespeitar alguma legislação 'hierarquicamente' maior. Veja o CDC (Art. 39, I).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kozama

Para acabar de vez com a discussão,veja esse video do olhar digital.

olhardigital.uol.com.br/jovem/central_de_videos/hackintosh-o-pc-que-virou-mac

Realmente, o que me chamou a atenção é: O processo de hackear um PC para rodar o sistema operacional do Mac é tido como ilegal, mas preste atenção. Se você comprou um PC, ele é seu. E se você comprou o sistema operacional da Apple, ele também é seu.

Então, onde está o problema ao modificar algo que é seu por direito, para rodar um sistema operacional que você comprou? Ilegalidade é piratear o sistema operacional, ou hackear um iPhone para que ele acesse conteúdo que não está disponível em seu país. No caso do Hackintosh, está tudo certo e dentro da lei.

Têm muita razão, como aqui no Brasil a venda casada é crime e meu PC e meu sistema são meus, eu fico tranquilo. Encerrado o assunto.

Paulo Tavio

Só um detalhe nisso, o Mac OS X é conhecido com sendo um sistema operacional misto e não bem proprietário, pois alguns softwares internos são software livre. Ele é baseado em BSD. Veja a árvore de sistemas Unix-based:

Conheci esse mapa antes de você me mostrá-lo. ;-) Foi meu melhor amigo que me mostrou esse mapa e me ensinou sobre o tempo de Unix, Solaris e de Flynn OS (sistema operacional fictício do filme TRON O Legado porque Kevin Flynn e Steve Jobs eram exatamente do mesmo ano 80, em que Unix foi desenvolvido anteriormente, assim como Flynn OS ou Encom OS também foi desenvolvido pelo Kevin Flynn.

No filme TRON O Legado, durante a cena da arena de batalha de discos, tinha 16 jogadores com nomes, no placar, em homenagem aos grandes inventores e pais da computação, inclusive o Turing, etc. Turing foi homenagado pelo Steve Jobs ao logo da Apple com arco-íris porque Allan Turing é um pai da computação, foi expulso da universidade e de quaisquer lugares por causa da homossexualidade e suicidou-se.

Veja a foto: http://work.gmunk.co.../TRON-Disc-Game e http://cdn.fxguide.c...board_final.jpg

Sou um grande fã de TRON, comprei os dois filmes original TRON 1986 e TRON O Legado e o livro grande "The Art of Tron Legacy". Gastei com 200 reais. :P

Na cena de Sam Flynn hackeando e teclando no computador de Flynn OS, no qual apareceu o sistema operacional com nome de Solaris OS, baseado no Unix. Na cena da reunião de empresários, o jovem loiro de óculos Dillinger hackeando o sistema, no qual pareceu-se Ubuntu.

Por isso, tudo isso me fez mergulhar no mundo do Unix, e confessei que sou doido pelos terminais de Ubuntu e de Mac OS X. No Mac OS X, usei o terminal, para fazer os programas de Linux rodarem pelo Rudix, pelo X11 e pelo Quartz, através do Macports.

Esse meu amigo é de Vancouver, Canadá e é ubuntista xiita, mas tem um iMac e usa o Hackintosh no PC mais poderoso dele.

Igor Cunha

Vou comprar um Macbook só no Natal ou nos próximos primeiros três meses. Confesso que detesto Windows, porque ele tem visual feio, muito azul e muito brilhante que prejudica e desagrada muito a minha visão. Ele me perturba muito e insiste em atualizar. Ao desligar e reinicia, ele sempre demora em concluir as atualizações. Ele sozinho abre na sessão os aplicativos, desconfiguei-os e ele continuou. Fica bagunçado. Gosto muito de visual limpo e organizado, por isso, prefiro o Ubuntu, o Linux Mint e o Mac OS X.

Editado por Gustavo Reis Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

Realmente, o que me chamou a atenção é: O processo de hackear um PC para rodar o sistema operacional do Mac é tido como ilegal, mas preste atenção. Se você comprou um PC, ele é seu. E se você comprou o sistema operacional da Apple, ele também é seu.

[...]

Você não compra o sistema operacional em si. Você compra o direito de usá-lo. Se a pessoa de fato comprasse o sistema operacional ela poderia distribuí-lo sem problemas de direitos autorais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...